Boletim de Serviço Eletrônico em 09/12/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS FRANCISCO BELTRÃO

DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB

 

EDITAL nº 30/2020

 

O Diretor-Geral do Câmpus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e, considerando: a Deliberação nº 05/2020 – COUNI, de 16 de março de 2020, que suspende as atividades presenciais devido a pandemia de COVID-19 (coronavírus); a Portaria no 491, de 19 de março de 2020, do Ministério da Educação/Secretaria Executiva, que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Ministério da Educação; a Deliberação nº 07/2020 - COUNI, Ad referendum de 27 de março de 2020, que delibera sobre a suspensão do calendário letivo da UTFPR, por tempo indeterminado; a Deliberação nº 10/2020 - COUNI, de 16 de maio de 2020, que homologa os Ad referendum supracitados; a Resolução nº 19/2020 - COGEP, retificada em 01 de junho de 2020, que trata da operacionalização do desenvolvimento de ADNP nos cursos de graduação e CALEM da UTFPR, em período especial; a Deliberação nº 12/2020 - COUNI, o Conselho de Graduação e Educação Profissional, que aprovou a Resolução nº 19/2020 - COGEP, publicada em BSE no dia 01 de junho de 2020, que operacionaliza o desenvolvimento de ADNP nos cursos de graduação, cursos técnicos e do programa de línguas CALEM da UTFPR durante a vigência do período especial; a Resolução 49/2020 - COGEP que trata do calendário acadêmico para os períodos letivos de 2020/2, 2021/1 e 2021/2; a Resolução nº 48/2020 - COGEP que trata da normatização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais para o período de Pandemia de COVID-19 e a Instrução Normativa nº 16, de  08 de dezembro de 2020 - GABIR, RETIFICA os Editais 13 e 18/2020 - DIRGRAD - Programa de Monitoria com Bolsa e Monitoria Voluntária do Câmpus Francisco Beltrão da UTFPR.

 

1. DO OBJETO

O Programa de Monitoria da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

2.1 Este Edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).

 

3. DAS BANCAS DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS E FORMAÇÃO DAS BANCAS AVALIADORAS

3.1 A seleção dos/as Estudantes-Monitores/as será feita a partir de processo seletivo elaborado pelo Departamento Acadêmico responsável pela vaga, sob orientação e supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, de acordo com a Instrução Normativa 03/2009 – PROGRAD. Cada Banca de Avaliação para a seleção é composta, no mínimo, por dois professores indicados pelo Departamento Acadêmico responsável pela vaga;

3.2 A seleção será realizada conforme cronograma no item 5 deste Edital.

3.3 Os/as alunos/as inscritos/as em mais de uma disciplina devem enviar um vídeo para cada disciplina, identificando-os corretamente;

3.4 Nos quadros I e II estão apresentados: o Departamento Acadêmico responsável pela vaga, os professores membros da banca de seleção, os estudantes inscritos por disciplina.

 

3.4.1 Quadro I – Monitoria com Bolsa

 

