Boletim de Serviço Eletrônico em 09/11/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL PPGEM-CT 10/2020 

Credenciamento de Novos Docentes do Programa

 

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Curitiba, torna público que no período de 09 até 30 de novembro de 2020 estará aberta a inscrição para o credenciamento de novos docentes do Programa.

Para o credenciamento os candidatos devem atender aos requisitos especificados neste edital.

 

1. OBJETIVO DO EDITAL

Elaborar lista classificatória de candidatos ao credenciamento como docente permanente nos cursos de mestrado e doutorado do PPGEM-CT. O credenciamento de novos professores possui validade de dois (2) anos. A lista será divulgada no sítio do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct).

 

2. VAGAS

Serão ofertadas 4 (quatro) vagas para o credenciamento de novos docentes, sendo preferencialmente 1 (uma) vaga por Área de Concentração do Programa.

A Área de Mecânica dos Sólidos poderá credenciar até 2 (dois) professores em caso de não preenchimento de vaga de outra área, desde que os candidatos cumpram os requisitos estabelecidos neste edital.

 

3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 Serão considerados elegíveis para o credenciamento os candidatos que satisfaçam os seguintes requisitos e condições:

a) ser professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR);

b) ter produção científica relevante no período 2017 a 2020 na área das Engenharias III (cf. especificado no item 4 deste edital);

c) enviar a documentação especificada neste edital para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br até o dia 30 de novembro de 2020;

d) não atuar, no ato da inscrição, como docente credenciado permanente em mais de dois (2) Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

4. PROCEDIMENTOS PARA CREDENCIAMENTO

A Comissão Permanente de Credenciamento-Descredenciamento-Recredenciamento do PPGEM-CT, designada pelas Portarias do Diretor-Geral nº 165, de 26 de março de 2020 e nº 255, de 13 de maio de 2020, determina o seguinte procedimento para o processo seletivo de credenciamento de novos docentes do PPGEM-CT:

a) Apresentar Plano de Trabalho/Pesquisa vinculado às linhas de pesquisa e projetos da área de interesse.

I) O plano deverá contemplar a infraestrutura necessária e disponível, bem como a contribuição e colaboração do docente no desenvolvimento de pesquisa e docência no âmbito do PPGEM-CT;

II) O Plano de Trabalho/Pesquisa deverá vir aprovado pela respectiva Área de Concentração. Propostas não aprovadas desclassificam o candidato.

III) O Plano de Trabalho/Pesquisa será avaliado conforme relevância deste para o PPGEM-CT e a coerência das atividades de ensino, pesquisa e extensão propostas pelo candidato.

IV) Após seleção, o Plano de Trabalho/Pesquisa deverá ser homologado pelo colegiado do programa para a efetivação do cadastro do docente no PPGEM-CT.

b)  Apresentar cópia do diploma de Doutorado comprovando formação em Área de Concentração específica em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES. No caso de título obtido no exterior, a comprovação deverá ser realizada nos termos da legislação vigente.

c) Apresentar Curriculum Vitae (CV) atualizado do candidato, no formato Lattes/CNPq. No CV-Lattes o candidato deverá demonstrar experiência em docência e pesquisa.

d) Apresentar a planilha com a produção no período de 2017 a 2020 preenchida no formato do Apêndice I, em conformidade com as informações apresentadas no CV-Lattes do candidato.

e) Para ser credenciado, o docente deverá satisfazer também o critério abaixo:

Possuir o índice QTDM de produção no período 2017 a 2020 igual ou superior a 1,50, onde:

QTDM = 1,000*A1 + 0,875*A2 + 0,750*A3 + 0,625*A4 + 0,500*B1 + 0,375*B2 + 0,250*B3 + 0,125*B4

onde A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 e B4 são as quantidades de artigos publicados em períodos com as respectivas qualificações na "Lista de classificação de periódicos para efeitos do cálculo do indicador QTDM do PPGEM-CT" (Anexo I).

I) Se o periódico não constar na lista e possuir indicador JCR, pode ser considerado:  A4 para JCR ≥ 1,0 e B1 para JCR < 1,0.

II) Artigos em periódicos sem classificação e/ou sem JCR não serão computados.

f) Enviar a documentação especificada neste edital por e-mail para: ppgem-ct@utfpr.edu.br, até o dia 30 de novembro de 2020 (todos os arquivos deverão estar em formato PDF e o tamanho total dos arquivos não poderá exceder 14 Mb).

Os candidatos a docentes do PPGEM-CT inscritos neste edital serão classificados para preenchimento das vagas disponíveis com base no valor do QTDM (isto é, maior QTDM implica em melhor classificação), desde que o Plano de Trabalho tenha sido aprovado pela Área de Concentração.

 

5. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

5.1 Forma e local de divulgação do resultado

O resultado do processo de credenciamento será publicado na forma de uma lista de candidatos em ordem decrescente de pontuação, a qual será utilizada para definição da ordem de chamada dos candidatos para vinculação ao PPGEM-CT. A divulgação do resultado será realizada até às 17h00 do dia 10 de fevereiro de 2021, por meio do sítio do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct).

 

5.2 Recursos

a) Recursos fundamentados relacionados ao resultado do processo de credenciamento serão aceitos até às 17h00 do dia 12 de fevereiro de 2021, e deverão ser enviados através de mensagem por e-mail para a coordenação do PPGEM-CT pelo e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br.

b) Havendo solicitação de recurso, o resultado final do processo de credenciamento será publicado até às 17h00 do dia 17 de fevereiro de 2021, por meio do sítio do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct).

 

6. VALIDADE DO CREDENCIAMENTO

Após selecionado no edital e se homologado pelo colegiado, o ingresso oficial como professor Permanente ou Colaborador ocorrerá a partir do momento em que o docente iniciar, como orientador principal, a orientação de um aluno do Programa.

O credenciamento terá validade de três (3) anos, sendo considerado o ano de credenciamento mais os dois (2) anos seguintes, independente do mês de início da orientação.

Ao final do terceiro ano o docente deverá participar normalmente do processo de recredenciamento do Programa. No entanto, até o final do quarto ano ele não será avaliado pelo critério de titulação de alunos.

Se durante o período de dois (2) anos o novo professor não iniciar a orientação de pelo menos 1 (um) aluno do Programa, a homologação do credenciamento será suspensa e o candidato deverá participar de novo edital de credenciamento.

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

O não cumprimento das normas definidas neste edital, ou em comunicados do PPGEM-CT, acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo de credenciamento, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT.

O presente edital será publicado no sítio do PPGEM-CT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.

 

 

Curitiba, 09 de novembro de 2020

 

COMISSÃO PERMANENTE DE CREDENCIAMENTO-DESCREDENCIAMENTO-RECREDENCIAMENTO DO PPGEM-CT

COORDENAÇÃO DO PPGEM-CT

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ADMILSON TEIXEIRA FRANCO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 09/11/2020, às 15:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCO ANTONIO LUERSEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 09/11/2020, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1738075 e o código CRC (and the CRC code) 60618DA1.



 


Referência: Processo nº 23064.036616/2020-21 SEI nº 1738075