Boletim de Serviço Eletrônico em 13/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROGRAMA POS-GRAD FIS ASTRONOMIA-CT

 

EDITAL nº 5/2020

PROCESSO DE SELEÇÃO AO MESTRADO PARA INGRESSO EM MARÇO DE 2021

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA), torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos do referido Programa, nos termos estabelecidos neste edital, publicado na página do programa: www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br

I – Da Inscrição

As inscrições ao exame de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UTFPR estarão abertas no período de 16 de outubro de 2020 a 16 de novembro de 2020. As inscrições serão feitas online e pelo e-mail:

e-mail: selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br

1) Estarão abertas 14 (quatorze) vagas para alunos REGULARES para admissão ao Mestrado para ingresso no primeiro semestre do ano de 2021.

2) Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado os graduados em Física, Radiologia, Engenharias, Química, Matemática e áreas afins.

3) É obrigatória a realização da inscrição online para o presente edital de seleção no endereço eletrônico: https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=346&p_cursoanonr=2021

4) O candidato deverá solicitar que duas cartas de recomendação (conforme modelo no Anexo II) sejam enviadas ao e-mail selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br até a data máxima de inscrição. Além disso, deverá enviar para o e-mail selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br um arquivo digitalizado, contendo os documentos dos itens 4.a até 4.g:

4.a) ficha de dados cadastrais disponível no presente edital (Anexo I).

4.b) Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato. No ato da matrícula deverá ser entregue o diploma de graduação obtido em cursos legalmente reconhecidos no Brasil ou exterior, ou uma declaração de conclusão de curso para os formandos que colarem grau até o último dia de matrícula do Programa de Pós-Graduação PPGFA.

4.c) Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado (de preferência a partir de agosto/2020) com os documentos comprobatórios. Incluir somente cópias dos comprovantes dos itens que serão pontuados, organizados na mesma ordem da tabela de pontuação (Anexos III e IV).

4.d) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

4.e) Fotocópia da carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista (para homens), Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (ou em caso de mudança do nome). Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior;

4.f) Uma fotografia 3x4 recente.

4.g) Tabela de Pontuação curricular presente no Anexo IV, preenchida e documentada.

5) Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.

6) Informações podem ser obtidas pelo e-mail selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br

7) A inscrição SOMENTE será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista no item 3, nas condições explicitadas anteriormente. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética até o dia 23 de novembro de 2020 no endereço eletrônico www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br

8) Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concordar com o contido no presente edital.

 

II – Da Seleção

O exame de Seleção ao Programa será realizado por uma Comissão de Seleção, e contemplará:

9) Avaliação curricular, com base nas informações da Tabela do Anexo III e IV.

 

III – Dos Critérios de Avaliação e Classificação

10) Na análise curricular será utilizada a pontuação informada e comprovada no Anexo IV.

11) A nota final será a nota da análise curricular.

12) Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final. Em caso de empate, a Comissão de Seleção tomará como parâmetro de desempate os seguintes critérios, nesta ordem: (I) Nota do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física – EUF, (II) pontuação obtida com Artigos em periódicos publicados ou aceitos e (III) pontuação obtida na Participação em programas de Iniciação Científica.

 

IV – Das Vagas

13) Serão ofertadas 14 (quatorze) vagas para alunos regulares.

14) No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a linha de pesquisa na qual pretende trabalhar, assinalando-a no requerimento de inscrição (Anexo I). É permitido assinalar duas linhas de pesquisa.

 

V – Da Divulgação dos Resultados

15) Os candidatos aprovados serão listados por ordem decrescente da nota final, que será divulgada até 30 de novembro de 2020 na página do programa: www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br

 

VI – Dos Recursos

16) Recurso aos resultados da homologação das candidaturas e de qualquer uma das fases da avaliação deve ser encaminhado por escrito para a Comissão de Seleção até as 18:00 horas do dia 02 de dezembro de 2020 por e-mail (selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br), endereço descrito acima.

17) A análise dos recursos será feita por Comissão específica eleita para este fim levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital. Os resultados dos pedidos de recurso serão divulgados até o dia 04 de dezembro de 2020 na página do PPGFA.

 

VII – Da Matrícula e do Início do Semestre Letivo

18) A matrícula dos candidatos aprovados e classificados nesse edital será realizada em março de 2021 na Secretaria do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), bloco N, no endereço:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Curitiba – Sede Centro

Av. Sete de Setembro 3165

Bairro: Rebouças, Curitiba-PR, Brasil

CEP: 80230-901

Telefone: (41) 3310-4652

19) O candidato que tenha apresentado, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação até o período para o registro acadêmico no curso de pós-graduação PPGFA, deverá entregar, no momento da matrícula, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusãocurso em que conste a data da colação do grau, acompanhado do documento original). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação de grau.

20) No momento da matrícula é necessária a apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dispostos no itens 4.b, 4.d e 4.e do presente edital.

 

VIII – Disposições Finais

21) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção em reunião do Colegiado do PPGFA.

22) Para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital que não possam ser solucionadas por entendimento direto entre as partes, elege-se o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção Judiciária de Curitiba, excluindo-se qualquer outro por mais privilegiado que seja.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JEAN CARLO SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 09/10/2020, às 15:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em 09/10/2020, às 19:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1682465 e o código CRC (and the CRC code) 8629F7A1.



