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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS PROGR. POS-GRAD. EM AGROECOSSISTEMAS -DV |
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EDITAL nº 06/2020
CREDENCIAMENTO DE DOCENTE COLABORADOR E PERMANENTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOSSISTEMAS – PPGSIS
1. Apresentação
1.1 A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos, torna público que, no período de 19/11/2020 a 06/12/2020, estarão abertas as inscrições para credenciamento de docente colaborador e permanente no Curso de Mestrado do PPGSIS.
1.2 O credenciamento de docente colaborador e permanente segue a Resolução PPGSIS nº 03/2018, que institui as normas para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento do corpo docente do PPGSIS.
2. ATRIBUIÇÕES DO DOCENTE
2.1 COLABORADOR
§ 1º Ofertar e ministrar, no mínimo, uma disciplina por ano no PPGSIS;
§ 2º Colaborar na co-orientação de estudantes do programa;
§ 3º Participar e contribuir em atividades administrativas (comissões, representação e pareceres), científicas (participação em bancas, organização de eventos, representação do PPGSIS em congressos e similares), entre outros;
§ 4º Participar de publicações com docentes permanentes ou mestrandos do programa.
2.2 PERMANENTE
§ 1º Ofertar e ministrar ao menos uma disciplina por ano no PPGSIS;
§ 2º Apresentar média de orientação concluída de, no mínimo, um aluno de mestrado por quadriênio;
§ 3º Atuar em curso de graduação correlato ao PPGSIS em atividades de ensino e pesquisa, com orientação de iniciação científica/tecnológica, trabalhos de conclusão de curso, entre outros;
§ 4º Coordenar projeto de pesquisa vigente e homologado junto a PROPPG e homologado na plataforma OPPX;
§ 5º Participar de grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
§ 6º Participar e contribuir em atividades administrativas (comissões, representação e pareceres), científicas (participação em bancas, organização de eventos, representação do PPGSIS em congressos e similares), entre outros;
§ 7º Manter produtividade regular com publicações em periódicos indexados pelo Qualis da Capes para a área de Ciências Agrárias I, atendendo os critérios mínimos estipulados pelo PPGSIS.
§ 8º Demonstrar formação de recursos humanos, com revisão anual pela Comissão de Avaliação e Acompanhamento do PPGSIS (Orientação na pós-graduação: média de 1,0 (um) titulado/ano no quadriênio; Orientação na graduação: média de (1,0) uma orientação/ano).
3. VAGAS
No âmbito deste Edital serão ofertadas duas vagas ao Docente Permanente e duas vagas ao Docente Colaborador, devendo em ambos os casos, o candidato pertencer ao quadro da UTFPR, independentemente do Câmpus de lotação do docente.
4. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
4.1 DOCENTE COLABORADOR
I. Estar vinculado à Instituição de Ensino Superior de origem com, no mínimo, três anos de vínculo permanente;
II. Ter, no mínimo, média de produção de artigos equivalentes A1/ano, na média do quadriênio, que possibilite conceito superior ao vigente no programa, conforme os critérios estabelecidos pela Capes para a Área de Ciências Agrárias I;
III. Ser apresentado por docente permanente do PPGSIS, o qual aceita integrá-lo ao seu grupo e/ou projetos de pesquisa, devendo, para isso, apresentar ofício de ciência e indicação do referido professor;
IV. Apresentar plano de trabalho detalhado, em comum acordo com o professor citado no item III, para o quadriênio 2021-2024, incluindo detalhamento das atividades de ensino e pesquisa, além de explicitar a disponibilidade para eventuais atividades administrativas (comissões, representações e pareceres), científicas (participação em bancas, organização de eventos, entre outros), de extensão, difusão acadêmica e inserção social do(s) projeto(s) que venha a participar (ANEXO 4);
V. Apresentar Curriculum Vitae, atualizado, no formato Lattes/CNPq, indicando as publicações indexadas e/ou suas qualificações pelo Qualis da CAPES dentro da área de Ciências Agrárias I (ANEXOS 2 e 3);
VI. Apresentar plano de Ensino da(s) disciplina(s) que pretende ministrar no PPGSIS;
VII. Apresentar documentação com ciência e acordo do Coordenador ou Chefe de Departamento onde o docente esteja lotado, além da ciência e concordância do Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (ou órgão equivalente) do Câmpus de origem do docente;
4.2 DOCENTE PERMANENTE
I. O docente deverá estar atuando ativamente na Instituição de Ensino Superior de origem com no mínimo quatro anos de vínculo permanente;
II. Ter produção científica relevante na área das Ciências Agrárias I;
III. Ter, no mínimo, média de produção de artigos equivalentes A1/ano, no quadriênio, que possibilite conceito superior ao vigente no programa, conforme critérios estabelecidos pela Capes para a Área de Ciências Agrárias I.
