Boletim de Serviço Eletrônico em 09/11/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS LONDRINA

DIR. DE GRAD. E EDUC. PROFISSIONAL - LD

EDITAL 20/2020 - DIRGRAD

 

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - UTFPR CAMPUS LONDRINA E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA - PORTUGAL

 

O Diretor Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando o disposto nos Artigos 7º, 9º, 10º, 11º, do Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR;  torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Bacharelado em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Londrina e o curso de Licenciatura em Engenharia Química e Biológica, e Mestrado em Engenharia Química, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

 

  1. PREÂMBÚLO

            O Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Engenharia Química do Campus Londrina da UTFPR e o curso de Licenciatura em Engenharia Química e Biológica e Mestrado em Engenharia Química, do Instituto Politécnico de Bragança, faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para Internacionalização de seus cursos de graduação.

            O aluno da UTFPR, participante do programa que concluir todas as etapas previstas no acordo e, concluir o curso de Engenharia Química, receberá o Diploma de Engenheiro Químico expedido pela UTFPR e os diplomas de Licenciado em Engenharia Química e Biológica e Mestre em Engenharia Química expedido pelo Instituto Politécnico de Bragança.

1.1 DOS OBJETIVOS DO ACORDO

O Acordo de Dupla-Diplomação, objeto deste edital, tem os seguintes objetivos:

a) Promover a mobilidade internacional dos estudantes de Engenharia Química, do campus Londrina, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana;

b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos da graduação em Engenharia Química;

c) Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;

d) Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR;

 

2. DAS NORMAS GERAIS

  1. A Dupla-diplomação estará disponível para um número de até 3 (três) estudantes por ano letivo, acordado entre as duas instituições e implicará na mobilidade internacional do estudante, que tenham concluído os oito primeiros períodos do curso de Engenharia Química da UTFPR/Campus Londrina;

 

  1. A duração inicial do período de mobilidade internacional será de um (1) ano para concluir as atividades de dupla diplomação;

 

  1. A realização de uma dissertação/projeto/estágio de mestrado do IPB (geralmente de 42 créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), equivalente ao estágio curricular e trabalho de conclusão de curso (TCC) da UTFPR;

 

  1. A realização de outras disciplinas, obrigatórias ou eletivas, totalizando, em conjunto com a dissertação/projeto/estágio de mestrado do IPB, um mínimo de 60 créditos ECTS;

 

  1. O período de mobilidade internacional no IPB poderá ser estendido, por vontade do estudante e, desde que, em acordo com o IPB e a UTFPR, com o(s) seguinte(s) objetivo(s):

 

 

 

  1. O candidato selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira

 

  1. O candidato selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira;

 

  1. O Plano de Estudos será elaborado pelo aluno com a orientação da coordenação do curso em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de Dupla Diplomação.

 

  1. Ao retornar à UTFPR, o aluno deverá concluir todas as disciplinas faltantes para a integralização de seu curso, exceto aquelas cujos conteúdos foram consignados em função dos conteúdos cursados durante o período de mobilidade internacional para a Dupla-Diplomação;

 

  1. A definição do tema do projeto de mestrado, do orientador (IPB) e do coorientador (UTFPR) será realizada em comum acordo entre o acadêmico, a coordenação do curso de Engenharia Química (UTFPR-LD) e a Instituição de destino.

 

  1. Essa definição deverá ocorrer antes do afastamento do acadêmico para o desenvolvimento das atividades na Instituição de destino (IPB), via coordenação do curso de Engenharia Química.

 

 

  1. As despesas com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação serão de responsabilidade do estudante, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional.

 

 

 

3. DAS VAGAS

Serão selecionados 3 (três) alunos para início das atividades da dupla diplomação no mês de fevereiro de 2021 no IPB Portugal.

 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO.

Poderão candidatar-se à seleção, os alunos de Engenharia Química da UTFPR/Campus Londrina, que atendam às seguintes condições:

  1. Estar cursando, no mínimo, o oitavo período do curso de Engenharia Química do Campus Londrina, sem disciplinas dependentes no segundo semestre de 2020, conforme registro acadêmico;
  2. Possuir coeficiente de rendimento mínimo de 0,70 no ato da inscrição.
  3. Ter disponibilidade para morar em Portugal por pelo menos 12 meses.

 

5. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 10 de novembro a 16 de novembro de 2020, através, de envio dos documentos necessários, para o e-mail do responsável pela Internacionalização de Engenharia Química (intereq-ld@utfpr.edu.br).

 

6. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO.

Os candidatos participantes do Projeto de Cooperação Internacional Dupla-Diplomação deverão enviar por e-mail (intereq-ld@utfpr.edu.br) os seguintes documentos:

  1. Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
  2. Cópia atualizada do Histórico Escolar do curso de graduação em Engenharia Química do Campus Londrina;
  3. Cópia do currículo Lattes resumido, atualizado e documentado;
  4. Declaração de que não possui bolsas ou carta de desistência de bolsas de programas vinculados aos órgãos de fomento federais e/ou estaduais, quando da participação da mobilidade internacional (Anexos II e III);
  5. Cópia do CPF, RG e Passaporte;
  6. Declaração de disponibilidade financeira para realizar a mobilidade Internacional (anexo IV);
  7. Ficha de pontuação preenchida (Anexo V), e documentada.

