Boletim de Serviço Eletrônico em 20/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

PROGR. POS-GRAD. EM AGROECOSSISTEMAS -DV

 

EDITAL nº 04/2020 - ppgsis

 

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOSSISTEMAS, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CÂMPUS DOIS VIZINHOS:

 

1 APRESENTAÇÃO

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público que estão abertas as inscrições do processo seletivo 2021 para o ingresso de alunos no primeiro semestre de 2021 no PPGSIS, totalizando 28 vagas. O referido edital encontra-se publicado em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV e no quadro de avisos da DIRPPG-DV.

1.2 O PPGSIS objetiva formar recursos humanos com notório conhecimento em agroecossistemas, com foco nos temas de pesquisa que envolvam a sustentabilidade dos processos de produção, enfatizando a relação equilibrada entre meio ambiente e agroecossistemas e primando pela busca de sistemas de produção sustentáveis, com foco no desenvolvimento e sustentabilidade regional.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Agroecossistemas

2.1 Linhas de Pesquisa: Manejo e Conservação de Agroecossistemas: Os estudos serão direcionados às questões fundamentais que envolvam a conservação de recursos naturais relacionadas aos sistemas de produção agrícolas, florestais e agroflorestais. As pesquisas abrangerão estudos que vão desde aspectos relacionados ao uso do solo e suas relações com o meio ambiente, o estudo de técnicas e produtos de indução de resistência, controle biológico de doenças em plantas e de insetos praga, seletividade de produtos biológicos e alternativos a organismos não alvo, metodologias de resgate e perpetuação de espécies vegetais com potencial atual ou futuro de uso ambiental ou econômico, estudo da ecologia e das interações alelopáticas entre plantas de interesse ou não em agroecossistemas, o estudo dos aspectos microclimáticos de sistemas agroflorestais, estudos em genética da conservação com uso de marcadores moleculares, estudo de técnicas e métodos de produção, bem como seus produtos, obtidos com base em critérios de eficiência e sustentabilidade, uso econômico da biodiversidade, como tecnologia de sementes agrícolas e florestais, fruteiras nativas e exóticas, hortaliças, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, sistemas agroflorestais e produção florestal com base em critérios ecológicos e também estudos relacionados ao aproveitamento de resíduos agroflorestais para a geração de materiais ecologicamente corretos.

2.2 As linhas de pesquisa do PPGSIS estão subdividida em subáreas, tal como apresentadas a seguir. Estas subáreas serão determinantes para o preenchimento e concorrência das vagas, conforme indicado no item 4 do presente Edital.

Subárea 1 - Sistemas integrados de produção e solos

Subárea 2 - Genética, uso e conservação da biodiversidade em agroecossistemas

Subárea 3 - Uso, manejo e produção sustentável em agroecossistemas

Subárea 4 – Entomologia e controle de pragas em agroecossistemas

Subárea 5 - Manejo de culturas anuais em agroecossistemas

3 PERÍODO, LOCAL E PROCESSO DE INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 20 de Outubro a 13 de Novembro de 2020, obrigatoriamente, no site de inscrição (https://utfws.utfpr.edu.br/acad07/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=7&p_curscodnr=20&p_cursoanonr=2021).

ATENÇÃO: Os itens listados em 3.4 DEVERÃO ser carregados em um arquivo único em formato PDF e com digitalização de boa qualidade (documentos legíveis). O arquivo descrito deve ser nomeado com o nome do candidato, sobrenome e a sigla do programa de pós. Exemplo: Nome_Sobrenome_PPGSIS.

OBSERVAÇÃO: O arquivo deverá conter no máximo 10.0MB.

3.2 Não serão aceitas inscrições cuja a solicitação não venha acompanhada de toda a documentação relacionada no item 3.4.

3.3 Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de cursos de graduação plena nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Ambientais e áreas afins, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as demais normas vigentes da UTFPR.