IV. Ter pelo menos uma co-orientação finalizada, com média de um discente no quadriênio, ligados a Programas de Pós-Graduação em IES;
V. Ter média de, no mínimo, uma orientação de iniciação científica concluída por ano, no quadriênio 2017-2020;
VI. Apresentar plano de trabalho para o quadriênio 2021-2024, incluindo detalhamento das atividades de ensino e pesquisa, além de explicitar a disponibilidade para eventuais atividades administrativas (comissões, representações e pareceres), científicas (participação em bancas, organização de eventos, entre outros) e de extensão (anexo 4);
VII. Apresentar Curriculum Vitae, atualizado, no formato Lattes/CNPq, indicando as publicações indexadas e/ou suas qualificações pelo Qualis da CAPES dentro da área das Ciências Agrárias I (ANEXOS 2 ;
VIII. Apresentar plano de Ensino da(s) disciplina(s) que pretende ministrar no PPGSIS;
IX. Apresentar documentação com ciência e concordância do Coordenador ou Chefe de Departamento onde o docente está lotado, além da ciência e concordância do Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (ou órgão equivalente) do Câmpus de origem;
X. Apresentar, no mínimo, um comprovante de submissão de projeto de pesquisa em órgão de fomento, durante o quadriênio;
5. DOCUMENTOS EXIGIDOS E LOCAL DA INSCRIÇÃO
As propostas deverão ser apresentadas por meio de processo administrativo no Sistema Eletrônico de Informações - SEI (Tipo Pesquisa: Projeto e Acompanhamento) que deverá ser enviada para unidade PPGSIS-DV, obedecendo-se a sequência de documentos a serem inseridos no processo de inscrição, nos quais estão descritos abaixo. No processo deverão ser incluídos os documentos descritos abaixo, devendo ser inseridos como documento externo, no formato “pdf” ou no formato nato digital (documento interno no SEI).
I. Ficha de inscrição preenchida (Anexo 1)
II. Ficha de pontuação do currículo (Anexo 2)
III. Cópia do diploma de Doutorado na área de Ciências Agrárias I ou afins, obtido junto a Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES;
IV. Cópia dos comprovantes da produção científica objeto de pontuação, especificada no anexo 3 deste Edital, no quadriênio 2017 e 2020. Serão permitidos comprovação de aceite para publicação de artigos ainda não publicados. Apresentar em documento único.
V. Comprovação de autorização de liberação para credenciamento junto ao PPGSIS, emitida pela chefia imediata onde atualmente encontra-se lotado o candidato.
VI. Plano de trabalho solicitado para o quadriênio (2021 a 2024) (Anexo 4);
VII. Plano de Ensino da(s) disciplina(s) que pretende ministrar no PPGSIS;
VIII. Comprovante de submissão de projeto de pesquisa em órgão de fomento, durante o quadriênio 2017-2020 (para docente permanente);
IX. Documento comprobatório do tempo como Docente vinculado à Instituição de Ensino Superior de origem.
X. Ofício de apresentação do docente permanente do PPGSIS ao candidato a professor colaborador, indicando que aceita integrá-lo ao seu grupo e/ou projetos de pesquisa (somente a vaga de docente colaborador).
Obs.: A inscrição e demais documentos a serem enviados que não forem recebidos a unidade especificada anteriormente citada até às 17:00h do dia 06/12/2020 serão consideradas desclassificadas.
