Boletim de Serviço Eletrônico em 20/11/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV

 

EDITAL Nº 005/2020 - DIRGRAD-DV

SELEÇÃO BOLSISTAS GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES – AGRICULTURA FAMILIAR – SABERES E FAZERES DA VIDA NO CAMPO

RETIFICADO EM 20 DE NOVEMBRO DE 2020

 

O Diretor do Campus Dois Vizinhos, juntamente com o Tutor do Grupo PET Conexões de Saberes – Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo, considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005, tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010, torna público que estão abertas as inscrições para processo seletivo para ingresso ao PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET de 2020.

 

1. PREÂMBULO

 

O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados à partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

 

O Programa de Educação Tutorial está vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESU, subordinada ao Ministério da Educação – MEC, sendo orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem os seguintes objetivos:

 

Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

 

3. DAS BOLSAS

 

Os alunos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos reais), depositados em conta corrente específica, oriundo de recursos do FNDE PROGRAMA PET, de acordo com a Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005; Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010 e; Resolução nº 42, de 4 de novembro de 2013.

 

O início das atividades de bolsista será a partir de fevereiro de 2021.

 

4.DAS VAGAS

 

Este edital destina-se ao preenchimento de 03 (três) vagas com bolsa e formação de lista de reserva. O preenchimento da vaga se dará com base nos critérios estabelecidos neste edital.

 

5.DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

Poderão candidatar-se à bolsista PET – Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo os alunos, que atendam às seguintes condições de caráteres classificatórios:

 

Estar regularmente matriculado até o sexto período como estudante de graduação em qualquer curso oferecido pela UTFPR-DV;

Não ser bolsista de qualquer outro programa, (para fins de processo seletivo não há implicações, porém caso selecionado, o candidato tem livre arbítrio para escolha de permanência com apenas uma das bolsas);

Apresentar rendimento acadêmico igual ou superior a 6,5 (seis pontos e meio) sendo que no caso de alunos calouros será atribuída essa pontuação mínima (6,5) nesse quesito;

Ter disponibilidade de vinte horas semanais para dedicar-se às atividades do programa.

 

6.DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO

 

As inscrições deverão ser realizadas no período de 20 à 30 de novembro de 2020, até às 23:59 horas, via formulário do Google link: https://forms.gle/UPUqnM5dDeLb1tDc8

 

7.DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

 

Os candidatos a bolsista PET – Agricultura Familiar deverão apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:

 

a) Cópia da carteira de identidade e CPF;

b) Cópia do histórico escolar do curso de  graduação impresso à partir do Sistema Acadêmico;

c) Declaração de ciência do item 2 do inciso 5, salvo auxílio permanência (Anexo I);

d) Cadastro socioeconômico preenchido (Anexo II);

e) Cópia da última nota fiscal de produtor ou cópia de carteira de trabalho do pai ou mãe, esta devidamente assinada por empregador rural que comprove origem de família com dedicação ao trabalho rural.

f) Declaração de que entrou pelo sistema de cotas ou ter cursado o ensino médio em escola pública (Anexo III).

 

Observações: A falta de qualquer documento, à exceção do item “e” e “f”, desclassifica automaticamente o discente deste processo seletivo. Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado com o nome do candidato em letra legível e abaixo descrever "Processo Seletivo de discentes Grupo PET Conexões dos Saberes – Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo ". Contrato de arrendamento rural não substitui o item “e”. A responsabilidade pela conferência e veracidade ante entrega da documentação é de exclusividade do discente, sob pena de eliminação deste processo seletivo.

 

8.DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

A homologação das inscrições será realizada pela Comissão de Seleção. Serão homologadas todas as inscrições que atenderem ao item 7 supracitado. A relação das inscrições homologadas será divulgada por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e no site do Grupo PET – Conexões dos Saberes Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo, até o dia 02 de dezembro de 2020, às 23:59 horas.