3.4 O pedido de inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos (Digitalizados e enviado em um único documento):

  1. Carteira de identidade (RG) (ou passaporte, se estrangeiro);

  2. CPF;

  3. Título de eleitor com comprovante de votação ou justificativa da última eleição;

  4. Certidão de nascimento ou casamento;

  5. Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;

  6. Diploma de graduação plena ou de documento equivalente, ou, Declaração de Provável Concluinte emitida pela IES de origem;

  7. Histórico Escolar do Curso de Graduação, com coeficiente de rendimento calculado pela Instituição de Ensino Superior de origem, digitalizados;

  8. Uma via atualizada do Currículo Lattes do CNPq;

  9. Uma via dos documentos comprobatórios do currículo (conforme Anexo 01). Obs.: comprovantes não numerados e fora da ordem NÃO serão pontuados;

  10. Se profissional com vínculo empregatício, apresentar documento indicativo da intenção do empregador ou da autoridade competente, em liberar o candidato por período integral ou parcial em caso de aprovação no processo seletivo;

  11. Formulário de Pontuação (conforme Anexo 02)

  12. Projeto de pesquisa (conforme Anexo 03).

 

ATENÇÃO: Os documentos listados de “1” a “7” deverão ser entregues IMPRESSOS E AUTENTICADOS no ato da matrícula. Os documentos poderão ser autenticados diretamente na secretaria do PPGSIS, mediante apresentação dos documentos originais.       

3.5 Os portadores de título de graduação plena obtido no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento do mesmo, termo de acordo ou tratado internacional;

3.6 É vedada a inscrição extemporânea;

3.7 As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao PPGSIS o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos;

3.8 A relação das inscrições homologadas será publicada nos quadros de aviso da Secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG) e no sitio (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV), a partir do dia 16 de Novembro de 2020;

3.9 A interposição de recursos poderá ser efetuada em até 2 (dois) dias úteis após a publicação das inscrições homologadas, mediante protocolo junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas – PPGSIS ou carta eletrônica (e-mail) enviado ao PPGSIS (ppgsis-dv@utfpr.edu.br), ambos destinados à coordenação do PPGSIS, com a devida fundamentação do recurso interposto. A comissão de seleção, juntamente com a coordenação do PPGSIS, tem o prazo de 2 (dois) dias úteis para a análise dos recursos.

3.10 A lista das inscrições homologadas após a análise dos recursos será publicada a partir de 18 de Novembro de 2020, nos mesmos locais informados no item 3.8.

4 VAGAS

4.1.Serão ofertadas 28 vagas, distribuídas entre as cinco subáreas, sendo: 9 vagas para a subárea 1; 3 vagas para a subárea 2; 7 vagas para a subárea 3; 3 vagas para a subárea 4; e,  6 vagas para a subárea 5.

Subárea 1 - Sistemas integrados de produção e solos

Subárea 2 - Genética, uso e conservação da biodiversidade em agroecossistemas

Subárea 3 - Uso, manejo e produção sustentável em agroecossistemas

Subárea 4 – Entomologia e controle de pragas em agroecossistemas

Subárea 5 - Manejo de culturas anuais em agroecossistemas

4.2 O candidato, no ato da inscrição, deverá indicar, uma subárea de pesquisa de seu interesse.

4.3 A seleção e classificação dos candidatos serão realizadas por subárea, sendo que a distribuição dos aprovados para cada orientador será realizada conforme o número de vagas disponibilizadas.

4.4 Será disponibilizado pelo PPGSIS, dentre as 28 vagas, uma para servidores de Instituições Públicas Federais de Ensino Superior, segundo Regulamento específico da PROPPG aprovado pelo COPPG em 21/06/2012, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste edital de seleção.

4.5 Em caso de mais de um servidor público federal aprovado nas subáreas deste edital será utilizada a maior nota do Currículo Lattes para critério de tomada de decisão no processo de seleção e classificação.

4.6 As vagas não preenchidas por servidores públicos federais poderão ser realocadas a critério do Colegiado do PPGSIS.

5 PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO AO CURSO DE MESTRADO/2020

5.1 O processo de seleção ao Curso de Mestrado em Agroecossistemas será realizado pela Comissão de Avaliação e por comissões estabelecidas para cada subárea do PPGSIS.

