Boletim de Serviço Eletrônico em 07/01/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS E PROCESSOS QUIMICOS (PPGTP) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 01/2021-ppgtp

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS – PPGTP – SEMESTRE 01/2021

 

O Diretor-Geral do Câmpus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP), torna público que estão abertas as inscrições para seleção de distribuição de bolsas de estudo no PPGTP para o primeiro semestre de 2021.


 

PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser feitas no período de 15/01/2021 a 15/02/2021 (até as 23h59min), através de envio da documentação abaixo para o e-mail ppgtp-pb@utfpr.edu.br, em arquivo único (.pdf).

Formulário assinado de pedido de bolsa (Anexo B);

Declaração de dedicação exclusiva (Anexo B);

Comprovante de residência fixa no município de Pato Branco ou declaração que residirá no município após contemplação da bolsa;

Comprovante de endereço dos pais (caso o candidato comprove residência familiar fora do município de Pato Branco).

Comprovação por fotocópia da carteira de trabalho ou declaração de não ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou ter vínculo com contrato suspenso, sem remuneração (liberado integralmente das atividades profissionais), durante todo o período de bolsa (Anexo B) ou conforme Portaria nº 76 de 14 de abril de 2010, que atualiza o regulamento do Programa de Demanda Social e o teor do Regulamento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR;

Para candidatos com vínculo empregatício, que desejarem concorrer à bolsa, deverão anexar a declaração de rompimento do vínculo caso contemplado com a bolsa ou conforme Portaria nº 76 de 14 de abril de 2010;

Comprovante de regularidade no CADIN (certidão negativa), obtido através do site: https://www3.bcb.gov.br/nadaconsta/;

Cópia do Histórico escolar da pós-graduação;

Ao efetuar sua inscrição, o candidato declara conhecer e aceitar o contido no edital, e atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes na Portaria Nº 76 de 14 de abril de 2010 da Capes, e suas alterações.


 

PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

O processo de seleção será realizado pela Comissão de Bolsas do PPGTP da UTFPR Câmpus Pato Branco.

A forma de classificação dos mestrandos do PPGTP para a concessão de bolsas será em ordem decrescente de acordo com a nota final.

O PPGTP ofertará o número de bolsas disponíveis da cota do programa. Nesta etapa, as bolsas serão distribuídas para o (s) primeiro (s) colocados e os demais candidatos ficarão em lista de espera para eventual distribuição de bolsas, conforme a ordem de classificação.

Por cota do programa entende-se o conjunto de bolsas concedidas por agências de fomento ao PPGTP.

O número de bolsas a ser distribuído dependerá da cota disponível no Programa no primeiro semestre de 2021, sendo a fonte pagadora a CAPES, conforme valores estabelecidos aqui.

A classificação deste Edital expira em 31 de julho de 2021.

A seleção será por meio da avaliação do desempenho global conforme RESOLUÇÃO 001/2016 do PPGTP, onde um dos critérios se constitui na realização de uma prova de química com os conteúdos do Anexo A.

Os candidatos poderão trazer calculadora não programável.

A prova de seleção será realizada no dia 22/02/2021, das 9h às 12h em sala a ser definida posteriormente e divulgada na página do PPGTP.

Caso ocorra de forma remota, em razão da pandemia do Covid-19, oportunamente será definida a plataforma virtual para disponibilização da avaliação.

Critérios de desempate:

1o Classificação no processo de seleção de entrada no PPGTP;

2o Maior nota nas questões que envolvem: Preparo de soluções; Cálculo estequiométrico; Equilíbrio químico;

3o Maior nota em Normas de segurança em laboratórios;

4o Candidato de maior idade.


 

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

O resultado da seleção será publicado até o dia 24/02/2021 até às 18h.

Interposição de recursos diante da homologação até o dia 26/02/2021 às 18h, através do e-mail ppgtp-pb@utfpr.edu.br.

Publicação do resultado final após interposição de recursos: 01/03/2021 até às 18h.

Os alunos contemplados deverão providenciar, até o dia 05/03/2021, às 17h, para implementação da bolsa:

Abertura de conta-corrente no Banco do Brasil, apresentando cópia do termo de abertura ou cópia do cartão da conta;

Formulário de cadastramento de bolsista;

Termo de compromisso do bolsista.

Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou na Portaria nº 76 de 14 de abril de 2010 da CAPES e suas alterações, e comunicados do PPGTP.

Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

O candidato ao se inscrever declara ciência e concordância com o edital.

O presente Edital será publicado na página do PPGTP (link).

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento de Acordo, fica eleito de comum acordo o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Pato Branco, do Estado do Paraná, com expressa renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja.


 

Assinam eletronicamente este edital:

Prof. Dra. Marina Leite Mitterer Daltoé – Presidente da Comissão de Bolsas e Coordenadora do PPGTP

Prof. Dr. Sandro César Bortoluzzi – Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Idemir Citadin – Diretor-Geral da UTFPR, Câmpus Pato Branco

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARINA LEITE MITTERER DALTOE, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 09/12/2020, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SANDRO CESAR BORTOLUZZI, DIRETOR(A), em (at) 09/12/2020, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) IDEMIR CITADIN, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 09/12/2020, às 17:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1800588 e o código CRC (and the CRC code) 06ED44E3.



EDITAL Nº 01/2021 – PPGTP

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS – PPGTP – SEMESTRE 01/2021


ANEXO A

 

 Conteúdos para a prova de seleção de bolsistas do PPGTP:

a) Preparo de soluções;

b) Cálculo estequiométrico;

c) Equilíbrio químico;

d) Normas de segurança em laboratórios.

 

2. Referências bibliográficas


BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c1986. 2 v. ISBN 85-216-0429-7 (obra completa).

MAHAN, Bruce H. Química: um curso universitário. São Paulo, SP: E. Blücher, 1970. 654 p.

VOGEL, Arthur Israel. Química analítica qualitativa. São Paulo, SP: Mestre Jou, 1981. 665 p. ISBN 8587068016.

BOAS práticas de laboratório: aplicações em estudos de campo e de laboratório. Camaçari, BA: CEPED, 1996 560 p. ISBN 85-7303-093-3.

Química Analítica e Análise Quantitativa. David Hage and James D. Carr. 1. Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.


 


Referência: Processo nº 23064.038483/2020-28 SEI nº 1800588