 

9.RECURSO DA NÃO HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

Recursos contra a não homologação das inscrições poderão ser protocolados até o dia 03 de dezembro de 2020, às 23:59 horas. Deverão ser encaminhados ao e-mail da Assessoria de Graduação e Educação Profissional (asgrad-dv@utfpr.edu.br).

Os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, conjuntamente com a comissão de seleção designada.

Em havendo necessidade, nova listagem de inscrições homologadas será publicada no dia 04 de dezembro de 2020, de acordo com o item 8.

 

10.DA COMISSÃO DE SELEÇÃO, DOS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

 

10.1 A seleção dos bolsistas será feita por comissão composta pelo tutor do grupo, mais dois professores convidados e no mínimo dois acadêmicos bolsistas do Grupo PET – Conexões dos Saberes Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo, que serão designados por Portaria do Diretor-Geral. Serão adotados os seguintes procedimentos e critérios de seleção:

 

a. Avaliação do desempenho escolar da graduação por meio do Coeficiente de Rendimento do acadêmico. Para calouros, será atribuído nota 6,5. (peso = 1,0 ponto);

b. Aprovação em prova escrita de conhecimento sobre o PET, a realizar-se no dia 07 de dezembro de 2020, via plataforma Moodle, às 8:00 horas, tendo a duração de 60 (sessenta) minutos, com acesso a ser liberado para os candidatos que tiverem as inscrições homologadas. Temas: Conhecimento sobre o Programa de Educação Tutorial - PET (MOB, CENAPET, etc.), disponíveis em: http://portal.mec.gov.br/pet/ e conhecimentos gerais (peso = 2,0 pontos);

c. Entrevista* individual com psicóloga voluntária a realizar-se no dia 09 de dezembro de 2020, via reunião do Google Meet, com acesso a ser liberado para os candidatos que tiverem as inscrições homologadas, à partir das 08:00 horas, onde serão considerados parâmetros como responsabilidade, integração, iniciativa, doação, dedicação e capacidade de trabalho em equipe (peso = 2,0 pontos);

d. Entrevistas* individuais com as bancas da Comissão de Seleção, sendo uma formada pelo Tutor e mais dois professores da UTFPR e outra, formada por no mínimo dois acadêmicos bolsistas do Grupo PET – Conexões de Saberes - Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo, que acontecerão no dia 09 de dezembro de 2020, via reunião do Google Meet, com acesso a ser liberado para os candidatos que tiverem as inscrições homologadas, a partir das 13:30 horas (peso 4,0 pontos);

e. Ser oriundo da agricultura familiar e/ou cotista, devidamente comprovado de acordo com o item “e” e “f” do inciso 7 (peso = 1,0 pontos).

Observação: Somente serão classificados discentes que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 pontos, sendo a classificação em ordem decrescente.

 

10.2 A entrevista com a psicóloga e com as bancas da Comissão de Seleção, que ocorrerão de forma on line e individualizada, se dará em horários previamente definidos para cada candidato que tiver a sua inscrição homologada. A relação dos links de acesso das salas virtuais bem como dos horários de cada candidato, se dará conjuntamente com a publicação das inscrições homologadas, conforme descrito nos itens 8 e 9.

 

10.3 O não comparecimento do candidato em qualquer uma das fases do processo de seleção caracterizará desistência por parte do mesmo.

 

10.4 A UTFPR se exime de qualquer responsabilidade acerca de problemas técnicos e/ou tecnológicos para a participação do candidato nos momentos pré-agendados de entrevista e avaliação. Caberá única e exclusivamente ao candidato o dever de ter disponível, nos horários estabelecidos, equipamento eletrônico e acesso à internet que possibilitem a participação de forma remota.


 

11.DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

 

O desempate acontecerá seguindo a ordem dos critérios:

a. Ser proveniente de família com dedicação ao trabalho rural;

b. Desempenho superior nas entrevistas com a Comissão de Seleção;

c. Desempenho superior na prova escrita;

d. Desempenho superior na dinâmica com a psicóloga voluntária.

