Boletim de Serviço Eletrônico em 09/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

PROGR. POS-GRAD. EM AGROECOSSISTEMAS -DV

 

EDITAL nº 03/2020

SELEÇÃO DE CANDIDATO VOLUNTÁRIO PARA PÓS-DOUTORADO

1 APRESENTAÇÃO

1.1 A Coordenação e a comissão de seleção de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público o processo seletivo para seleção de candidato voluntário para pós-doutorado do PPGSIS, em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 035/2019. O referido edital encontra-se publicado em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV e no quadro de avisos da DIRPPG-DV.

1.2 O PPGSIS objetiva formar recursos humanos com notório conhecimento, com foco nos temas de pesquisas que envolvam a sustentabilidade dos processos de produção, enfatizando a relação equilibrada entre meio ambiente e os agroecossistemas e primando pela busca de sistemas de produção sustentáveis, com foco no desenvolvimento e sustentabilidade regional.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Agroecossistemas

2.1 Linha de Pesquisa: Manejo e Conservação de Agroecossistemas: Os estudos são direcionados às questões fundamentais que envolvam a conservação de recursos naturais relacionadas aos sistemas de produção agrícolas, florestais e agroflorestais. As pesquisas abrangem estudos que vão desde aspectos relacionados ao uso do solo e suas relações com o meio ambiente, o estudo de técnicas e produtos de indução de resistência, controle biológico de doenças em plantas e de insetos praga, seletividade de produtos biológicos e alternativos a organismos não alvo, metodologias de resgate e perpetuação de espécies vegetais com potencial atual ou futuro de uso ambiental ou econômico, estudo da ecologia e das interações alelopáticas entre plantas de interesse ou não em agroecossistemas, o estudo dos aspectos microclimáticos de sistemas agroflorestais, estudos em genética da conservação com uso de marcadores moleculares, estudo de técnicas e métodos de produção, bem como seus produtos, obtidos com base em critérios de eficiência e sustentabilidade, uso econômico da biodiversidade, como tecnologia de sementes agrícolas e florestais, fruteiras nativas e exóticas, hortaliças, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, sistemas agroflorestais e produção florestal com base em critérios ecológicos e também estudos relacionados ao aproveitamento de resíduos agroflorestais para a geração de materiais ecologicamente corretos.

2.2 A linha de pesquisa do PPGSIS está subdividida em subáreas, tal como apresentadas a seguir, e em cada uma delas há indicação de possíveis orientadores. Estas subáreas serão determinantes para o preenchimento e concorrência das vagas, conforme indicado no item 4 do presente Edital.

Subárea 1 - Sistemas Integrados de Produção e Solos

Subárea 2 - Genética, uso e conservação da biodiversidade em agroecossistemas

Subárea 3 - Uso, manejo e produção sustentável em agroecossistemas

Subárea 4 - Controle biológico e alternativo de pragas em agroecossistemas

Subárea 5 - Manejo de culturas anuais em Agroecossistemas

3 VAGAS

3.1. Serão ofertadas 03 vagas, distribuídas em três subáreas:

Subárea 1 - Sistemas Integrados de Produção e Solos – 1 vaga

Subárea 4 - Controle biológico e alternativo de pragas em agroecossistemas – 1 vaga

Subárea 5 - Manejo de culturas anuais em Agroecossistemas – 1 vaga

3.2 O candidato, no ato da inscrição, deverá indicar uma subárea de seu interesse (anexo 1).

3.3 A seleção e classificação dos candidatos serão realizadas por subárea, sendo que a distribuição dos aprovados, para cada orientador, será realizada conforme o número de vagas disponibilizadas.

4 INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 09 a 30 de Outubro de 2020, através do endereço ppgsis-dv@utfpr.edu.br, apresentando-se os seguintes documentos em formato digital:

ATENÇÃO: Os itens listados abaixo DEVERÃO ser carregados em um arquivo único em formato PDF e com digitalização de boa qualidade (documentos legíveis). O arquivo descrito deve ser nomeado com o nome do candidato, sobrenome e a sigla do programa de pós-graduação. Exemplo: Nome_Sobrenome_PPGSIS. O arquivo deverá conter no máximo 10.0MB.

