Boletim de Serviço Eletrônico em 22/12/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PATO BRANCO

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 14/2020 - DIRPPG-PB

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que se acham abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução 40/2020 (09/10/2020), de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

                       

I - FINALIDADE DO CURSO

Título: Curso de Especialização em Engenharia de Estruturas Metálicas

Área de Conhecimento: Engenharias/Estruturas (30102006)

Nível: Especialização (Pós-Graduação "Lato-Sensu")

 

Os objetivos do curso são: capacitar profissionais das áreas de engenharia ou que atuem profissionalmente em áreas correlatas ao curso à realização de projetos, dimensionamento e serviços relacionados à área de estruturas metálicas; formar projetistas na área de estruturas metálicas que possam se inserir no mercado contemporâneo; formar profissionais para projetar estruturas metálicas para diversos fins, com aptidão no uso de recursos computacionais e com conhecimento profundo teórico e prático do comportamento das estruturas de aço; formação de gestores de projeto estrutural que tenham conhecimento técnico e que possam planejar melhor a elaboração de um projeto de estrutura de aço; introduzir e incentivar o uso das estruturas de aço; dominar os princípios da análise estrutural, requisitos técnicos normativos e a sua correlação com o projeto; vistoriar, analisar e recuperar estruturas de aço; projetar edificações industriais, comerciais e residências com o uso de estruturas de aço; introduzir e incentivar o aluno à prática da pesquisa científica e tecnológica em estruturas de aço.

 

II - LOCAL DO CURSO

O curso será ofertado na UTFPR, Câmpus Pato Branco (Via do Conhecimento, Km 1, CEP 85503-390 - Pato Branco – PR). As aulas serão no formato semipresencial, divididas em:

  1. Encontros presenciais, realizadas preferencialmente no bloco Q. Aulas práticas envolvendo utilização de softwares serão distribuídas entre as salas de informática do Bloco V e a sala H003;

  2. Encontros à distância de forma síncrona utilizando a plataforma meet.google.com ou a ferramenta Big Blue Button (BBB) do Moodle;

  3. Encontros à distância de forma assíncrona por meio de atividades propostas pelos professores utilizando como Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) a plataforma Moodle institucional ou o Google Classroom.

 

OBSERVAÇÃO: Enquanto perdurar a suspenção das aulas presenciais, como medida de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), os encontros presenciais serão substituídos por encontros remotos síncronos.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

A carga horária total do curso é de 420 horas, sendo que os encontros presenciais se intercalarão com os encontros à distância, ocorrendo essencialmente quinzenalmente (a cada quinze dias), às sextas-feiras à noite (19h às 23h)  e aos sábados pela manhã (7h30min às 12h) e a tarde (13h às 17h).

 

A fim de viabilizar o translado de dois professores externos, irão ocorrer dois encontros presenciais às sextas-feiras à tarde (13h30min às 18h) e à noite (19h às 23h) e sábados pela manhã (7h30min às 12h) e a tarde (13h às 17h).

 

Informações adicionais pelo telefone (46) 3220-2580, pelos e-mails da coordenação (diegorossetto@utfpr.edu.br) ou da secretaria de curso (posestruturasmetalicas@gmail.com), ou pelo site https://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/pb/engenharia-de-estruturas-metalicas.

 

IV - VAGAS

O curso de Especialização em Engenharia de Estruturas Metálicas oferece 44 vagas para concorrência pública. Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR. Não existindo demanda, as vagas reservadas poderão ser ofertadas para a lista de espera de alunos pagantes.

 

A turma será aberta se houver no mínimo 39 candidatos selecionados com matrícula confirmada.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

Período de Inscrição

25/01/2021 a 05/03/2021

Resultado da classificação

11/03/2021

Interposição de Recurso

12/03/2021 a 23/03/2021

Divulgação do resultado definitivo da 1ª. Chamada

24/03/2021

Período de Matrícula

29/03/2021 a 02/04/2021

Segunda chamada para matrícula

05/04/2021 a 06/04/2021

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

  1. Efetuar a inscrição no site http://pos.funtefpr.org.br/;

  2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais);

  3. Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 05/03/2021 (último dia da inscrição), cópia dos seguintes documentos:

Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação em até seis meses após o início das atividades letivas, sob pena de cancelamento da matrícula.

