Boletim de Serviço Eletrônico em 04/12/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 04/2020

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL), EM NÍVEL DE MESTRADO

CURSO DE MESTRADO EM LETRAS

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2021, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, NÍVEL MESTRADO, DA UTFPR – CAMPUS PATO BRANCO

 

APRESENTAÇÃO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Campus Pato Branco, torna público que estarão abertas, de 04/01/2021 a 31/01/2021, as inscrições do processo seletivo para ingresso no PPGL em 2021, nível mestrado.

Extraordinariamente, em razão da pandemia da COVID-19, as inscrições e o processo de seleção dos candidatos ao Programa de Mestrado em Letras serão totalmente online.

O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR, Campus Pato Branco, tem suas disciplinas realizadas presencialmente. Contudo, em razão da pandemia da COVID-19 e das incertezas de como e quando as atividades presenciais retornarão, elas poderão ocorrer de forma remota (em caráter síncrono ou assíncrono), de forma híbrida (forma remota e forma presencial) ou completamente presencial, em 2021, conforme o que for determinado pela Reitoria da UTFPR.

A área de concentração em Linguagem, Cultura e Sociedade insere-se nos estudos das vertentes críticas de formação do sujeito e tem como propósito a análise das relações de mútua influência entre a linguagem e os aspectos culturais e sociais inerentes a toda produção verbal e artística, tanto pela ótica dos processos sincrônicos quanto diacrônicos.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Linguagem, Cultura e Sociedade

Linhas de Pesquisa:

Literatura, Sociedade e Interartes: Esta linha de pesquisa constitui um espaço para as investigações teóricas envolvendo literatura, sociedade e as demais formas de expressão artística, tendo como principal objetivo elucidar suas possíveis relações. O caráter interdisciplinar desta linha de pesquisa compreende como eixos articuladores a Teoria Literária, a Intersemiótica, a Literatura Comparada, a Lusofonia e a Anglofonia. Neste sentido, promove a investigação acerca dos potenciais diálogos entre esses eixos e áreas correlatas das Humanidades. Privilegiando um viés interacionista, a literatura não é aqui concebida como mero produto resultante dos fatos sociais e do contexto histórico no qual foi concebida, mas também criadora e transformadora desse universo psicossocial.

Linguagem, Educação e Trabalho: Esta linha de pesquisa objetiva estudar a linguagem de uma perspectiva enunciativo-discursiva e sócio-histórica e/ou sociocultural, com a finalidade de elucidar relações entre linguagem, subjetividade e ação/atividade humana em esferas educacionais, culturais e de trabalho. Tais objetivos estão fundamentados em alguns pressupostos teóricos das Ciências da Linguagem, da Educação e do Trabalho.

 

PERÍODO E PROCESSO DE INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas no período de 04/01/2021 a 31/01/2021, até as 23h59min, exclusivamente pela Internet.

Poderão inscrever-se candidatos que tenham concluído ou que sejam concluintes de cursos de graduação nas Áreas de Linguística, Letras e Artes; Direito; Comunicação e Informação; Fonoaudiologia; e Ciências Humanas (definidas pela Tabela de Áreas de Conhecimento da CAPES, disponível no link: https://www.capes.gov.br/images/documentos/documentos_diversos_2017/TabelaAreasConhecimento_072012_atualizada_2017_v2.pdf), reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes da UTFPR.

OBSERVAÇÃO: Candidatos de outras áreas serão avaliados pelo Colegiado do PPGL e suas inscrições poderão ou não ser homologadas pela Comissão de Seleção.