5.2 A seleção será realizada em três etapas.

5.2.1 Primeira etapa – CLASSIFICATÓRIA – Avaliação de Currículo Lattes documentado (equivalente a 40% da nota final): Os currículos devem estar organizados conforme o disposto no Anexo 01 do presente edital e serão avaliados e valorados de acordo com a pontuação contida no Anexo 02 deste edital. A nota obtida no Anexo 02, referente ao Currículo Lattes, será dividida por 10, sendo a nota final entre 0 e 10 pontos.

5.2.2 Segunda etapa – CLASSIFICATÓRIA – Coeficiente de rendimento acadêmico (equivalente a 20% da nota final): O coeficiente de rendimento apresentado no histórico escolar da graduação do candidato será multiplicado por 10, sendo a nota final entre 0 e 10 pontos. Caso o coeficiente de rendimento não esteja informado no certificado de conclusão de curso, o candidato deve proceder a média das notas obtidas em todas as disciplinas e informar no formulário de pontuação

5.2.3 Terceira etapa – ELIMINATÓRIA - Defesa de uma proposta de projeto de pesquisa (equivalente a 40% da nota final) com a comissão da subárea selecionada na inscrição. A defesa será realizada à distância, frente a uma banca de professores do PPGSIS via google meet ou qualquer outra ferramenta similar. A lista dos classificados, com o horário da defesa, será divulgada em sitio específico do PPGSIS. O aluno que não estiver disponível para a defesa no horário agendado fica automaticamente desclassificado. A arguição e a defesa da proposta de projeto de pesquisa serão pontuadas de acordo com o disposto no Anexo 03. As notas atribuídas serão de 0 a 10, sendo que os candidatos que obtiverem média inferior a 7,0, nesta etapa, estarão desclassificados deste edital.

5.3 A não pontuação ou pontuação zero (0,0) do candidato em qualquer uma das etapas o torna automaticamente desclassificado do processo de seleção.

6 CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 A primeira etapa e a segunda etapa do processo de seleção (análise de currículo e coeficiente de rendimento acadêmico) serão realizadas após o dia 18/11/2020, pela comissão de seleção do PPGSIS.

6.2 A terceira etapa da seleção (defesa de projeto de pesquisa) ocorrerá no dia 24 de Novembro de 2020, a partir das 08:00 horas, conforme cronograma a ser previamente divulgado pelo PPGSIS em seu sítio eletrônico (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV)

6.3 A divulgação do resultado preliminar do processo de seleção ocorrerá a partir de 26/11/2020 nos quadros de aviso da Secretaria do PPGSIS e no sitio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV.

6.4 O prazo de interposição de recursos junto à coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas ao resultado final da seleção encerra-se 3 (três) dias úteis após a divulgação do mesmo, mediante protocolo junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas – PPGSIS ou carta eletrônica (e-mail) enviado ao PPGSIS (ppgsis-dv@utfpr.edu.br), com a devida fundamentação do recurso interposto. A comissão de seleção, juntamente com a coordenação do PPGSIS, tem o prazo de 2 (dias) dias úteis para a análise dos recursos

6.5 O resultado final do processo de seleção, pós avaliação de recursos pela coordenação do PPGSIS, será publicada nos quadros de aviso da Secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG) e no sitio (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV), a partir do dia 02/12/2020.

6.6. Os horários das avaliações seguirão o horário oficial de Brasília.

6.7. Elege-se o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, para a resolução de eventuais litígios que possam surgir quanto ao presente edital.

Cronograma

Período

Período de inscrições

20/10/20 a 13/11/2020

Relação das inscrições homologadas

A partir de 16/11/2020

Relação final das inscrições homologadas (pós-recursos)

A partir de 18/11/2020

Análise de currículo e coeficiente de rendimento acadêmico

19/11 a 20/11/2020

Defesa de projeto de pesquisa

24/11/2020

Resultado preliminar

A partir de 26/11/2020

Resultado final (pós-recurso)

Até 02/12/2020

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 Os Anexos 01, 02, 03 são partes integrantes e inseparáveis deste Edital.

7.2 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das normas contidas neste Edital e das normas contidas no Regulamento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV

7.3 Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital.

