Boletim de Serviço Eletrônico em 20/11/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

 

Retificado em 20/11/2020

CONVITE PROPPG/PROREC 06/2020 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROGRAMA EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA NO ÂMBITO DA REDE AGROBIOALIMENTAR

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tornam público a abertura para envio de projetos para o presente Convite até 25/11/2020, com vistas à elaboração da Proposta Institucional para consolidar Programa em parceria com a Fundação Araucária, no âmbito de Rede AgroBioAlimentar.

 

DOS OBJETIVOS

 

Os objetivos do presente Convite são: 

 

Conhecer Grupos de Pesquisa, Programas de Pós-Graduação e Pesquisadores da UTFPR que desenvolvam atividades alinhadas com o contexto BioAgroAlimentar, de modo a definir o perfil Institucional para a estruturação da Proposta em parceria com a Fundação Araucária.

Captar Projetos Temáticos de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação (PD&I) compatíveis com o contexto da estruturação da Rede AgroBioAlimentar e que sejam representativas das diferentes áreas de conhecimento relacionadas à temática proposta.

Designar grupo de trabalho para a elaboração da Proposta Institucional, contemplando a representatividade Institucional das áreas do conhecimento relacionadas com o contexto AgroBioAlimentar.

 

CARACTERISTICAS DA PROPOSTA

 

A proposta consistirá no envio de 1 (um) Projeto Temático de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação (PD&I) contemplando pelo menos uma das Linhas Temáticas relativas ao contexto BioAgroAlimentar:

 

Biotecnologia, Processos Biotecnológicos Aplicados, Bioenergia, entre outros.

Agronomia, Tecnologia e Inovação para Agropecuária, Fitotecnia, Zootecnia, entre outros.

Ciências de Alimentos, Tecnologia dos Alimentos, Engenharia de Alimentos, entre outros.

 

A proposta deverá obrigatoriamente envolver grupo de pesquisadores, com no mínimo 5 (cinco) integrantes e que apresentem produção científica e/ou tecnológica relevante na área do conhecimento em que está inserido o Projeto Temático.

A proposta deverá apresentar claramente seu potencial de interlocução com o setor produtivo, startups, spin offs, empresas, seja por ações de cooperações, transferência de tecnologias, desenvolvimento de produtos, aprimoramento de processos de produção, encomendas tecnológicas, entre outros.

O orçamento do Projeto Temático deverá incluir os elementos de despesa necessários à sua realização, de modo a fornecer informações que fundamentarão a Proposta Institucional. O valor máximo total dos itens orçamentários não deverá ultrapassar R$ 100.000,00 (cem mil reais).

 

DAS DESPESAS

 

As despesas elencadas deverão estar diretamente relacionadas à execução do Projeto Temático e constar em um dos tipos descritos a seguir.

Despesas de Custeio:

 

Material de consumo, inclusive matérias-primas;

Softwares;

Despesas com patenteamento;

Serviços de Terceiros/Pessoa Jurídica.

 

Despesas acessórias de importação, limitadas a 20% do valor do item (equipamento, material permanente ou material de consumo).

Despesas com Bolsas – Tipos:

 

Pesquisa: graduação e pós-graduação

Extensão tecnológica

Iniciação tecnológica

 

 

Despesas de capital: equipamentos e material permanente, inclusive peças de reposição.

 

 

REQUISITOS PARA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES

 

Poderão participar da composição de Equipes para este Convite, os Pesquisadores que se enquadrem em uma das categorias a seguir:

 

 

Servidor ativo do quadro permanente de servidores da UTFPR;

Docente aposentado enquadrado no Regulamento do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR (Deliberação 01/2011 COUNI);

Visitante enquadrado no Regulamento do Programa de Professor Visitante da UTFPR (Resolução 039/2016 COPPG).

 

 

As equipes devem ser compostas prioritariamente por:

 

Pesquisadores com atuação relevante na Linha Temática da respectiva proposta;

Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (DT) ou com produção equivalente na área temática da proposta;

Pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação e quando possível de diferentes Câmpus da UTFPR.

 

DO PROCESSO DE SUBMISSÃO

 

As propostas deverão ser elaboradas de acordo com o modelo descrito no ANEXO A (disponível em formato editável no site da PROPPG).

A submissão deverá ser realizada pelo coordenador do Projeto através de processo administrativo no SEI (Tipo de processo: Pesquisa: Programas e Fomentos), até o dia 25/11/2020.

O documento mencionado no item 5.1 deve obrigatoriamente ser submetido no formato pdf.

O processo SEI deverá ser enviado à DIRPPG do Câmpus de origem do coordenador da proposta, que o encaminhará à PROPPG, observando a data limite prevista no item 7 deste Convite.

 

CRITÉRIOS DE DEFINIÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL

 

As propostas serão analisadas conjuntamente pela PROPPG e PROREC, com auxílio de consultores ad hoc se necessário, com base nas características sintetizadas no Quadro 1.

Os critérios de avaliação serão ponderados em observância à aderência do Projeto Temático com vistas à estruturação de Proposta Institucional no âmbito da Rede BioAgroAlimentar.