  1. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

  2. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

Início das atividades letivas

09/04/2021

Férias

22/12/2021

Reinício das atividades letivas

18/02/2022

Término das atividades letivas

19/11/2022

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

  1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Pato Branco, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;

  2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

  3. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios:

Critério

Pontos

  1. Graduação

Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Arquitetura

10

Cursos correlatos a área do curso de especialização

8

Demais cursos

5

  1. Experiência Profissional

Acima de 10 anos

10

5 < a < 10 anos

8

0 < a < 5 anos

5

  1. Coeficiente de rendimento do curso de graduação

Acima de 90%

10

80% < a <  90%

8

70% < a <  80%

7

60% < a <  70%

5

 

  1. A nota final dos candidatos será obtida pela somatória dos itens 1, 2 e 3 e a classificação será apresentada em ordem decrescente da nota final.

  2. Em caso de empate será utilizado o item 2 (Experiência Profissional), candidato com maior tempo de experiência profissional, como critério de desempate.

  1. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V;

  2. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita junto à Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu, das 8h às 18h, até a data indicada no item V do presente documento.

 

IX - MATRÍCULA

  1. O processo de matrícula compreende a apresentação de documentos e assinatura de contrato de prestação de serviços;

  2. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 04/03/2021 e concluir o processo de matrícula, junto à secretaria do curso, que atenderá na Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), no período especificado no item VI deste edital das 09h às 12h e 14h às 17h, apresentando:

  1. Os originais e uma cópia dos documentos postados na fase de inscrição;

  2. Documentação para estrangeiros, quando solicitada pela coordenação.

  1. No ato da matrícula deverá ser assinado o contrato de prestação de serviços, disponível, para leitura e conhecimento prévio, no site de inscrição;

  2. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.

 

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

  1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoio à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, sendo esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR  regulada por Convênio.

 

XI - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

  1. O candidato, no ato da matrícula, fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:

  1. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.

  1. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.

  1. Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, será elaborado um contrato a ser assinado pelo Aluno selecionado com a Fundação de Apoio da UTFPR, para quem deverão ser realizados os depósitos referentes ao pagamento do curso.

 

XII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

  1. Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIII – INFORMAÇÕES GERAIS

  1. O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item VI do edital de abertura, nos termos do artigo 59 da lei 9.784/99.

  2. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas no foro da Justiça Federa, caso não solucionadas administrativamente.

  3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelo telefone (46) 3220-2580, pelos e-mails da coordenação (diegorossetto@utfpr.edu.br) ou da secretaria de curso (posestruturasmetalicas@gmail.com), ou pelo site https://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/pb/engenharia-de-estruturas-metalicas.

  4. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF e no SEI (processo n. 23064.045175/2020-59).

  5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pelo Diretor de Pesquisa e Pós-graduação.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SANDRO CESAR BORTOLUZZI, DIRETOR(A), em (at) 22/12/2020, às 15:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) IDEMIR CITADIN, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/12/2020, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1829288 e o código CRC (and the CRC code) 081E8795.



_______________________________________________________________________________

Relação de links desse edital:

 

DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS

Disciplina: Ações e Segurança das Estruturas

Carga Horária: 30

Programa:

Segurança e Filosofias de Projeto. Cargas que Atuam nas Estruturas;  Visão Geral de Cargas nas Estruturas; Ações permanentes, variáveis e excepcionais; Coeficientes de ponderação das ações e resistências; Cálculo das Cargas; Combinações de ações; Deslocamentos máximos; Ações causadas pelo vento; Normas técnicas; Uso da norma ABNT NBR 6123.

Bibliografia:

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Ações para cálculo de estruturas de edificações NBR 6120. Rio de Janeiro : ABNT, 2019.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Forças devido ao vento em edificações NBR 6123. Rio de Janeiro : ABNT, 1988.

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Ações e segurança nas estruturas - procedimento NBR 8681. Rio de Janeiro : ABNT, 2003.

  4. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  5. Fonseca Bragança Pinheiro, Antônio Carlos. Estruturas Metálicas. 2º Edição. São Paulo : Blucher, 2005.

  6. Pravia Chamberlian, Zacarias, Ficanha, Ricardo e Fabeane, Ricardo. Projeto e cálculo de estruturas de aço:edifício industrial detalhado. Rio de Janeiro : Elsevier, 2013.

