Boletim de Serviço Eletrônico em 09/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS PONTA GROSSA

PROGR. POS-GRAD. ENS. CIENCIA TECNOL - MESTRADO

 

EDITAL Nº 32/2020 – DIRPPG-PG

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – Mestrado Profissional

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (PPGECT-PG), torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, turma 2021. Em atendimento às normas de segurança a COVID-19, todo o processo será realizado on-line, em modo remoto.

 

1. PÚBLICO A QUE SE DESTINA

1.1 Professores com curso superior em exercício na educação básica ou em disciplinas básicas das graduações, e professores de disciplinas técnicas e/ou tecnológicas, ou profissionais que desenvolvam trabalhos nas sublinhas de pesquisa deste programa.

1.2 Estudantes de Graduação em conclusão de curso.

1.3 De acordo com a Resolução nº. 079/12-COPPG de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas a servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, aos quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas. Conforme o § 2º da referida Resolução, o servidor deverá manifestar interesse nas vagas adicionais no momento da confirmação da inscrição, inserindo cópia em arquivo PDF de documento comprobatório do convênio, juntamente com a declaração do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado (alínea “g” do subitem 2.1.2).


1.4 A seleção dos mestrandos será realizada pelo Colegiado, o qual selecionará até 26 (vinte e seis) candidatos como alunos regulares (regularmente matriculados no programa) e até 14 (quatorze) candidatos como alunos especiais (alunos admitidos no programa em condições excepcionais única e exclusivamente para cursar disciplinas optativas).

 

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições seguirão as etapas abaixo:

2.1.1 Inscrições “on-line” (1ªEtapa):

As inscrições deverão ser realizadas no período de 03 de novembro 2020 a 13 de novembro de 2020, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico abaixo:
https://utfws.utfpr.edu.br/acad06/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=6&p_curscodnr=35&p_cursoanonr=2021

2.1.2 Confirmação das inscrições “online” (2ªEtapa):

Devem ser realizadas no período de 03 de novembro 2020 a 13 de novembro de 2020, mediante a submissão ‘online’ em arquivos PDF da documentação constante nas alíneas a, b, c, d, e, f, g, deste subitem, através do seguinte endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”.

a) Ficha de inscrição preenchida “on-line”, conforme o subitem 2.1.1, impressa e assinada.
Obs.: para que a inscrição seja efetivada, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e logo em seguida impressa, pois o candidato poderá não recuperá-la posteriormente;

b) Diploma, certificado ou Declaração de Conclusão do Curso de Graduação, conforme subitem1.1;

b.1) Portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar, o diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação do país de origem, anexando cópia do referido diploma devidamente traduzido para o português.

b.2) Declaração de matrícula no último período de Graduação

c) Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) mencionado(s) no subitem 1.1;1.2

d) Currículo Lattes somente com os comprovantes das publicações descritas no item 3.2.2,da seguinte forma:

• publicação em periódicos: Impressão da primeira página, com nome do periódico, evento e autores;

• publicação em anais de eventos: certificado ou declaração do evento;

• livros: cópia da capa do livro, da ficha catalográfica, do sumário e, quando for capítulo, da primeira página do capítulo;

• ministrante em minicursos, cursos, oficinas, palestras, organização e/ou participação de eventos técnico-científicos: certificado ou declaração;

• Material didático ou instrucional: certificado; link de divulgação; declaração de autoria.

e) Cópia de documento de identificação oficial, em que conste o órgão emissor da identidade civil;

f) Projeto de pesquisa elaborado conforme o modelo disponível no endereço eletrônico:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado
Sendo obrigatório o preenchimento da sublinha de pesquisa, consultar no link abaixo:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/sobre.

g) Declaração assinada pelo representante legal do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado, quando for o caso, atestando as disciplinas ministradas pelo candidato, o nível de ensino e o respectivo tempo de atuação em cada uma delas.

• A lista preliminar das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 16 de novembro de 2020 após às 17 horas.

• Os recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até o dia 18 de novembro de 2020 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”.

• O Formulário para fins de recurso encontra-se disponível no link:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado

• A divulgação da lista final das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 20 de novembro de 2020 após às 17horas.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES REFERENTES À SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS:


3. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

3.1. Para classificação dos candidatos serão considerados:

a) Projeto de pesquisa;

b) Currículo Lattes.

3.2 A seleção dos candidatos será realizada em 2 (duas) etapas, sendo a classificação final feita pela média ponderada da pontuação, obtida em cada uma das etapas, conforme explicitado abaixo:

3.2.1 A primeira etapa do processo seletivo constará da avaliação do projeto de pesquisa, com um total máximo de 100 pontos, 70 pontos distribuídos nos itens a; b; c; d e 30 pontos item e; conforme o quadro a seguir:


 

OBS: O candidato que obtiver pontuação menor que 40 pontos na soma dos itens a; b; c; d estará desclassificado do processo seletivo.