ANEXO I

FICHA DE DADOS CADASTRAIS – CANDIDATOS AO MESTRADO – PPGFA 2021/1

Dados do Candidato:

Nome:____________________________________________________________________

Data de Nascimento: __/____/______ Cidade:___________________________ Estado:___

Filiação:___________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

CPF: ______________________________________Identidade:______________________

Data de Expedição:___/___/______ Órgão Expedidor:______________________________

Endereço: Av/R. ____________________________________________________________

No:_____________Bairro:_________________________CEP:________________________

Cidade:________________Estado:_______

Telefone: (___) ____________________

E-mail:____________________________________________________________________

Link Currículo Lattes:_______________________________________________________

Linhas de Pesquisa:

( ) Física da Matéria Condensada;

( ) Física Atômica e Molecular;

( ) Física Nuclear;

( ) Cosmologia e Astrofísica.

Bolsa de Estudo:

a) Candidato a Bolsa? ( ) Sim ( ) Não

b) Apresenta vínculo empregatício? ( ) Sim ( ) Não

c) Instituição/Empresa onde trabalha (caso o item 2 seja afirmativo):

__________________________________________________________________________

Informações Acadêmicas: Curso de Graduação e Pós-Graduação realizados (concluídos ou em andamento).

Curso Nível Instituição Início Término
         
         
         

Local e Data:______________________________________________________________

Asssinatura:_______________________________________________________________

 

ANEXO II

CARTA DE RECOMENDAÇÃO, CANDIDATOS AO MESTRADO – PPGFA 2021/1

EXAME DE SELEÇÃO – PPGFA – UTFPR

Nome do(a) candidato(a): __________________________________________________

Dados do recomendante:

Nome: ____________________________________________________________________

Instituição ou Empresa: _____________________________________________________

Cargo: ___________________________________________________________________

Grau acadêmico mais alto: __________________________________________________

Instituição e ano de obtenção do grau: ________________________________________

Área de sua especialidade: __________________________________________________

Fone(s): __________________________________________________________________

Endereço: ________________________________________________________________

E-mail: ____________________________________________________________________

  Ótimo Bom Regular Ruim
Conhecimento científico        
Iniciativa e criatividade        
Perseverança        
Capacidade de expressão oral        
Capacidade de expressão escrita        

2. Descreva em que condições você conheceu o candidato (como professor, orientador, chefe ou coordenador de curso) e o período em que isto ocorreu. Como você avalia o desempenho do(a) candidato(a) nas atividades em que o acompanhou? Analise sua capacidade de expressão oral e escrita, dedicação às atividades que desempenhou, iniciativa, criatividade e motivação. Sinta-se à vontade para anexar os documentos que achar necessário.

 

ANEXO III

CRITÉRIOS PARA ANÁLISE CURRICULAR – CANDIDATOS AO MESTRADO PPGFA 2021/1

 

Para a análise curricular serão consideradas as produções na área do Programa:

1 – Desempenho acadêmico com base no histórico da graduação. Caso o histórico apresente um coeficiente que não seja normalizado, a comissão o fará: nota normalizada a 1,0 ponto.

2 – Artigos em periódicos publicados ou aceitos* em periódicos nas áreas do programa: 5,0 pontos por artigo.

3 – Artigos completos em anais de eventos: 2,0 pontos por artigo.

4 – Resumos publicados em anais de congressos: 1,0 ponto por resumo.

5 – Apresentação de trabalho em evento científico: 1,0 ponto por apresentação.

6 – Participação em programas de Iniciação Científica: 2,0 pontos por semestre.

7 – Nota do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física – EUF (opcional).

8 – Disciplinas de pós-graduação cursadas (na área do Programa, com carga horária equivalente a 60h): 1,0 pontos por disciplina, com limite máximo de 3,0 pontos.

* aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.

 

ANEXO IV

TABELA DE PONTUAÇÃO – CURRÍCULO – CANDIDATOS AO MESTRADO PPGFA 2021/1

 

(o candidato deve preenchê-la conforme a pontuação estabelecida no ANEXO III)

Item Quantidade Pontos por item Pontos
1. Nota do histórico de graduação (normalizada a 1,0 ponto)            -                -  
2. Artigos em periódico publicados ou aceitos*   x 5,0  
3. Artigos completos em anais de eventos   x 2,0  
4. Resumos publicados em anais de eventos   x 1,0  
5. Apresentação de trabalho em evento científico   x 1,0  
6. Participação em programas de Iniciação Científica   x 2,0 (semestre)  
7. Nota do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física - EUF   x 1,0  
8. Disciplinas de pós-graduação cursadas   x 1,0  
Total            -                -  

* Aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.

 

ANEXO V

DATAS IMPORTANTES – SELEÇÃO AO MESTRADO – PPGFA 2021/1

 

Procedimentos Datas
Prazo para inscrições

16 de outubro de 2020 a 16 de novembro de 2020

Homologação das inscrições 23 de novembro de 2020
Resultado final 30 de novembro de 2020
Prazo para recursos do resultado final 02  de dezembro de 2020 até as 18h00
Análise do(s) rescurso(s) solicitados e divulgação do resultado final 04 de dezembro de 2020
Período de matrícula Março de 2021 (a ser definido)
Início do semestre letivo Março de 2021 (a ser definido)

 


Referência: Processo nº 23064.035109/2020-71 SEI nº 1682465