 

Disciplina: Dimensionamento de Perfil Laminado/Soldado  e Vigas Mistas

Carga Horária: 45

Programa:

Aços estruturais e materiais de ligação; Fabricação e padronização de laminados e soldados; Dimensionamento de elementos submetidos à tração e à compressão axial; Dimensionamento de elementos submetidos à flexão simples e composta; Dimensionamento de elementos submetidos a esforços combinados; Elementos submetidos a forças transversais localizadas; Aberturas em almas de vigas de aço; Vigas mistas de aço e concreto: Largura efetiva; Conectores de cisalhamento; Interação entre perfil e aço e laje de concreto; Dimensionamento das vigas ao momento fletor; exemplos de aplicação.   Dimensionamento e análise conforme norma ABNT NBR 8800:2008.

Bibliografia:

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios NBR 8800. Rio de Janeiro : ABNT, 2008.

  2. Bellei, Ildony, Ottoboni Pinho, Fernando e Ottoboni Pinho, Mauro. Edifício de múltiplos andares em aço. São Paulo : Pini, 2004.

  3. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  4. Fonseca Bragança Pinheiro, Antônio Carlos. Estruturas Metálicas. 2º Edição. São Paulo : Blucher, 2005.

  5. Pfeil, Walter e Pfeil, Michele. Estruturas de aço: dimensionamento prático. 8º Edição. Rio de Janeiro : LTC, 2014.

  6. Pravia Chamberlian, Zacarias, Ficanha, Ricardo e Fabeane, Ricardo. Projeto e cálculo de estruturas de aço:edifício industrial detalhado. Rio de Janeiro : Elsevier, 2013.

 

Disciplina: Dimensionamento de Perfil Formado a Frio e em Situação de Incêndio

Carga Horária: 45

Programa:

Aços estruturais e materiais de ligação; Fabricação e padronização de perfis formados a frio; Métodos para cálculo das propriedades geométricas de perfis formados a frio; Resistência pós-flambagem e largura efetiva; Métodos para dimensionamento de barra: MLE, MSE, MRD; Instabilidade local e distorcional; Enrijecedores transversais; Dimensionamento de elementos submetidos à tração e à compressão axial; Dimensionamento de elementos submetidos à flexão simples e composta; Dimensionamento e análise conforme norma ABNT NBR 14762:2010. Dimesionamento de estrutura em situação de incêndio.

Bibliografia:

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Dimensionamento de estruturas de aço constutuídas por perfis formados a frio NBR 14762. 2º Edição Rio de Janeiro : ABNT, 2010.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.  Perfis estruturais de aço formados a frio - procedimento NBR 6355. Rio de Janeiro : ABNT, 2012.

  3. Bellei, Ildony, Ottoboni Pinho, Fernando e Ottoboni Pinho, Mauro. Edifício de múltiplos andares em aço. São Paulo : Pini, 2004.

  4. Fonseca Bragança Pinheiro, Antônio Carlos. Estruturas Metálicas. 2º Edição. São Paulo : Blucher, 2005.

  5. Lubas Silva, Edson, Pierin, Igor e Pignatta Silva, Valdir. Estruturas compostas por pefis formado a frio:dimensionameno pelo método das larguras efetivas e aplicação conforme ABNT NBR 14762:2016 e ABNT NBR 6355:2012. Rio de Janeiro : Instituto Aço Brasil / CBCA, 2014.

  6. Moliterno, Antônio, Reyolando M. L. R. F.. Elementos para projetos em perfis leves de aço. 2º Edição. São Paulo : Blucher, 2015.

 

Disciplina: Projeto de Galpões e Pontes Rolantes

Carga Horária: 30

Programa:

Concepções estrutural de galpões industrial; Projeto de edifício industrial em aço com ponte rolante; Contraventamento; Carregamentos permanentes e variáveis; Determinações dos esforços; Fadiga; Projetos de galpões industriais e pontes rolantes de estruturas metálicas com uso do software; Exemplos de análise e dimensionamento de galpões industriais;  Soluções e detalhes construtivos usuais; Graficação e apresentação de projetos.

Bibliografia:

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Dimensionamento de estruturas de aço constutuídas por perfis formados a frio NBR 14762. 2º Edição Rio de Janeiro : ABNT, 2010.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.  Perfis estruturais de aço formados a frio - procedimento NBR 6355. Rio de Janeiro : ABNT, 2012.