As propostas serão agrupadas por Linha Temática e irão compor os eixos norteadores para a estruturação da Proposta de Parceria com a Fundação Araucária. Serão selecionadas no máximo 3 (três) Propostas por Linha Temática.

 

Quadro 1 - Critérios de análise para composição da Proposta Institucional

Critério

Pontuação máxima

1 - Adequação e relevância da proposta à Linha Temática escolhida.

10

2 – Qualificação da equipe executora quanto à expertise na P&D relacionada à Linha Temática escolhida.

10

3 – Potenciais impactos tecnológicos e científicos do Projeto Temático.

8

4 – Potenciais impactos sociais e ambientais do Projeto Temático

8

5 - Perspectivas de transferência de resultados do Projeto Temático para a UTFPR, para o setor econômico e para a sociedade, incluindo parcerias a serem estruturadas com empresas a partir da execução da proposta

5

 

CRONOGRAMA

 

7.1

Lançamento do Convite PROPPG/PROREC 06/2020

  12/11/2020

7.2

Inscrição e envio de propostas à PROPPG

  12/11/2020 a 25/11/2020

7.3

Divulgação do Resultado Final

  27/11/2020

7.4

Elaboração e envio da Proposta Institucional à Fundação Araucária

  15/11/2020 a 30/11/2021

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

 

O Coordenador das propostas selecionadas se compromete a compor o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Proposta Institucional de parceria com a Fundação Araucária para a consolidação do Programa Rede BioAgroAlimentar.  

Ao inscrever-se no processo seletivo regido por este Convite, o coordenador declara conhecimento e concordância com os termos nele estabelecidos.

A composição da Proposta Institucional a ser enviada à Fundação Araucária poderá se fundamentada, a critério do grupo de trabalho, no conteúdo dos Projetos Temáticos selecionados neste Convite, que permanecerão em sigilo a quaisquer pessoas que dele não fizerem parte ou a quem mais porventura solicitar seu acesso.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Convite.

Os casos omissos serão analisados e deliberados conjuntamente pela PROPPG e PROREC.

Este Convite estará vigente a partir da data de sua publicação na página da PROPPG no Portal da UTFPR.

 

 

Curitiba, 12 de novembro de 2020.

 

 

 

Profa. Claudia Regina Xavier

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

Prof. Rubens  Alexandre de Faria

Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 20/11/2020, às 18:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RUBENS ALEXANDRE DE FARIA, PRO-REITOR(A), em (at) 20/11/2020, às 19:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1761737 e o código CRC (and the CRC code) 722C11A8.



ANEXO A – MODELO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO TEMÁTICO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E/OU INOVAÇÃO (P,D&I)

 

Título do Projeto:

 

Coordenador:

 

Equipe (mínimo 5)*

 

Nome:_____________________________________ CV lattes: _______________________

Nome:_____________________________________ CV lattes: _______________________

Nome:_____________________________________ CV lattes: _______________________

Nome:_____________________________________ CV lattes: _______________________

Nome:_____________________________________ CV lattes: _______________________

Nome:_____________________________________ CV lattes: _______________________

 

 

*indicar, para os integrantes da equipe que forem bolsistas produtividade em pesquisa ou em desenvolvimento tecnológico (PQ ou DT), o nível da bolsa e o órgão de fomento concedente.

 

Área/Subárea de Conhecimento:

 

Prazo (Meses): Informar o número de meses previstos para a execução do projeto (máximo 24 meses).

 

 

RESUMO (máx. 500 palavras)

LINHA TEMÁTICA DO PROJETO: indicar, obrigatoriamente, apenas uma opção, conforme previsto no item 2.1 do Convite PROPPG/PROREC 06/2020.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO

JUSTIFICATIVA Demonstrar a relevância do problema abordado e o estado da arte pertinente à Linha Temática escolhida

METODOLOGIA (descrever os procedimentos para o desenvolvimento do Projeto, destacando as possibilidades de parecerias e ações em colaboração com setor produtivo e empresas)

Metas

Cronograma (período necessário para a execução de cada meta)

RESULTADOS ESPERADOS

IMPACTOS ESPERADOS:

Impacto Científico (formação de recursos humanos, teses, publicações e comunicações em congressos, citações, entre outros)

Impacto Tecnológico (desenvolvimento de produtos ou processos, obtenção de patentes, entre outros)

Impacto Econômico: (transferência de resultados do projeto a setores de produção industrial, serviços, tais como redução de custos e investimentos)

Impacto Social: (influência nos níveis de qualidade de vida das populações afetadas, em âmbito regional ou local, tais como emprego, renda, saúde, educação, habitação, saneamento, entre outros)

Resumo de Orçamento: apresentar os elementos de despesa necessários para execução do Projeto e os respectivos valores estimados para cada um deles. Não é necessário apresentar documentos comprobatórios (orçamentos de itens de consumo, bens e serviço) entretanto faz-se necessário estabelecer claramente os tipos de elementos de despesa e seus quantitativos.

 


Referência: Processo nº 23064.039524/2020-01 SEI nº 1761737