Boletim de Serviço Eletrônico em 01/12/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROG POS-GRAD EM EDUCACAO FISICA-CT

 

Edital no 03 | 2020 – PPGEF

 

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO VOLUNTÁRIO

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, no uso de suas atribuições, informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção com vistas à admissão ao Estágio de Pós-Doutorado Voluntário.

 

A admissão no Estágio de Pós-Doutorado não gera vínculo empregatício funcional entre a UTFPR e o proponente, e não constitui uma atividade remunerada. Portanto, é vedada a extensão de direitos concedidos aos docentes concursados ou aprovados em processo seletivo. Além disso, o Estágio de Pós-Doutorado aberto nesse edital é feito sem bolsa de estudo.

 

1 – Site do PPGEF

Na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/ pode ser consultadas as informações sobre o PPGEF, as linhas de pesquisa e os docentes.

 

2 – Objetivo do Programa

O objetivo do PPGEF é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos, com autonomia em sua linha de pesquisa e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar.

 

3 – Obrigações durante o estágio

3.1 Atuar em aulas do curso de Graduação e Pós-Graduação em Educação Física, orientação de grupos de estudos, pesquisa e extensão; coorientar estudantes do PPGEF; além de outras atividades que o supervisor, em comum acordo com o Pós-Doutorando, solicitar.

 

3.2 Desenvolver projetos de pesquisa; que contemple a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia, resultados esperados, cronograma de execução e que vise a submissão de manuscritos para periódicos com fator de impacto igual ou superior ao percentil 50 no Journal Citation Report (JCR) ou Scientific Journal Ranking (SJR).

 

3.3 Dedicar de 20 a 40 horas semanais à UTFPR.

 

3.4 Apresentar um plano de trabalho que contemple a programação das atividades propostas.

 

3.5 Apresentar um relatório parcial ao completar seis meses de admissão e um relatório final, no prazo máximo de 60 dias após a vigência do estágio de Pós-Doutorado. Caso não entregue o relatório final, o atestado de conclusão do Pós-Doutorado não será emitido.

 

3.5.1 Cabe ao Colegiado do PPGEF o direito de não fornecer o atestado de Pós-Doutorado caso o relatório seja avaliado como insuficiente.

 

4 – Público alvo

Poderá candidatar-se a este processo de seleção o portador do título de Doutor em qualquer área do conhecimento.

 

5 – Duração do estágio

O estágio deverá ser integralizado em até dois anos, prorrogável, em situações excepcionais por, no máximo, dois anos.

 

6 – Linhas de pesquisa

O PPGEF está organizado em duas linhas de pesquisa: “Atividade física e Saúde” e “Exercício e Esporte”. O candidato deve optar por uma das linhas no ato da inscrição.

 

7 – Inscrição e entrega da documentação

O candidato poderá se inscrever a qualquer momento, uma vez que o edital está aberto em fluxo contínuo. Contudo, as inscrições poderão ser interrompidas temporariamente se o número de pesquisadores em estágio de pós-doutorado atingir 14 pesquisadores simultaneamente.

 

A entrega dos documentos deverá ser realizada por email (ppgef-ct@utfpr.eu.br) e o candidato deverá enviar os seguintes documentos:

  1. Uma via assinada do requerimento de inscrição (Anexo I);
  2. Uma foto recente (últimos seis meses);
  3. Cópia frente e verso dos documentos pessoais (RG e CPF, ou folha de identificação do passaporte);
  4. Cópia frente e verso do diploma de Doutor;
  5. Cópia do histórico escolar do curso de doutorado;
  6. Uma via da ficha de avaliação da produção (Anexo ll), com a coluna “pontuação sugerida” preenchida. Os documentos comprobatórios (primeira página do artigo ou carta de aceite) devem estar no mesmo arquivo e o número do documento indicado na coluna “número do documento comprobatório”. A indicação incorreta do número do documento comprobatório resultará na não contabilização da pontuação;
  7. Uma via do projeto de pesquisa (Anexo lll).

 

A ausência do correto preenchimento e/ou a não entrega de qualquer documento, conforme solicitado, será motivo para a não homologação da inscrição.

 

8 – Divulgação das inscrições homologadas

As inscrições homologadas serão divulgadas até 30 (trinta) dias após a data de inscrição, no site do PPGEF.

 

9 – Fases, características, datas, avaliação e resultados parciais

O processo seletivo possui duas fases obrigatórias: 1) análise do projeto de pesquisa e da produção acadêmica; e 2) entrevista com defesa do projeto de pesquisa.

 

9.1 – Fase l: Análise do projeto de pesquisa e da produção científica (eliminatória)

9.1.1 – Características

O candidato não participa pessoalmente desta fase. O resultado será divulgado no site do PPGEF.

 

9.1.2 – Prazo

Os documentos serão analisados em até 30 dias após a inscrição.

 

9.1.3 – Avaliação do projeto de pesquisa

O projeto será analisado com base em quatro itens (quadro 1) e será valorado em escala de 100 pontos, para efeitos de eliminação (< 70 pontos) e classificação dos candidatos.