6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
As propostas serão analisadas por Comissão específica designada pelo PPGSIS-DV, com base nos critérios de avaliação dispostos neste Edital;
A primeira etapa do processo será eliminatória e consistirá na conferência do cumprimento dos preceitos do item 3 e da efetiva entrega dos documentos previstos no item 4 deste Edital, respeitando-se a sequência designada e entrega de todos os documentos.
Serão credenciados para atuar na função de professor colaborador e permanente no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas os candidatos que, havendo atendido aos requisitos expostos no item 3 deste edital, obtenham a maior pontuação na somatória da produção, conforme o Anexo 2 deste edital. Em ocorrendo empate, o critério a ser adotado para desempate será o candidato com maior produção nos itens: “Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis - Estratos A1, A2, B1, B2” e “Livros e Capítulos de livros” (Anexo 2).
7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
7.1 O resultado provisório do processo de seleção será publicado na forma de uma lista de candidatos em ordem decrescente de pontuação, a qual será utilizada para definição da ordem de chamada dos candidatos para vinculação ao PPGSIS. A divulgação do resultado será realizada a partir das 17:00 h do dia 10 de fevereiro de 2020 por meio do site http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV.
7.2 Recursos fundamentados relacionados ao resultado do processo de seleção serão aceitos até 48 h a partir da data e hora de publicação dos resultados, no qual deverão ser enviados por meio de oficio ao e-mail ppgsis-dv@utfpr.edu.br.
7.3 Havendo solicitação de recurso, o resultado final do processo seletivo será publicado até 72 h a partir do prazo final estipulado para os recursos, no site http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV.
7.4 O candidato que, obedecida a ordem de classificação, não efetivar sua vinculação ao PPGSIS até sete (07) dias úteis após a data da publicação do resultado final do processo seletivo, declina de seu direito auferido com a classificação, abrindo de imediato, espaço para novas convocações em chamadas subsequentes. A vinculação do candidato classificado será efetivada mediante solicitação por escrito ao Colegiado do PPGSIS, enviado ao e-mail ppgsis-dv@utfpr.edu.br respeitando o prazo estabelecido neste item.
8. CRONOGRAMA
ATIVIDADE |
Período |
Período Da Inscrição |
19/11/2020-06/12/2020 |
Avaliação Da Documentação |
07/12/2020-09/02/2021 |
Resultado Preliminar |
a partir de 10/02/2021 |
Resultado (Pós-Recurso) |
Até 15/02/2021 |
Envio da carta de vinculação |
Até 21/02/2021 |
9. VALIDADE DO CREDENCIAMENTO
A validade do resultado deste edital segue critérios para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento conforme Resolução 03/2018, do PPGSIS.
10. DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 O regulamento Interno, contendo a resolução 003/2018 a qual estabelece as instruções para credenciamento e descredenciamento de docentes do PPGSIS, encontra-se disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/documentos/normas-ppgsis/instrucoes-normativas/in-03-2018-ppgsis-credenciamento
10.2 O não cumprimento das normas definidas neste edital, ou em comunicados do PPGSIS, acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis;
10.3 Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGSIS.
10.4 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente no presente Edital, fica eleito Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Dois Vizinhos, 18 de novembro de 2020.
