Boletim de Serviço Eletrônico em 30/12/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRO-REITORIA DE GRAD.E EDUC.PROFISSIONAL

EDITAL 37/2020 - PROGRAD

SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA O APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA GRADUAÇÃO DA UTFPR

 

 

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), com base no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes bolsistas e voluntários para atuarem como apoio no desenvolvimento dos Recursos Educacionais Abertos descritos neste edital. O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

1. DO OBJETO

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UTFPR, para atuarem como apoio no desenvolvimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) descritos neste edital de fomento ao ensino. Os projetos foram selecionados pelas Câmaras Técnicas vinculadas ao Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP) da UTFPR, mediante divulgação e discussão com diferentes instâncias atuantes nos cursos de Graduação da UTFPR.

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR , Ação  20RK (Funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior), Fonte 8100000000, Classificação da despesa: 339018.01 - Bolsas de Estudo no País. Este edital contará com o apoio financeiro da UTFPR, por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), no valor de R$ 422.400,00 (Quatrocentos e vinte e dois mil e quatrocentos Reais).

 

3. DAS NORMAS GERAIS

3.1 - Os recursos deste edital destinam-se ao apoio aos projetos para o desenvolvimento dos REA elencados no Apêndice I.

3.2 Serão disponibilizadas 176 (cento e setenta e seis) cotas de bolsas. Cada cota de bolsa corresponde a 4 (quatro) parcelas de R$ 600,00 (seiscentos Reais), a serem repassadas mensalmente,  por um período de até 4 (quatro) meses, conforme o cronograma no Apêndice II.

3.3 - A concessão das bolsas de apoio está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

3.4 - O valor da bolsa concedida aos estudantes será depositado em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante, no Banco do Brasil (Banco 001) ou Caixa Econômica Federal (Banco 104).

3.4.1 – A responsabilidade pela abertura de conta bancária ou conta poupança é do estudante selecionado.

3.5 - Os estudantes bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR, em regime de 20 (vinte) horas semanais, que poderão ocorrer de forma presencial, semipresencial ou não presencial, a critério do coordenador do projeto e respeitadas as normativas de biossegurança da UTFPR.

3.6 - A critério do coordenador do projeto, poderão ser selecionados alunos voluntários.

3.6.1 - Os estudantes voluntários exercerão suas atividades em regime de 12 (doze) horas semanais, que poderão ocorrer de forma presencial, semipresencial ou não presencial, a critério do coordenador do projeto e respeitadas as normativas de biossegurança da UTFPR.

3.7 – O coordenador do projeto definirá os horários e as atividades exercidas pelos estudantes (bolsistas e voluntários) selecionados.

3.8 - Quando finalizados, os REA produzidos, constituirão o Repositório Educacional da UTFPR ou repositório específico a ser definido e estarão disponíveis a toda a comunidade acadêmica da UTFPR.

3.9 - As informações e produtos gerados com a implementação e disponibilização dos projetos nos repositórios da UTFPR serão de domínio público.

3.10 - Todo o material produzido pelos estudantes bolsistas, passível de proteção pela Propriedade Intelectual, referentes ao estabelecido na Lei de Direitos Autorais e Conexos: obras literárias, obras artísticas e programas de computador; Leis 9.610 de 19 fevereiro de 1998 e Lei 9.609 de 19 de fevereiro de 1998, será cedido à UTFPR, sem qualquer ônus.

3.11 - Caso os resultados do projeto ou o relatório em si venham a ter valor comercial ou possam levar ao desenvolvimento de um produto ou método envolvendo o estabelecimento de uma patente, a troca de informações e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-ão de acordo com o estabelecido na Lei de Inovação, Lei 10.973 de 02 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto 5.563, de 11 de outubro de 2005 e pela Lei de Propriedade Industrial, Lei 9.279 de 14 de maio de 1996, segundo o Regulamento do Comitê de Avaliação para a Propriedade Intelectual da UTFPR, estabelecido na Resolução 07/11-COEMP de 15 de agosto de 2011.

3.12 - O presente Edital, regula-se pelos preceitos de direito público inseridos no caput do art. 37 da Constituição Federal e, em especial, pelas normas internas da UTFPR.

 

4. DAS VAGAS

4.1 - As vagas para seleção neste edital, bem como requisitos específicos para cada projeto, estão

detalhados no Apêndice I.

4.2 - Os estudantes podem concorrer a qualquer vaga, desde que atendam aos requisitos especificados em cada projeto.

4.3 - Para todas as vagas será necessário: ter conhecimentos das ferramentas dos pacotes office ou broffice (softwares de edição de textos, planilhas e apresentação).

 

5. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA E VOLUNTÁRIO

Constituem-se atribuições do estudante selecionado neste edital:

5.1 - Cumprir a carga horária prevista no projeto, preencher ficha de frequência e elaborar relatório de atividades.

5.2 - Participar das reuniões e capacitações promovidas pela UTFPR.

5.3 - Auxiliar o docente, coordenador da proposta, nas tarefas de desenvolvimento dos REA, que devem ser compatíveis com o seu grau de conhecimento e a proposta do projeto contemplado.

5.4 – Desenvolver as atividades previstas pelo coordenador da proposta, para os estudantes bolsistas e voluntários.

5.5 - Participar de atividades institucionais, que promovam os REA desenvolvidos no projeto.

5.6 – Elaborar relatórios de acordo com as solicitações do professor coordenador do projeto.

5.7 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

 

6. DAS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DO PROJETO

 Constituem-se atribuições do docente coordenador do projeto:

6.1 - Criar e manter um processo SEI atualizado com informações e documentos pertinentes, para a comprovação e registro da execução do projeto conforme condições estabelecidas neste Edital e demais legislações correlatas aplicáveis.

6.1.1 - Deverão constar, obrigatoriamente: proposta do projeto; dados cadastrais da equipe executora (coordenador, colaborador, bolsista, voluntário); descrição e autorização de eventuais alterações no projeto; relatórios parciais caso previstos; ficha de frequência dos bolsistas e voluntários.

6.2 - Selecionar os estudantes bolsistas e voluntários para a execução do projeto elencado no Apêndice I.

6.3 - Estabelecer as atividades a serem realizadas pelos bolsistas e voluntários;

6.4 - Organizar e acompanhar as etapas de desenvolvimento do projeto;

6.5 - Acompanhar as atividades realizadas pelos bolsistas;

6.6 - Realizar a seleção e/ou substituição de bolsistas sempre que necessário;

6.7 - Manter o processo SEI atualizado e informar a DIRGRAD do Campus, sempre que ocorrer alterações no desenvolvimento do projeto;

6.8 - Seguir os prazos definidos no cronograma, disponibilizado no Apêndice II, deste edital;

6.9 - Ao final do projeto entregar os REA e o relatório previsto, conforme cronograma no Apêndice II;

6.10 - Informar para a chefia do departamento ou coordenação de curso, a frequência do estudante bolsista, para que seja providenciado o pagamento mensal da bolsa;

6.11 -  Realizar os ajustes nos REA ou relatório final, recomendados quando solicitados.

 

7. DA PRODUÇÃO E FORMATO DOS REA

7.1 - Para fins deste edital, entende-se que Recursos Educacionais Abertos (REA) “são materiais de aprendizado, ensino e pesquisa em qualquer formato e mídia de domínio público ou com direitos autorais liberados sob uma licença aberta, que permitem acesso, reutilização sem custo, adaptação e redistribuição gratuita” (UNESCO, 2019)[1].

7.2 - A produção dos REA visa contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem, em diferentes modalidades de ensino (presencial, semipresencial ou não presencial), e devem colaborar com as ações docentes, como material de apoio educacional, e ao discente como recurso de aprendizagem, para o retorno das atividades didáticas durante a pandemia da COVID-19 e após o retorno das atividades presenciais ou semipresenciais, nos níveis de formação atendidos pela PROGRAD.

7.3 – Todos os REA devem ser produzidos de maneira a permitir que outros usuários possam utilizar, distribuir, reutilizar e remixar os recursos desenvolvidos, utilizando ferramentas tecnológicas de uso livre e gratuito.

7.4 - Todos os REA produzidos deverão apresentar:

a) Título;

b) Dados de autoria (responsável intelectual pelo conteúdo) e colaboradores;

c) Créditos (indicar as funções desempenhadas pelos membros da equipe);

d) Créditos ao Edital (indicar no formato: “Recurso Educacional Aberto produzido com o fomento do Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos na Graduação da UTFPR”);

e) Licença de uso;

f) Guia Didático.

7.5 - É de exclusiva responsabilidade de cada coordenador de projeto adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias à execução do projeto e à disponibilização do recurso. Tais permissões podem, inclusive, significar a necessidade de autorização para uso de marcas.

7.5.1 - Recomenda-se que seja evitada a exposição de marcas, produtos, espaço, imagens, figuras e ilustrações que detenham direitos autorais, proprietários ou não, que possam ser identificados.

7.5.2 – Caso o REA inclua imagens de pessoas, vozes ou dados digitais, todos os envolvidos deverão preencher e assinar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM, VOZ E DADOS DIGITAIS E RESPECTIVA CESSÃO DE DIREITOS, que está disponível no link http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/sobre/Termo_Autorizacao_Uso_Imagem_Voz_Dados_Digitais.pdf

7.6 - Todos os REA produzidos serão licenciados, de forma aberta, em caráter definitivo e irrevogável, de acordo com o Artigo 49 da Lei nº 9.610/1998. Serão utilizados os termos da licença Creative Commons, “Creative Commons – Atribuição NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA)[2]

7.7 – Para identificação da licença, o REA deve apresentar em seu início a imagem a seguir.

 

 

7.8 - Softwares e documentação associada, opcionalmente, poderão estar sob uma das licenças GNU, adotando GPLv3, LGPLv3, AGPL ou FDL[3], cujos termos devem ser enviados juntamente com o recurso.