7.4 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.

7.5 Perderá o direito a vaga o candidato que:

a) não efetuar sua matrícula no Programa na data estabelecida;

b) e, ou não apresentar fotocópia autenticada do diploma de graduação plena ou de documento equivalente até a data da realização da matrícula.

7.6 O Curso de mestrado tem duração de 24 meses. Para obtenção do grau de Mestre em Agroecossistemas, o aluno deverá, como requisitos mínimos: a) Completar 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 22 em disciplinas e 2 em créditos complementares; b) Ser aprovado em prova de suficiência/proficiência em língua estrangeira e c) Desenvolver o projeto de pesquisa e ser aprovado na defesa da dissertação.

7.9 As aulas terão início em 2021.

 

Dois Vizinhos, XX de Outubro de 2020.

 

 

______________________________________

Prof. Dr. Carlos André Bahry

Presidente da comissão de seleção do PPGSIS

UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

______________________________________

Prof. Dr. Paulo Fernando Adami

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas

UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

______________________________________

Profa. Dra. Michele Potrich

Diretora de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR-DV

 

________________________________________

Prof. Dr. Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor Geral do campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CARLOS ANDRE BAHRY, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 20/10/2020, às 11:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PAULO FERNANDO ADAMI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 20/10/2020, às 11:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em 20/10/2020, às 11:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em 20/10/2020, às 11:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1692106 e o código CRC (and the CRC code) E5FEA53A.



Anexo Nº 01 do EDITAL n° 004/2020-PPGSIS

 

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

 

 

Deverá ser entregue escaneado na seguinte ordem:

A. CAPA (1ª página – O que deve constar na capa)

a.a Título: Documentos de Avaliação do Currículo Lattes

a.b Nome do aluno

B. LISTA ORGANIZACIONAL (2ª página)

C. FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO (3ª página) (Planilha Excel) – Anexo n. 02

Só colocar aquilo que seja passível de comprovação.

ESSES SÃO OS ITENS QUE PODERÃO SER APRESENTADOS E ESTAR NA LISTA.

EXEMPLO:

1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) publicados e/ou aceitos em eventos (limitado a 20 pontos) (a partir de 2010 – INCLUINDO 2010). (4ª página – escreva APENAS esse título na folha).

1.1 RESUMOS SIMPLES INTERNACIONAIS PUBLICADOS E/OU ACEITOS (página subsequente ao último comprovante do item anterior – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os resumos internacionais).

1.2 RESUMOS SIMPLES NACIONAIS PUBLICADOS E/OU ACEITOS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os resumos nacionais)

1.3 RESUMOS SIMPLES REGIONAL/LOCAL PUBLICADOS E/OU ACEITOS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os resumos simples)

1.4 RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO INTERNACIONAIS PUBLICADOS E/OU ACEITOS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os trabalhos)

1.5 RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO NACIONAIS PUBLICADOS E/OU ACEITOS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os trabalhos)

1.6 RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO REGIONAL/LOCAL PUBLICADOS E/OU ACEITOS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os trabalhos)

2. Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis/ Capes Ciências Agrárias I). (Limitado a 40 pontos) (a partir de 2010 – INCLUINDO 2010) (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha)

2.1 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO LISTADO NO QUALIS/CAPES CIÊNCIAS AGRÁRIAS A1 (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.2 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO LISTADO NO QUALIS/CAPES CIÊNCIAS AGRÁRIAS A2 (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.3 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO LISTADO NO QUALIS/CAPES CIÊNCIAS AGRÁRIAS B1 (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.4 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO LISTADO NO QUALIS/CAPES CIÊNCIAS AGRÁRIAS B2 (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.5 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO LISTADO NO QUALIS/CAPES CIÊNCIAS AGRÁRIAS B3 (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.6 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO LISTADO NO QUALIS/CAPES CIÊNCIAS AGRÁRIAS B4 (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.7 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO LISTADO NO QUALIS/CAPES CIÊNCIAS AGRÁRIAS B5 (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.8 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO LISTADO NO QUALIS/CAPES CIÊNCIAS AGRÁRIAS C (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.9 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE ARTIGO PUBLICADO E/OU ACEITO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO NÃO LISTADO NO QUALIS/CAPES (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os artigos)

