Boletim de Serviço Eletrônico em 16/12/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB

CENTRO ACAD. LING. ESTRANG. MODERNAS -FB

 

EDITAL nº 005/2020

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA

CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – CALEM-FB

2020/2 – PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2021

O Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM), do câmpus de Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, torna pública a abertura das matrículas nos cursos de língua estrangeira, correspondente ao segundo semestre de 2020, que ocorrerá no período letivo de fevereiro a maio de 2021, no formato de ensino remoto, devido à pandemia do COVID-19, conforme as especificações a seguir:

1. Línguas e horários

 As línguas e seus respectivos horários serão conforme abaixo.

 §1º - O ‘ensalamento’ virtual será informado pelo professor de cada turma, via e-mail, para o início das aulas em formato remoto.

LÍNGUAS 

DIAS DA SEMANA 

HORÁRIO 

ESPAÇO VIRTUAL 

Francês 2 (FRA2)

Segunda e quarta feiras

16h40 – 17h30

(T5)

A ser informado

Francês 4 (FRA4)

 Segunda e quarta feiras

15h50 – 17h30

(T4-T5)

A ser informado

Inglês 1 (ING1)

Terça e quinta feiras

16h40 – 18h20

(T5-T6)

A ser informado

Inglês 2 (ING2)

Terça e quinta feiras

18h40 – 20h20

(N1-N2)

A ser informado

Inglês 3 (ING3)

Terça e quinta feiras

16h40 – 18h20

(T5-T6)

A ser informado

Inglês 4 (ING4)

Segunda e quinta feiras

18h40 – 20h20

(N1-N2)

A ser informado

Inglês 6 (ING6) – Conversation

Segunda-feira

17h30 – 18h20

(T6)

A ser informado

       

2. Candidatos a matrícula.

Poderão solicitar matrícula:

2.1 Alunos, servidores, membros da comunidade externa que já são alunos do CALEM-FB.

2.2. Alunos, servidores e membros da comunidade externa que foram classificados no teste de nivelamento para o segundo semestre de 2020, a partir do nível 2 das respectivas línguas.

2.3 Alunos, servidores e membros da comunidade externa interessados em cursar o nível 1 que está sendo ofertado:

§ 1º Os candidatos que fizeram o teste de nivelamento, mas foram indicados para o nível 1, requerem matrícula nesse nível, para concorrer à vaga.

§ 2º A abertura de vagas para a comunidade externa está sujeita às vagas remanescentes, de acordo com a cláusula 3.

 

3. Critérios para obtenção da vaga no CALEM-FB.

De acordo com o regulamento do CALEM, encontrado no link http://www.utfpr.edu.br/cursos/linguas-estrangeiras/sobre, o preenchimento das vagas será realizado proporcionalmente aos percentuais do número de alunos regularmente matriculados no câmpus nos respectivos níveis de ensino, respeitando-se a ordem abaixo:

I.  Graduação

II. Educação Profissional Técnica de Nível Médio

III. Pós-Graduação stricto-sensu

IV. Programas permanentes de capacitação de servidores

§1º - O aluno da UTFPR requerente de matrícula para o nível 1 das línguas oferecidas será classificado por ordem do maior coeficiente de rendimento do curso de graduação, em que está matriculado; e, no caso de empate, por maior idade.

 §2º - As vagas referentes ao inciso IV acima serão de duas vagas por turmas, no máximo, sendo preenchidas por requerentes de matrícula pela ordem de maior tempo de serviço na instituição.

 §3º - A abertura de vagas para a comunidade externa está sujeita às vagas remanescentes do preenchimento de vagas dos membros na ordem dos incisos I a IV acima. Os interessados deverão aguardar instruções para matrícula, através da página do portal da UTFPR-FB, disponível em: http://www.utfpr.edu.br/campus/franciscobeltrao.

 

4. Procedimentos para solicitação de matrícula. Os alunos da UTFPR-FB, servidores e membros da comunidade externa já alunos do CALEM-FB devem acessar o Portal do Aluno e requerer matrícula nas turmas de Francês e Inglês, nas seguintes datas:

Período de requerimento pelos alunos da UTFPR-FB, membros da comunidade externa já alunos do CALEM-FB e servidores

De 05 a 08 de fevereiro de 2021

09h – 18h

Os membros da comunidade externa que realizaram o teste de nivelamento[1] para 2020/2, farão seus requerimentos de matrícula por videoconferência, por meio de link a ser informado, conforme quadro abaixo:

Data de requerimento dos membros da comunidade externa que foram classificados no teste de nivelamento, a partir do nível 2. 

 

10 de fevereiro de 2021

19h – 20h30

Nota importante: Os servidores (docentes e/ou técnicos administrativos) que queiram ingressar no Inglês 1 (ING1) do CALEM-FB devem acessar o sistema corporativo, no ícone Sistemas Gerais, na aba CALEM – Matrícula Servidor (1º período), no link: https://utfws.utfpr.edu.br/entrada/sistema/mpmenu2.inicio.

 

5. Pagamento da taxa.

O CALEM-FB 2020/2 não cobrará taxas em seus cursos de línguas estrangeiras.

 

6. Compra de material didático.

A aquisição de material didático é obrigatória. O CALEM-FB não cobra taxas, porém, em contrapartida, o material impresso deve ser adquirido pelos alunos, uma vez que este é de grande importância para o desenvolvimento do curso. Nesse sentido, o livro para o curso de inglês e do francês deverá ser providenciado o mais rápido possível, a fim de organizar o semestre. Os livros de curso (livro do estudante) podem ser comprados em livrarias e distribuidoras. Fica a critério do aluno comprar o livro de lição de casa (homework book). A lista dos materiais necessários está no link: http://www.utfpr.edu.br/cursos/linguas-estrangeiras/francisco-beltrao/materiais-calem-fb.pdf/view. O CALEM-FB não se responsabiliza por cópias dos materiais.

 

7. Início do segundo semestre de 2020.

As aulas no CALEM-FB terão início em 18.02.20, de acordo com o calendário acadêmico oficial, obedecendo-se a frequência semanal de cada curso.

 

Francisco Beltrão, 16 de dezembro 2020.

 

 

 

Profa. Dra. Fátima Aparecida Cezarin dos Santos

UTFPR – Francisco Beltrão

[1] Categoria sujeita às vagas remanescentes. Ver Cláusula 3, §3º.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FATIMA APARECIDA CEZARIN DOS SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 16/12/2020, às 17:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1817503 e o código CRC (and the CRC code) B10F67A7.



_______________________________________________________________________________

 


Referência: Processo nº 23064.050875/2019-21 SEI nº 1817503