Boletim de Serviço Eletrônico em 14/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV

 

EDITAL Nº 25/2020 – DIRGRAD-DV/DIRGE-DV

 

 

SELEÇÃO DE BOLSISTA - PROJETO ROTAS DE APRENDIZAGEM: UMA METODOLOGIA FOCADA NA AUTONOMIA DO ALUNO E NA INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

 

 

A Direção-Geral do Câmpus Dois Vizinhos, conjuntamente com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para a seleção de aluno(s) bolsista(s) para o Projeto de Ensino: “ROTAS DE APRENDIZAGEM: Uma metodologia focada na autonomia do aluno e na inclusão de portadores de deficiência auditiva”, projeto este que foi aprovado no Edital n° 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO.

 

1 DO OBJETO

 

1.1 Selecionar aluno que receberá bolsa para atuar no projeto: ROTAS DE APRENDIZAGEM: Uma metodologia focada na autonomia do aluno e na inclusão de portadores de deficiência auditiva; coordenado pela professora Betty Cristiane Kuhn. O aluno terá atuação no desenvolvimento de materiais para as disciplinas de Genética Geral, Biologia Molecular e Bioinformática do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos.

 

 

2 DO PÚBLICO ALVO

 

2.1 Poderão participar do projeto de ensino e de suas atividades, estudantes regularmente matriculados em curso de graduação da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos, que tiverem cursado e sido aprovados nas disciplinas de: Genética Geral, Biologia Molecular e Bioinformática, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, sendo vedada a participação da comunidade externa.

 

 

3 DOS RECURSOS FINANCEIROS

 

3.1 O presente edital utilizará recursos da PROGRAD, Fonte de Recurso 8144000000 – Tesouro 20RK, no valor total de R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais). 

 

3.2 Será disponibilizada 1 (uma) bolsa no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), com duração máxima de 7 (sete) meses, que será destinada a pagar um estudante da graduação para auxiliar no desenvolvimento do projeto, sendo vedada a divisão da cota entre estudantes.

 

3.3 As bolsas serão depositadas em conta bancária (conta corrente ou poupança), em nome do estudante selecionado, para o exercício das atividades e durante o período em que comprovar o desenvolvimento das mesmas.

 

3.4 No período de vigência do projeto, os estudantes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e este deverá cumprir trezentas e cinquenta horas de atividades, não sendo permitido o mesmo dedicar-se mais que 15h por semana e nem mais que 6h por dia.

 

3.5 A seleção do estudantes não garante a concessão automática de quaisquer auxílios, independentemente da classificação obtida.  

 

3.6  O aluno candidato à bolsa prevista neste edital não poderá receber outra bolsa da UTFPR ou de órgãos/agências de fomento, exceto bolsas oriundas do PNAES.

 

4 DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA

 

4.1 Síntese das atividades a serem desenvolvidas pelo aluno bolsista.

 

Elaboração de Material

Disciplinas: COEBB

Conteúdo a ser trabalhado no material elaborado

Roteiro de Atividade Prática e Vídeo legendado.

 Disciplina: Genética Geral

Conhecendo os cariótipos e os genes

Roteiro de Atividade Prática e Vídeo legendado. Disciplina: Biologia Molecular

Conhecendo os genes e as mutações

Roteiro de Atividade Prática 1 e Vídeo legendado. Disciplina: Biologia Molecular

Banco de dados biológicos: Alinhamento de sequencias

Roteiro de Atividade Prática 2 e Vídeo legendado. Disciplina: Biologia Molecular

ORF e anotação gênica

Roteiro de Atividade Prática 3 e Vídeo legendado. Disciplina: Biologia Molecular

Desenho de primers e análises filogenéticas

Roteiro de Atividade Prática 4 e Vídeo legendado. Disciplina: Biologia Molecular

Análise de sequencias proteicas: Predição da estrutura da proteína

 

 

5 CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

 

5.1 Serão selecionados 1 (um) aluno bolsista para atuação no referido projeto de ensino.

 

5.2 Serão analisados os critérios para classificação e seleção dos candidatos apresentados na tabela do Item 5.3.

 

5.3 Critérios para classificação e seleção dos candidatos inscritos.

 

Critério

Caráter

Ter cursado e ter sido aprovado nas disciplinas de Genética Geral, Biologia Molecular e Bioinformática

 

Eliminatório

Coeficiente de rendimento escolar

Classificatório (peso 50%)

Questionário a ser preenchido no momento da inscrição (Formulário do Google)

Classificatório (peso 50%)

 

5.4 Caso ocorra empate entre os candidatos serão seguidos os seguintes critérios de desempate:

 

a) Candidato com nota mais alta na disciplina de Bioinformática

b) Candidato com nota mais alta na disciplina de Biologia Molecular

c) persistindo o empate será classificado o candidato de maior idade.