 

A inscrição (pela Internet) deverá ser feita da seguinte maneira:

Preenchimento das páginas de formulário online com os dados do candidato, no seguinte endereço:https://utfws.utfpr.edu.br/acad05/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=5&p_curscodnr=241&p_cursoanonr=2021

 

Ao longo da inscrição, o candidato deverá anexar a documentação a seguir, DIGITALIZADA, salva em APENAS um documento, com o título: Seu Nome - CPF - Seleção 2021,1 em formato pdf, nesta sequência:

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (GRU) 2,3;

Carteira de identidade (RG) (passaporte ou RNE, se estrangeiro);

Certidão de Reservista;

CPF e seu devido comprovante de regularidade4;

Certidão de Nascimento / Casamento;

Diploma de graduação ou documento oficial emitido pela instituição que comprove a conclusão do curso ou a condição de provável formando;

Histórico Escolar do Curso de Graduação5.

OBSERVAÇÕES:

Os documentos devem ser anexados ANTES da finalização do preenchimento de sua inscrição;

Dependendo da velocidade de sua Internet, os documentos podem demorar a carregar na página. Por essa razão, aconselhamos que não saia da página de download de seus documentos até que estes sejam completamente carregados. Se seus documentos não carregarem, não conclua a inscrição; feche a janela da inscrição e recomece todo o processo.

 

1 Exemplo: Maria da Silva – CPF 999.999.999-99 – Seleção 2021.

2 Para informações sobre a taxa de inscrição, veja o item 3.4, deste edital.

3 Para isenção de taxa de inscrição, veja o item 3.5, deste Edital.

4 Acessar: SITUAÇÃO CADASTRAL CPF.

5 Se tiver algum problema em realizar sua inscrição, entre em contato pelo e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br, a partir do dia 18/01/2021.

 

Ao finalizar o preenchimento do formulário online, imprima a Ficha de Inscrição que deverá ser assinada e reservada como parte da documentação para a matrícula, se acaso for aprovado nesta seleção.

OBSERVAÇÕES:

A Ficha de Inscrição deverá ser enviada, somente em caso de aprovação, para fins de matrícula – 1º via assinada – para a Coordenação do PPGL, (selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br) juntamente com os demais documentos necessários digitalizados para a matrícula, constantes no item 8 deste Edital;

NÃO serão homologadas inscrições que não venham acompanhadas de toda a documentação relacionada no item 3.3 e/ou que não estejam em APENAS um arquivo em formato pdf;

Os portadores de títulos de graduação obtidos no exterior deverão incluir na relação de documentos DIGITALIZADOS o documento de reconhecimento do mesmo, termo de acordo ou tratado internacional;

É vedada a inscrição extemporânea, bem como anexação de documentos após a efetivação da inscrição;

As informações prestadas no formulário de inscrição, bem como nos demais documentos, são de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao PPGL o direito de excluir do processo seletivo candidatos que não apresentarem documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecerem dados comprovadamente inverídicos;

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) não se responsabiliza por quaisquer problemas que impeçam a realização da inscrição e envio da documentação exigida até às 23h59min, do dia 31 de janeiro de 2021.

 

A taxa de inscrição, de R$ 100,00 (cem reais), em acordo com a Instrução Normativa nº 02/2016 – PROPPG e com a Tabela de Arrecadação que consta na Deliberação nº 04/2016 do Conselho Universitário (COUNI) da UTFPR, deverá ser paga conforme instruções a seguir:

Para o pagamento da taxa, deve-se acessar o site https://utfws.utfpr.edu.br/gestaop00/sistema/mpgrusimples.inicio – Emissão de GRU – e selecionar Campus Pato Branco/Processo Seletivo, preencher o formulário com os dados solicitados (nome, CPF, valor da inscrição), imprimir e recolher/pagar a guia gerada (GRU), no Banco do Brasil, impreterivelmente até o dia 31/01/2021;

O valor pago não será devolvido em nenhuma hipótese.

 

Em conformidade com a Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, poderá ser isento da cobrança de taxa de inscrição o candidato que comprove pelo menos uma das condições:

For membro de família de baixa renda (renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio);

Ter cursado Ensino Médio completo em escola de rede pública ou como bolsista integral em escola de rede particular.