 

8. DA ENTREGA DOS REA

8.1 – Ao final da execução do projeto o docente coordenador deve entregar os REA à PROGRAD, por meio da DIRGRAD do Campus.

8.2 – A entrega dos REA deve ocorrer até a data especificada no cronograma disponibilizado no Apêndice II.

8.3 -  Todos os REA desenvolvidos serão amplamente divulgados à comunidade acadêmica, de forma a retratar o resultado dos projetos desenvolvidos com fomento deste edital.

8.4 – Em se tratando de aplicativos móveis e softwares educacionais, deve ser enviado o arquivo executável, o código fonte, eventuais diagramas e a documentação contendo os dados de autoria e instruções de uso.

8.5 – Todos os recursos desenvolvidos devem ser entregues com um Guia Didático (arquivo de texto separado), em formato digital, contendo: resumo em português e inglês, público alvo, disciplinas e/ou conteúdos relacionados, orientações pedagógicas de uso e pré-requisitos (quando for o caso).

8.6 – Após a entrega dos REA, será realizada análise e avaliação e, caso haja alguma inconsistência nos REA apresentados, poderão ser solicitados ajustes, no que tange ao próprio recurso ou à documentação entregue.

8.7 – É expressamente proibida a disponibilização dos REA, produzidos com o fomento do presente edital, em repositórios externos à UTFPR, salvo quando com autorização expressa da ProGrad.

8.8 - Quando se aplicar, também deverá ser entregue o TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM, VOZ E DADOS DIGITAIS E RESPECTIVA CESSÃO DE DIREITOS, mencionado no item 7.5.2, devidamente preenchido e assinado por todos os envolvidos.

 

9. DAS INSCRIÇÕES

9.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Apêndice II.

9.2 - Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa, o candidato deverá:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de Graduação da UTFPR.

b) Não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19, se for o seu caso.

c) Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

9.3 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line na página deste edital, disponível em http://portal.utfpr.edu.br/editais.

9.4 - Na inscrição, o estudante poderá optar por até dois projetos, escolhidos em ordem de prioridade, para concorrer a apenas uma vaga como estudante bolsista.

 

10. DAS ETAPAS E DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

10.1 - A etapa de seleção e classificação será realizada pelos docentes coordenadores dos projetos.

10.2 - A critério dos coordenadores, poderão ser solicitados documentos complementares, por e-mail e/ou agendamento de entrevistas remotas para efeito de seleção e classificação.

10.3 - Cabe ao coordenador do projeto, informar o resultado da seleção e classificação à PROGRAD, por meio da DIRGRAD do Campus, conforme cronograma no Apêndice II, para que seja realizada a divulgação, na forma de resultado preliminar.

10.4 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos, poderão ser encaminhados, dirigidos à comissão de seleção, por meio do endereço eletrônico: diregrad@utfpr.edu.br, até às 23h59min do dia 25 de fevereiro de 2021.

10.5 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail diregrad@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 37/2020 - PROGRAD.

 

11. DO RESULTADO FINAL

11.1 - O resultado final, com a relação dos estudantes selecionados (bolsistas e voluntários), será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma disponibilizado no Apêndice II.

11.2 - Serão aprovados todos os candidatos que forem considerados aptos pelo coordenador da proposta, atendendo, rigorosamente, a classificação obtida.

11.3 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, será convocado pelo coordenador do projeto outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final.

 

12. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

12.1 - Conforme disposto no item 8 deste edital, no encerramento das atividades dos bolsistas, (ver cronograma no Apêndice II), o proponente deverá apresentar à PROGRAD, por meio da DIRGRAD do Campus os REA desenvolvidos.

12.2 – No prazo de até 30 (trinta) dias (ver cronograma no Apêndice II) após a data de apresentação dos REA (item 12.1), o proponente deverá apresentar à PROGRAD, por meio da DIRGRAD do Campus:

a) O relatório final descritivo, com o detalhamento de todas as atividades desenvolvidas;

b) Os REA com os eventuais ajustes e correções solicitados;

c) Declaração de recebimento dos REA emitida pela DIRGRAD do Campus.

12.3 - A PROGRAD, por meio da DIRGRAD do Campus encaminhará, em momento oportuno, aos docentes coordenadores de projeto, o modelo de relatório final descritivo.

 

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 - A equipe executora (docentes e discentes) receberá da PROGRAD, por meio da DIRGRAD do Campus, certificados de participação referentes ao edital.

13.2 - Todos os recursos produzidos com o apoio do presente Edital, que sejam passíveis de proteção de propriedade intelectual, terão seu direito de propriedade cedido à UTFPR, sem ônus, atendendo ao Regulamento da Propriedade Intelectual da UTFPR.

13.3 - As PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS e qualquer outro meio de DIVULGAÇÃO DO TRABALHO de pesquisa, desenvolvimento e inovação resultante do apoio pelo presente Edital deverão citar, obrigatoriamente,  este Edital, indicando:  “Este trabalho contou com recursos do Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos na Graduação da UTFPR”;

13.4 - A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela PROGRAD ou pela DIRGRAD, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada, mediante oportunidade do contraditório e de ampla defesa.

13.5 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

13.6 - As vagas não preenchidas por algum projeto, no presente edital, poderão ser redistribuídas para outros projetos.

13.7 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela PROGRAD, observada a legislação vigente.

13.8 - Ao participarem do presente edital, docentes e discentes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

13.9 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais

13.10 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

 


[1] http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/oer_guidelines_pt.pdf

[2] Esta licença permite que “outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos”. Disponível em: https://br.creativecommons.org/licencas/.

[3] Estas licenças permitem que outros remixem, compartilhem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam ao/à autor/a do conteúdo o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Disponível em: http://www.gnu.org/licenses/.


 

Curitiba, 30 de dezembro de 2020.

 

 

Assinaturas eletrônicas:

 

Guilherme Alceu Schneider

Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Educação Profissional

 

 

 Jean-Marc Stéphane Lafay

Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional

 

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, PRO-REITOR ADJUNTO, em (at) 30/12/2020, às 16:36, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JEAN MARC STEPHANE LAFAY, PRO-REITOR(A), em (at) 30/12/2020, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23064.045331/2020-81

SEI nº 1836131

_______________________________________________________________________________

APÊNDICE I

DADOS DOS PROJETOS REA

 

Quadro 1: Siglas para as Câmaras Técnicas, adotadas na identificação dos projetos (ID) nos Quadros 2 e 3.

Sigla

Câmara Técnica

AGR

Agrárias

SAL

Ciências Sociais Aplicadas, Saúde, Linguagens e Artes

CIV

Civil

COMP

Computação

ELE

Elétrica

LIC

Licenciaturas

MEC

Mecânica

QUI

Química

 

 

 

Quadro 2: Discriminação dos projetos.

ID do Projeto

Área Temática

Título do Projeto

Prof(s)

Campus

Cotas de Bolsa

AGR01

Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Fomento aos sistemas integrados de Produção Agropecuária, através de vídeos-testemunhos

André Brugnara Soares

Pato Branco, Dois Vizinhos

1

AGR02

Fertilidade, manejo e conservação de solo

Fertilidade do solo com enfoque em Adubação de Sistemas

Tangriani Simioni Assmann

Dois Vizinhos, Pato Branco, Santa Helena

1

AGR03

Gestão da produção e extensão rural.

Uso de aplicativo para nos métodos de avaliação econômica de projetos na agricultura

Almir Antonio Gnoatto

Dois Vizinhos, Santa Helena

1

AGR04

Agricultura de Precisão e Ferramentas de Mapeamento.

A Topografia e sua importância nas Ciências Agrárias

Alyne Raminelli Siguel Gemin

Dois vizinhos, Pato Branco

1

AGR05

Modelos digitais para representação de sistemas ou processos aplicados ao ambiente rural.

Desenvolvimento de um Software Livre e de Código Aberto para o Aprendizado Ativo da Classificação de Solos

Alessandro Samuel-Rosa

Santa Helena

1

AGR06

E-learning para ciências agrárias

Planilha em ambiente virtual para determinação do balanço hídrico climatológico normal, sequencial, de cultura e para fins de irrigação

Fabrício Correia de Oliveira

Santa Helena, Dois Vizinhos

2

AGR07

 

Engenharia Florestal

 

Desenvolvimento de materiais audiovisuais em práticas do curso de Engenharia Florestal

Álvaro Boson de Castro Faria

Dois Vizinhos

2

AGR08

Tecnologia de alimentos

Técnicas de Processamento e Controle de Qualidade de Matérias-Primas Alimentícias de Origem Animal e Vegetal

Marcela Tostes Frata

Dois Vizinhos

1

SAL01

Metodologia de Design

Desenvolvimento de videoaulas sobre design thinking, criatividade e pensamento projetual

Marco André Mazzarotto Filho

Curitiba, Apucarana

2

SAL02

Metodologia de Design

Biblioteca Virtual de Design Cênico

Ismael Scheffler

Curitiba

2

SAL03

Gestão e Ambiente Organizacional

Vida e Obra: Vídeos sobre teóricos das ciências sociais

Liliane Canopf, Égide Guareschi, Josiane Carine Wedig

Pato Branco

2

SAL04

Gestão e Ambiente Organizacional

Estratégia e Marketing a partir do Marketing de Conteúdo

Luciano Minghini

Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos

2

SAL05

Metodologia de Design

REA DI - Práticas e Recursos Educacionais Abertos de apoio à Metodologia em Design de Interação

Claudia Bordin Rodrigues da Silva

Curitiba

1

SAL06

Metodologia de Design

Metodologia de design aplicado ao ensino de Representação Gráfica

Marcos Varasin Arantes, Rodrigo da Costa Graça

Curitiba

2

SAL07

Metodologia de Design

Prototipagem de vestuário simplificada

Nélio Pinheiro, Patricia H. C Harger

Apucarana

4

SAL08

Comunicação e a Diversidade

Elaboração de materiais didáticos digitais sob a licença de recursos educacionais abertos (REA) nas disciplinas de fotografia e captura de imagens

