Boletim de Serviço Eletrônico em 29/01/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 01/2021

PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTE PERMANENTE E DOCENTE COLABORADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR, CÂMPUS PATO BRANCO

 

1. DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em consonância com a deliberação do Colegiado em 06 de outubro e em 01 de dezembro de 2020, torna público que estão abertas as inscrições para o credenciamento de Docente Permanente e Docente Colaborador do PPGEC, conforme o cronograma deste edital.

1.2 É definido que:

I. Credenciamento é o processo de entrada (ou admissão) de um professor no corpo docente do PPGEC;

II. Docente credenciado é o professor que faz parte do quadro docente do PPGEC, desde sua abertura ou tenha passado pelo processo de credenciamento;

III. Jovem Docente Permanente (JDP) é o pesquisador com até 6 (seis) anos de doutoramento, contratado em regime de dedicação exclusiva nas instituições, com dedicação adequada ao programa para atuar em docência, pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e extensão.

1.3 O PPGEC oferece curso de Mestrado Acadêmico na área de Engenharias I da Capes, atuando na área de concentração em Materiais e Engenharia de Estruturas e Meio Ambiente. O PPGEC possui três linhas de pesquisa: Análise de Estruturas, Materiais e Componentes da Construção, e Tecnologia Ambiental no Ambiente Construído.

1.4 As informações sobre o PPGEC podem ser obtidas por meio da página eletrônica:  http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgec-pb.

1.5 Os interessados em participar do presente processo de seleção deverão se inscrever, conforme as instruções contidas neste edital.

1.6 Cabe aos candidatos classificados no presente processo de seleção se informarem sobre o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, sobre o Regulamento e as Instruções Normativas do PPGEC, disponíveis em sua página eletrônica.

1.7 O presente edital é válido até fevereiro de 2022.

 

2. ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

2.1 Materiais e Engenharia de Estruturas:

Esta área de concentração dedica-se ao estudo do comportamento de materiais e de estruturas, compreendendo a análise teórica e numérica de sistemas e elementos estruturais, assim como a análise experimental de estruturas e de materiais para aplicação estrutural. Destaca-se que as pesquisas nessa linha apresentam aplicações que contribuem também em campos mais amplos além da Engenharia Civil, como a Engenharia Mecânica e Aeroespacial.

 

2.1.1 Linha de pesquisa em Análise de Estruturas:

As pesquisas pertencentes à linha de análise numérica visam o estudo e simulação de eventos estáticos ou dinâmicos, em regime linear e não-linear por meio de diferentes métodos, tais como elementos finitos, diferenças finitas e elementos de contorno e suas aplicações, buscando-se a adequação desses métodos ao tipo específico de problema analisado, sendo que podem ser destacados como objetos de pesquisa a modelagem das interações solo-estrutura, fluido-estrutura e termo-estrutura e o estudo de modelos constitutivos para materiais em regime de fadiga, plastificação, dano e fratura.

 

2.1.2 Linha de pesquisa em Materiais e Componentes da Construção:

As atividades desta linha de pesquisa estão voltadas ao desenvolvimento de novos cimentos, reaproveitamento de resíduos como fontes alternativas de matéria-prima e análise de desempenho de materiais convencionais e especiais. As pesquisas incluem estudos de durabilidade, com abordagem especial em argamassas e concretos. Ademais, são desenvolvidas pesquisas sobre o comportamento de estruturas de concreto, materiais metálicos, madeira e compósitos poliméricos incluindo técnicas de auscultação e ensaios não destrutivos, avaliação de sustentabilidade em edificações usando a metodologia de avaliação de ciclo de vida de produtos ou processos.

 

2.2 Meio Ambiente:

Aborda estudos da interação entre Construção Civil e Meio Ambiente, visando capacitar o aluno através do conhecimento em Gestão Ambiental, Tecnologias, Sustentabilidade e Eco-Eficiência na Construção Civil e infraestrutura urbana. Visa assim, incentivar nos alunos a desenvolverem e a aplicarem tecnologias inovadoras e de base ambientais para a prevenção de problemas ambientais, oriundos das atividades industriais ou antrópicas, e ainda propondo a adoção de boas práticas com ganhos econômicos, sociais e ambientais.

 

2.2.1 Linha de pesquisa em Tecnologia Ambiental no Ambiente Construído:

Compreende a abordagem de assuntos relacionados a tecnologias voltadas à proteção e conservação do meio ambiente, gerenciamento e manejo sustentável dos recursos ambientais na construção civil, incluindo questões relativas a qualidade ambiental do espaço natural e antrópico, compatibilizando o uso dos recursos com a conservação ambiental e os instrumentos de gestão vigentes. Essa linha encontra-se dividida em seis focos maiores: Gestão de Resíduos Sólidos, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Ambiental; Segurança Hídrica, Técnicas Compensatórias em Sistemas de Drenagem Pluvial Urbana, Bacias Hidrográficas Urbanas, e Tratamento de Águas e Efluentes.

