Boletim de Serviço Eletrônico em 09/12/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS LONDRINA

PROG. POS-GRAD. TECNOL. DE ALIMENTOS

 

EDITAL nº 02/2020 - PPGTAL

PROCESSO SELETIVO PARA CREDECIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICAMPI EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (PPGTAL) – CÂMPUS FRANCISCO BELTRÃO / CÂMPUS LONDRINA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL) – Câmpus Francisco Beltrão / Câmpus Londrina, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Comissão Credenciamento Docentes instituída pela Portaria nº 8, de 02 de setembro de 2019 e de acordo com a Resolução 08/2020 e 13/2020 do PPGTAL, torna público o presente Edital e convida os Docentes Doutores da UTFPR, a apresentarem propostas para credenciamento no quadro docente permanente do PPGTAL nos termos aqui estabelecidos.

 

2. DAS VAGAS

2.1 Serão ofertadas 02 (duas) vagas para DOCENTE PERMANENTE, no Câmpus Francisco Beltrão dentro das áreas prioritárias estabelecidas pelo Colegiado de Curso, a saber:

          Área: CIÊNCIA DE ALIMENTOS

          Subáreas:     i) Tecnologia de Produtos de Origem Animal;

                              ii) Tecnologia de Produtos de Origem vegetal.

2.2 Em caso de vacância de qualquer candidato aprovado será selecionado o candidato classificado em terceiro lugar e assim sucessivamente até que as vagas ofertadas estejam preenchidas.

 

3.CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

3.1 Serão considerados elegíveis para as vagas de Docente Permanente os candidatos que satisfizerem os seguintes requisitos:

I.    Possuir o titulo de Doutor;

II.       Possuir vínculo permanente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

III.      Ter orientação concluída de, no mínimo, 2 (dois) alunos de Iniciação Científica ou Tecnológica nos últimos quatro anos ou comprovar a orientação e/ou coorientação concluída de discentes em Programas de Pós-Graduação no período avaliado;

IV.      Participar de grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

V.       Apresentar produção de conhecimento qualificada (Artigos científicos Livros, Capítulos de livros e produção tecnológica), na área de atuação do PPGTAL (Ciência de Alimentos - CAPES), igual ou superior ao Índice de Produção Docente (IPD) 1.500 pontos, considerando os últimos quatro anos do Docente (2017 a 2020).

 

4. INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 10/12/2020 a 05/02/2021.

 

5. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

5.1 Os documentos exigidos para inscrição estão listados abaixo e deverão ser anexados em uma única inscrição, não sendo permitida a inserção de documentos fora do prazo.

5.2 Para a solicitação de credenciamento, o docente deve encaminhar documentação à Coordenação do PPGTAL, exclusivamente pelo SEI (PPGTAL-LD).

5.3 Os seguintes documentos devem ser encaminhados:

I.    Requerimento de Credenciamento Docente (Anexo 1), disponível em formato editável no sítio eletrônico do PPGTAL, assinado pelo requerente e com ciência da chefia imediata;

II.   Ficha de Cálculo do Índice de Produção Docente (IPD) preenchida pelo Candidato (Anexo 2), disponível no formato editável no sítio eletrônico do PPGTAL;

III.  Curriculum Lattes atualizado (formato pdf) contendo a produção no período 2017-2020 e seus devidos comprovantes na ordem apresentada no Anexo 2.

5.4 A falta de qualquer documento exigido resultará na desclassificação do candidato.

 

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1 A pontuação final do candidato será composta pela média ponderada das notas obtidas pela avaliação da produção científica (IPD) e coordenação/participação em projetos de pesquisa e atividades de orientação (PPEN), no período estabelecido pelo presente edital, da seguinte forma:

Nota final = (0,85*IPD + 0,15*PPEN)

6.2 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a nota final obtida conforme a equação acima e em caso de empate entre dois candidatos terá preferência o candidato que apresentar maior pontuação no IPD.

6.3 O Resultado final será divulgado no sítio do PPGTAL http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais conforme disposto no cronograma.

 

7. CRONOGRAMA

7.1 O processo seletivo para Docentes Permanentes do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos Câmpus Francisco Beltrão / Câmpus Londrina obedecerá ao seguinte cronograma:

7.2 A homologação das inscrições será publicada no sitio http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais.

7.3 O candidato terá um prazo de dois dias úteis, a contar da data da homologação do resultado, para recorrer à Coordenação do Programa (formulário de recurso disponibilizado no sítio do Programa).

7.4 A homologação final das inscrições será publicada no sitio http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais.

 

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas contidas neste Edital, nas Resoluções 08/2020 e 13/2020 e das normas contidas no Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos.

8.2 Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital.

8.3 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Credenciamento do Programa de Pós-graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos – Câmpus Francisco Beltrão / Câmpus Londrina e homologados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos.

8.4 O presente edital será publicado no sitio http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/editais

8.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Londrina, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital não solucionadas administrativamente.

Francisco Beltrão e Londrina, 10 de dezembro de 2020.