Elisangela Lobo Schirigatti, Marcelo Abilio Publio, Silmara Takazaki, Ana França

Curitiba

4

CIV01

Ecologia e microbiologia aplicadas

Elaboração de animação em vídeo dos mecanismos, processos e equipamentos utilizados em disciplinas relacionadas à Ecologia, Microbiologia, Bioprocessos e Biotecnologia Aplicada

José Hilton Bernardino de Araújo

Campo Mourão

1

CIV02

Materiais e tecnologias na Construção Civil

Material didático OCP - Obras de Construção Pesada

Adalberto Matoski

Curitiba

1

CIV03

Hidráulica, saneamento e sistemas de drenagem

Recursos educacionais abertos para apoio as aulas de tratamento de efluentes

Juliana Bortoli R. Mees, Fabio Orssatto

Medianeira

2

CIV04

Geociências e geoprocessamento

Desenvolvimento de recursos educacionais para Cartografia, Topografia e Hidrologia

Fabiana Costa Araujo Schütz,  Marivone Zanella Fank

Medianeira

2

CIV05

Poluição ambiental sonora, do solo, do ar e da água

Práticas de Laboratório de Qualidade da Água

Orlando de Carvalho Junior

Londrina

1

CIV06

Transportes e infraestrutura

Produção de Material Didático na Área de Transportes e Infraestrutura

Clarice Farian de Lemos, Jair Ferreira de Almeida, Matheus David Inocente Domingos

Curitiba

1

CIV07

Materiais e tecnologias na Construção Civil

Uso de vídeos como recurso didático nas aulas práticas de Engenharia Civil

Adriana M. P. Faganello

Apucarana

1

CIV08

Hidráulica, saneamento e sistemas de drenagem

Elaboração de apostila para o ensino da disciplina de Instalações Hidrossanitárias Prediais

Rodolfo K. Tessari

Apucarana

2

CIV09

Hidráulica, saneamento e sistemas de drenagem; Modelagem de sistemas ambientais; Avaliação de impactos ambientais, recuperação e remediação de áreas degradadas; Poluição ambiental sonora, do solo, do ar e da água

Hackathon UTFPR-LD - PBL (Problem-Based Learning)

Ricardo Nagamine Costanzi, Joseane Debora Peruço Theodoro, Rafael Montanhini Soares de Oliveira, Silvia Priscila Dias Monte Blanco

Londrina

1

COMP01

Gerenciamento de projetos ágeis

Uso do lúdico no processo de ensino aprendizagem

Flávia Belintani Blum Haddad, José Augusto Fabri

 Cornélio Procópio

2

COMP02

Algoritmos - estrutura de controle e recursividade

Aprendizado de Algoritmos Baseados em Problemas de Robótica Educacional

Lucio Agostinho Rocha

 Apucarana

2

COMP03

Desenvolvimento de um portal

Portal da Programação

Giani Carla Ito

 Santa Helena

1

COMP04

Compiladores

Criação de Tutoriais Iterativos e Testes para Compiladores

Rogério Aparecido Gonçalves

 Campo Mourão

1

COMP05

Redes Neurais e Deep Learning

D2l.ai

Dalcimar Casanova

 Pato Branco

2

COMP06

Engenharia de Software (Disciplina) - Processo de Software

Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem sobre Ciclo de Vida do Software

Eduardo Filgueiras Damasceno

 Cornélio Procópio

2

COMP07

Interação humano-comput.

Um guideline para auxiliar a compreensão do processo de design de interfaces utilizando UX e UI

Alinne Cristinne Corrêa Souza

Dois Vizinhos

1

COMP08

Sistemas Operacionais

Simuladores de módulos e processos do Sistema Operacional

Erinaldo da Silva Pereira

 Apucarana

1

COMP09

Sistemas inteligentes - aprendizagem de máquina

Material online para apoio no ensino remoto de Visão Computacional com Aprendizado de Máquina

Erikson Freitas de Morais, Simone Bello Kaminski Aires, Marcella Scoczynski Ribeiro Martins

 Ponta Grossa

4

COMP10

Sistemas operacionais e Programação Concorrente e Distribuída

Parallel Hub: plataforma para disponibilização de recursos educacionais abertos de programação concorrente

Rodolfo Adamshuk Silva

 Dois Vizinhos

1

COMP11

Design Patterns

Página Web com jogo e conteúdo explicativo sobre padrões de projeto

Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari

 Pato Branco

1

COMP12

Sistemas inteligentes - aprendizagem de máquina

Um chatbot para auxiliar o ensino e aprendizagem de sistemas inteligentes

Francisco Carlos Monteiro Souza, Rafael Gomes Mantovani

 Dois Vizinhos,

 Apucarana

2

COMP13

Redes de computadores; Gestão e segurança em redes de computadores

Potenciais caminhos para inovação no ensino focado na diversificação de formatos de conteúdo e baseado em plataformas abertas e de conhecimento livre em disciplinas de Redes de Computadores

Daniel Fernando Pigatto

 Curitiba

3

COMP14

Robótica

Introdução a Programação de Drones utilizando o framework ROS (Robot Operating System)

Jeferson José de Lima

 Pato Branco

2

COMP15

Estrutura de dados - Listas em alocação estática e dinâmica

Atividades dinâmicas com correção automática para a disciplina de Estrutura de Dados

Adriano Rivolli da Silva

 Cornélio Procópio

2

COMP16

Lógica de Programação

Lógica para Todos

Anderson Brilhador

 Santa Helena

1

COMP17

Desenvolvimento Web

Web++

Anderson Brilhador

 Santa Helena

2

ELE01

Eletromagnetismo

Sistemas de coordenadas

Luiz Fernando Colla, Antonio Carlos Pinho

Curitiba

1

ELE02

Sistemas microcontrolados

Desenvolvimento de um kit microcontrolado de baixo custo para apoio ao ensino remoto

Amauri Amorin Assef

Curitiba

1

ELE03

Eletrônica de potência

Experimentos de laboratório em eletrônica de potência

Jair Urbanetz Junior

Curitiba

2

ELE04

Sistemas de potência e GTD

Tecnologias em sistemas fotovoltaicos

Jair Urbanetz Junior

Curitiba

1

ELE05

Máquinas elétricas e transformadores

Elaboração de simulações para ensaios de máquinas elétricas de forma não presencial máquinas elétricas

Bruno Akihiro Tanno Iamamura, Fabiano Gustavo Silveira Magrin, Thiago de Paula Machado Bazzo

Curitiba, Pato Branco, Ponta Grossa

3

ELE06

Sistemas de controle

Desenvolvimento de ferramenta baseada em software livre para auxílio do ensino remoto em sistemas de controle

Fernanda Cristina Correa

Ponta Grossa, Guarapuava

2

ELE07

Eletrônica digital e circuitos lógicos

Atividades práticas com iot - eletrônica digital

Delvanei Gomes Bandeira Jr., Rosângela Winter

Curitiba

1

ELE08

Eletrônica digital e circuitos lógicos

Apoio ao ensino remoto das disciplinas de eletrônica digital e circuitos lógicos

Virgínia Varotto, Cristhiane Gonçalves, Marcella Scoczynski

Ponta Grossa

1

ELE09

Sinais e sistemas

Desenvolvimento de ferramenta online para auxílio do ensino remoto em sinais e sistemas

Marcella Scoczynski Ribeiro Marins

Guarapuava, Ponta Grossa

3

ELE10

Sistemas microcontrolados

Desenvolvimento de experimentos utilizando o software picsimlab

André Sanches Fonseca Sobrinho

Cornélio Procópio

1

ELE11

Sistemas de controle

Dominando o scilab: um tutor para utilização de simulador livre em controle

Rodrigo Rodrigues Sumar, Marcos Banheti Rabello Vallim

Cornélio Procópio

1

ELE12

Eletrônica analógica

Laboratório virtual

André Monteiro

Campo Mourão

1

ELE13

Eletricidade e circuitos elétricos

Tutorial p/ de sw de simulação de circuitos

Eduardo G Bertogna

Campo Mourão

2

ELE14

Automação

Um update em redes industrias

Artur T. Hara

Pato Branco

1

ELE15

Instalação elétrica (autocad)

Curso de autocad

Victor Alexandre Franco de Carvalho

Toledo

1

ELE16

Máquinas elétricas e sistemas microcontrolados

Experimentos de laboratório de máquinas elétricas com monitoramento de variáveis

Ednilson Soares Maciel, Clider Adriane, Marcelo Barcik

Curitiba

2

ELE17

Desenho elétrico

Material didático digital de cad e inventor para disciplina de desenho elétrico

Willian R. Bispo M. Nunes e Reginaldo Nunes de Souza

Apucarana

2

ELE18

Máquinas elétricas

Ensaios com geradores de corrente contínua

Ednei Luiz Miotto

Toledo

1

ELE19

Introdução à engenharia

Boas práticas de estudo e aprendizagem

Marcos Banheti Rabello Vallim,  Maria Eugenia Dajer, Roberto Cândido

 

Cornélio Procópio, Curitiba

1

LIC01

Docência e Informática

Docência e Informática: kit pedagógico para prática de ensino de computação

Rafael Wild

Francisco Beltrão

1

LIC02

Informática - Acessibilidade - Inclusão

Informática assistiva e informática inclusiva: elaboração de material didático a  partir do desenho universal

Edson dos Santos Cordeiro

Francisco beltrão

1

LIC03

Matemática - Geometria

Criação de Video Aulas para Ensino de Geometria no Ensino Básico:  Desenvolver de Vídeos para Prática de Ensino de Geometria