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios NBR 8800. Rio de Janeiro : ABNT, 2008.

  4. Dias, Luís Andrade de Mattos. Edificação de Aço do Brasil. 3º Edição. São Paulo : Zigurate, 2002.

  5. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  6. CARVALHO, P. R. M. Curso Básico de Perfis de Aço Formado a Frio. Porto Alegre, 2006.

  7. Pfeil, Walter e Pfeil, Michele. Estruturas de aço: dimensionamento prático. 8º Edição. Rio de Janeiro : LTC, 2014.

  8. Pravia Chamberlian, Zacarias, Ficanha, Ricardo e Fabeane, Ricardo. Projeto e cálculo de estruturas de aço:edifício industrial detalhado. Rio de Janeiro : Elsevier, 2013.

 

Disciplina: Projetos de Estruturas Light Steel Framing

Carga Horária: 30

Programa:

Concepção do Sistema Construtivo LSF; Conceituação do sistema construtivo; Partes componentes de uma edificação LSF; Aspectos e recomendações construtivas; Dimensionamento de elementos estruturais e ligações; Projeto estrutural em LSF.

Bibliografia:

1.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR14762 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio. 2ª Ed., Rio de Janeiro: ABNT 2010.

2.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6355: Perfis estruturais de aço formados a frio - Padronização. Rio de Janeiro. 2012.

3.Rodrigues, Francisco Carlos. Steel Framing: Engenharia. Rio de Janeiro: Aço Brasil / CBCA, 2016

  1. Moliterno, Antônio, Reyolando M. L. R. F.. Elementos para projetos em perfis leves de aço. 2º Edição. São Paulo : Blucher, 2015.

  2. CARVALHO, P. R. M. Curso Básico de Perfis de Aço Formado a Frio. Porto Alegre, 2006.

6.SILVA, Edson Lubas; PIERIN, Igor; PIGNATTA; SILVA, Valdir Pignatta. Estruturas compostas por perfis formados a frio – Dimensionamento pelo método das larguras efetivas e aplicação conforme ABNT NBR 14762:2010 e ABNT NBR 6355:2012. Rio de Janeiro: Instituto Aço Brasil / CBCA, 2014.

 

Disciplina: Gestão de Projetos

Carga Horária: 30

Programa:

Definição de projeto. Contexto e Evolução de Gerenciamento de projetos em estrutura metálica; Áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBOK: Iniciais, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento. Ciclo de Vida dos Projetos. Definição do Escopo. Estruturas Analíticas de Projetos (EAP). Definição das Atividades. Seqüência das Atividades. Rede lógica de Precedência. Diagrama de Gantt (MS Project). Método PERT/COM. Caminho Crítico. Cronograma Físico e Financeiro. Curva S de acompanhamento de progresso físico previsto e realizado. a Alocação e nivelamento de recursos. Controle de Custos.

Bibliografia:

  1. Institute, Project Management. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 6º Edição. Pensilvânia : Management Institute, 2017.

  2. Larson, Erik. Gerenciamento de projetos: o processo gerencial: Tradução Théo Amon, Revisão Técnica Roque Rabechini. 6º Edição. Porto Alegre : AMGH, 2016.

  3. Nôcera, Rosaldo de Jesus. Planejamento e controle de obras com o Microsoft Project 2003: guia prático para engenheiros, técnicos de edificações, construtoras e instaladoras, incluindo exemplo completo de planejamento. 2º Edição. Santo André : s.n., 2004.

  4. Xavier, Carlos Magno. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 4º Edição. São Paulo : Saraiva, 2018.

  5. Vargas Viana, Ricardo. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5º Edição. Rio de Janeiro : Brasport, 2003.

 

Disciplina: Ligações Parafusadas

Carga Horária: 30

Programa:

Materiais. Dispositivos de ligações; Classificação das ligações. Ligações por contato e por atrito; Tipos de parafusos. Controle de torque; Cálculo das ligações parafusadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Dimensionamento de placas de base e chumbadores; Barras de cisalhamento; Ligações de viga de aço com elementos de concreto; Critérios para projeto; Exemplos de cálculo de ligações parafusadas.