Anular-se-ão, sumariamente, as inscrições dos candidatos que deixarem de entregar, no ato da inscrição, qualquer um dos documentos supracitados.

 

 

7.  DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

       A divulgação das inscrições homologadas será realizada, exclusivamente, via página do Edital, no dia 17 de novembro de 2020 às 09:00 h, no Edital da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-LD) na página eletrônica http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/londrina.

 

8. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS.

       A seleção dos candidatos será realizada pelo professor responsável pela Internacionalização do curso de Engenharia Química da UTFPR/Campus Londrina, que selecionará e classificará os candidatos pela ordem decrescente da média aritmética simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios.

  1. Coeficiente de rendimento escolar (peso 7,0). O Coeficiente será corrigido para uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) pela multiplicação do coeficiente de rendimento escolar por 10 (dez).
  2. Ficha de pontuação preenchida e documentada (peso 3,0). As atividades descritas na ficha de pontuação serão valoradas de acordo com a pontuação contida no Anexo V. O número de pontos obtidos será convertido em nota de 0 (zero) a 10 (dez).

 

9. DO DESEMPATE

          Caso ocorra empate entre os candidatos o desempate será efetuado aplicando-se os critérios abaixo relacionados em ordem sequencial:

  1. Aluno com maior coeficiente de rendimento escolar.
  2. Aluno com maior nota na ficha de pontuação;
  3. Aluno com maior idade.

 

 

10. DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

       A relação com os nomes dos candidatos classificados será divulgada com a publicação do resultado no dia 17 de novembro de 2020 às 17:00 h na página do Edital da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-LD) na página eletrônica http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/londrina.

 

11. DO PRAZO PARA RECURSO

       Os recursos contra o resultado deste edital poderão ser solicitados pelo e-mail da Internacionalização de Engenharia Química (intereq-ld@utfpr.edu.br) até dia 18 de novembro de 2020. As respostas aos recursos apresentados serão publicadas dia 19 de novembro de 2020 às 9:00 h no edital da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-LD) na página eletrônica http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/londrina.

12. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Campus Londrina.

Londrina 10 de novembro de 2020

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em 06/11/2020, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1735729 e o código CRC (and the CRC code) 545C888D.



ANEXO I do EDITAL DIRGRAD Nº 20/2020

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Dados de Identificação:

Nome:.............................................................................................................................

Nascimento......./......./.......                                 Naturalidade:..............................................................

RG:..........................................................    Data de Emissão:.......................................

CPF:................................................................................................................................ Endereço:....................................................................................................................... Bairro:........................................Cidade:............................................CEP:....................Tel. Residencial: (.......) .........................                Cel. (........) ..................................... E-mail:............................................................................................................................

Filiação (pai):.................................................................................................................. Filiação (mãe):................................................................................................................  

Formação profissional:

Aluno regularmente matriculado no curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Londrina

RA:.................................................................................................................................. Período:..........................................           Ano de ingresso:..........................................

 

 

 

_____________________, _____ de __________________ de 20__.

 

 

________________________________ Nome e Assinatura do Candidato

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção 

 

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

 

 

 

ANEXO II do EDITAL DIRGRAD Nº 20/2020

 DECLARAÇÃO DE BOLSAS

 

 

Eu, ................................................................................................................................., portador(a) do CPF.................................................................................................. e do RG..............................................................................., aluno regularmente matriculado no .................  período do curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Londrina, portador(a) do RA ................................, declaro não possuir vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais.

 

 

 

 

________________________, _____ de __________________ de 20__.

 

________________________________ Nome e Assinatura do Candidato

 

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção 

 

__________________________________________________

__________________________________________________ __________________________________________________

 

 

ANEXO III do EDITAL DIRGRAD Nº 20/2020

TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSAS

 

 

 

Eu, ................................................................................................................................., portador(a) do CPF............................................... e do RG ..........................................., aluno regularmente matriculado no ......... período do curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Londrina, portador(a) do RA................................., assumo o compromisso de desistir de quaisquer vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais no momento da participação da mobilidade internacional.

 

 

 

______________________, _____ de __________________ de 20__.

 

 

_________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção 

 

__________________________________________________

__________________________________________________ __________________________________________________

 

 

ANEXO IV do EDITAL DIRGRAD Nº 20/2020

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE FINANCEIRA

 

 

Eu, ............................................................................................................................................,

portador  (a)  do  CPF......................................................................................................  e   do

RG...........................................................................................,   responsável   financeiro   pelo

aluno ..................................................... regularmente matriculado no ........................ período do curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Londrina, portador(a) do RA ...................................................., declaro que assumirei as despesas com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional.

 

 

 

 

____________________, de __________de 20__ .

Nome e Assinatura do Responsável

 

 

 Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO V do EDITAL DIRGRAD Nº 20/2020

 

FICHA DE PONTUAÇÃO

 

1. Critérios para avaliação do Currículo Lattes

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez e multiplicado por 0,3 (peso) para compor a classificação final.

 

1.1 Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes (máximo de 100 pontos)

 1.1.1 Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos

 

 1.1.2 Produção científica e tecnológica

 

 1.1.3 Atividades de iniciação científica e estágios

 

1.1.4 Experiência profissional

 

Local e Data: 

 

_____________________, _____ de __________________ de 20____.

 

 

 

Nome do Candidato: _________________________________________________

 

 

Assinatura do Candidato: _____________________________________________