 

Persistindo o empate, será classificado o candidato de maior idade.

 

12. DO RESULTADO PRELIMINAR

 

O resultado preliminar com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado até às 23:59 horas, do dia 10 de dezembro de 2020, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e no site do Grupo PET – Conexões dos Saberes Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo.

 

Links para consultas:

 

- Página DIRGRAD-DV: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

- Site do PET: https://www.petagriculturafamiliar.com/

 

13. DOS RECURSOS 

 

Recursos contra o resultado preliminar poderão ser protocolados até às 23:59 horas, do dia 13 de dezembro de 2020. Deverão ser encaminhados ao e-mail da Assessoria de Graduação e Educação Profissional (asgrad-dv@utfpr.edu.br).

Os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, conjuntamente com a comissão de seleção designada.


 

14. RESULTADO FINAL 

 

O resultado final com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado até o dia 16 de dezembro de 2020, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e no site do Grupo PET – Conexões dos Saberes Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo.



 

15. CRONOGRAMA

 

O Cronograma (datas importantes) contemplando os principais eventos e datas/prazos para a operacionalização do processo seletivo consta da tabela seguinte.

 

 

CRONOGRAMA

EVENTO

DATA/PERÍODO

2 – Inscrições (até às 23:59).

Link para inscrição: https://forms.gle/UPUqnM5dDeLb1tDc8

20 a 30/12/2020

3 – Publicação da homologação das inscrições.

Até 02/12/2020

4 – Recurso da Não homologação até às 23:59h

(email: asgrad-dv@utfpr.edu.br)

03/12/2020

5 - Resultado dos Recursos da Não Homolagação 

04/12/2020

6 – Prova Escrita (Apenas inscritos Homologados)

Via Moodle

07/12/2020

7 – Entrevista com psicóloga e Bancas de Seleção.

09/12/2020

8 – Publicação do resultado preliminar.

(http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos)

10/12/2020

9 – Recursos até às 23:59h

(email: asgrad-dv@utfpr.edu.br)

13/12/2020

10 – Resultado Final 

Até 16/12/2020.

 

 

16. DISPOSIÇÕES FINAIS 

 

a. Os candidatos classificados serão credenciados ao grupo à partir de fevereiro de 2021, mediante convocação do tutor via e-mail. O não comparecimento para reunião com tutor após a convocação implicará na perda da vaga. Por quaisquer eventualidades, suplentes serão contatados com antecedência pelo tutor para eventual credenciamento ao grupo.

 

b. Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos, conjuntamente com a Comissão de Seleção.

 

c. O presente Edital será publicado na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e no site do Grupo PET – Conexões dos Saberes Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo.

 

Links para consultas: 

 

- Página DIRGRAD-DV: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos

- Site do PET: https://www.petagriculturafamiliar.com/

 

d. Os candidatos participantes deste processo poderão ser convocados para vincularem-se ao grupo até o dia 31/12/2021, respeitada a ordem de seleção. Após tal data, este edital perde sua validade, devendo as novas vinculações serem objetos de novas seleções;

 

e. Ficam validadas as inscrições protocoladas pelos candidatos no mês de março de 2020.

 

f. Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

Dois Vizinhos, 20 de novembro de 2020.

 

 

 


 

EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA

Diretor-Geral

 

 


 

FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA

Diretora de Graduação e Educação Profissional

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA, DIRETOR(A), em 20/11/2020, às 15:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em 20/11/2020, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1762779 e o código CRC (and the CRC code) D079B76F.



 

ANEXO I

 

DECLARAÇÃO

 

 

Eu,                                                                                                                  , declaro para fins de participação no processo de seleção para ingressar no Grupo PET – Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da Vida no Campo, que não sou aluno bolsista de nenhum programa, e caso bolsista, se selecionado for, terei que optar em única e exclusivamente por uma das bolsas.

 

 

 

 

Dois Vizinhos,         de                                de 2020.