Bibliografia:

  1.  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Dimensionamento de estruturas de aço constutuídas por perfis formados a frio NBR 14762. 2º Edição Rio de Janeiro : ABNT, 2010.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro : ABNT, 2008.

  3. Bellei, Ildony, Ottoboni Pinho, Fernando e Ottoboni Pinho, Mauro. Edifício de múltiplos andares em aço. São Paulo : Pini, 2004.

  4. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  5. Fonseca Bragança Pinheiro, Antônio Carlos. Estruturas Metálicas. 2º Edição. São Paulo : Blucher, 2005.

  6. Pfeil, Walter e Pfeil, Michele. Estruturas de aço: dimensionamento prático. 8º Edição. Rio de Janeiro : LTC, 2014.

  7. Pravia Chamberlian, Zacarias, Ficanha, Ricardo e Fabeane, Ricardo. Projeto e cálculo de estruturas de aço:edifício industrial detalhado. Rio de Janeiro : Elsevier, 2013.

 

 

Disciplina: Ligações Soldadas

Carga Horária: 30

Programa:

Introdução a soldagem. Tipos de junta. Simbologia da soldagem. Segurança na soldagem. Processos de soldagem. Consumíveis para soldagem. Custos em soldagem. Defeitos em juntas soldadas. Ensaios não destrutivos em juntas soldadas. Dimensionamento de ligações soldadas. Cálculo de resistência em ligações soldadas. Normas e qualificação em soldagem.

 

Bibliografia:

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Dimensionamento de estruturas de aço constutuídas por perfis formados a frio NBR 14762. 2º Edição Rio de Janeiro : ABNT, 2010.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios NBR 8800. Rio de Janeiro : ABNT, 2008.

  3. Bellei, Ildony, Ottoboni Pinho, Fernando e Ottoboni Pinho, Mauro. Edifício de múltiplos andares em aço. São Paulo : Pini, 2004.

  4. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  5. Fonseca Bragança Pinheiro, Antônio Carlos. Estruturas Metálicas. 2º Edição. São Paulo : Blucher, 2005.

  6. Pfeil, Walter e Pfeil, Michele. Estruturas de aço: dimensionamento prático. 8º Edição. Rio de Janeiro : LTC, 2014.

  7. Villani Marques, Paulo, Bracarense, Paulo José e Queiroz, Alexandre. Soldagem:fundamentos e tecnologia. 3º Edição. Minas Gerais : UFGM, 2011.

 

 

Disciplina: Gestão de Riscos e Segurança do Trabalho

Carga Horária: 30

Programa:

Legislação e Normas. Comissionamento e ambientação em obras. Operação de equipamentos e ferramentas manuais. Trabalho em altura. Trabalho em espaços confinados. Operação de equipamentos de elevação. Gestão Riscos. Entrega e conclusão de Obras. Inspeção, laudos e pareceres técnicos.

Bibliografia:

  1. Abunahman, Sergio. Curso básico de engenharia legal e de avaliações. 4º Edição. São Paulo : Pini, 2008.

  2. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  3. Grupo Editorial Nacional. Segurança e medicina do trabalho. 82º Edição. São Paulo : Atlas, 2019.

  4. Nunes Barbosa Filho, Antonio. Segurança do trabalho na construção Civil. 1º Edição. São Paulo : Atlas, 2015.

  5. Nunes Barbosa Filho, Antunes. Segurança do trabalho e gestão ambiental. 5º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  6.  Arruda, Fabio Antônio da Silva. Triangulação em saúde e segurança de trabalho: gestão, engenharia e comportamento. 1ª edição. São Luís: Editora Pascal, 2019

Disciplina: Vibrações em Estruturas Metálicas

Carga Horária: 30

Programa:

Fundamentos de vibração; Tipos de vibração; Frequência natural; Frequência de excitação; Ressonância; Amortecimento; A Percepção humana; O efeito das vibrações em edificações; Vibração em pisos; Vibrações devido à equipamentos; Vibrações devidas à ação do vento; Soluções para correção de vibrações; Recomendações da NBR 8800; Exemplos de cálculo.

 

Bibliografia:

  1.  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Dimensionamento de estruturas de aço constutuídas por perfis formados a frio NBR 14762. 2º Edição Rio de Janeiro : ABNT, 2010.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios NBR 8800. Rio de Janeiro : ABNT, 2008.

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas resistentes a sismos. Rio de Janeiro : ABNT, 2006.