André Castoldi Vargas

Pato Branco

1

LIC04

Matemática - Ensino Frações

Criação de Video Aulas para Ensino de Frações no Ensino Básico.  Desenvolver de Vídeos para Prática de Ensino de Frações

Carlos Alexandre Ribeiro Martins

Pato Branco

1

LIC05

Matemática - Álgebra

Aplicações da Algebra Linear no Ensino Médio

Gláucia Maria Bressan

Cornélio Procópio

1

LIC06

Matemática - Geometria Euclidiana

Ensino e Aprendizagem de Geometria Euclidiana

Rudimar Luiz Nós, Neusa Nogas Tocha, Leonia Gabardo Negrelli

Curitiba

1

LIC07

Matemática - Avaliação Aprendizagem

Avaliação da Aprendizagem em Matemática

Rudimar Luiz Nós, Neusa Nogas Tocha, Leonia Gabardo Negrelli

Curitiba

1

LIC08

Matemática - Educação Financeira

Educação Financeira - Desenvolvimento de Material digital voltado para a Educação Básica

Ivan José Coser

Toledo

1

LIC09

Biológicas

Biologia no dia a dia - Produção de livretos educativos para o ensino  fundamental e médio abordando aspectos da Biologia no cotidiano

Lia Maris Orth Ritter Antiquera

Ponta Grossa

1

LIC10

Biológicas - Meio Ambiente

Meio Ambiente

Daniela Aparecida Estevan

Dois Vizinhos

1

LIC11

Biológicas

Ensino de evolução e filogenia

Elton Celton de Oliveira

Dois Vizinhos

1

LIC12

Biológicas - Sustentabilidade

Restauração Ambiental/Sustentabilidade

Rejane Barbosa de Oliveira

Santa Helena

1

LIC13

Química

Produção de material multimodal com ênfase em TIC's para o  ensino de Equilíbrio Químico

Enio de Lorena Stanzani

Apucarana

1

LIC14

Química

Sistema Periódico dos Elementos Químicos: Desenvolvimento do SP na perspectiva histórica-sociológica da Ciência, contribuições da Filosofia da Química para compreensão do tema, produção de material escrito com uso de imagens, organização de esquemas e produção de vídeos explicativos.

Adriano Lopes Romero

Campo Mourão

1

LIC15

Química - Energias Renováveis

Energias (renováveis ou não) na perspectiva CTSA e suas implicações para o ensino de Química.

Regiane da Silva Gonzalez

Campo Mourão

1

LIC16

Química/COVID 19

COVID-19: possibilidades de contextualização e problematização em notícias envolvendo o tema pandemia. Produção de material escrito com uso de imagens e vídeos estabelecendo as implicações CTS e os conteúdos conceituais interdisciplinares a respeito das notícias veiculadas pela mídia.

Paula Cavalcante Monteiro

Campo Mourão

1

LIC17

Química/Ligações Químicas

Ligações Químicas de Compostos Inorgânicos e de Carbono - Desenvolvimento histórico das teorias sobre ligações químicas, distinção conceitual entre as teorias mais comuns, produção de material com pequeno percentual de texto, com uso de imagens, organização de esquemas e produção de vídeos explicativos.

Renan Borsoi Campos - Marcelo Lambach (tutor colaborador)

Curitiba

1

LIC18

Química - Funções orgânicas e inorgânicas

Funções Inorgânicas e Orgânicas: Ácidos e Bases - Desenvolvimento histórico das teorias, distinção conceitual, produção de material com pequeno percentual de texto, com uso de imagens, organização de esquemas e produção de vídeos explicativos.

José Carlos Bianchi

Curitiba

1

LIC19

Química

Visão macro e microscópica do mundo material: desenvolvimento de  material didático com enfoque no ensino por investigação.

Amélia Terrile, Alessandra Stevanato, Juliana Simiontato, Cristiane Rezzadori, Cristiano Miranda, Vanessa Kienen

Londrina

1

LIC20

Química

Química Analítica Verde

Eder Lisandro de Moraes Flores

Medianeira

1

LIC21

Física

Física dos Brinquedos

Adilson Camilo de Barros

Curitiba

1

LIC22

Letras - Português/Inglês

Produção de material multimodal para o ensino de língua inglesa e suas metodologias

Taisa Pinetti Passoni

Pato Branco

1

LIC23

Letras - Português/Inglês

Produção de material multimodal para práticas linguísticas e literárias

Denize Terezinha Teis

Pato Branco

1

LIC24

Letras - Português

Estudos de Linguagens e Tecnologia

Paula Ávila Nunes

Curitiba

1

LIC25

Letras - Português

Gramática na Escola

Cristina Prim

Curitiba

1

MEC01

Sustentabilidade

Recursos educacionais abertos em projeto para o meio ambiente

Cássia Ugaya

Curitiba

2

MEC02

Automação

Animações, simulações e outros materiais para ensino de robótica

Luís Paulo Laus

Curitiba

1

MEC03

Processo de fabricação e materiais

Animações, simulações e outros materiais para ensino de robótica

Márcio Florian

Londrina

1

MEC04

Processo de fabricação e materiais

Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para o ensino do planejamento de processos de usinagem

Mauricio Iwama Takano

Cornélio Procópio

2

MEC05

Projetos e mecânica estrutural

Recursos digitais no ensino aprendizagem de mecânica estrutural

Dyorgge Alves Silva, Luan José Franchini Ferreira

Guarapuava

2

MEC06

Automação

Animações, simulações e outros materiais para ensino de robótica

Celso Salamon

Curitiba

2

MEC07

Sistemas produtivos e manufatura

Recursos de ensino ativo para as engenharias

Janaína Fracaro

Londrina

2

MEC08

Sistemas produtivos e manufatura

Desenvolvimento de recursos digitais para uso em uma nova abordagem de ensino da disciplina de mecanismos

Luciano Zart Olanyk

Londrina

1

MEC09

Automação

Curso e-learning em instrumentação industrial

Simone Massulini Acosta

Curitiba

2

MEC10

Automação

Ferramenta interativa para o ensino de controle usando software gratuito

Anderson Levati Amoroso

Curitiba

3

MEC11

Processo de fabricação e materiais

Manufatura de materiais para as aulas práticas de processos de fabricação e materiais

Rogério Akihide Ikegami

Cornélio Procópio

2

MEC12

Projetos e mecânica estrutural

Aplicação de programas computacionais no ensino de análise estrutural e mecânica dos materiais

Gustavo de Miranda Saleme Gidrão

Guarapuava

1

MEC13

Projetos e mecânica estrutural

Tutorial para engenheiros: pacote MS - Office TCC/IC/todas as demais matérias

Gustavo de Miranda Saleme Gidrão

Guarapuava

1

QUI01

Equilíbrio Químico

Equilíbrio Químico: reações ácido-base, de precipitação, de complexação, de oxido-redução e sistemas complexos

 Alessandro Feitosa; Edson Luiz Seibert

Curitiba

1

QUI02

Termodinâmica

Leis da Termodinâmica e suas aplicações. Termodinâmica de substâncias puras e misturas. Fenômenos de Superfície  e Cinética Química

Péricles Inácio Khalaf, Mariana de Souza Sikora, Patrícia Teixeira Marques

Pato Branco

1

QUI03

Compostos de carbono

Compostos de carbono: Ligação química, análise conformacional, estereoquímica, reações radicalares de alcanos, reações de eliminação, substituição nucleofílica SN1 e SN2.

Cristiane Pilissão

Curitiba

1

QUI04

Análise de Alimentos

Análise de Alimentos: desenvolvimento de técnicas na determinação da composição centesimal e das propriedades físico-químicas dos alimentos

Deisy Alessandra Drunkler

Medianeira

1

QUI05

Leites e derivados

Leites e derivados: Tecnologia de fabricação de manteiga, leites fermentados e queijos. Tecnologia de fabricação de gelados comestíveis.

Marly Sayuri Katsuda, Amélia E. Terrile

Londrina

1

QUI06

Análise Sensorial

Análise Sensorial: aplicação de métodos sensoriais discriminativos, descritivos e afetivos.

Ana Flávia de Oliveira

Londrina

1

QUI07

Microbiologia de alimentos

Planos de amostragem e padrões microbiológicos em alimentos; análises microbiológicas de alimentos.

Valdemar Padilha Feltrin, William A P L N T M Brandao, Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini, Denise Pastore de Lima

Medianeira, Campo Mourão

1

QUI08

Panificação industrial

Tecnologia de panificação: Processos de panificação e fabricação de bolachas, massas, cereais matinais e petiscos

Paulo de Tarso Carvalho

Londrina

1

QUI09

Biotecnologia

Biotecnologia: Propriedades das biomoléculas Bioquímica de microrganismos Melhoramento de microrganismos Imunologia aplicada

Patricia Dayane Carvalho Schaker, Luis Felipe Minozzo Figueiredo

Toledo

1

QUI10

Processos Fermentativos

Bioprocessos: Processos fermentativos Purificação de bioprodutos Eng enzimática Planejamento de Experimento

Eduardo Bittencourt Sydney, Alessandra Cristine Novak Sydney

Ponta Grossa

1

QUI11

Biorreatores

Projeto e escalonamento de biorreatores Cinética de reações homogêneas Simulação e modelagem aplicada a bioprocessos Balanço de massa e energia em unidades de processo Fluxogramas de processos

Andréia Anschau; Francisco Vitola; Pedro Yahico Suzaki, Gracielle Johann - DV, Francisco Vitola

Dois Vizinhos

2

QUI12

Têxtil

Sistemas de produção têxtil

Dayane Samara de Carvalho Coltre, Patricia Mellero Machado Cardoso

Apucarana

1

QUI13

Reatores e cinética

Experimentos didáticos de reatores e cinética química

Ana Paula de Oliveira Schmitz

Francisco beltrão

1

QUI14

Controle de processos Industriais

Simulações e outros recursos para o ensino do efeito de sistemas de controle em equipamentos e processos industriais

Luciana de Souza Moraes, Rubiane Ganascim, Rafael Oliveira Defendi

Apucarana

1

QUI15

Operações industriais

Experimentos didáticos de operações unitárias industriais

Priscilla dos Santos Gaschi Leite - PG, Erica Roberta Lovo Watanabe -PG, Larissa Maria Fernandes - LD, Lucas Bonfim Rocha - LD, Sidmara Bedin - LD, Fernanda Lini Seixas - AP, Maraísa Lopes de Menezes - AP.