 

3. VAGAS

3.1 São ofertadas 03 (três) vagas para Docente Permanente e 03 (uma) vaga para Docente Colaborador do PPGEC, sendo:

a) 02 (duas) vagas para Docente Permanente e 02 (duas) vagas para Docente Colaborador na linha de pesquisa em Tecnologia Ambiental no Ambiente Construído (área de concentração em Meio Ambiente);

b) 01 (uma) vaga para Docente Permanente e 01 (uma) vaga para Docente Colaborador na linha de pesquisa em Materiais e Componentes da Construção (área de concentração em Materiais e Engenharia de Estruturas).

 

4. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA O CREDENCIAMENTO

4.1 Os candidatos poderão solicitar credenciamento no PPGEC em uma única ou ambas as categorias: Docente Permanente (DP) e/ou Docente Colaborador (DC).

4.2 O candidato deverá atender aos requisitos de 4.2.1 a 4.2.4.

4.2.1 Atuar como Docente em regime de Dedicação Exclusiva na UTFPR, possuir graduação em Engenharia ou áreas afins, ser portador do título de Doutor na área relacionada com às linhas de pesquisa em Tecnologia Ambiental no Ambiente Construído ou Materiais e Componentes da Construção.

4.2.2 Possuir título de Doutor reconhecido pelo MEC, nos termos da legislação nacional vigente, e quando expedidos por instituições de ensino estrangeiras, deverão estar revalidados/reconhecidos, conforme determina o disposto no § 2º do art. 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). O título de Doutor obtido no exterior (fora do Brasil) deverá ser obrigatoriamente revalidado no Brasil e atendimento aos termos do Artigo 48 da Lei nº 9.394/1996.

4.2.3 Ter disponibilidade imediata para início das atividades no PPGEC.

4.2.4 Ter disponível carga horária para atuar no PPGEC. As cagas horárias mínimas para as categorias de Docente Permanente e Docente Colaborador são de 15 e 5 horas, respectivamente, de acordo com o documento da área de Engenharias I da Capes.

4.3 Durante o processo seletivo de credenciamento do PPGEC, o candidato não deve possuir vínculo como Docente Permanente ou como Docente Colaborador em mais de 1 (um) Programa de Pós-Graduação.

 

5. INSCRIÇÃO

5.1 As inscrições deverão ser realizadas online no período de 01/02/2021 à 01/03/2021 com o envio dos documentos, em um único arquivo em formato Portable Document Format (PDF), para os dois e-mails do PPGEC: ppgec-pb@utfpr.edu.br e ppgec.pb.selecao@gmail.com.

5.2 A documentação deve ser enviada, em arquivo único, no formato PDF, contendo, obrigatoriamente os documentos nessa ordem:

I. Formulário de solicitação de credenciamento preenchido (Anexo A);

II. Cópia do diploma de Graduação;

III. Cópia do diploma de Doutorado, de acordo com o item 4.2.1 deste edital;

IV. Cópia do Currículo no formato da plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq);

V. Formulário de pontuação preenchido (Anexo B), contabilizando a produção científica e tecnológica do candidato;

VI. Apresentação de proposta de disciplina a ser lecionada pelo candidato no PPGEC. A disciplina deve estar aderida à linha de pesquisa pretendida pelo candidato. Nessa proposta deve constar obrigatoriamente, no mínimo, a ementa, o objetivo, conteúdo programático, procedimento de ensino e referências bibliográficas (obrigatórias e complementares) da disciplina. A carga horária total das disciplinas do PPGEC é de 60 horas (15 créditos, 4 horas/crédito), conforme o regulamento do Programa. As atuais disciplinas do PPGEC estão disponíveis na sua página eletrõnica.

5.3 É vedada a inscrição extemporânea.

5.4 Será de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o PPGEC do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral dos formulários e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

5.5 Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

5.6 Não serão homologadas solicitações de inscrições que não venham acompanhadas de toda a documentação relacionada no item 5.2.

5.7 O PPGEC não se responsabiliza por quaisquer problemas que impeçam a realização da inscrição e envio da documentação exigida até às 23h59min, do dia 01 de março de 2021.