 

Não haverá isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição, exceto para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto Federal 6.593, de 2 de outubro de 2008, e que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública, ou com bolsa em escola particular.

 

A isenção de pagamento da taxa de inscrição, será deferida para os candidatos que apresentarem o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico, e declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007. Desse modo os candidatos deverão enviar, devidamente digitalizados, com o título: Seu Nome – Isenção – Seleção 2021, para o e-mail: selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br, de 18/01/2021 a 25/01/2021, os seguintes documentos:

Histórico Escolar do Ensino Médio em escola de rede pública ou declaração de que foi bolsista durante o período em que cursou o Ensino Médio, expedido pela escola particular correspondente, em papel timbrado e com carimbo do diretor;

Declaração para fins de isenção, mostrando o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

 

Os pedidos de isenção serão avaliados e o deferimento ou indeferimento será divulgado no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco, até o dia 26/01/2021, podendo ainda o candidato que tiver sua solicitação de isenção da taxa de inscrição indeferida impetrar recurso nos dias 26/01/2021 a 28/01/2021. O resultado dos pedidos de recursos relativos à inscrição serão divulgados no site acima, no dia 29/01/2021.

6 Caso haja indeferimento da solicitação de isenção de pagamento de taxa de inscrição, ainda haverá tempo hábil para pagamento da taxa.

 

A inscrição somente será efetivada se atendidas às especificações deste Edital e mediante o recolhimento da taxa de inscrição, ou se o candidato tiver o pedido de isenção da taxa de inscrição deferido, nos termos do item 3.5.

 

VAGAS

Para ingresso no Mestrado em Letras, em 2020, serão ofertadas 18 (dezoito) vagas no âmbito deste processo seletivo e 02 (duas) vagas adicionais para candidatos oriundos de países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

O quadro abaixo mostra o número de vagas por Linha de Pesquisa:

 

Linguagem Educação e Trabalho

12

Literatura, Sociedade e Interartes

06

Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia        

02              

 

PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

O processo de seleção ao Curso de Mestrado em Letras será coordenado pela Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do PPGL.

 

A seleção será realizada em duas etapas de caráter eliminatório, conforme segue:

Primeira Etapa da Seleção – Proposta de Pesquisa

O candidato deverá enviar sua Proposta de Pesquisa, SEM IDENTIFICAÇÃO DE SEU NOME, ao e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br, no período de 04/01/2021 a 31/01/2021.

OBSERVAÇÃO: Não serão aceitas Propostas de Pesquisa extemporaneamente e nem entregues de outra forma.

 

A Proposta de Pesquisa do candidato deverá ter obrigatoriamente a seguinte estrutura:

Folha de rosto, na qual deverá constar o título da proposta, a Linha de Pesquisa em que pretende atuar no PPGL e o nome do orientador pretendido;

Corpo da Proposta, que deverá contemplar:

Título da proposta;

Introdução, problematização da temática e objetivos;

Fundamentação teórica;

Metodologia;

Cronograma de pesquisa;

Referências bibliográficas de acordo com ABNT e NBR.

 

O texto deverá ser digitado em folha A4, com margens 2,5cm, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5 e paginação no canto superior direito da folha.

A Proposta de Pesquisa do candidato deverá ter entre 05 (cinco) e 12 (doze) páginas.

A Proposta de Pesquisa será lida, analisada e pontuada por dois professores que pertencem à linha de pesquisa selecionada pelo candidato, por meio de processo de avaliação às cegas.

OBSERVAÇÕES:

Para o processo de avaliação às cegas, o candidato NÃO deverá escrever seu nome na Proposta de Pesquisa;

Se caso o nome do candidato aparecer em qualquer parte da Proposta de Pesquisa (tanto nas páginas quanto nas propriedades do documento) ela será descartada e o candidato, eliminado.