______________________________________
Prof. Dr. Américo Wagner Junior
Presidente da Comissão de credenciamento e descredenciamento do PPGSIS
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos
______________________________________
Prof. Dr. Paulo Fernando Adami
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos
______________________________________
Profa. Dra. Michele Potrich
Diretora de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR-DV
________________________________________
Prof. Dr. Everton Ricardi Lozano da Silva
Diretor Geral do campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Documento assinado eletronicamente por AMERICO WAGNER JUNIOR, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em 18/11/2020, às 09:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por PAULO FERNANDO ADAMI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 18/11/2020, às 09:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em 20/11/2020, às 09:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em 20/11/2020, às 11:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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ANEXO 1 AO EDITAL Nº 006– PPGSIS
FICHA DE INSCRIÇÃO
1. Dados Pessoais
Nome: _____________________________________________________________
Data de Nascimento ____/____/________
Naturalidade ________________________________
Nacionalidade _______________________________
Estado Civil _________________________________
Carteira de Identidade (RG)_________________ Órgão Expedidor/Estado________
CPF________________________________
Filiação: Pai ________________________________________________________
Mãe_______________________________________________________________
Endereço: Rua/Av._____________________________________________nº_____
Complemento:_____________________Bairro______________________________
Cidade _________________________________________ UF___ CEP________________________
Telefone Residencial__________________ Telefone Celular___________________
E-mail_______________________________________
Data:____/____/________
Assinatura do candidato:_______________________________________________
ANEXO 2 AO EDITAL Nº 06 – PPGSIS
FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO
(Deve ser preenchida pelo docente candidato)
Itens da Avaliação1 |
Pontuação autoatribuída2 |
Pontuação homologada |
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Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis (deverá ser utilizado o Qualis pertencente a área de Ciências Agrárias I, classificação de periódicos quadriênio 2017-2020 no sítio da CAPES) |
A1 (100 pontos por artigo) |
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A2 (85pontos por artigo) |
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B1 (70 pontos por artigo) |
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B2 (55 pontos por artigo) |
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B3 (40 pontos por artigo) |
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B4 (25 pontos por artigo) |
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B5 (10 pontos por artigo) |
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Pontuação total dos artigos |
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Equivalente A1/Ano |
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Patente Concedida |
100 pontos por patente |
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Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis, classificados no estrato C, ou em revista de divulgação científica / tecnológica não indexada |
2 pontos por artigo, limitado a 10 pontos |
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Autoria e/ou organização de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial |
70 pontos por livro, limitado a 140 pontos |
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Capítulo de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial |
50 pontos por capítulo, limitado a 150 pontos |
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Projeto aprovado em órgão de fomento externo |
50 pontos por projeto, limitado a 150 pontos |
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Livros de outra natureza
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10 pontos por livro, limitado a 20 pontos |
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Orientação ou Co-orientação de Dissertações de Mestrado |
40 pontos por orientação concluída |
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Orientação ou ou Co-orientação de Teses de Doutorado |
60 pontos por orientação concluída |
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Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação |
10 pontos por orientação concluída, limitado a 80 pontos |
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Orientação de Monografias de Especialização |
15 pontos por orientação concluída, limitado a 60 pontos |
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Estar atuando como Docente Colaborador ou Permanente em Programa de Pós-Graduação da UTFPR |
30 pontos |
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TOTAL |
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*nota final de avaliação = 0,8 (avaliação do currículo, conforme ficha do Anexo 2) + 0,2 (plano de trabalho)
Assinatura do candidato:________________________________________________
1Serão consideradas as produções contempladas no período entre 2017-2020.
2Os campos desta coluna devem ser preenchidos pelo candidato.
ANEXO 3 AO EDITAL Nº 06 – PPGSIS
PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
1. Deverá ser entregue digitalizado, com boa qualidade (documentos legíveis), em arquivo pdf, na ordem e numeração constante no item 4 deste edital.
2. As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida no Anexo 02. A documentação comprobatória do Curriculum lattes deverá ser enviada na ordem do Anexo 02, sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.
3. No caso de artigo científico, deverá ser apresentado a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o periódico onde o mesmo foi publicado, com DOI, ano, volume, número e páginas (quando houver).
4. No caso de patente concedida, apresentar documento comprobatório de detentor da mesma.
5. No caso dos capítulos de livro poderá ser apresentado apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es), juntamente com a capa do livro, ficha catalográfica e sumário.
6. Para a comprovação da publicação de livro, deverá ser apresentada a capa e a ficha catalográfica do mesmo.
7. No caso de projeto, a comprovação de envio ao órgão de fomento externo;
8. No caso das orientações ou coorientações, a declaração de orientação.
Anexo 4 Ao EDITAL n°006/2020-PPGSIS
PLANO DE TRABALHO
O Plano de Trabalho, com no máximo 10 páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas ao longo do quadriênio 2021-2024. Deve-se constar:
- Proposta de pesquisa
- Participação em pesquisas/grupos de pesquisa;
- Participação em docência;
- Publicações pretendidas;
- Formas de auxílio para captação de recursos para pesquisas e inovação,
- Coorientação;
- Organização de eventos/seminários;
- Diferencial de sua linha de pesquisa para o programa
- Outros
Referência: Processo nº 23064.040123/2020-96 | SEI nº 1756531 |