5.8 Não será permitida a substituição ou anexação de novos documentos àqueles entregues no ato da inscrição.

 

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

6.1 Este processo de seleção será realizado por comissão Designada pelo Coordenador do Programa.

6.2 Primeira etapa da seleção: Homologação das inscrições – Caráter Eliminatório.

6.2.1 Será avaliado se a documentação apresentada na inscrição está em conformidade com o edital e se a área de formação do candidato atende aos propósitos da linha de pesquisa pretendida como Docente Permanente e/ou Colaborador. O não cumprimento dos itens constantes neste edital implicará na desclassificação do candidato.

6.2.2 Resultado parcial da seleção (Homologação das inscrições): O resultado da primeira etapa será divulgado na sítio do PPGEC, http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgec-pb/editais, conforme cronograma deste edital (item 9). Na divulgação do resultado parcial do processo seletivo constará o nome de todos os classificados em ordem alfabética.

6.2.3 O período de interposição de recursos está apresentado no cronograma deste edital;

6.3 Segunda etapa da seleção: Análise do Currículo Lattes – Caráter Eliminatório e Classificatório.

6.3.1 A pontuação do Currículo Lattes será realizada conforme o Anexo B deste edital. Será atribuído peso igual a 1,0 (um) para todas as atividades curriculares desenvolvidas dentro da linha de pesquisa pretendida pelo candidato e peso igual a 0,5 para todas as atividades curriculares desenvolvidas fora da linha de pesquisa pretendida. Serão contabilizados somente as produções entre os anos de 2015 e 2020. O Currículo de maior pontuação receberá nota igual a 10,0 (dez) e os demais receberão notas proporcionais ao de maior pontuação.

6.4 A classificação no processo seletivo será da seguinte forma: 100% (cem por cento) da nota será atribuída ao Currículo.

6.5 Em caso de empate, prevalecerá o candidato que apresentar o título de Doutor mais recente, isto é, ter defendido o Doutorado mais recentemente.

6.6 O resultado final do processo seletivo será homologado pelo presidente da Comissão de Seleção e pelo Coordenador do PPGEC, e divulgado na página eletrônica: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgec-pb/editais.

6.7 Na divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os classificados, por linha de pesquisa.

 

7. DEVERES DOS DOCENTES PERMANENTES E COLABORADORES

7.1 O Docente Permanente do PPGEC deve realizar, no mínimo, as seguintes atividades:

I. Propor, executar e participar de projeto de pesquisa;

II. Ministrar, regularmente, disciplina no PPGEC;

III. Contribuir com a produção intelectual do PPGEC na área de concentração do Programa, compatível com as métricas de avaliação da Capes;

IV. Orientar alunos do PPGEC;

V. Colaborar com a administração do Programa.

7.2 O Docente Colaborador do PPGEC deve realizar, no mínimo, as seguintes atividades:

I. Ministrar, regularmente, disciplina no PPGEC;

II. Contribuir com produção intelectual do PPGEC na área de concentração do Programa, compatível com as métricas de avaliação da Capes;

III. Co-orientar alunos do PPGEC;

IV. Colaborar com a administração do Programa, participando de Comissões.

7.3 O Docente credenciado (Permanente ou Colaborador) que pertence ao quadro permanente de servidores da UTFPR deve contribuir com atividades na Graduação, por exemplo, orientações de iniciação científica.

 

8. GUARDA DOS DOCUMENTOS

8.1 Os arquivos digitais submetidos ao processo de seleção serão acessados exclusivamente pelos membros da Comissão de Seleção e da Secretaria do PPGEC. Os arquivos ficarão armazenados sob sigilo até o prazo de validade deste edital. Após este período, os arquivos poderão ser apagados a qualquer tempo, por decisão da Coordenação do PPGEC.

 

9. CRONOGRAMA

9.1 Este processo seletivo compreende as seguintes etapas:

 

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

10.1 O prazo para recurso de cada etapa do processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UTFPR será de 48 (quarenta e oito) horas úteis, a partir do horário de divulgação dos resultados; não sendo aceitos recursos extemporâneos.

10.2 O recurso deverá ser dirigidos à Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, assinado pelo solicitante e anexado em um único arquivo, e enviado pelo e-mail do PPGEC: ppgec-pb@utfpr.edu.br.

10.3 Perderá o direito à vaga o candidato que não efetuar seu credenciamento no PPGEC na data estabelecida neste edital.

10.4 Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGEC.

10.5 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

10.6 Elege-se o Foro da Justiça Federal de Pato Branco, para dirimir questões não resolvidas administrativamente.

10.7 O presente edital será publicado no site do PPGEC (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgec-pb/editais).

 

Pato Branco, 11 de dezembro de 2020.