 

Critérios:

Adequação a uma das linhas de pesquisa do programa indicado pelo candidato no ato da inscrição (até 3 pontos);

Aprofundamento de conteúdo que diga respeito à linha de pesquisa (até 3 pontos);

Articulação do conteúdo e capacidade de argumentação por escrito (até 2 pontos);

Clareza e adequação da linguagem escrita à norma padrão (até 2 pontos).

 

Segunda Etapa da Seleção – Avaliação e Arguição da Proposta de Pesquisa, de Bibliografia e do Currículo Lattes7:

Esta etapa da seleção ocorrerá completamente na modalidade remota, utilizando-se o dispositivo do Google Meet para reunir o candidato a uma banca composta por dois professores do PPGL que pertençam à sua Linha de Pesquisa.

O candidato deverá enviar, em anexo, até o dia 09/02/2021, para o e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br: A) o seu currículo, gerado na Plataforma Lattes do CNPq; B) a Ficha de Pontuação do Currículo autoatribuída com base em seu Currículo Lattes, devidamente preenchida e assinada (Anexo B deste Edital); e C) a documentação comprobatória da pontuação autoatribuída, conforme Ficha de Pontuação do Currículo (Anexo B deste Edital), para a devida conferência e homologação da pontuação pela banca examinadora.

OBSERVAÇÕES:

Em nenhuma hipótese serão aceitos e avaliados currículos em outros formatos diferentes daquele gerado pela Plataforma Lattes do CNPq;

Em nenhuma hipótese serão aceitos e avaliados documentos não relativos aos quesitos especificados no anexo B ou que sejam entregues após a banca;

Informações contidas no currículo não acompanhadas de documentos comprobatórios não serão pontuadas;

O currículo será valorado de acordo com o disposto no Anexo B;

A pontuação autoatribuída com base no Currículo Lattes deverá corresponder às informações prestadas no currículo do candidato, disponível na Plataforma Lattes do CNPq;

A conferência da pontuação autoatribuída será realizada pela banca examinadora, na presença do candidato;

O currículo de maior pontuação receberá nota 10 (dez) e os demais receberão notas proporcionais ao de maior pontuação.

7 Atualize seu Currículo Lattes.
 

O link para a reunião deverá ser enviado pelo presidente da banca por e-mail para o candidato e para todos os componentes da banca em até 24 (vinte e quatro) horas antes da reunião que representará a etapa da avaliação e arguição da Proposta de Pesquisa, de Bibliografia e do Currículo Lattes . O candidato deverá ficar atento ao seu e-mail, uma vez que toda a comunicação ocorrerá por meio dele.

 

Os professores da banca farão perguntas sobre a Proposta de Pesquisa enviada pelo candidato e incluirão perguntas relativas à bibliografia da Área de Concentração do candidato sugerida no Anexo A deste Edital. Para a avaliação e a arguição considerar-se-ão: 

A articulação do conteúdo e capacidade de argumentação oral no momento da arguição (até 6 pontos);

A organização das informações, clareza na exposição das ideias, habilidade em responder perguntas (até 4 pontos).

 

A classificação no processo seletivo será obtida mediante cálculo da nota final do candidato, atribuindo-se peso 5 (cinco) à nota da Proposta de Pesquisa e peso 5 (cinco) para a arguição da Proposta de Pesquisa e da Bibliografia sugerida (Anexo A), e a pontuação do currículo (ficha – Anexo B) homologada pela banca examinadora na presença do candidato.

Havendo empate, terá precedência o candidato que obtiver a maior pontuação na Proposta de Pesquisa; prevalecendo empate, o candidato com maior pontuação na avaliação do Currículo Lattes; se, ainda assim, persistir o empate, o candidato mais velho.