2.10 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE CAPÍTULO EM LIVRO CIENTÍFICO INTERNACIONAL, COM ISBN (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe o capítulo)

2.11 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE LIVRO CIENTÍFICO INTERNACIONAL, COM ISBN (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe o livro e comprovantes)

2.12 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE CAPÍTULO EM LIVRO CIENTÍFICO NACIONAL, COM ISBN (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe o capítulo)

2.13 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE LIVRO CIENTÍFICO NACIONAL, COM ISBN (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe o livro e comprovantes)

2.14 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE PATENTE REGISTRADA/PUBLICADA (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

2.15 AUTORIA OU CO-AUTORIA DE PROCESSOS, PRODUTOS E/OU SOFTWARES REGISTRADOS PORÉM SEM PATENTE (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação* (limitado a 20 pontos). (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha)

Os documentos referentes às bolsas deverão ser emitidos pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES ou órgão competente. O documento deverá conter o período referente à participação como bolsista ou voluntário, conter data e estar assinado.

3.1 INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, EXTENSÃO E EDUCAÇÃO TUTORIAL (BOLSISTAS E/OU VOLUNTÁRIOS PIBIC, PIBIT, PIBEXT e PET) (Página subsequente – escreva APENAS esse título na folha os documentos comprobatórios e respectivos períodos de atuação e/ou recebimento de bolsas. Caso o certificado/declaração não contenha a carga horária do período, apresentar documentação suplementar que comprove a mesma). Serão contabilizados projetos com carga horária mínima de 10 horas semanais. Para alunos da UTFPR, não será necessária comprovação da carga horária uma vez que institucionalmente, é exigido 20 horas semanais do aluno.

3.2 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), MONITORIAS E ESTÁGIOS VINCULADOS AS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha os documentos comprobatórios e respectivos períodos de atuação e/ou recebimento de bolsas).

3.3 PÓS-GRADUAÇÃO CONCLUÍDA LATO SENSU EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

3.4 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, CONCLUÍDA (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

4 Experiência profissional em empresas públicas, empresas privadas, instituições de ensino, pesquisa e extensão* (limitado a 10 pontos). (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha)

4.1 ATIVIDADES PROFISSIONAIS REGULAMENTADAS EM CONSELHOS DE CLASSE ESPECÍFICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

4.2 DOCÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

4.3 DOCÊNCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5 Atividades Complementares * (limitado a 10 pontos) (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha).

5.1 FORMAÇÃO COMPLEMENTAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CURSOS COM MÍNIMO DE 20 H CADA), INCLUINDO CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (SEMESTRAL) (página subsequente – escreva APENAS *esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5.2 ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5.3 PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS, MINICURSOS, SEMANAS ACADÊMICAS E OUTROS EVENTOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, INCLUINDO PARTICIPAÇÃO ENQUANTO MONITOR EM EVENTOS TÉCNICOS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5.4 CARGOS DE GESTÃO DE ENTIDADES ESTUDANTIS (DIRETÓRIO ACADÊMICO, CENTRO ACADÊMICO, ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA UNIVERSITÁRIA, OUTRA) (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5.5 PARTICIPAÇÃO EM EMPRESA JÚNIOR, CRIAÇÃO/GESTÃO DE EMPRESA EM HOTEL TECNOLÓGICO OU INCUBADORA DE EMPRESAS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5.6 PARTICIPAÇÃO EM BANCAS DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO AVALIADOR (GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO) (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5.7 PRÊMIOS E TÍTULOS DE ORDEM ACADÊMICA OU CIENTÍFICA (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5.8 PALESTRAS, CURSOS OU MINI-CURSOS MINISTRADOS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

5.9 AVALIADOR DE TRABALHOS EM EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS (página subsequente – escreva APENAS esse título na folha e em seguida anexe os documentos)

6.0 LIVES E VÍDEOS técnicos curtos realizados em mídia digital, em que o candidato é o apresentador do conteúdo proposto, sendo o mesmo na área de Ciências Agrárias.