DISCIPLINA

INSCRITOS

DEPARTAMENTO

BANCA

BIO001

Alana Natália da Rocha Martignoni

DAQBI

Prof.  Maria Helene G. Canteri e Prof.  Saionara Sartor

Alice Hobold Soares

Beatriz Da Silva Rodrigues

Eduarda Leticia de Lima

Érica da Rosa

Iago Patrick Mioranza Finger

Ingrithy Vendruscolo

Isabella Corbari dos Santos

Jaqueline Tiemi Shibakura

Juliana Oliveira Couto Silva

Marina Campaner Fernandes

Tais Vendruscolo Finco

MAT001

Laís Regina Volff

DAFEM

Prof. Tereza Rachel Mafioleti e Prof. Aline Kieskoski

Leokadia Waiss dos Santos

Samuel Alves de Souza Pinheiro

Caio Zacarias Rocha de Souza

Cristiane Carvalho dos Santos

Iago Patrick Mioranza Finger

Isabella Corbari dos Santos

Kaue Coutinho Medrado

Larissa Pollyane Klososki Ribeiro

Matheus Machado de Souza

Victor Martins De Souza

MAT002; GAAL

Júlia Ferronato Dalla Vecchia

DAFEM

Prof. Maiquiel Schmidt de Oliveira e Prof. Maressa Fontana Mezoni

Andressa Akemi Mizobata

Cristiane Carvalho dos Santos

Gustavo Persicotti da Silva

Isabella Corbari dos Santos

Kaue Coutinho Medrado

Mariana de Bairros Mayer

QUI001

Geovanna Teixeira

DAQBI

Prof. Thalita G. Rauen, Prof. Saionara Sartor e Prof. Maria Helene  G. Canteri

Karen Santos Felix

Ana Laura Pereira

Carlos Alberto Câmara Leal de Oliveira

Eduarda Leticia de Lima

Guilherme Henrique Berton

Guilherme Larralde Cassimiro

Iago Patrick Mioranza Finger

Juliana Oliveira Couto Silva

Karen Santos Felix

Laiane Neri Bueno

Larissa Pollyane Klososki Ribeiro

Marina Campaner Fernandes

Maureen Laís Wedig

Paulo Rubens Mateus Filho

QUI008

Isabella Corbari dos Santos

DAENG

Prof. André Zuber e Prof. Douglas Júnior Nicolin

Izadora Pagnoncelli Netto

João Pedro Rodrigues Airolde

Paulo Rubens Mateus Filho

QUI022 e QUI027

Ana Laura Pereira

DAQBI

Prof. Silvane Móres e Prof. Fernanda de Souza

Iago Patrick Mioranza Finger

Ingrithy Vendruscolo

Isabella Corbari dos Santos

Juliana Oliveira Couto Silva

Tais Vendruscolo Finco

 

 

3.4.2 Quadro II – Monitoria Voluntária

DISCIPLINA

INSCRITOS

DEPARTAMENTO

BANCA

IB32E e BIO004

Júlia Ferronato Dalla Vecchia

DAQBI

Prof. Elisângela Düsman e Prof.  Claudia E. C. Bravo

INF001

Laís Regina Volff

DAINF

Prof. Edson dos Santos Cordeiro; Prof. Marcos Mincov Tenório e Prof. Francisco Antonio Fernandes Reinaldo

Guilherme Ascoli

MAT001

Leokadia Waiss dos Santos

DAFEM

Prof. Maycow Gonçalves Carneiro e Prof. Eduardo Michel Vieira Gomes

Samuel Alves de Souza Pinheiro

Geovanna Teixeira

MAT006

Daiane Piva Andrade

DAFEM

Prof. Camila Nicola Boeri Di Domenico e Prof. Maiquiel Schmidt de Oliveira

QUI001 e QUI018

Karen Santos Felix

DAQBI

Prof. Thalita G. Rauen, Prof. Saionara Saror e Prof. Maria Helene G. Canteri

Ana Laura Pereira

QUI004

Amanda Caroline Boeck

DAENG

Prof. André Zuber e Prof. Douglas Júnior Nicolin

QUI011

Beatriz da Silva Rodrigues

DAENG

Prof. Wagner da Silveira, Prof. Ana Paula Oliveira Schimitz

QUI032

Luana Roberta Rabello

DAENG

Prof. Michele Di Domenico e Prof. Claiton Brusamarello

QUI033

Luana Roberta Rabello

DAENG

Prof. Ana Paula de Oliveira Schmitz e Prof. Juan Carlos Pokrywiecki

Patricia Aline Bressiani

 

3.5 Em função da monitoria acontecer remotamente por conta do período de Pandemia de COVID-19, os/as candidatos/as que preencheram o formulário para as vagas de renovação, deverão cumprir a etapa de envio do vídeo de apresentação conforme descrito no item 5 deste Edital.

 

3.5.1 Quadro III – Inscritos na renovação de monitoria

DEPARTAMENTO

DISCIPLINA

MONITOR

DAENG

QUI035 (Bolsista)

Marilia Eduarda Wons

DAENG

QUI038 (Voluntário)

Emanuel Stingelin Dornelles

DAFEM

MAT002; GAAL (Bolsista)

Bruna Barbieri

DAFEM

MAT005 (Bolsista)

Marcos Henrique Tomazini Mikoanski

DAENG

QUI036 (Bolsista)

Mariana Moschen Thomazzoni

DAINF

ED33L; LP32L; INF001 (Bolsista)

Caetano Barroso Batista Biss

DAENG

QUI030 (Voluntário)

Anderson Kalinoski

DAFEM

MAT001 (Bolsista)

Alice Cristini dos Santos Ramos

DAQBI

QUI003 (Voluntário)

Laiane Neri Bueno

DAQBI

QUI002 , QUI019 , QUI021 (Voluntário)

Jhefferson Luiz Schiavini

 

3.6 As disciplinas listadas no Edital 13/2020 - DIRGRAD, que não constam nos quadros I, II e III deste Edital, não tiveram inscritos.

 

4. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O/a candidato/a será excluído/a do processo de seleção se não cumprir a etapa de envio do vídeo de apresentação, conforme descrito no item 5 deste edital, e/ou se as informações prestadas no ato da inscrição e/ou seleção não forem verdadeiras.

 

5. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

5.1 A seleção dos/as Estudantes-Monitores/as será feita a partir de processo seletivo elaborado pelo Departamento Acadêmico responsável pela vaga em conjunto com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, de acordo com a Instrução Normativa 03/2009 – PROGRAD.