 

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Todos os eventos do processo de seleção serão divulgados no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco, nas datas estipuladas no quadro a seguir:

 

Evento

Datas

Inscrição feita pela Internet

04/01 – 31/01/2021

Prazo para pedido de Isenção

18/01 – 25/01/2021

Resultados dos pedidos de isenção do pagamento de inscrição

26/01/2021

Data limite para solicitação de recurso relativo às isenções

28/01/2021

Resultado dos recursos de pedidos de isenção

29/01/2021

Divulgação das inscrições homologadas para a seleção

02/02/2021

Data limite para solicitação de recurso relativo às inscrições

04/02/2021

Resultado dos recursos relativos às inscrições

05/02/2021

Divulgação do resultado da Proposta de Pesquisa (1ª etapa)

06/02/2021

Data limite para solicitação dos recursos relativos à 1ª etapa

08/02/2021

Resultado dos recursos relativos à 1ª etapa

09/02/2021

Divulgação do cronograma de bancas – 2ª etapa

09/02/2021

Envio do Currículo Lattes digitalizado, da Ficha de Pontuação Autoatribuída e Documentos Comprobatórios relativos à Pontuação autoatribuída: selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br

09/02/2021

2ª etapa: Banca – Avaliação e arguição da Proposta de Pesquisa, da Bibliografia (Anexo A) e do Currículo Lattes

10/02 – 12/02/2021

Resultado final

19/02/2021

Requerimentos para alunos especiais e alunos externos

22/02 – 24/02/2021

Matrícula

01/03 e 02/03/2021

Início das aulas

15/03/2021

 

DO RESULTADO DAS ETAPAS

A relação de candidatos aprovados na primeira etapa do processo de seleção será publicada em ordem alfabética e o resultado final, por ordem de classificação e por orientador, no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco.

 

DA MATRÍCULA

Os dias da matrícula serão 01/03 e 02/03/2021.

Em consonância com a Lei n.º 13.726/18, fica dispensada a apresentação de documentos autenticados. O candidato aprovado enviará os documentos digitalizados para o e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br.

A vias originais desses documentos deverão ser apresentadas ao agente administrativo que atestará suas autenticidades tão logo seja possível o retorno presencial à UTFPR-PB.

OBSERVAÇÃO: A não apresentação desses documentos acarretará a perda do direito do mestrando à defesa de sua dissertação.

 

No ato da matrícula, deverão ser enviados para selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br os seguintes documentos digitalizados:

Ficha de Inscrição impressa e assinada (aquela preenchida na inscrição);

Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;

RNE ou passaporte para estrangeiros;

Comprovante de Situação Cadastral no (CPF)8;

Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino;

Histórico Escolar do Curso de Graduação, constando a data da colação de grau;

Frente e verso do Diploma da Graduação Plena ou Certificado de Conclusão ou documento comprobatório de conclusão, constando a data da colação de grau da graduação, até a data da matrícula.

8 Acessar: SITUAÇÃO CADASTRAL CPF.

 

O candidato selecionado que não enviar toda a documentação digitalizada exigida e não cumprir os prazos estabelecidos neste Edital, perderá o direito à vaga.

Os portadores de diplomas de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar os documentos de reconhecimento ou revalidação dos mesmos, termos de acordo ou tratados internacional.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Os Anexos A e B são partes integrantes deste Edital.

O prazo para recurso de cada etapa do processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR será de 48 (quarenta e oito) horas úteis, a partir do horário de divulgação dos resultados, não sendo aceitos recursos extemporâneos.

Os e-mails com os documentos dos candidatos não aprovados na Primeira Etapa da Seleção ou que não tenham obtido vaga mediante sua classificação na Segunda Etapa serão deletados.

A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas contidas neste Edital e das normas contidas no Regulamento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras disponível no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco, opção “Documentos”.

Resultarão na eliminação sumária do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital.

Terão direito à matrícula como alunos regulares do PPGL, em 2021, os candidatos classificados e aprovados dentro do limite de vagas da linha de pesquisa, no âmbito deste processo seletivo, mais dois candidatos oriundos de países com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia, que tenham sido aprovados em seletivo específico.