IMPORTANTE

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo colegiado do PPGSIS. A documentação deverá ser entregue na mesma ordem apresentada abaixo, sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios

Os resumos publicados (item 1) devem ser apresentados na íntegra, com identificação do evento onde os mesmos foram apresentados, caso o resumo não apresente a identificação do evento, no qual foi publicado, será obrigatória a apresentação do certificado. Não serão aceitos apenas os certificados de participação no(s) evento(s) para este item.

No caso de artigo científico (item 2 deste anexo) pode ser apresentado apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.

Os capítulos de livro deverão ser apresentados na íntegra, juntamente com a capa do livro e sumário.

Para a comprovação da publicação de livro, deverá ser apresentada a capa e a ficha catalográfica do mesmo.

Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.

Atividades profissionais deverão estar devidamente comprovadas em carteira de trabalho assinada, contrato profissional ou com comprovante emitido pela empresa, devidamente assinado, timbrado e carimbado.

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO (Excel) - Anexo 2

Obs.: Não entregar documentos que não pontuem.

A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida nesse anexo.

Documentos inseridos em local errôneo não serão pontuados e/ou realocados.

Os documentos apresentados em duplicidade dos itens do formulário deste edital pontuarão apenas uma vez, no item de maior valor;

Os casos omissos serão decididos pela comissão de bolsas.

 

Anexo N° 02 do EDITAL n° 04/2020 -PPGSIS

FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO 

 

         

Coeficiente de rendimento

 

     

 

 

 

 

 

1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) publicados e/ou aceitos em eventos (limitado a 20 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

 PPGSIS

resumos simples publicados (parágrafo único)

1.1 internacional

0,5

 

 

1.2 nacional

0,3

 

 

1.3 regional/local

0,1

 

 

resumo expandido e trabalho completo publicados (introdução, material e métodos, resultados e discussão com mínimo de 3 páginas)

1.4 internacional

1,0

 

 

1.5 nacional

0,5

 

 

1.6 regional/local

0,3

 

 

TOTAL

0

0

         
         

2. Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis/ Capes Ciências Agrárias I). (Limitado a 40 pontos)

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

PPGSIS

Autoria ou co-autoria de artigo publicado e/ou aceito em periódico científico listado no QUALIS/CAPES

2.1 A1

10

 

 

2.2 A2

8,5

 

 

2.3 B1

7,0

 

 

2.4 B2

5,5

 

 

2.5 B3

4,0

 

 

2.6 B4

2,5

 

 

2.7 B5

1,0

 

 

2.8 C

0,5

 

 

2.9 Autoria ou Co-autoria de artigo aceito e/ou publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES

0,5

 

 

 

2.10 Autoria ou Co-autoria de capítulo em livro científico internacional, com ISBN

5

 

 

2.11 Autoria ou Co-autoria de livro científico internacional, com ISBN

10

 

 

2.12 Autoria ou Co-autoria de capítulo em livro científico nacional, com ISBN

2

 

 

2.13 Autoria ou Co-autoria de livro científico nacional, com ISBN

4

 

 

2.14 Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada

10

 

 

2.15 Autoria ou Co-autoria de processos, produtos e/ou softwares registrados, porém sem patente

5

 

 

TOTAL

0

0

         
         

3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação (limitado a 20 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

 PPGSIS

3.1 Iniciação Científica, Tecnológica, Extensão e de Educação Tutorial (PIBIC, PIBIT, PIBEXT e PET), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES ou órgão competente (incluindo professor orientador). O documento deverá conter o período referente à participação como bolsista ou voluntário, conter data e estar assinado. Serão contabilizados projetos com carga horária mínima de 10 horas semanal. Para alunos da UTFPR, não será necessária comprovação da carga horária.