Apucarana, Londrina, Ponta Grossa

4

QUI16

Corrosão

Corrosão: conceito, tipos, causa e identificação de áreas problemáticas

João Batista Floriano

Curitiba

1

QUI17

Microbiologia geral

Microrganismos: Fundamentos, análises e métodos de análise

Márcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - CM, William A P L N T M Brandao - MD, William A P L N T M Brandao - MD, Denise Pastore de Lima - MD.

Campo Mourão, Medianeira

1

QUI18

Simulação de processos Industriais

Estudo de Processos Químicos: análise, simulação e otimização usando softwares livres

Guilherme Duenhas Machado, Lucas Bonfim, Admilson Lopes Vieira, Felipi Luiz de Assunção Bezerra

Londrina

2

QUI19

Volumes de Controle

Volumes de Controle: balanços, aplicações em máquinas térmicas e análise da eficiência

Lisandra Ferreira de Lima, Admilson Lopes Vieira

Londrina

1

QUI20

Separação mecânica

Separação mecânica: pré-tratamento de efluentes

Roberta Domingues

Curitiba

1

QUI21

Tratamento de efluentes

Processos, operações e tecnologias utilizadas no tratamento de águas de abastecimento e efluentes líquidos

Fernanda Batista de Souza

Francisco beltrão

1

QUI22

Controle de processos

Práticas inovadoras:  desenvolvimento de um ambiente de realidade virtual para a realização de experimentos em equipamentos industriais  e controle de processos.

Felipi Luiz de Assunção Bezerra, Lucimara Lopes da Silva

Londrina

2

QUI23

Mecânica dos Fluidos

Vídeos Didáticos Para Aprendizagem Em Mecânica Dos Fluidos: Abordagem Dos Tipos De Escoamentos em Condutos Livres

Andrea Sartori Jabur

Apucarana

1

QUI24

Análises espectroscópicas

Técnicas de análise, aplicação de técnicas espectroscópicas para a caracterização de amostras e interpretação e expressão dos resultados das análises

Danielle Caroline Schnitzler , Poliana Macedo dos Santos

Curitiba

1

 

 

Quadro 3: Requisitos para os estudantes candidatos aos projetos.

ID do Projeto

Cotas de Bolsa

Requisitos para os estudantes candidatos

AGR01

1

Que tenha familiaridade com produção de vídeos e manejo de mídias. Preferencialmente, ser estudante do curso de Agronomia PB.

AGR02

1

Sem requisito de curso de origem específico, conhecimento nos aplicativos do pacote Adobe Creative Cloud (Illustrator, after effects, premier, photoshop, inDesign entre outros). Conhecimentos avançados do programa Excel.

AGR03

1

Estudantes de Cursos de Agronomia, Zootecnia ou Engenharia de Software  que tenham cursado disciplinas de economia.

AGR04

1

Curso de origem agronomia, ter cursado e ter sido aprovado nas disciplinas de Topografia I e II do curso de agronomia.

AGR05

1

graduando de curso de bacharelado da área do conhecimento da Ciência da Computação, com conhecimento prévio em fundamentos de programação, linguagem de programação orientada a objetos, plataformas de desenvolvimento integrado (IDEs), sistemas gerenciadores de banco de dados e uso de frameworks.

AGR06

2

Sem requisito de curso de origem específico, conhecimentos básicos de lógica matemática e uso de planilhas eletrônicas.

AGR07

2

Discentes lotado no Câmpus UTFPR-DV, com conhecimentos comprovados sobre o uso de softwares de edições de mídias audiovisuais, como o Shotcut e congêneres.

AGR08

1

Acadêmico deve estar regularmente matriculado(a) no curso de Agronomia e ter sido aprovado(a) na disciplina de Tecnologia de produtos de origem vegetal ou em disciplina da área de alimentos. A seleção será realizada com base no índice acadêmico, disponibilidade de horário e entrevista.

SAL01

2

BOLSISTA 1: 1) Ter experiência e interesse em design thinking e pensamento projetual. 2) Ter habilidades em produção audiovisual, principalmente na edição de vídeos. BOLSISTA 2: 1) Ter experiência e interesse em design thinking e pensamento projetual. 2) Ter habilidades em produção de animações.

SAL02

2

Considera-se importante para este projeto: que o(s) aluno(s) participe(m) ativamente da equipe curatorial discutindo conceitos e conteúdos, não sendo apenas executor(es), desenvolvendo um perfil investigativo com autonomia e discernimento crítico; que a equipe curatorial seja interdisciplinar, interinstitucional e interestadual para haver diversidade de saberes e perspectivas. A Biblioteca Virtual de Design Cênico será vinculada a alguma página institucional e ser ainda definida. Se dará preferência para estudantes da UTFPR da graduação de Design, Arquitetura, Letras e Comunicação Institucional. Em razão das atividades não-presenciais, o aluno realizará pelo período da bolsa, as atividades em caráter remoto.

SAL03

2

Para efetivação do projeto serão necessários conhecimentos de produção de vídeo, assim, será necessário um bolsista com conhecimento em TI e, um bolsista com conhecimentos em produção de textos e roteiros. Os bolsistas poderão ser, mas não unicamente, um acadêmico do curso de Engenharia de Software e outro do curso de Licenciatura em Letras Inglês, ambos ofertados pela UTFPR – Campus Pato Branco.

SAL04

2

Os discentes de todos os cursos dos câmpus de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos poderão se candidatar às bolsas. Para a seleção do bolsista será considerado: a) o coeficiente de rendimento no curso escolhido, b) avaliação da competência de escrita de textos de opinião, c) avaliação dos conhecimentos em produção de imagens, gravação de áudios e vídeos.

SAL05

1

Os pré requisitos para a seleção de bolsista serão: - ter conhecimento de pesquisa em repositórios acadêmicos e institucionais, e plataformas científicas de indexação de arquivos; - ter conhecimento e interesse sobre layout, identidade gráfica, dentre outros recursos visuais para a produção dos roteiros; - ter conhecimento de edição básica de vídeo; - estar cursando a partir do segundo período dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico,
Bacharelado em Design, preferencialmente, seguido por cursos relativos às disciplinas de Design de Interação na Computação.

SAL06

2

Os bolsistas devem possuir conhecimentos em desenho vetorial, manipulação de imagem e edição de vídeos via ‘softwares’, ter conhecimento de composição bidimensional e editoração, sendo desejável que o aluno esteja cursando o quarto período de um dos dois cursos de graduação do DADIN.

SAL07

4

- Possuir conhecimento software de edição de vídeo (Adobe creative cloud) e gráficos (CorelDraw); - Possuir disponibilidade de tempo; - Estar regularmente matriculado em curso de do Câmpus Apucarana da UTFPR; - Não deve ter vínculo empregatício, devendo dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa, seguindo as orientações da RN 043/2013 do CNPq.

SAL08

4

O bolsista deve estar cursando Bacharelado em Design ou Tecnologia em Design Gráfico a partir do 3° período. Deverá apresentar disponibilidade, estrutura e equipamentos próprios para realizar o trabalho de forma remota. A chamada será realizada nas redes sociais do DADIN e do Núcleo de Design de Animação e no Broadcast da UTFPR. A atuação do bolsista será no contra-turno de segunda a sexta-feira das 14h às 18h. Com relação aos pré-requisitos, é essencial que o candidato tenha noção básica dos softwares de diagramação/ tratamento e esteja aberto para aprender os softwares de animação e técnicas de animação.

CIV01

1

Os alunos que podem fazer parte desse projeto são dos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet, Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Bacharelado em Biologia. Como pré-requisitos essenciais, o bolsista deve entender de filmagem e edição de vídeos e uso de softwares para isso.

CIV02

1

Os pré-requisitos essenciais para que o bolsista desenvolva as atividades estabelecidas de maneira adequada são: Conhecimento da WEB, conhecimento básico da plataforma moodle e conhecimento de editor de textos.

CIV03

2

O bolsista deverá ser acadêmico do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental ou Engenharia, com conhecimento básico nas áreas de Química e Efluentes, que tenha habilidade com gravação e edição de vídeos e, formatação de textos e tratamento de imagens.

CIV04

2

O aluno bolsista deve ser acadêmico do curso de Engenharia ambiental ou Tecnologia Ambiental, deve ter cursado as disciplinas de topografia, cartografia e geoprocessamento.

CIV05

1

Para participação no projeto o bolsista terá que estar pelo menos no 5 período do curso e ter conhecimentos básicos de informática e computação.

CIV06

1

A escolha do(a) candidato(a) ocorrerá por meio de uma banca composta por três professores e que avaliará, individualmente, as respostas dos candidatos que preencherem um formulário elaborado no Google Forms e durante os prazos previamente estabelecidos no processo de seleção. Esse formulário terá perguntas com respostas dissertativas sobre as experiências acadêmicas e um nível mínimo de conhecimento na área de informática, necessário para o pleno desenvolvimento das atividades estabelecidas anteriormente. A divulgação da seleção será por meio de e-mail a ser enviado aos alunos da UTFPR, pela página do Curso de Engenharia Civil-CT e, eventualmente, também nas páginas pessoais e redes sociais dos professores envolvidos no projeto (ex: LinkedIn). O link de acesso ao formulário estará presente em todos estes meios de divulgação.