  1. Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);

  2. CPF e RG, ou passaporte no caso de candidatos estrangeiros;

  3. Diploma de Doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da Ata de Defesa de Tese;

  4. Uma via atualizada do Currículo Lattes do CNPq, ou em caso de candidatos estrangeiros, no formato Curriculum vitae;

  5. Formulário de pontuação com os documentos comprobatórios do currículo (conforme Anexo II).

  6. Plano de Trabalho contendo as atividades de docência, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas junto ao PPGSIS no período de 12 meses (Anexo III), claramente inserido e aderente a linha de pesquisa do do Programa.

4.2 O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição;

4.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados, enviados para o e-mail do PPGSIS;

4.4 A relação das inscrições homologadas será publicada nos quadros de aviso da Secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG) e no sitio (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV), a partir do dia 02 de Novembro de 2020;

4.5 Servidores da UTFPR poderão participar do Programa apenas se estiverem afastados de suas funções e em Unidade diferente daquela a que estiver vinculado;

4.6 Docentes vinculados como Professor Visitante não podem participar simultaneamente do Programa de Pós-Doutorado;

4.7 A interposição de recursos poderá ser efetuada em até 2 (dois) dias úteis após a publicação das inscrições homologadas, mediante protocolo junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas – PPGSIS ou carta eletrônica (e-mail) enviado ao PPGSIS (ppgsis-dv@utfpr.edu.br), ambos destinados à coordenação do PPGSIS, com a devida fundamentação do recurso interposto. A comissão de seleção, juntamente com a coordenação do PPGSIS, tem o prazo de 2 (dois) dias úteis para a análise dos recursos;

4.8 A lista das inscrições homologadas após a análise dos recursos será publicada a partir de 05 de Novembro de 2020, nos mesmos locais informados no item 3.1.

5 PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1 O processo de seleção será realizado pela comissão de seleção do PPGSIS

5.2 A avaliação e a seleção de candidatos (as) atenderão aos seguintes critérios:

a) Avaliação do currículo lattes (CL) do candidato de acordo com a tabela de pontuação do candidato (Anexo II) e respectivas documentações comprobatórias; O CL é classificatório.

b) Avaliação do planto de trabalho (PT). O plano de trabalho é classificatório e eliminatório. Para fins de eliminação e não classificação, será verificada a adequação do Plano de Trabalho (PT) à Área de concentração, às Linhas de Pesquisa e Projetos de Pesquisas do PPGSIS;

c) A Nota Final (NF) será calculada pela seguinte fórmula:

NF = 0,6 CL + 0,4 PT

5.3 Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:

a) Nota no Currículo Lattes;

b) Nota no plano de trabalho;

c) Candidato (a) de maior idade.

6 CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 O processo de seleção (análise de currículo e plano de trabalho) será realizado após o dia 05/11/2020, pela comissão de seleção do PPGSIS.

6.2 A divulgação do resultado preliminar do processo de seleção ocorrerá a partir de 09/11/2020 nos quadros de aviso da Secretaria do PPGSIS e no sitio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV.

6.3 O prazo de interposição de recursos junto à coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas ao resultado final da seleção encerra-se 3 (três) dias úteis após a divulgação do mesmo, mediante protocolo junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas – PPGSIS ou carta eletrônica (e-mail) enviado ao PPGSIS (ppgsis-dv@utfpr.edu.br), com a devida fundamentação do recurso interposto. A comissão de seleção, juntamente com a coordenação do PPGSIS, tem o prazo de 2 (dias) dias úteis para a análise dos recursos.

6.4 O resultado final do processo de seleção, após a avaliação de recursos pela comissão de seleção do PPGSIS, será divulgado a partir do dia 12/11/2020.