  4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Forças devido ao vento em edificações NBR 6123. Rio de Janeiro : ABNT, 1988.

  5. Bellei, Ildony, Ottoboni Pinho, Fernando e Ottoboni Pinho, Mauro. Edifício de múltiplos andares em aço. São Paulo : Pini, 2004.

  6. Brasil, Reyolando e Da Silva, Marcelo. Introdução à dinâmica das estruturas para a engenharia civil. São Paulo : Blucher, 2013.

  7. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  8. Lima Souza, Sílvio e Santos Hampshire de Carvalho, Sérgio. Análise dinâmica de estruturas. Rio de Janeiro : Ciência Moderna , 2008.

  9. Rao, Singiresu. Vibrações Mecânicas. 4º Edição. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2008.

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15421 – Projeto de Estruturas resistentes a sismos. ABNT, 2006.

  2. TIMOSHENKO, Stephen. Vibration Problems in Engineering. Second Edition –Fifth printing. New York: D. Van Nostrand Company Inc., 2010.

 

 

Disciplina: Múltiplos Pavimentos

Carga Horária: 30

Programa:

Quando construir em aço; Aços e propriedades; Produtos estruturais de aço; Cargas e combinações; Sistemas estruturais; Elementos tracionados; Elementos comprimidos; Elementos fletidos; Vigas mistas de aço e concreto; Estabilidade e análise estrutural; Elementos fletidos comprimidos; Ligações dos edifícios; Durabilidade e proteção; Vibrações em pisos; Proteção contra fogo; Viabilidade econômica; Projeto completo da estrutura de um edifício comercial de 8 pavimentos.

 

Bibliografia:

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Dimensionamento de estruturas de aço constutuídas por perfis formados a frio NBR 14762. 2º Edição Rio de Janeiro : ABNT, 2010.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro : ABNT, 2008.

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Forças devido ao vento em edificações NBR 6123. Rio de Janeiro : ABNT, 1988.

  4. Bellei, Ildony, Ottoboni Pinho, Fernando e Ottoboni Pinho, Mauro. Edifício de múltiplos andares em aço. São Paulo : Pini, 2004.

  5. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  6. Pfeil, Walter e Pfeil, Michele. Estruturas de aço: dimensionamento prático. 8º Edição. Rio de Janeiro : LTC, 2014.

  7. Pravia Chamberlian, Zacarias, Ficanha, Ricardo e Fabeane, Ricardo. Projeto e cálculo de estruturas de aço:edifício industrial detalhado. Rio de Janeiro : Elsevier, 2013.

  8. Pinho, Fernando Ottoboni; Penna, Fernando. Viabilidade Econômica. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2008.

 

Disciplina: Pontes e Passarelas Metálicas

Carga Horária: 30

Programa:

Histórico das pontes metálicas; Concepções das pontes; Materiais de construção de pontes; Normas técnicas de projeto; Cargas nas pontes; Pontes mistas de aço e concreto; Pontes em treliça; Passarelas metálicas; Projeto de uma ponte em viga mista; Montagem pelo solo com guindastes; Montagem com balsas; Montagem por balanços sucessivos; Montagem por lançamento; Esforços durante o lançamento; Bico de lançamento; Contrapeso; Roletes de deslizamento; Tração do conjunto; Assentamento sobre os apoios; Projeto de lançamento.

 

Bibliografia:

 

  1. Pinho, Fernando Ottoboni; Bellei, Hélio Ildony. Pontes e Viadutos em Vigas Mistas. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2007.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Dimensionamento de estruturas de aço constutuídas por perfis formados a frio NBR 14762. 2º Edição Rio de Janeiro : ABNT, 2010.

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro : ABNT, 2008.

  4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Forças devido ao vento em edificações NBR 6123. Rio de Janeiro : ABNT, 1988.

  5. Bellei, Ildony, Ottoboni Pinho, Fernando e Ottoboni Pinho, Mauro. Edifício de múltiplos andares em aço. São Paulo : Pini, 2004.

  6. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  7. Pfeil, Walter e Pfeil, Michele. Estruturas de aço: dimensionamento prático. 8º Edição. Rio de Janeiro : LTC, 2014.