 

 

6 DO PROCEDIMENTO PARA SUBMISSÃO

 

6.1 Poderão se inscrever neste Edital, alunos regularmente matriculados em curso de graduação da UTFPR, Câmpus Dois Vizinhos, que tiverem cursado e sido aprovados nas disciplinas de: Genética Geral, Biologia Molecular e Bioinformática do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

 

6.2 As inscrições poderão ser realizadas a partir da publicação deste Edital até o dia 16 de outubro de 2020, às 12h.

 

6.3 Para realizar sua inscrição, o estudante deverá preencher o formulário no link https://docs.google.com/forms/d/16VMdVlcSH2JaIOAEeSU3LiWilfrBWxaz9FAGkWXicYw/edit?usp=sharing. Contendo seu nome completo, RA, e-mail e questionário avaliativo, após o preenchimento.

 

6.4 Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido no Item 6.2.

 

7 CRONOGRAMA

 

Cronograma das etapas do processo seletivo.

 

Atividade

Forma

Data

Horário

Inscrição dos candidatos

Preenchimento do Formulário: https://docs.google.com/forms/d/16VMdVlcSH2JaIOAEeSU3LiWilfrBWxaz9FAGkWXicYw/edit?usp=sharing

Até 16/10

Até às 12h

Resultado Preliminar

Página da DIRGRAD-DV

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

16/10

Até às 23h59

Recursos

e-mail: asgrad-dv@utfpr.edu.br

Até 19/10

Até às 12h

Resultado Final

Página da DIRGRAD-DV

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

19/10

Até às 23h59

 

 

 

8 DO RESULTADO PRELIMINAR

 

8.1 O resultado preliminar com a classificação dos projetos será publicado no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos até às 23:59h do dia 16 de outubro de 2020.

 

9 DOS RECURSOS

 

9.1 Poderá ser interposto recurso contra do resultado preliminar, o qual deve ser devidamente fundamentado e encaminhado para o e-mail asgrad-dv@utfpr.edu.br, até às 12h do dia 19 de outubro de 2020. O Recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional.

 

9.2 O recurso caracteriza pela reanálise fática e não pela complementação de documentos não encaminhados oportunamente. Sendo assim, não será permitido o envio de documentos não encaminhado no ato da submissão do projeto.

 

10 DO RESULTADO FINAL

 

10.1 O resultado final com a classificação dos estudantes será publicado no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos até às 23:59h do dia 19 de outubro de 2020.

   

11 CANCELAMENTO DA CONCESSÃO

 

11.1 A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos ouvida a Coordenadora do Projeto de Ensino, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada, mediante oportunização do contraditório e ampla defesa.

 

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

 

12.1 A UTFPR resguarda-se no direito de cancelar o presente Edital, com ou sem aviso prévio, em virtude de alterações no orçamento repassado pela Reitoria e/ou Ministério da Educação, não gerando aos partícipes qualquer direito adquirido em virtude de aprovação do projeto preteritamente.

 

12.2 Ao estudante selecionado para o recebimento de bolsas, serão solicitados, oportunamente, dados bancários para que o pagamento possa ser efetivado.

12.3 Os casos omissos serão resolvidos pela DIRGRAD-DV em consonância com o professor(a) coordenador(a) do projeto.

 

12.4 O presente Edital, aprovado pela DIRGRAD-DV, estará vigente a partir da data de sua publicação no e http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

 

12.5 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

 

Dois Vizinhos, 13 de outubro de 2020.

 

  

 

 

 

 

EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA

Diretor-Geral

Câmpus Dois Vizinhos

 

 

 

FABIO JOSÉ MAIA

Diretor de Graduação e Educação Profissional em exercício

Câmpus Dois Vizinhos

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FABIO JOSE MAIA, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em 13/10/2020, às 18:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em 13/10/2020, às 19:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1687533 e o código CRC (and the CRC code) 596B1BD8.



 


Referência: Processo nº 23064.034517/2020-13 SEI nº 1687533