CIV07

1

O bolsista deverá estar cursando no mínimo o 3º. Ano do Curso de Engenharia Civil, e ter noções básicas de produção e edição de vídeos. Também é necessário características como criatividade, responsabilidade e profissionalismo.

CIV08

2

Como pré-requisito para seleção do bolsista, é necessário que o discente tenha sido aprovado na disciplina de Instalações Hidrossanitárias. Além disto, é desejável que o bolsista tenha alguma experiência prática no desenvolvimento de projetos hidrossanitários, tenha afinidade com o detalhamento de tubulações hidrossanitárias em ambiente CAD, tenha uma boa habilidade de escrita e saiba o básico de gravação/edição de vídeos.

CIV09

1

Para a seleção do bolsista será realizado edital de seleção de candidato para discente do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR-LD. O número de vagas é igual a 1 (uma) vaga. Será definido um sítio eletrônico para candidatura, podendo ser inscrito candidatos discentes da engenharia ambiental da UTFPR-LD a partir do 6º. Período (inclusive) que possuam 20 horas semanais disponíveis para o desenvolvimento do Projeto. Os itens a serem avaliados para seleção do candidato serão: - Curriculum vitae resumido com habilidades e experiências; - Entrevista.

COMP01

2

Os bolsistas deverão estar cursando no mínimo o 5º período de Engenharia de Software ou Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no mínimo o 7º período de Engenharia da Computação e possuir conhecimentos e gostar de design e implementação de jogos.

COMP02

2

1) Estudante deve estar regularmente matriculado na instituição; 2) Ter sido aprovado em curso de linguagem de programação procedimental; 3) Ter disponibilidade de 8 (oito) horas relógio semanais para o projeto.

COMP03

1

O perfil para seleção do bolsista é o de estudantes do curso de Ciência da Computação que tenham conhecimento em programação para Web, que possam contribuir no desenvolvimento e manutenção de sites e bancos de dados. Desejável conhecimento: Wordpress, Mysql, HTML5, CSS3, JavaScript, PHP.

COMP04

1

Bolsista que desenvolva em Python e que já tenha concluído a disciplina de Compiladores do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Critério de Seleção: NF = (ND + CR * 10) / 2. Legenda: NF – Nota final atribuída ao candidato; ND - Nota da disciplina Compiladores; CR - Coeficiente de Rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

COMP05

2

Seleção mediante chamada pública, sendo critério coeficiente de rendimento obtido na disciplina de métodos de aprendizado ou aprendizado de máquina ou reconhecimento de padrões ou redes neurais ou disciplina equivalente.

COMP06

2

Para todos os bolsistas serão exigidos os créditos de aprovação das seguintes disciplinas (pelo menos 1 delas), ou suas equivalências: a) Engenharia De Software (AS32B), b) Processo De Produção De Software (IF62D), c) Gerenciamento De Projeto De Software (IF64I/AN34B/AS34B). Além disto, é necessário conhecimentos de pelos menos 1 dos seguintes softwares em cada alínea: i. Editor de Imagens (GIMP / Paint.Net/ Photoshop / Freehand). ii. Editor de Jogos (Game Maker / Unity 2D / Stencyl). iii. Editor de Modelagem de Software (Astah, Rational, Entrerprise Archthect, Modelio).

COMP07

1

Para o(a) discente ser contemplado(a) com a bolsa é necessário que esteja cursando a graduação na área de computação e atenda os seguintes pré-requisitos: - Ter conhecimento de UX e UI; - Ter conhecimento de requisitos de software; - Ter criatividade para a criação do guideline.

COMP08

1

Ser aluno regularmente matriculado no curso de Engenharia de Computação, câmpus Apucarana, estar cursando o 3º ou 4º período do curso e ter concluído a disciplina de Fundamentos de Programação.

COMP09

4

- Conhecimento em desenvolvimento Python; - Conhecimento em Jupyter e Google Colaboratory; - Conhecimento em assuntos e conteúdos relativos às disciplinas envolvidas; - Proatividade e organização. - Desejável: conhecimentos em roteirização e edição de vídeos.

COMP10

1

Para esse projeto, os pré-requisitos necessários para que o aluno bolsista consiga desenvolver as atividades com qualidade são: já ter cursado e ter sido aprovado na disciplina de Sistemas Operacionais; ter conhecimento das linguagens de programação Java e C e ter conhecimento básico de Wordpress.

COMP11

1

Os pré-requisitos para seleção do discente bolsista é que o mesmo tenha conhecimento sobre alguma linguagem de programação para Web, e preferencialmente, já tenha cursado a disciplina de Padrões de Projeto, ou tenha algum conhecimento sobre o tema.

COMP12

2

Discente 1 - Atividades de criação do material e apoio ao desenvolvimento: Possuir boas habilidades de escrita (obrigatório); Ter conhecimento em design de interfaces (obrigatório); Conhecer a linguagem de programação Python (não obrigatório). Discente 2 - Desenvolvimento do chatbot e do sistema web: Ter conhecimento em linguagens de programação (obrigatório); Ter conhecimento em desenvolvimento web (obrigatório); Conhecer a linguagem de programação Python (não obrigatório).

COMP13

3

1) Já ter cursado uma disciplina de Redes de Computadores, dentro ou fora da UTFPR, tendo sido aprovado; 2) ter curiosidade para experimentar recursos inovadores de simuladores da área de Redes; 3) ter criatividade para incorporar elementos do cotidiano nos materiais produzidos; e 4) ter conhecimento em edição de vídeo/áudio/imagem (desejável).

COMP14

2

Pré-requisistos necessários para seleção dos bolsistas: - Conhecimento no framework ROS (Robot Operating System). - Conhecimentos em linguagem Python e C++. - Noções básicas de aerodinâmica. - Noções básicas de eletrônica.

COMP15

2

Para o desenvolvimento deste projeto é necessário a participação de 2 bolsistas, tal que um será responsável pelo desenvolvimento da ferramenta (desenvolvedor) e o outro será responsável pela elaboração e especificação dos modelos de atividades (conteudista). Ambos os estudantes devem conhecer a linguagem de programação C. O desenvolvedor deve ter sólidos conhecimentos em desenvolvimento web, especificamente quanto ao uso das tecnologias HTML5, CSS3 e Javascript. O conteudista deverá ter cursado a disciplina de estrutura de dados, conhecendo os tópicos que serão abordados pela ferramenta.

COMP16

1

Aprovação na disciplina de Fundamentos de Programação/Lógica de Programação.

COMP17

2

Aprovação nas disciplinas de Linguagem de Estruturação e Apresentação de Conteúdos e Linguagens de Programação para Web.

ELE01

1

Possuir conhecimentos básicos de eletromagnetismo e avançados de Power Point.

ELE02

1

1) Ter cursado alguma disciplina na UTPFR que envolva a programação de sistemas microcontrolados; 2) Interesse em desenvolver atividades de programação de microcontroladores, projeto de circuito esquemático e layout de placa de circuito impresso (PCB); 3) Conhecimento em programação utilizando linguagem C; 4) Disponibilidade para dedicação de 20 horas semanais ao desenvolvimento de Materiais Didáticos Digitais.

ELE03

2

Já ter cursado e obtido aprovação na Disciplina Eletrônica de Potência.

ELE04

1

O pré-requisito para que o bolsista desenvolva as atividades estabelecidas adequada é já ter cursado e obtido aprovação em mais de 50% do seu Curso e possuir coeficiente de rendimento acima de 70%.

ELE05

3

Coeficiente Absoluto (CA) acima de 0,7. Requisitos desejáveis: Conhecimento em programação; Experiência com Matlab/Simulink; Ter cursado (com aprovação) duas das disciplinas envolvidas na proposta.

ELE06

2

É necessário que o bolsista tenha conhecimento de programação em software livre e já que tenha cursado disciplinas relacionadas à Sistemas de Controle.

ELE07

1

Desejável do bolsista conhecimentos prévios acerca da disciplina em questão, assim como aptidão para construção de circuitos digitais e programação em linguagem C de microcontroladores. A seguir um resumo em termos de competências o perfil desejado para esta atividade: conhecimentos linguagem de programação, prototipagem, soldagem e interfaces, teoria de circuitos digitais, simulação e projeto de circuitos digitais, softwares básicos, de edição de vídeo, e computadores no geral.

ELE08

1

O bolsista selecionado deve ter já cursado a(s) disciplina(s) de Eletrônica Digital I e II (Engenharia Elétrica) ou Circuitos Lógicos e Eletrônica Digital (Tecnologia de Automação Industrial), afim de poder auxiliar as professoras na produção de conteúdos e correção de possíveis erros, bem como ajudar na pesquisa de tendências e aplicações na internet, além de ter conhecimento em desenvolvimento de software/aplicativos.

ELE09

3

Os seguintes pré-requisitos são desejáveis na seleção do bolsista: - Conhecimento em desenvolvimento web;
- Conhecimento em assuntos e conteúdos relativos com Sinais e Sistemas; e ferramentas matemáticas relacionadas; - Pró-atividade e organização; - Desinibido para realizar gravações, vídeos e tutoriais.

ELE10

1

Ter cursado na modalidade ADNP preferencialmente a disciplina Sistemas Embarcados. Caso contrário, ter cursado na mesma modalidade as disciplinas Microcontroladores ou Sistemas Microcontrolados.

ELE11

1

O perfil esperado para bolsista que executará essa proposta inclui os seguintes atributos: - ter concluído com aproveitamento ao menos a disciplina sistemas de controle ou equivalente; - ter obtido na disciplina de controle cursada aproveitamento superior a 80%; - ter conhecimento de linguagem de programação  Pithon, Java ou HTML5; - Possuir coeficiente de rendimento acumulado superior à 0,7.