6.5 Os candidatos selecionados deverão enviar, exclusivamente via SEDEX com AR, para o PPGSIS, no endereço: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Aos cuidados: Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Estrada p/ Boa Esperança, km 04, s/n, Comunidade de São Cristóvão, Dois Vizinhos-PR, CEP: 85.660-000, os documentos de “a” a “c” do item 4.1 do presente Edital, AUTENTICADOS, até o dia 15/11/2020.

6.6. A UTFPR não se responsabiliza pelo não recebimento da documentação enviada pelo candidato.

7 TERMO DE ADESÃO

7.1 O (s) candidato (s) classificado (s) deverá (ão) confirmar sua adesão ao PPGSIS por meio da assinatura do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário de Pesquisador, celebrado entre a UTFPR e o Pesquisador Voluntário, junto à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do respectivo Campus, até o dia 04/12/2020.

8 CRONOGRAMA GERAL

Cronograma

Período

Período de inscrições

09/10/20 a 30/10/2020

Relação das inscrições homologadas

A partir de 02/11/2020

Relação final das inscrições homologadas (pós-recursos)

A partir de 05/11/2020

Análise de currículo e documentos comprobatórios

A partir de 05/11/2020

Resultado preliminar

A partir de 09/11/2020

Resultado final (pós-recurso)

Até dia 12/11/2020

Envio (postagem) da documentação autenticada

Até dia 15/11/2020

Assinatura do Termo de Adesão

Até 04/12/2020

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

9.1 Os Anexos 01, 02 e 03 são partes integrantes e inseparáveis deste Edital.

9.2 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das normas contidas neste Edital e das normas contidas no Regulamento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv

9.3 Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital.

9.4 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo comissão de seleção e, em segunda instância pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.

9.5 Perderá o direito à vaga o candidato que:

a) Não entregar fotocópia autenticada dos documentos de “a” a “c” do item 4.1 deste Edital;

b) Não aderir ao Termo de Adesão ao Serviço Voluntário de Pesquisador junto à Coordenação de Gestão de Recursos Humanos do Campus.

9.6 Elege-se o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, para a resolução de eventuais litígios que possam surgir quanto ao presente edital.

 

 

Dois Vizinhos, 09 de Outubro de 2020.

 

Carlos André Bahry

Presidente da comissão de seleção do PPGSIS

UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

 

 

Paulo Fernando Adami

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas

UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

 

 

Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor Geral do campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PAULO FERNANDO ADAMI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 09/10/2020, às 08:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CARLOS ANDRE BAHRY, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 09/10/2020, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 09/10/2020, às 10:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1674131 e o código CRC (and the CRC code) D1915509.



Anexo Nº I do EDITAL n° 03/2020-PPGSIS

 

FICHA DE CADASTRO DE ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO VOLUNTÁRIO

 

Nome completo

 

Nacionalidade

 

Subárea de interesse

 

Endereço Residencial

 

Bairro:

 

Cidade

 

Estado

 

Telefone

 

E-mail

 

RG ou Passaporte

 

CPF (somente para brasileiro):

 

Formação Acadêmica

Graduação:

 

Ano de conclusão

 

Instituição:

 

Mestrado:

 

Ano de conclusão

 

Instituição:

 

Doutorado

 

Ano de conclusão

 

Instituição:

 

Vínculo empregatício

(   ) Não          (   ) Sim

Instituição

 

Endereço

 

Telefone

 

Ocupação

 

Venho requerer à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agroecossitemas - PPGSIS da Universidade Tecnológica Federa do Paraná, minha inscrição no edital de Seleção à vaga de estágio de Pós-Doutorado voluntário vinculada à linha de pesquisa:_________________________________________. Estou ciente e aceito as normas e condições estabelecidas neste edital e regulamentos do PPGSIS.