 

Prof. Dr. Murilo Cesar Lucas

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

UTFPR – Câmpus Pato Branco

 

Prof. Dr. Sandro Cesar Bortoluzzi

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Pato Branco

UTFPR – Câmpus Pato Branco

 

Prof. Dr. Idemir Citadin

Diretor Geral do Câmpus Pato Branco

UTFPR – Câmpus Pato Branco


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MURILO CESAR LUCAS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 11/12/2020, às 15:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) IDEMIR CITADIN, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 11/12/2020, às 16:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SANDRO CESAR BORTOLUZZI, DIRETOR(A), em (at) 15/12/2020, às 08:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1807575 e o código CRC (and the CRC code) 50F3F22C.



ANEXO A do EDITAL nº 01/2021 – SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO NO PPGEC

 

Senhor(a), _________________________________________________________________________

Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Câmpus Pato Branco.

 

Eu, ________________________, portador do Cadastro de Pessoa Física (CPF), nº ______________, residente à _________, nº ______, bairro _________, ________, Estado_____, CEP ____________, e-mail ____________, Fone ___________, venho solicitar a inscrição no processo seletivo de credenciamento de docente do PPGEC da UTFPR, Câmpus Pato Branco, para a categoria:

 

(  ) Docente Permanente;

 

(  ) Docente Colaborador.

 

Observação: Em caso de escolha de duas categorias de docente, indique a ordem de prioridade usando os números 1 e 2, onde 1 é a prioridade máxima, isto é a primeira opção, caso contrário assinale com o "X".

 

da linha de pesquisa em (apenas uma opção):

 

(  ) Materiais e Componentes da Construção;

 

(  ) Tecnologia Ambiental no Ambiente Construído.   

 

Além disso, preencha as informações abaixo: 

 

- Matrícula SIAPE (se houver):

- Regime de trabalho:

- Data de Admissão/Nomeação:

- Departamento onde está lotado:

- Ano de defesa da Tese (Doutorado):

- Instituição e departamento em que foi realizado o Doutorado:

- Área de concentração do título de Doutor, de acordo com a Capes:

- Resumo da temática da Tese (Doutorado):

- Artigos publicado a partir da Tese (Doutorado):

- Grupo de pesquisa cadastrado no CNPq:

- Potenciais redes colaborativas em pesquisa científica:

- Resumo da trajetória profissional, enfatizando experiências profissionais e produções científicas (máximo de 2 páginas):

- Motivação/justificativa para querer ser credenciado como docente no PPGEC (máximo de 2 página):

                                                            

                                                                                              __________, ____ de _________ de 2021.

 

ANEXO B do EDITAL nº 01/2021 – formulário de pontuação

Quadro 1. Formulário de pontuação. As produções serão contabilizadas seguindo a classificação da área de Engenharias I da Capes (quadriênio 2013-2016 e vigente até novembro de 2020). Serão contabilizados apenas as produções entre os anos de 2015 e 2020.

Produções

Pontos por item

Quantidade de itens

Pontos solicitados pelo candidato

Artigo publicado em periódico - Qualis A1 (JCR > 3,00)*

100

 

 

Artigo publicado em periódico - Qualis A2 (2,99 < JCR < 2,00)*

85

 

 

Artigo publicado em periódico - Qualis B1 (1,99 < JCR < 1,00)*

70

 

 

Artigo publicado em periódico - Qualis B2 (0,99 < JCR < 0,10)*

50

 

 

Artigo publicado em periódico - Qualis B3

5

 

 

Texto completo em anais de evento científico Internacional**

15

 

 

Texto completo em anais de evento científico Nacional***

5

 

 

Livro completo publicado por editora universitária ou comercial

30

 

 

Organização de livro completo publicado por editora universitária ou comercial

5

 

 

Capítulo de livro completo publicado por editora universitária ou comercial

15

 

 

Registro de patente

30

 

 

Bolsista produtividade em pesquisa ou desenvolvimento tecnológico (apenas vigente)

100

 

 

Coordenador de projeto aprovado com fomento (externo à UTFPR)

20/projeto

 

 

Soma dos pontos solicitados =

 

*Será utilizado o Qualis Capes para a pontuação dos periódicos. Na ausência do Qualis Capes, os artigos serão computados usando o JCR do periódico em que foi publicado o artigo.

**São considerados artigos internacionais aqueles publicados em língua estrangeira. A saturação dessa produção é igual a 75 (setenta e cinco) pontos.

***A saturação dessa produção é igual a 25 (vinte e cinco) pontos.                                                  


Referência: Processo nº 23064.042293/2020-13 SEI nº 1807575