1,0 ponto por mês

 

 

3.2 Programa de Iniciação à Docência (PIBID), monitorias e estágios vinculados as atividades de ensino, pesquisa e extensão (Exceto estágio obrigatório de final de curso) (Limitado a 10 pontos)

0,3 ponto por mês

 

 

3.3 Pós-graduação concluída, Lato sensu em Ciências Agrárias

5/360 horas (limitados a 5 pontos)

 

 

3.4 Pós-graduação Lato sensu, concluída

2,5/360 horas (limitados a 2,5 pontos)

 

 

TOTAL

0

0

         

4 Experiência profissional em empresas públicas, empresas privadas, instituições de ensino, pesquisa e extensão (limitado a 10 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

PPGSIS

4.1 Atividades profissionais na área de ciências agrárias regulamentadas em conselho de classe específico.

0,2 ponto por mês

 

 

4.2 Docência em ensino superior

0,3 ponto por mês

 

 

4.3 Docência em ensino fundamental ou médio

0,2 ponto por mês

 

 

TOTAL

0

0

         

5 Atividades Complementares  (limitado a 10 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

PPGSIS

5.1 Formação complementar na área de ciências agrárias (cursos com mínimo de 20 h cada), incluindo cursos de línguas estrangeiras (semestral)

0,5 ponto cada

 

 

5.2 Organização de eventos na área de ciências agrárias

1,0 ponto cada

 

 

5.3 Participação em palestras, minicursos, semanas acadêmicas e outros eventos na área de ciências agrárias, incluindo participação enquanto monitor em eventos técnicos

0,2 ponto por cada (Limitado a 5 pontos)

 

 

5.4 Cargos de gestão de entidades estudantis (diretório acadêmico, centro acadêmico, associação atlética/universitária, outra)

0,5 ponto cada

 

 

5.5 Participação em empresa júnior, criação/gestão de empresa em hotel tecnológico ou incubadora de empresas

0,5 ponto/ ano/atividade

 

 

5.6 Participação em bancas de conclusão de curso (graduação e especialização) como avaliador

1 ponto por banca

 

 

5.7 Prêmios e títulos de ordem acadêmica ou científica

2 pontos

 

 

5.8 Palestras, cursos ou mini-cursos ministrados

0,2 ponto/hora

 

 

5.9 Avaliador de trabalhos em evento técnico/científico

0,2 ponto por evento

 

 

6.0 Lives e vídeos técnicos curtos realizados em mídia digital, em que o candidato é o apresentador do conteúdo proposto, sendo o mesmo na área de Ciências Agrárias (Inserir link de acesso ao vídeo)

0,2 ponto por evento

 

 

TOTAL

0

0

TOTAL GERAL

0

0

 

Anexo N° 03 do EDITAL n° 04/2020-PPGSIS

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DE PROJETO DE PESQUISA

a) Avaliação crítica e reflexiva sobre sua vida acadêmica e profissional, incluindo sua experiência na condução e coleta de dados de experimentos (20 pontos);

b) Capacidade de contextualização e entendimento do estágio atual da pesquisa científica na subárea de concentração do PPGSIS (20 pontos);

c) Contextualização crítica entre suas ideias de possíveis pesquisas, a relação com o PPGSIS e as demandas atualmente existentes na sociedade (20 pontos);

d) Defesa do projeto de pesquisa proposto: estrutura do projeto, aderência ao programa e a subárea, coerência, métodos científicos propostos, viabilidade física, financeira e temporal (40 pontos).

 

Os candidatos serão arguidos por uma banca examinadora composta por no mínimo dois membros pertencentes a subárea do edital.

 

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa deverá ser encaminhado para o e-mail do PPGSIS (ppgsis-dv@utfpr.edu.br) dois dias uteis antes da defesa e conter, no máximo, quatro páginas. Deverá ser descrito na sequência dos tópicos elencados abaixo:

a) Capa

b) Introdução (com delimitação do problema)

c) Hipótese

d) Objetivo geral

e) Metodologia

f) Resultados esperados

g) Cronogramas físico/financeiro

h) Referências bibliográficas

 

O texto deverá ser escrito em letra Arial, tamanho 11 e espaçamento entre linhas 1,5. Não deverá ultrapassar o limite de quatro páginas (excetuando-se a capa).

 


Referência: Processo nº 23064.035742/2020-69 SEI nº 1692106