 

 

_______________________________, ________ de ___________________ de 20_____.

 

Assinatura: ________________________________________________

 

Anexo Nº ii do EDITAL n° 03/2020 - PPGSIS

TABELA DE PONTUAÇÃO DO CANDIDATO

 

Nome do candidato

 

Parâmetro de avaliação

Ponderação

Pontuação solicitada pelo candidato

Pontuação deferida pela comissão de seleção

Patentes ou registros

Depósito

5,0 pontos

 

 

Concessão

15 pontos

 

 

 

Artigo em periódico qualificado indexado na qualis

Qualis A1

10 pontos

 

 

Qualis A2

7,5 pontos

 

 

Qualis B1

5,0 pontos

 

 

Qualis B2

2,5 pontos

 

 

Artigo indexados em periódicos B3 a B5 (no máximo 3 artigos)

1,0 pontos

 

 

Autoria ou coautoria de Livro técnico internacional em ciências agrárias com ISBN (limite de 2 livros)

5,0 pontos

 

 

Autoria ou coautoria de Livro técnico nacional em ciências agrárias com ISBN (limite de 2 livros)

2,5 pontos

 

 

 

Pontuação de orientações e ou coorientação concluídas

Orientação de doutorado

7,0 pontos

 

 

Orientação de mestrado

3,0 pontos

 

 

Orientação concluída de Iniciação Científica

1,0 pontos

 

 

Orientação concluída de Trabalho de TCC’s

1,0 pontos

 

 

Experiência profissional

Atividades na área de ciências agrárias

0,2 pontos por mês

 

 

Docência em ensino superior

0,3 pontos por mês

 

 

Docência em ensino fundamental ou médio

0,2 pontos por mês

 

 

 

Observações: Os documentos comprobatórios desta tabela deverão estar anexados da seguinte forma:

Patentes e/ou Registros: deve ser apresentado o comprovante de depósito e/ou concessão, com nome do(s) autor (es).

Artigos em periódicos: deve ser apresentada a primeira página do artigo, com nome do periódico, doi e logo do periódico e nome dos autores. Artigos aceitos em periódicos (in press) já disponíveis online e devidamente comprovados serão pontuados;

Livros: deve ser apresentada a capa, ficha catalográfica e sumário e/ou outras partes que comprovem o nome do autor.

Orientação ou coorientação: Declaração da instituição de ensino que ateste a orientação e ou coorientação

Atividades profissionais deverão estar devidamente comprovadas em carteira de trabalho assinada, contrato profissional ou com comprovante emitido pela empresa, devidamente assinado, timbrado e carimbado.

Para critérios de pontuação nos itens de orientação, será computado 100% da pontuação se o(a) candidato(a) for o orientador e 50% se for coorientador.

A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida nesse anexo. O melhor currículo terá valor igual a 10 e os demais serão proporcionais a este.

Os casos omissos serão decididos pela comissão de avaliação e em segunda instância pelo colegiado do PPGSIS.

 

Anexo N° III do EDITAL n° 003/2020-PPGSIS

PLANO DE TRABALHO

 

O Plano de Trabalho, com no máximo 10 páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas no período de 12 meses. Deve-se constar:

  1. Objetivos e justificativa do Pós-Doutorado junto ao PPGSIS

  2. Contribuições da inserção do Pós-doutorando junto à subárea de Concentração

  3. Descrição de atividades a serem desenvolvidas durante o estágio de pós-doutorado, tais como:

- Proposta de pesquisa

- Participação em pesquisas/grupos de pesquisa;

- Participação em docência;

- Publicações pretendidas;

- Formas de auxílio para captação de recursos para pesquisas e inovação,

- Coorientação;

- Organização de eventos/seminários;

- Outros

  1. Resultados e impactos (acadêmicos, sociais, econômicos, ambientais) esperados com o Pós-doutorado;

  2. Cronograma de atividades (12 meses).


Referência: Processo nº 23064.034556/2020-11 SEI nº 1674131