ELE12

1

Conhecer ou ter condições de aprender a usar os referidos SWs. Ter feito a disciplina de Amplificadores.

ELE13

2

Ter feitos as disciplinas de Circuitos Elétricos e Princ. de Circ. Elétricos.

ELE14

1

Como pré-requisitos essenciais exigidos: proatividade, dedicação, curiosidade, pontualidade, aberto a busca científica e inovações. Tudo isto para que o bolsista desenvolva as atividades de projeto da melhor forma possível.

ELE15

1

Estar matriculado no 8º Período e ter feito instalações elétricas

ELE16

2

Bolsista 01: ter cursado e obtido aprovação na disciplina de Máquinas Elétricas 2 (Engenharia) ou Máquinas Elétricas (Tecnologia).  Bolsista 02: Preferencialmente, ser discente do curso de Tecnologia de Design Gráfico, ter cursado as disciplinas Audiovisual e Projetos de Sistemas Visuais, com experiência em produção de vídeos.

ELE17

2

Ter sido aprovado na disciplina de Desenho Elétrico.

ELE18

1

Ter cursado a disciplina de Conversão de energia ou Máquinas elétricas. Ser aluno da UTFPR Campus Toledo e residir na cidade.

ELE19

1

O perfil esperado para bolsista que irá executar  essa proposta inclui os seguintes atributos: - estar matriculado no 4o. período ou superior de um curso de engenharia da área elétrica; - Não ter pendência em nenhuma disciplina; Possuir coeficiente de rendimento acumulado superior à 0,7; - ter conhecimento de linguagem de programação  Pithon ou Java; - desejável conhecimento de  ferramentas para o desenvolvimento  de sistemas em  ambiente WEB.

LIC01

1

a) Estar matriculado no mínimo no 3º período do Curso de Licenciatura em Informática; b) Estar cursando ou já ter cursado com êxito a disciplina de “Informática na Educação” (IE33L).

LIC02

1

Estar matriculado no mínimo no 2o período do Curso de Licenciatura em Informática.

LIC03

1

a) Estar matriculado no mínimo no 2º período de Licenciatura em Matemática; b) Estar cursando ou já ter cursado com êxito a disciplina “Geometria” (FG21M).

LIC04

1

a) Estar matriculado no mínimo no 2º período de Licenciatura em Matemática; b) Estar cursando ou já ter cursado com êxito a disciplina “Números e Funções” (FM21M).

LIC05

1

a) Estar matriculado no mínimo no 3° período de Licenciatura em Matemática; b)Estar cursando ou já ter cursado com êxito a disciplina de  "Álgebra Linear 1" (LM33D).

LIC06

1

a) Ser aluno do Curso de Licenciatura em Matemática que tenha cursado com êxito a disciplina Geometria B; b) Possuir coeficiente de rendimento maior ou igual a 0,6; c) Possuir computador próprio e acesso à Internet.

LIC07

1

a) Ser aluno do Curso de Licenciatura em Matemática matriculado pelo menos no 6o período do curso; b) Possuir coeficiente de rendimento maior ou igual a 0,6; c) Possuir computador próprio com acesso a Internet.

LIC08

1

a) Ser aluno do Curso de Licenciatura em Matemática que já tenha cursado com êxito a disciplina de Matemática Comercial e Financeira; b)Possuir noções básicas de gravação e edição de vídeos; c)Possuir coeficiente de rendimento maior ou igual a 0,6.

LIC09

1

a) Estar matriculado no mínimo no terceiro período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; b) Demonstrar efetiva intenção de realizar o trabalho de conclusão de curso - TCC na área de ensino de biologia.

LIC10

1

Estar matriculado no mínimo no 2º período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.

LIC11

1

Ser aluno regularmente matriculado no curso de Ciências Biológicas e ter sido aprovado na disciplina de Macroevolução e Sistemática

LIC12

1

a) Estar matriculado no mínimo no terceiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; b) Possuir computador próprio e acesso à internet.

LIC13

1

a) Estar matriculado pelo menos no 5o período do Curso de Licenciatura em Química; b) Ter cursado com êxito a disciplina Materiais e Recursos para o Ensino de Química.

LIC14

1

a) Ser aluno do Curso de Licenciatura em Química matriculados a partir do terceiro período; b) Coeficiente de Rendimento - peso de 50%; c) Nota da entrevista - peso de 50%.

LIC15

1

a) Alunos regularmente matriculados no Curso de Licenciatura em Química que cursaram a disciplina de Termodinâmica com êxito; b) Nota da Entrevista - peso 100%.

LIC16

1

a) Ser aluno regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Química que já tenha cursado com êxito as disciplinas de Ensino de Química e Sociedade; b) Nota da entrevista - peso 100%.

LIC17

1

1) Coeficiente de rendimento (C.R - peso 4); 2) Nota obtida na disciplina associada ao tema proposto (N.D - peso 2); 3) Período atual em que o aluno se encontra matriculado (P - peso 0,5). A nota final (N.F.) será calculada a partir da fórmula: N. F. = C.R.*4 + N.D.*2 P*0,5.

LIC18

1

Ser aluno regularmente matriculado no mínimo no 3o período do Curso de Licenciatura em Química e ter sido aprovado na disciplina de Química Geral.

LIC19

1

Ser aluno regularmente matriculado no mínimo no 4o período e no máximo no 6o período do Curso de Licenciatura em Química e ter sido aprovado na disciplina de Química Geral.

LIC20

1

Ser aluno regularmente matriculado no Curso de Licenciatura em Química e ter cursado com êxito a disciplina de Química Analítica Quantitativa 1.

LIC21

1

Ser aluno regularmente matriculado no mínimo no 4o período do curso de Licenciatura em Física.

LIC22

1

Ser aluno regularmente matriculado no Curso de Licenciatura em Letras e possuir nível de Inglês intermediário.

LIC23

1

Ser aluno regularmente matriculado no mínimo no 5o período do Curso de Licenciatura em Letras e ter conhecimento de informática básica.

LIC24

1

a) Ser aluno regularmente matriculado no mínimo no 3º período do Curso de Licenciatura em Letras;  b) já ter cursado a disciplina de “Linguagem e Tecnologia”; c) ter domínio de ferramentas de edição de texto, imagem e vídeo.

LIC25

1

a) Ser aluno regularmente matriculado no mínimo no 3º período de Licenciatura em Letras; b) ter domínio de ferramentas de edição de texto, imagem e vídeo.

MEC01

2

A demanda do projeto é de 2 bolsistas, dos cursos de engenharia e informática ou com experiência em programação. Área de atuação do bolsista 1: Recursos digitais; Plataforma web; Conhecimento em programação de jogos (preferencialmente); Programação básica (preferencialmente em C#). Área de atuação do bolsista 2: Edição de vídeo; Montagem de roteiro.

MEC02

1

Devido a curta duração da bolsa, não será possível treinar o bolsista no uso do Blender e Unity e, portanto, é fundamental o domínio destes softwares em, no mínimo, nível intermediário. Um perfil proativo, acesso a internet de alta velocidade para acompanhamento do projeto (ao menos enquanto durar o estado de pandemia) são fundamentais. São ainda desejáveis conhecimentos na área de Robótica, modelagem 3D.

MEC03

1

Os critérios de seleção do bolsista estão elencados nos seguintes itens: - O discente deve ter frequentado as disciplinas que serão produzidas as vídeo aulas; - O discente deve demonstrar experiência em gravação e edição de vídeos;  O discente deve ter carga horária disponível para cumprir as atividades propostas.

MEC04

2

Um dos bolsistas deve ter conhecimento de processos de fabricação, em especial o processo de usinagem. O outro bolsista deve ter conhecimento ou facilidade para aprender programação de computador. A plataforma utilizada para a programação será ainda definida durante as reuniões iniciais do projeto. Ambos bolsistas devem ter conhecimento de jogos, em especial jogos de tabuleiro. Devem gostar de jogar tais jogos e conhecer diversos jogos com mecânicas e temas diferentes.

MEC05

2

A seleção dos estudantes bolsistas deverá atender os seguintes pré-requisitos: Aprovado na disciplina (Resistência dos Materiais 1 / Mecânica dos Sólidos A); Coeficiente de Rendimento; Entrevista.

MEC06

2

Curso de origem do bolsista e qualificações – o trabalho a ser desenvolvido pelo bolsista 1 requer espírito proativo, conhecimentos de informática, habilidades para edição de vídeo, áudio, domínio de softwares 3D e simulação de hidráulica/pneumática, conhecimentos de plataformas Arduino ou microcontroladores similares e que já tenha disciplina correlata com a proposta. Desta forma, o bolsistas devem ser oriundo de curso de engenharia, preferencialmente mecatrônica. O bolsista 2 deverá aprofundar a parte pneumática proporcional e integração IoT. Preferencialmente oriundo dos cursos de Engenharia Mecatrônica ou Automação e Controle.

MEC07

2

Para realização das atividades do projeto, necessita-se que o aluno bolsista tenha conhecimentos: Software CAD, ferramentas de edições digitais, conhecimento básico de metodologias ativas, principalmente Maker, STEAM e a ABP.

MEC08

1

Para se candidatar a uma bolsa, o candidato já deve ter cursado a disciplina de mecanismos nesta nova abordagem. Ter profundo conhecimento das ferramentas cinemáticas do Solidworks e do Matlab.

MEC09

2

Pré-requisitos para o bolsista: a partir do 3º período dos cursos de engenharia do Campus Curitiba e possuir um computador pessoal.

MEC10

3

Ter sido aprovado em disciplina básica de Controle do seu curso; Apresentar conhecimentos essenciais do software SCILAB ou MATLAB; Possuir um computador pessoal com os seguintes requisitos mínimos: Pentium 4, 2 GB de RAM, 600 MB de espaço no disco rígido e Windows 7 (32 ou 64 bits).

