Boletim de Serviço Eletrônico em 08/10/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS LONDRINA

DIR. DE GRAD. E EDUC. PROFISSIONAL - LD

EDITAL 16/2020 - DIRGRAD

 

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - UTFPR CAMPUS LONDRINA E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA - PORTUGAL

 

O Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando o disposto nos Artigos 7º, 9º, 10º, 11º, do Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR;  torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Bacharelado em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Londrina e o curso de Licenciatura em Engenharia Química e Biológica, e Mestrado em Engenharia Química, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

 

  1. PREÂMBÚLO

            O Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Engenharia Química do Campus Londrina da UTFPR e o curso de Licenciatura em Engenharia Química e Biológica e Mestrado em Engenharia Química, do Instituto Politécnico de Bragança, faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para Internacionalização de seus cursos de graduação.

            O aluno da UTFPR, participante do programa que concluir todas as etapas previstas no acordo e, concluir o curso de Engenharia Química, receberá o Diploma de Engenheiro Químico expedido pela UTFPR e os diplomas de Licenciado em Engenharia Química e Biológica e Mestre em Engenharia Química expedido pelo Instituto Politécnico de Bragança.

1.1 DOS OBJETIVOS DO ACORDO

O Acordo de Dupla-Diplomação, objeto deste edital, tem os seguintes objetivos:

a) Promover a mobilidade internacional dos estudantes de Engenharia Química, do campus Londrina, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana;

b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos da graduação em Engenharia Química;

c) Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;

d) Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR;

 

2. DAS NORMAS GERAIS

  1. A Dupla-diplomação estará disponível para um número de até 3 (três) estudantes por ano letivo, acordado entre as duas instituições e implicará na mobilidade internacional do estudante, que tenham concluído os oito primeiros períodos do curso de Engenharia Química da UTFPR/Campus Londrina;

 

  1. A duração inicial do período de mobilidade internacional será de um (1) ano para concluir as atividades de dupla diplomação;

 

  1. A realização de uma dissertação/projeto/estágio de mestrado do IPB (geralmente de 42 créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), equivalente ao estágio curricular e trabalho de conclusão de curso (TCC) da UTFPR;

 

  1. A realização de outras disciplinas, obrigatórias ou eletivas, totalizando, em conjunto com a dissertação/projeto/estágio de mestrado do IPB, um mínimo de 60 créditos ECTS;

 

  1. O período de mobilidade internacional no IPB poderá ser estendido, por vontade do estudante e, desde que, em acordo com o IPB e a UTFPR, com o(s) seguinte(s) objetivo(s):

 

 

 

  1. O candidato selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira

 

  1. O candidato selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira;

 

  1. O Plano de Estudos será elaborado pelo aluno com a orientação da coordenação do curso em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de Dupla Diplomação.

 

  1. Ao retornar à UTFPR, o aluno deverá concluir todas as disciplinas faltantes para a integralização de seu curso, exceto aquelas cujos conteúdos foram consignados em função dos conteúdos cursados durante o período de mobilidade internacional para a Dupla-Diplomação;

 

  1. A definição do tema do projeto de mestrado, do orientador (IPB) e do coorientador (UTFPR) será realizada em comum acordo entre o acadêmico, a coordenação do curso de Engenharia Química (UTFPR-LD) e a Instituição de destino.

 

  1. Essa definição deverá ocorrer antes do afastamento do acadêmico para o desenvolvimento das atividades na Instituição de destino (IPB), via coordenação do curso de Engenharia Química.

 

 

  1. As despesas com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação serão de responsabilidade do estudante, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional.

 

 

 

3. DAS VAGAS

Serão selecionados 3 (três) alunos para início das atividades da dupla diplomação no mês de fevereiro de 2021 no IPB Portugal.

 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO.

Poderão candidatar-se à seleção, os alunos de Engenharia Química da UTFPR/Campus Londrina, que atendam às seguintes condições:

  1. Estar cursando, no mínimo, o oitavo período do curso de Engenharia Química do Campus Londrina, sem disciplinas dependentes no segundo semestre de 2020, conforme registro acadêmico;
  2. Possuir coeficiente de rendimento mínimo de 0,75 no ato da inscrição.
  3. Ter disponibilidade para morar em Portugal por pelo menos 12 meses.
  4. Possuir passaporte com validade até março de 2022, no mínimo.

 

5. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 16 de outubro a 29 de outubro de 2020, através, de envio dos documentos necessários, para o e-mail do responsável pela Internacionalização de Engenharia Química (intereq-ld@utfpr.edu.br).

 

6. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO.

Os candidatos participantes do Projeto de Cooperação Internacional Dupla-Diplomação deverão enviar por e-mail (intereq-ld@utfpr.edu.br) os seguintes documentos:

  1. Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
  2. Cópia atualizada do Histórico Escolar do curso de graduação em Engenharia Química do Campus Londrina;
  3. Cópia do currículo Lattes resumido, atualizado e documentado;
  4. Declaração de que não possui bolsas ou carta de desistência de bolsas de programas vinculados aos órgãos de fomento federais e/ou estaduais, quando da participação da mobilidade internacional (Anexos II e III);
  5. Cópia do CPF, RG e Passaporte;
  6. Declaração de disponibilidade financeira para realizar a mobilidade Internacional (anexo IV);
  7. Ficha de pontuação preenchida (Anexo V), e documentada.

Anular-se-ão, sumariamente, as inscrições dos candidatos que deixarem de entregar, no ato da inscrição, qualquer um dos documentos supracitados.