 

Prof. Dr. Alexandre da Trindade Alfaro

Diretor Geral da UTFPR Câmpus Francisco Beltrão

 

Prof. Dr. Sidney Alves Lourenço

Diretor Geral da UTFPR Câmpus Londrina


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE RODRIGO COELHO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 03/12/2020, às 20:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 09/12/2020, às 05:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE DA TRINDADE ALFARO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 09/12/2020, às 08:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1789936 e o código CRC (and the CRC code) 614D20ED.



ANEXO 2

(EDITAL No 02/2020 – PPGTAL)

TABELA DO CÁLCULO DE PONTUAÇÃO DO CANDIDATO

Nome do candidato: ___________________________________________________

 

Resumo do Cálculo

da pontuação

SUBTOTAIS

PONTOS

AR

Artigos Científicos

Subtotal 1

 

PT

Produção Tecnológica

Subtotal 2

 

IPD (somatória dos pontos AR + PT) ≥ 1.500 pontos

 

EN

Atividades de Orientação

Subtotal 3

 

PP

Projetos de Pesquisa

Subtotal 4

 

PPEN (somatória dos pontos EN + PP)

 

Nota final = (0,85*IPD + 0,15*PPEN)

 

 

Artigos científicos

Item

Caracterização do item

Peso

Qtde.

Pontos

AR1

Publicação em periódico Qualis A1

1,00

 

 

AR2

Publicação em periódico Qualis A2

0,85

 

 

AR3

Publicação em periódico Qualis A3

0,70

 

 

AR4

Publicação em periódico Qualis A4

0,55

 

 

AR5

Publicação em periódico Qualis B1

0,40

 

 

AR6

Publicação em periódico Qualis B2

0,30

 

 

AR7

Publicação em periódico Qualis B3

0,20

 

 

AR8

Publicação em periódico Qualis B4

0,10

 

 

Subtotal 1 (somatória dos pontos)

 

 

Produção tecnológica

Item

Caracterização do item

Peso

Qtde.

Pontos

PT1

Patente Depositada, concedida ou licenciada

1,00

 

 

PT2

Desenvolvimento de Software/aplicativo

1,00

 

 

PT3

Acordos de transferência de Tecnologia (empresa)

1,00

 

 

PT4

Ministrar curso de formação Profissional em CTA

1,00

 

 

PT5

Artigo em revista Técnica (sem indexação mas pode ter ISBN)

1,00

 

 

PT6

Material didático

0,90

 

 

PT7

Artigo em Blog  na área de CTA

0,90

 

 

PT8

Desenvolvimento de método analítico

0,90

 

 

PT9

Editoria de livro em CTA

0,90

 

 

PT10

Capítulo de livro em CTA

0,80

 

 

PT11

Organização de eventos

0,70

 

 

PT12

Trabalhos em Congresso

0,60

 

 

PT13

Programas de mídia e palestras

0,60

 

 

PT14

Relatório Técnico

0,50

 

 

Subtotal 2 (somatória dos pontos)

 

 

Atividades de orientação

Item

Caracterização do item

Peso

Qtde.

Pontos

EN1

Orientação de doutorado concluída

2,00

 

 

EN2

Coorientação de doutorado concluída

1,00

 

 

EN3

Orientação de mestrado concluída no PPGTAL

1,00

 

 

EN4

Coorientação de mestrado concluída no PPGTAL

0,50

 

 

EN5

Orientação de IC, IT, TCC

0,50

 

 

EN6

Supervisao de Pós-Doutorado

0,50

 

 

Subtotal 3 (somatória dos pontos)

 

 

Projetos de pesquisa

Item

Caracterização do item

Peso

Qtde.

Pontos

PP1

Projeto coordenado pelo docente e financiado por agência externa (FINEP, CAPES, CNPq, FAPs, outras) ou empresas e agências estatais, com proporção destinada à UTFPR superior a 100 mil reais no quadriênio (o valor deve incluir a totalidade dos recursos: bolsa, custeio, equipamento, passagens, diárias, etc).

3,00

 

 

PP2

Projeto coordenado pelo docente e financiado por agência externa (FINEP, CAPES, CNPq, FAPs, outras) ou empresas e agências estatais, com proporção destinada à UTFPR superior a 30 mil reais no quadriênio (o valor deve incluir a totalidade dos recursos: bolsa, custeio, equipamento, passagens, diárias, etc).

2,00

 

 

PP3

Projeto coordenado pelo docente ou do qual o mesmo participa como pesquisador e financiado por agência externa (FINEP, CAPES, CNPq, FAPs, outras) ou empresas e agências estatais, com proporção destinada à UTFPR inferior a 30 mil reais no quadriênio (o valor deve incluir a totalidade dos recursos: bolsa, custeio, equipamento, passagens, diárias, etc).

1,20

 

 

PP4

Projetos aprovados em editais internos da UTFPR, ou proposta aprovada por mérito, submetida a agência externa (FINEP, CAPES, CNPq, FAPs, outras) ou empresas e agências estatais, coordenada pelo docente.

0,20

 

 

PP5

Submissão de proposta a agência externa (FINEP, CAPES, CNPq, FAPs, outras) ou empresas.

0,10

 

 

Subtotal 4 (somatória dos pontos)

 

 


Referência: Processo nº 23064.041339/2020-79 SEI nº 1789936