 

Quadro 1: Critérios utilizados para a avaliação do projeto de pesquisa.

Item

Critério

Pontuação

1

Relevância e originalidade do projeto em relação a linha de pesquisa escolhida

30

2

Clareza e consistência do problema, objetivos e hipóteses

30

3

Adequação da metodologia frente aos objetivos

20

4

Viabilidade do cronograma

20

 

Total

100

 

 

9.1.4 – Avaliação da produção científica

A produção será valorada em pontuação quantitativa de escala numérica, para efeito de eliminação (< 70 pontos) e classificação dos candidatos (quadro 2).

 

Quadro 2: Critérios utilizados para a avaliação da produção científica.

Tipo de produção

Pontuação

Artigo aceito ou publicado em periódico com fator de impacto ³ percentil (p.) 50 no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado como primeiro, segundo, penúltimo ou último autor.

100

Artigo aceito ou publicado em periódico com fator de impacto ³ p. 50 no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado em ordem de autoria distinta ao critério supracitado.

50

Artigo aceito ou publicado em periódico com fator de impacto < p. 50 no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado como primeiro, segundo, penúltimo ou último autor.

25

Artigo aceito ou publicado em periódico com fator de impacto < p. 50 no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado em ordem de autoria distinta ao critério supracitado.

15

Artigo aceito ou publicado em periódico indexado sem fator de impacto no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado como primeiro, segundo, penúltimo ou último autor (limitado a, no máximo, dois artigos).

10

Artigo aceito ou publicado em periódico indexado sem fator de impacto no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado em ordem de autoria distinta ao critério supracitado (limitado a, no máximo, quatro artigos).

5

JCR: Journal Citation Report

SJR: Scientific Journal Ranking

 

 

9.2 – Fase ll: Entrevista com defesa do projeto (eliminatória)

9.2.1 – Características

A entrevista com a defesa do projeto será gravada em áudio e a arguição será realizada por uma banca constituída por, no mínimo, três docentes do PPGEF. O resultado será divulgado no site do PPGEF.

 

9.2.2 – Data, horário e local

A entrevista será realizada em data e local a ser divulgado ao candidato via email. A entrevista também poderá ser feita via videoconferência.

 

9.2.3 – Avaliação

Serão avaliados três aspectos referentes a defesa do projeto e dois aspectos referentes a entrevista. Para esse último, o candidato deve demonstrar conhecimento sobre conceitos avançados na linha de pesquisa em que se pleiteia a vaga e disponibilidade para dedicação ao estágio (quadro 3). A entrevista será valorada, em uma escala de 100 pontos, para efeitos de eliminação (< 70 pontos) e classificação dos candidatos.

 

Quadro 3: Critérios utilizados para a avaliação da entrevista.

Item

Critério

Pontuação

1

Defesa do projeto quanto a originalidade

20

2

Defesa do projeto quanto aos aspectos metodológicos

20

3

Defesa do projeto quanto aos aspectos de viabilidade

20

4

Conhecimento em temas específicos da linha de pesquisa

20

5

Disponibilidade para a dedicação ao estágio

20

 

Total

100

 

O não comparecimento do candidato na data, local e horário definidos implicará na sua eliminação do processo de seleção.

 

9.3 – Composição da nota final

A nota final será estabelecida pela seguinte equação: Nota final = (nota do projeto * 0,4) + (nota da produção científica * 0,5) + (nota da entrevista * 0,1).

 

10 – Divulgação dos resultados

O resultado será divulgado no site do PPGEF.

 

11 – Interposição de recurso

Para interposição de recursos, dirigir-se a secretaria da DIRPPG. Os recursos deverão ser interpostos em até 48 horas após a divulgação do resultado de uma dada fase. O recurso deverá ser realizado pessoalmente e o PPGEF terá, pelo menos, 48 horas para a resposta.

 

12 – Concordância

Ao efetivar sua inscrição o candidato declara concordar com o presente edital e com as normas do PPGEF.

 

13 – Competência jurídica

Fica-se estabelecido a competência da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Curitiba para dirimir eventuais questões decorrentes do Edital.

 

14 – Casos omissos

Os casos omissos serão avaliados pelo Colegiado do PPGEF.

 

 

O presente edital foi publicado no dia 01 de dezembro de 2020 na página do programa para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                            Curitiba, 01 de dezembro de 2020


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ADRIANO EDUARDO LIMA DA SILVA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 12/11/2020, às 12:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em 12/11/2020, às 14:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1747371 e o código CRC (and the CRC code) 703357C1.



_______________________________________________________________________________

ANEXO l

 

 

Requerimento de inscrição no processo seletivo para o Estágio de Pós-Doutorado

 

 

Eu, <nome do candidato>, brasileiro, portador do documento de identidade número <número do RG>, CPF <número do CPF>, venho por meio deste documento solicitar a inscrição no processo seletivo para o estágio de Pós-Doutorado para o ano de 2021 na linha de pesquisa em <linha de pesquisa pretendida Atividade Física e Saúde ou Exercício e Esporte>, com a indicação do Professore Dr. <Indicar nome do professor como provável supervisor> como supervisor do estágio.