 

5.2 Na seleção para as vagas referidas neste edital serão utilizados os seguintes critérios:

Nota na disciplina = peso 5

Vídeo de apresentação * = peso 3

Coeficiente do aluno = peso 2

 

* Publicação de um vídeo de apresentação: o estudante deverá elaborar um vídeo de no máximo 3 minutos e publicá-lo no YouTube como "não-listado". O link para o vídeo deverá ser enviado para o e-mail: dirgrad-fb@utfpr.edu.br até as 23h59 do dia 04/02/2021, intitulado com nome da disciplina e do aluno, EX: Monitoria da disciplina XX, aluno XX. O vídeo deve conter uma apresentação pessoal e acadêmica do estudante, apresentando as suas habilidades e experiência com o uso de softwares. Serão 4 critérios de avaliação do vídeo: conteúdo, uso de ferramentas de edição, uso de elementos de vídeo e qualidade de som e imagem. Cada critério poderá receber as possíveis avaliações: ruim (4 pontos), regular (6 pontos), bom (8 pontos) e excelente (10 pontos). Os pontos de cada critério serão somados e divididos por quatro para comporem a pontuação média do vídeo (PV).

5.3 Os estudantes serão classificados por ordem decrescente de pontos.

5.4 No caso de não haver inscritos/as e/ou classificados/as para as vagas de Monitoria Voluntária, a lista de classificação de Monitoria com Bolsa da mesma disciplina poderá ser aproveitada para convocação de Estudante Monitor/a Voluntário/a.

 

6.DA PERDA DO DIREITO À BOLSA AO ESTUDANTE

O/A candidato/a perderá o direito à Bolsa se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital e o que determina o Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009.

 

7.RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

I. O resultado preliminar da seleção, bem como a relação dos estudantes selecionados para  as  vagas  disponíveis, será divulgada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional em edital próprio a ser publicado no dia 12 de fevereiro de 2021 em http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao;

 

8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

09/12/2020 a 04/02/2021

Publicação do vídeo de apresentação conforme descrito no item 5. 

05/02/2021 a 10/02/2021

Seleção 

11/02/2021

Entrega dos resultados da seleção pelos Departamentos à DIRGRAD

12/02/2021

Publicação dos Resultados e Convocação

12/02/2021 e 18/02/2021

Preenchimento dos documentos (via SEI) e envio à DIRGRAD: horário do estudante monitor, plano de trabalho e Termo de Acordo

01/03/2021

Início das atividades dos monitores

Data a definir

Reunião de Orientação Pedagógica aos orientadores

Data a definir

Reunião de Orientação Pedagógica aos monitores

31/08/2021

Término das atividades dos monitores e entrega dos Relatórios dos alunos para professores

20/05/2021

Entrega dos relatórios dos professores orientadores aos Departamentos

24/05/2021

Entrega dos relatórios dos Departamentos à DIRGRAD

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

I. O/a candidato/a deverá considerar o Regulamento do Programa de Monitoria ao/à Estudante da UTFPR, disponível na página da PROGRAD e nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação ao processo seletivo de Monitoria com Bolsa e Monitoria Voluntária.

II. Em virtude do período de Pandemia de COVID-19, o aluno-monitor, para realizar a monitoria, nos termos da Instrução Normativa nº 16, de  08 de dezembro de 2020 - GABIR, deverá possuir os recursos digitais necessários.

III. Caso o orientador não tenha interesse em manter a monitoria durante período de Pandemia de COVID-19 deverá informar o Departamento responsável pela vaga.

IV. Em virtude do período de Pandemia de COVID-19, poderá ocorrer a renovação automática da monitoria para o semestre seguinte de acordo com os recursos disponíveis e interesse do professor orientador, desde que, o/a aluno/a atenda as condições expressas no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009.

V. O número de bolsas dependerá dos recursos financeiros destinados ao Programa de Monitoria. Caso seja inferior ao número de bolsas previstas no edital 13/2020 - DIRGRAD, as disciplinas com menor pontuação passarão a ser voluntárias, ou ainda havendo recursos, as disciplinas com monitores voluntários poderão passar a ser bolsistas.

VI. As dúvidas e/ou omissões acerca do presente  Edital  serão dirimidas pela  Diretoria  de  Graduação  e Educação Profissional, observada a legislação vigente.

VII. Os recursos, devidamente fundamentados, com os pontos a serem analisados, deverão ser protocolados no prazo de até 24h após a publicação dos editais, ao Diretor-Geral do Câmpus, através do e-mail dirgrad-fb@utfpr.edu.br .

VIII. O foro da Justiça Federal será o órgão competente para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente.

 

 

Francisco Beltrão, 09 de dezembro 2020.

 

 

 

(assinado eletronicamente)

Alexandre da Trindade Alfaro

Diretor-Geral da UTFPR - Câmpus Francisco Beltrão


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE DA TRINDADE ALFARO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 09/12/2020, às 13:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23064.003737/2020-97 SEI nº 1760764