A classificação dos alunos, conforme o item 4.2, seguirá rigorosamente a classificação dos candidatos dentro do limite de vagas por linha de pesquisa.

 

Perderá o direito à vaga o candidato que:

não requerer matrícula em disciplinas do Programa na data estabelecida; ou

em havendo concluído o curso de graduação no ano letivo de 2020, não tiver o diploma de graduação ou o documento oficial emitido pela instituição que comprove a conclusão do curso no prazo estabelecido pela Coordenação do Programa.

 

Após o período de matrícula dos alunos regulares, havendo vagas remanescentes, poderão, a critério exclusivo do PPGL, ser chamados, para preenchimento das vagas de alunos regulares, alunos especiais, conforme a ordem de classificação.

As aulas terão início em 15 de março de 2021, de acordo com o calendário do programa.

Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Este edital, resultados e informações relativas ao processo seletivo serão publicados no site do Programa de Pós-Graduação em Letras: http://www.utfpr.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/ppgl-pato-branco

Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

 

Assinam eletronicamente este edital:

Prof. Dr. Marcos Hidemi de Lima - Coordenador do PPGL, Câmpus Pato Branco

Prof. Dr. Sandro César Bortoluzzi - Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Câmpus Pato Branco

Prof. Dr. Idemir Citadin - Diretor Geral da UTFPR, Câmpus Pato Branco

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCOS HIDEMI DE LIMA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 03/12/2020, às 09:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) IDEMIR CITADIN, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/12/2020, às 12:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SANDRO CESAR BORTOLUZZI, DIRETOR(A), em (at) 04/12/2020, às 07:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1786466 e o código CRC (and the CRC code) DED02280.



 

ANEXO A AO EDITAL Nº 04/2020 – PPGL

 

BIBLIOGRAFIAS SUGERIDAS PARA A PROVA DISSERTATIVA

 

Bibliografia para a Linha de Pesquisa: Linguagem, Educação e Trabalho

 

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2003.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Afinal, o que é lingüística aplicada? In: PASCHOAL, Mara Sofia Zanotto; CELANI, Maria Antonieta Alba. (Orgs.). Lingüística aplicada: da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992. p. 15-23.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

GABAS Jr, Nilson. (2001). Linguística histórica. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. V. 1. São Paulo: Cortez, 2004.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 103-133.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KOCH, I. G. V.; CUNHA-LIMA, M. L. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In:  MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. V. 3. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 251-300.

LEFFA, Vilson J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. In: Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 389-411, jul./dez., 2012.

LEFFA, Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA Vilson J.; IRALA, Valesca Brasil (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. V. 1. Pelotas: Educat, 2014. p. 21-48.

LOPES, Edward. A contribuição de Ferdinand Saussure. In: ______. Fundamentos da linguística contemporânea. São Paulo: Cultrix, 2008. p. 72 - 94.

NICOLAIDES, C. et al. (Orgs.). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013.

ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 3ª ed. Campinas: Pontes, 2001. 

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. (Linguagem; 3).

RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

SZUNDY, Paula Tatianne Carrèra. The commodification of English in Brazilian public universities: language ideologies entextualized in the scope of the program English without Borders. In: Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 40, p. 101-114, jan./jun., 2016.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e palavra. In: ______. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Capítulos 4 a 7. Pensamento e linguagem. Trad. Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.

 

 

Bibliografia para a Linha de Pesquisa: Literatura, Sociedade e Interartes

 

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8ª ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000; Publifolha, 2000.

CARDOZO, Mauricio Mendonça. Tradução e os sentidos da crítica. In: AMORIM, Lauro Maia Amorim; RODRIGUES, Cristina Carneiro; STUPIELLO, Erika Nogueira de Andrade. (Orgs.) Tradução e perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COUTINHO, Eduardo. Reflexões sobre uma nova historiografia literária na América Latina. In: Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 59, p. 113-132, jul./dez., 2010.