 

 

 

Curitiba, <data>, <mês> de <ano>.

 

 

 

___________________________________________

<Nome e assinatura do candidato>

 

 

 

ANEXO ll – Ficha de avaliação da produção científica

 

 

 

Nome do candidato_______________________________________________________________________________

 

 

 

Tipo de produção

Pontos

Ordem de autoria

Quantidade

Nome da revista

Fator de impacto e

percentil JCR ou SJR

Pontuação sugerida

N

Uso

comissão

Artigo aceito ou publicado em periódico com fator de impacto ³ percentil (p.) 50 no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado como primeiro, segundo, penúltimo ou último autor.

100

 

 

 

 

 

 

 

Artigo aceito ou publicado em periódico com fator de impacto ³ p. 50 no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado em ordem de autoria distinta ao critério supracitado.

50

 

 

 

 

 

 

 

Artigo aceito ou publicado em periódico com fator de impacto < p. 50 no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado como primeiro, segundo, penúltimo ou último autor.

25

 

 

 

 

 

 

 

Artigo aceito ou publicado em periódico com fator de impacto < p. 50 no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado em ordem de autoria distinta ao critério supracitado.

15

 

 

 

 

 

 

 

Artigo aceito ou publicado em periódico indexado sem fator de impacto no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado como primeiro, segundo, penúltimo ou último autor (limitado a dois artigos).

10

 

 

 

 

 

 

 

Artigo aceito ou publicado em periódico indexado sem fator de impacto no JCR ou SJR, onde o candidato é mencionado em ordem de autoria distinta ao critério supracitado (limitado a quatro artigos).

5

 

 

 

 

 

 

 

 

N = número do documento comprobatório (primeira página do artigo onde consta os autores)

 

ANEXO lll – Modelo de projeto para o Estágio de Pós-Doutorado

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PPOGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE PESQUISA

 

 

<Título do pré-projeto>

 

 

 

 

Pré-projeto de pesquisa submetido à apreciação da Comissão Avaliadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, estabelecido pelo Edital________, para o processo seletivo de Estágio de Pós-Doutorado em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

Área: Educação Física

 

Linha de pesquisa: <Atividade Física e Saúde> ou <Exercícios e Esporte>

 

 

 

 

 

 

 

 

CANDIDATO:

 

<Nome do candidato>

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curitiba

20__

 

Introdução

Deve ser apresentada em uma abordagem 1) do contexto geral para o específico; 2) conter o estado da arte; 3) a lacuna do conhecimento; 4) a justificativa (relevância) do estudo e 5) o problema de pesquisa a ser respondido.

 

Objetivo

Deve ser claro, completo e conciso.

 

Materiais e Métodos

Deve descrever de maneira clara os procedimentos adotados para a execução do estudo em detalhes suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados ou darem continuidade a pesquisa. As técnicas utilizadas devem ser confiáveis, padronizadas, internacionalmente comparáveis e adequadas ao objetivo.

Deve conter a 1) descrição clara e detalhada da amostra utilizada; 2) identificação dos métodos, aparelhos (fabricantes entre parênteses) e procedimentos utilizados de modo suficientemente detalhado, de forma a permitir a reprodução dos resultados; 3) descrição breve e referências de métodos publicados, mas não amplamente conhecidos; 4) descrição de métodos novos ou modificados; 5) a análise estatística utilizada, bem como os programas utilizados.

Esta seção deve ser redigida em subtópicos, do contexto geral para o contexto específico; para facilitar a organização do texto e a leitura pela banca avaliadora.

 

Resultados esperados

Deve descrever de maneira clara os resultados esperados com a realização do projeto.

 

Implicações práticas

Deve descrever de maneira clara quais implicações práticas o pré-projeto proposto pode proporcionar.

 

Cronograma

Deve apresentar todas as etapas a serem realizadas para a execução do projeto em forma de tabela, como o modelo abaixo.

 

 

 

 

Mês / 2019

Etapa      

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Etapa 1

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

X

X

X

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

...

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

Mês / 2020

Etapa      

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Etapa 1

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

X

X

X

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

...

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

Referências bibliográficas

Deve apresentar as referências utilizadas para redigir o projeto. No máximo de 30 e nas normas vigentes da ABNT.

No texto, utilize as citações com algarismos arábicos sobescrito, onde o mesmo deve coincidir com a ordem na lista de referências. Exemplo: De acordo com Caspersen et al (1985)1...

 

Informações gerais

Utilizar fonte Arial 12, espaçamento duplo e margem de 2 cm em todos os lados;

O pré-projeto deve ser apresentado entre seis e 10 laudas, excluindo a página de título.


Referência: Processo nº 23064.026289/2020-08 SEI nº 1747371