 

 

 

 

Assinatura do requerente (ou responsável, se menor de 18 anos)

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II

CADASTRO SOCIOECONÔMICO PARA A CONCESSÃO DE BOLSA PET – AGRICULTURA FAMILIAR – SABERES E FAZERES DA VIDA NO CAMPO/2019

 

CEP:

Estado:

E-mail:

Fone Residencial/Celular:

Endereço do Estudante:

Bairro:                   Cidade:

Estado:

Fone                     Residencial/Celular:      

E-mail:

Responsável pelo aluno (a):                           Endereço do Responsável:           Bairro:                           Cidade:

Data de Nascimento: CPF:

Estado Civil:

Nome: Sexo: RG:

Você já recebeu algum benefício na UTFPR? (      ) Sim (  ) Não Qual?                                                                Período/Data:

 

Agência:

Foto 3x4

Curso: Turno:

I – IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

 

Código: Período:

 

 

 

II SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA

 

Escolaridades dos pais

( ) Ensino Fundamental Incompleto ( ) Ensino Fundamental Completo ( ) Ensino Médio Incompleto (  ) Ensino Médio Completo (  ) Superior incompleto (  )Superior Completo

 

Do Grupo Familiar:

Despesas Mensais:

Aluguel: (  ) (  ) Prestação/Financiamento do Imóvel: R$                          Financiamento: (  ) Carro (  ) Empréstimo Pessoal: R$                            

Condomínio: R$            IPTU: R$            Internet: R$            Luz: R$           Água: R$           Telefone: R$                      Alimentação: R$            Transporte: R$            Plano de Saúde: R$            Odontológico: R$            

Mensalidade Escolar: R$            

Outros (Especificar) R$                                                                                                                                          

Do Estudante:

Despesas Mensais:

Aluguel:             Prestação/Financiamento do Imóvel: R$             Condomínio: R$         Luz: R$         Água: R$         Telefone: R$             Internet: R$               Outros(Especificar)R$                                                                     

    Alimentação*: R$          ( ) Restaurante Universitário ( ) casa ( ) Lanchonete/restaurante ( )Traz lanche de casa  Transporte*: R$              ( ) Ônibus ( ) Carro Próprio ( ) Carro da Família ( ) Bicicleta ( ) Não Utiliza ( ) Outros                   

 

 

 

COMPOSIÇÃO FAMILIAR (Pessoas que moram na mesma casa inclusive o requerente)

Nome (somente o primeiro)

Grau de parentesco

Idade

Estado Civil

Profissão

Mensal

Outras rendas (aposentadoria, pensão, etc ).

Escolaridade

Situação Atual*

Fundamental

Médio

Superior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Código da situação atual: A aposentado; DL Do lar; E estudante; EST estagiário; I Incapacitado (doença); P pensionista; T trabalha; D desempregado;

 

 

III. REFERÊNCIAS PESSOAIS: Indique 3 pessoas maiores de 18 anos que possam dar informações sobre você e sua família.

 

Nome

Profissão

Telefone

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VI. SE VOCÊ TEM MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO QUE JULGUE IMPORTANTE, DESCREVA NESTE ESPAÇO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                ,               de                      de 2020.

 

 

 

 

Assinatura do requerente (ou responsável, se menor de 18 anos)

 

 

 

 

 

ANEXO III

DECLARAÇÃO

 

 

Eu,                                                                                                                              , declaro para fins de participação no processo de seleção para ingressar no Grupo PET – Agricultura Familiar

– Saberes e Fazeres da Vida no Campo, que ingressei na UTFPR por meio do sistema de quotas destinadas a alunos de instituições públicas ou mesmo cursei o ensino médio em escola pública.

 

Autorizo a divulgação desta informação quando da publicação do resultado do edital.

 

 

 

Dois Vizinhos,         de                               de 2020.

 

 

 

Assinatura do requerente (ou responsável, se menor de 18 anos)

 

 


Referência: Processo nº 23064.056593/2019-38 SEI nº 1762779