HUTCHEON, Linda. Teorizando o pós-moderno: rumo a uma poética. In:  _____. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1988. p. 19-41.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

LEFEVERE, André. O sistema: poéticas. In: ______. Tradução, reescrita e manipulação da fama literária. Trad. Claudia Matos Seligmann. Bauru, SP: EDUSC, 2007. p. 51-71.

MILTON, John. A tradução como força literária. In: ______. Tradução: teoria e prática. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século xxi. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

ANEXO B AO EDITAL Nº 04/2020 – PPGL

 

FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO1

(Deve ser preenchida pelo candidato e enviada ao e-mail selecao-ppgl-pb@utfpr.edu.br até o dia 09/02/2021)

 

Itens da Avaliação

Pontuação autoatribuída2

Pontuação homologada3

Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis (deverá ser utilizado o maior Qualis disponível no sítio da CAPES)4

A1 (30 pts. por artigo)

 

 

A2 (25 pts. por artigo)

 

 

B1 (20 pts. por artigo)

 

 

B2 (15 pts. por artigo)

 

 

B3 (10 pts. por artigo)

 

 

B4 (5 pts. por artigo)

 

 

B5 (2 pts. por artigo)

 

 

Artigos publicados em periódicos científicos indexados no Qualis, classificados no estrato C, ou em revista de divulgação científica / tecnológica não indexada5

1 pt. por artigo, limitado a 05 pontos

 

 

Autoria de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial e com ISBN

20 pts. por livro, limitado a 20 pontos

 

 

Organização de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial e com ISBN

10 pts. por livro, limitado a 10 pontos

 

 

 

Capítulo de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial e com ISBN

5 pts. por capítulo, limitado a 20 pontos

 

 

Autoria, organização e capítulo de livros de outra natureza

3 pts. por produção, limitado a 9 pontos

 

 

Participação em evento científico com apresentação de trabalho

0,5 pt. por trabalho, limitado a 5 pontos

 

 

Trabalho completo publicado em Anais de evento científico nacional ou internacional6

1 pt. por trabalho, limitado a 10 pontos

 

 

Resumo publicado em anais de evento científico

0,5 pt. por trabalho, limitado a 3 pontos

 

 

Participação em Programa de Iniciação Científica, ou em programa PET, ou em Programa de Iniciação à Docência, ou em projeto de Extensão Universitária, na condição de aluno bolsista ou voluntário, devidamente comprovados pela IES de origem, com no mínimo um ano de duração

0,5 pt. por mês, limitado a 12 pontos. Não serão consideradas participações concomitantes no mesmo ano.

 

 

Curso de Especialização com carga horária comprovada de 360h

Limitado a um curso, total de 12 pontos.

 

 

Atividade profissional comprovada em área correlata a de sua graduação

0,2 pt. por mês, limitado a 7,2 pontos.

 

 

1 Será considerado para avaliação o período compreendido entre 2016-2020.

2 Os campos desta coluna devem ser preenchidos pelo candidato.

3 Os campos desta coluna serão preenchidos pela banca examinadora na presença do candidato.

4 A pontuação deverá ser contabilizada integralmente apenas se o candidato for o primeiro autor do trabalho. Para os demais casos a pontuação será creditada pela metade.

5 A pontuação deverá ser contabilizada integralmente apenas se o candidato for o primeiro autor do trabalho. Para os demais casos a pontuação será creditada pela metade.

6 Serão considerados eventos internacionais aqueles promovidos e/ou organizados por Sociedades Científicas Internacionais.

 

 

Declaro que acompanhei a pontuação do meu Currículo Lattes.

 

Assinatura do candidato:  __________________________________

 

 

Assinatura dos membros da banca examinadora:

 

___________________________________            ___________________________________

 

 

 

Pato Branco, ___ de _______________ de 20___.

 

 

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras

Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Letras

UTFPR – Campus Pato Branco


Referência: Processo nº 23064.039153/2020-50 SEI nº 1786466