3.2.2 A segunda etapa constará da análise do Currículo Lattes do candidato, com um total máximo de 100 pontos, a saber:

 

OBS: somente serão consideradas as publicações e atividades constantes no quadro acima, referente ao período de 2015 a 2020. Os comprovantes não precisam ser autenticados.

3.3 A classificação final será feita por sublinhas de pesquisa em que o candidato se inscreveu, e obedecerá a seguinte equação de classificação:

PONTUAÇÃO OBTIDA = [(Pontuação do Projeto de pesquisa x 4) + (Pontuação do Currículo x 2)] / 6.

3.4 Critérios de desempate.

3.4.1 Maior pontuação em periódicos e se persistir o empate será selecionado o candidato mais idoso.

 

4. RESULTADO

4.1 A lista preliminar dos candidatos selecionados para a apresentação e defesa, em modo remoto, do projeto de pesquisa, será divulgada no dia 30 de novembro de 2020, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

4.2 Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 02 de dezembro de 2020 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”. O formulário para fins de recurso encontra-se disponível no link:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado.

4.3 Após a análise dos recursos, será publicado o cronograma para as defesas de projetos, via modo remoto / online, no dia 04 de dezembro de 2020, após às 17 horas, no endereço eletrônico:http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

4.4 A defesa do projeto de pesquisa, via on-line, acontecerá no período de 07 de dezembro de 2020 a 11 de dezembro de 2020, em data, horário e links por sublinha de pesquisa, determinados na relação de alunos selecionados para a defesa do projeto de pesquisa;

4.5 Lista preliminar dos candidatos selecionados será publicado no endereço eletrônico/página do programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 15 de dezembro de 2020, após às 17horas.

Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 16 de dezembro de 2020 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF.
O formulário para fins de recurso encontra-se disponível em:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado

4.6 Após a análise dos recursos, será publicada a lista com o resultado final no dia 18 de dezembro de 2020, após às 17 horas, no endereço eletrônico abaixo:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

 

5. MATRÍCULA

5.1 As datas de matrícula serão divulgadas juntamente com o resultado final, especificado no item 4.

5.2 Para matrícula deverá ser entregue uma cópia dos seguintes documentos:


a) Cópia do documento oficial de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, se estrangeiro);

b) Cópia do CPF ou página da Receita Federal, caso o número do CPF não conste no documento citado na alínea anterior. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

c) Prova de estar em dia com o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

d) Diploma de Graduação

d.1) Para graduação obtida no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite, sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma.

d.2) Para graduação obtida no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro, sediado no país onde o diploma foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir;

d.3) para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

d.4) Certidão ou Declaração de colação de grau para candidatos selecionados sob o regime conclusão de cursos de graduação, item1.2.

d.4.1) Não será efetivada matrícula de candidatos selecionados, sem colação de grau.


5.3 Os documentos deverão ser entregues digitalmente (legíveis e sem rasuras) via e-mail do programa (ppgect-pg@utfpr.edu.br) enquanto perdurar a pandemia COVID-19. Posteriormente, em momento oportuno a ser informado através de aditivo no respectivo edital, deverão ser entregues as cópias físicas dos documentos na Secretaria da DIRPPG, Bloco E, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa, Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3235-7044, previamente autenticadas ou cópia simples acompanhada dos originais para autenticação no ato da entrega.

5.4 Considera-se o aluno regularmente matriculado no Programa, após a obtenção de Registro Acadêmico (RA) no Sistema Acadêmico da UTFPR e após a matrícula entende-se que o aluno está ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no site: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/

5.5 Perderá o direito à vaga o candidato que:

a) Não efetuar sua matrícula no PPGECT-PG no período estabelecido;

b) Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.

 

6. VALIDADE

6.1. A Seleção, ora descrita, terá validade somente para a Turma do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia a que se refere ao Edital 32.2020 DIRPPG.

 

7. DIPLOMA

7.1. Ao aluno concluinte do Curso de Pós Graduação, aprovado em todas as suas etapas, conforme consta no Regulamento Acadêmico do Curso, será conferido Diploma de Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia com área de concentração em Ciência, Tecnologia e Ensino.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Ao se inscrever o candidato declara estar ciente e concordar com o presente edital.

8.2. Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Coordenador do Programa Pós-Graduação.
8.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
8.4. O presente edital será publicado em 08 de outubro de 2020, no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.


Ponta Grossa, 08 de outubro de 2020.
 


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Documento assinado eletronicamente por ELOIZA APARECIDA SILVA AVILA DE MATOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 07/10/2020, às 17:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por GUATACARA DOS SANTOS JUNIOR, DIRETOR(A), em 08/10/2020, às 09:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ANTONIO AUGUSTO DE PAULA XAVIER, DIRETOR(A)-GERAL, em 08/10/2020, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23064.033917/2020-01 SEI nº 1674353