  8. Pravia Chamberlian, Zacarias, Ficanha, Ricardo e Fabeane, Ricardo. Projeto e cálculo de estruturas de aço:edifício industrial detalhado. Rio de Janeiro : Elsevier, 2013.

 

Disciplina: Modelagem de Estruturas

Carga Horária: 30

Programa:

Conceitos sobre o Método dos Elementos Finitos (MEF). Elementos finitos unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Introdução à simulação estrutural. Fases de aplicação do MEF - Pré-Processamento, Processamento e Pós-Processamento. Exemplos de aplicação.

Bibliografia:

  1. Alves Filho, Avelino. Elementos Finitos: a base da tecnologia CAE. 6º Edição. São Paulo : Érica, 2013.

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Dimensionamento de estruturas de aço constutuídas por perfis formados a frio NBR 14762. 2º Edição Rio de Janeiro : ABNT, 2010.

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios NBR 8800. Rio de Janeiro : ABNT, 2008.

  4. Fakury, Ricardo, R. Castro, Ana Lydia e B. Caldas, Rodrigo. Dimensionamento de elementos estruturais de aço mistos de aço e concreto. 1º Edição. São Paulo : Pearson, 2016.

  5. Fish, Jacob e Belytschko, Ted. Um primeiro curso em elementos finitos: Tradução e revisão técnica Ricardo Nicolau NAssar Koury, Luiz Mahado. Rio de Janeiro : LTC, 2009.

  6. Kassimali, Aslam. Análise estrutural: revisão técnica Luiz Antonio Vieira Carneiro. 5º Edição. São Paulo : Cengage Learning, 2016.

  7. Kim, Nam-Ho. Introdução à análise e ao projeto em elementos finitos: Tradução e revisão técnica Amir Elias Abdalla Kurban. Rio de Janeiro : LTC, 2011.

 

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS METÁLICAS

Módulo

Carga Horária (horas)

Titulação

Docente Responsável

Link para o Currículo Lattes

Instituição

Ações e Segurança das Estruturas

30

Doutor

Diego Rizzotto Rossetto

 http://lattes.cnpq.br/3716731818618747

UTFPR

Dimensionamento de Perfil Laminado/Soldado  e Vigas Mistas

45

Doutor

Robson Gonçalves Trentin

http://lattes.cnpq.br/9922385525517339

UTFPR

Dimensionamento de Perfil Formado a Frio e em Situação de Incêndio

45

Doutor

Diego Rizzotto Rossetto

 http://lattes.cnpq.br/3716731818618747

UTFPR

Projeto de Galpões e Pontes Rolantes

30

Mestre

Paulo Roberto Marcondes de Carvalho

http://lattes.cnpq.br/4736953541076866

SENAI FATESG

Projetos de Estruturas Light Steel Framing

30

Mestre

Paulo Roberto Marcondes de Carvalho

http://lattes.cnpq.br/4736953541076866

SENAI FATESG

Gestão de Projetos

30

Doutor

Geocris Rodrigues dos Santos

http://lattes.cnpq.br/2466041074193362

UTFPR

Ligações Parafusadas

30

Doutor

Robson Gonçalves Trentin

http://lattes.cnpq.br/9922385525517339

UTFPR

Ligações Soldadas

30

Doutor

Bruno Bellini Medeiros

http://lattes.cnpq.br/6045536501621727

UTFPR

Gestão de Riscos e Segurança do Trabalho - 

30

Doutor

Sérgio Luiz Ribas Pessa

http://lattes.cnpq.br/9201391637452592

UTFPR

Vibrações em Estruturas Metálicas

30

Doutor

Paulo Rogério Novak

http://lattes.cnpq.br/7766888778491590

UTFPR

Múltiplos Pavimentos

30

Mestre

Fernando Ottoboni Pinho

http://lattes.cnpq.br/1355708468142150

MetalFOP Engenharia Ltda

Pontes e Passarelas Metálicas

30

Mestre

Fernando Ottoboni Pinho

http://lattes.cnpq.br/1355708468142150

MetalFOP Engenharia Ltda

Modelagem de Estruturas Metálicas com Método dos Elementos Finitos

30

Mestre

Hebert Suares Trautwein

http://lattes.cnpq.br/1638576160050543

Profissional Autônomo

 

Obs.: O quadro de professores poderá sofrer alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.


Referência: Processo nº 23064.045175/2020-59 SEI nº 1829288