 

7.  DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

       A divulgação das inscrições homologadas será realizada, exclusivamente, via página do Edital, no dia 30 de outubro de 2020 às 17:00 h, no Edital da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-LD) na página eletrônica http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/londrina.

 

8. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS.

       A seleção dos candidatos será realizada pelo professor responsável pela Internacionalização do curso de Engenharia Química da UTFPR/Campus Londrina, que selecionará e classificará os candidatos pela ordem decrescente da média aritmética simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios.

  1. Coeficiente de rendimento escolar (peso 7,0). O Coeficiente será corrigido para uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) pela multiplicação do coeficiente de rendimento escolar por 10 (dez).
  2. Ficha de pontuação preenchida e documentada (peso 3,0). As atividades descritas na ficha de pontuação serão valoradas de acordo com a pontuação contida no Anexo V. O número de pontos obtidos será convertido em nota de 0 (zero) a 10 (dez).

 

9. DO DESEMPATE

          Caso ocorra empate entre os candidatos o desempate será efetuado aplicando-se os critérios abaixo relacionados em ordem sequencial:

  1. Aluno com maior coeficiente de rendimento escolar.
  2. Aluno com maior nota na ficha de pontuação;
  3. Aluno com maior idade.

 

 

10. DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

       A relação com os nomes dos candidatos classificados será divulgada com a publicação do resultado no dia 02 de novembro de 2020 às 17:00 h na página do Edital da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-LD) na página eletrônica http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/londrina.

 

11. DO PRAZO PARA RECURSO

       Os recursos contra o resultado deste edital poderão ser solicitados pelo e-mail da Internacionalização de Engenharia Química (intereq-ld@utfpr.edu.br) até dia 04 de novembro de 2020. As respostas aos recursos apresentados serão publicadas dia 05 de novembro de 2020 às 17:00 h no edital da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-LD) na página eletrônica http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/londrina.

12. DOS CASOS OMISSOS

a. Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Campus Londrina.

b. O foro da Justiça Federal será o órgão competente para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente.

 

Londrina, 06 de outubro de 2020.

 

ASSINATURAS

 

Para anexos use a seção a seguir:



logotipo

Documento assinado eletronicamente por SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em 07/10/2020, às 17:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1674177 e o código CRC (and the CRC code) AC0C4B8B.



ANEXO I do EDITAL DIRGRAD Nº XX/2020

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Dados de Identificação:

Nome:.............................................................................................................................

Nascimento......./......./.......                                 Naturalidade:..............................................................

RG:..........................................................    Data de Emissão:.......................................

CPF:................................................................................................................................ Endereço:....................................................................................................................... Bairro:........................................Cidade:............................................CEP:....................Tel. Residencial: (.......) .........................                Cel. (........) ..................................... E-mail:............................................................................................................................

Filiação (pai):.................................................................................................................. Filiação (mãe):................................................................................................................  

Formação profissional:

Aluno regularmente matriculado no curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Londrina

RA:.................................................................................................................................. Período:..........................................           Ano de ingresso:..........................................

 

 

 

_____________________, _____ de __________________ de 20__.

 

 

________________________________ Nome e Assinatura do Candidato

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção 

 

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

 

 

 

ANEXO II do EDITAL DIRGRAD Nº XX/2020

 DECLARAÇÃO DE BOLSAS

 

 

Eu, ................................................................................................................................., portador(a) do CPF.................................................................................................. e do RG..............................................................................., aluno regularmente matriculado no .................  período do curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Londrina, portador(a) do RA ................................, declaro não possuir vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais.

 

 

 

 

________________________, _____ de __________________ de 20__.

 

________________________________ Nome e Assinatura do Candidato

 

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção 

 

__________________________________________________

__________________________________________________ __________________________________________________

 

 

ANEXO III do EDITAL DIRGRAD Nº XX/2020

TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSAS

 

 

 

Eu, ................................................................................................................................., portador(a) do CPF............................................... e do RG ..........................................., aluno regularmente matriculado no ......... período do curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Londrina, portador(a) do RA................................., assumo o compromisso de desistir de quaisquer vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais no momento da participação da mobilidade internacional.

 

 

 

______________________, _____ de __________________ de 20__.

 

 

_________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção 

 

__________________________________________________

__________________________________________________ __________________________________________________

 

 

ANEXO IV do EDITAL DIRGRAD Nº XX/2020

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

 

 

Eu, ............................................................................................................................................,

portador  (a)  do  CPF......................................................................................................  e   do

RG...........................................................................................,   responsável   financeiro   pelo

aluno ..................................................... regularmente matriculado no ........................ período do curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Londrina, portador(a) do RA ...................................................., declaro que assumirei as despesas com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional.

 

 

 

 

____________________, de __________de 20__ .

Nome e Assinatura do Responsável

 

 

 Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO V do EDITAL DIRGRAD Nº XX/2020

 

FICHA DE PONTUAÇÃO

 

1. Critérios para avaliação do Currículo Lattes

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez e multiplicado por 0,3 (peso) para compor a classificação final.

 

1.1 Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes (máximo de 100 pontos)

 1.1.1 Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos

 1.1.2 Produção científica e tecnológica

 

 1.1.3 Atividades de iniciação científica e estágios

            

1.1.4 Experiência profissional

 

Local e Data: 

 

_____________________, _____ de __________________ de 20____.

 

 

 

Nome do Candidato: _________________________________________________

 

 

Assinatura do Candidato: _____________________________________________