MEC11

2

O bolsista deverá ter tempo para realizar as atividades no laboratório de Processos de Fabricação e ter a prática de processos de fabricação realizada ou um curso técnico em mecânica, de preferência na área de usinagem.

MEC12

1

São pré-requisitos essenciais para que o bolsista desenvolva as atividades estabelecidas: - Ser articulado e ter boas notas, especialmente nos cursos de estruturas e métodos numéricos; - Domínio básico de informática e pacote MS Office ou Latex (preferível); - Conhecimento analítico em análise estrutural e resistência dos materiais; - Inglês avançado; - Disponibilidade para reuniões semanais.

MEC13

1

São pré-requisitos essenciais para que o bolsista desenvolva as atividades estabelecidas: - Ser articulado e ter boas notas; - Dominar alguma linguagem de programação; - Estar nos dois últimos anos do curso; - Domínio avançado de informática e pacote MS Office; - Conhecimento analítico dos fenômenos da Eng. Civil; - Inglês avançado; - Disponibilidade para reuniões semanais.

QUI01

1

Ser aluno de graduação do curso de Bacharelado em Química do Campus de Curitiba; Ter sido aprovado na disciplina de Química Analítica 1 (QB72B) ou Práticas de Química Analítica (QB73K) ou Química Analítica (QB52B, QB74P); Ter conhecimento básico em edição de vídeo.

QUI02

1

Ser aluno de bacharelado em Química do Campus de Pato Branco; Ter concluído as disciplinas de Físico-Química (I, II, III e IV); Apresentar pelo menos 20 horas semanais disponíveis para a execução do projeto; Ter conhecimento na construção de sites; Ter conhecimento na edição de vídeos; Apresentar fluência na língua inglês

QUI03

1

Ser aluno de graduação do curso de Bacharelado em Química do Campus de Curitiba; Ter sido aprovado nas disciplinas de Química Orgânica 1 (QB73H) e Química Orgânica 2 (QB74G); Ter conhecimento básico em edição de vídeo.

QUI04

1

Ser aluno de graduação em Engenharia de Alimentos ou em Tecnologia em Alimentos; Ter concluído as disciplinas de Bioquímica e Química de Alimentos; Apresentar pelo menos 20 horas semanais disponíveis para a execução do projeto; Ter conhecimento na construção de sites; Ter conhecimento na edição de vídeos.

QUI05

1

Ser aluno de graduação do câmpus Londrina; Apresentar pelo menos 20 horas semanais disponíveis para a execução do projeto; Ter conhecimento de mídias virtuais, produção de materiais digitais, principalmente gravação, edição de vídeos;

QUI06

1

Ser aluno de graduação do câmpus Londrina; ter cursado a disciplina de Análise Sensorial; Ter conhecimento prévio de operacionalização básica de conteúdos digitais, como produção e edição de vídeos, programas de interface e YouTube.

QUI07

1

Ser aluno de graduação do câmpus Medianeira; Apresentar pelo menos 20 horas semanais disponíveis para a execução do projeto; Ter conhecimento de mídias virtuais, produção de materiais digitais, principalmente gravação, edição de vídeos;

QUI08

1

Ser aluno de graduação do Câmpus Londrina; Apresentar pelo menos 20 horas semanais disponíveis para a execução do projeto Domínio de plataformas sociais (Instagram, Facebook, YouTube);

QUI09

1

Ser aluno de graduação de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do campus Toledo; Ter sido aprovado nas disciplinas de Bioquímica II, Biotecnologia de Microrganismos e Imunologia Geral. Ter computador e acesso à internet; Ter conhecimento de ferramentas de edição de vídeos e facilidade no uso de mídias sociais; Ter disponibilidade de 20 h/semana para realização de atividades; Desejável conhecimento da língua inglesa; Desejável experiência em Laboratório.

QUI10

1

Ser aluno de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, ou Engenharia Química do Campus Ponta Grossa; Ter acesso à internet e computador próprio. Leitura e compreensão satisfatórios do inglês. Pró ativismo, iniciativa e criatividade. Conhecimento de programas amadores de edição de vídeo, montagem de quiz e recursos didáticos de uso frequente (planilhas do excel ou google forms). Preferencialmente, ter cursado com aprovação as disciplinas: Para candidatos de EBB: BP35C (Processos Fermentativos Industriais), BP36C (Bioengenharia) e BP36A (Engenharia Enzimática) Para candidatos de EQ: QM35G (Bioengenharia 1), QM37B (Bioengenharia 2) e QM02E (Planejamento de Experimentos)

QUI11

2

Bolsista 1: Ser graduando do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do campus de Dois Vizinhos; Ter concluído as disciplinas de PF17I - Processos Fermentativos Industriais, e FT16I - Fenômenos de Transportes A; Apresentar pelo menos 20 horas semanais disponíveis para execução do projeto;  Leitura e Compreensão satisfatórios de Inglês;  Conhecimento de programas amadores de edição de vídeo, montagem de quiz e recursos didáticos de uso frequente (planilhas do Excel ou Google Forms). Bolsista 2: Ser aluno de graduação dos cursos do campus de Dois Vizinhos; Apresentar 20 horas semanais disponíveis para execução do projeto; Leitura e Compreensão satisfatórios de Inglês; Ter conhecimento em programação e interesse na área de games.

QUI12

1

Ser aluno de graduação dos cursos de Apucarana; Ter equipamentos (computador) e habilidade para edição de vídeos.

QUI13

1

Ser graduando do curso de Engenharia Química do campus de Francisco Beltrão; Ter cursado a disciplina de Cálculo de Reatores 1; Ter conhecimento na elaboração, edição e finalização de vídeos usando softwares específicos. Ter conhecimento no desenvolvimento de formulários do Google Forms.

QUI14

1

Ser aluno de graduação do curso de Engenharia Química do campus Apucarana; Ter cursado a disciplina de controle de processos no curso de Engenharia Química do campus Apucarana; Ter conhecimentos básicos de softwares matemáticos.

QUI15

4

Bolsista 1: Ser aluno de graduação de Engenharia Química do campus Ponta Grossa; Ter cursado a disciplina Laboratório de Engenharia Química 2; Ter facilidade com LOOM e experiência com animação e edição de vídeo.  Bolsista 2: Ser aluno de graduação da Engenharia Química do campus Londrina; Ter sido aprovado na disciplina de Termodinâmica clássica; Ter sido aprovado na disciplina de Métodos Numéricos; Ter cursado ou estar cursando a disciplina de Termodinâmica aplicada no período de execução; Ter prévio conhecimento e habilidade em edição de vídeos ou/e no software de simulação de processo ou similar;  Bolsista 3: Aluno de graduação de Engenharia Química do campus de Apucarana; O aluno deverá ter sido aprovado nas disciplinas de laboratório de engenharia química A e Laboratório de engenharia química B. Bolsista 4: Aluno de graduação de Engenharia Química do campus de Londrina, com habilidades em edição de vídeo e disponibilização em ambiente virtual (Youtube)

QUI16

1

Ser aluno do curso de Bacharelado em Química do campus Curitiba; Já ter cursado e aprovado na disciplina de Físico-química I (QB73L); Ter disponibilidade de no mínimo 12 h semanais de dedicação ao projeto.

QUI17

1

Apresentar pelo menos 20 horas semanais disponíveis para a execução do projeto; Ter conhecimento com programas para transmissão; Ter conhecimento da produção de materiais digitais, principalmente gravação, edição de vídeos, conhecimento de programas para gravar, editar.

QUI18

2

Ser aluno de Engenharia Química do campus Londrina; Ter sido aprovado na disciplina de Computação e Algoritmos. Ter sido aprovado na disciplina de Métodos Numéricos. Ter cursado ou estar cursando a disciplina de Análise e Simulação de Processos no período de execução.

QUI19

1

Ser aluno de Engenharia Química do Câmpus LD; Ter conhecimento de mídias virtuais, produção de materiais digitais, principalmente gravação, edição de vídeos;

QUI20

1

Ser aluno de graduação dos cursos de Bacharelado em Química ou Tecnologia em Processos Ambientais do Campus de Curitiba; Ter sido aprovado na disciplina de Operações Unitárias 2 (QB77T) ou Operações Unitárias (QB54H); Ter conhecimento básico em edição de video.

QUI21

1

Ser aluno de graduação de Engenharia do campus de FB; Ter conhecimento na elaboração, edição e finalização de vídeos utilizando softwares livres. Ter conhecimento na utilização do Moodle.

QUI22

2

Ter carga horário disponível de 20h semanais para a realização do projeto. Ter bom conhecimento em modelagem 3D (inventor ou blender). Estar disposto a aprender uma nova linguagem de programação para a realização do trabalho.

QUI23

1

Ser aluno do curso de Engenharia Química ou Engenharia Civil do campus Apucarana; Ter sido aprovado na disciplina de mecânica dos Fluidos e/ou Hidráulica.

QUI24

1

Ser aluno de graduação do curso de Bacharelado em Química do Campus de Curitiba;

Ter sido aprovado nas disciplinas de Métodos Espectroscópicos e Térmicos de Análise I (QB74L) e Métodos Cromatográficos I (QB77O); Ter conhecimento básico em edição de video.

 

 

Quadro 4: Cotas de bolsa e projetos por Câmara Técnica.

Câmara Técnica

Cotas de Bolsa

Projetos

Agrárias (AGR)

10

8

Ciências Sociais, Letras e Artes (SAL)

19

8

Civil (CIV)

12

9

Computação (COMP)

30

17

Elétrica (ELE)

28

19

Licenciaturas (LIC)

25

25

Mecânica (MEC)

22

13

Química (QUI)

30

24

TOTAL

176

123

 

 

 

_______________________________________________________________________________

APÊNDICE II

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

 

Atividade

Data ou período

Inscrição dos candidatos

03.fev.2021 a 08.fev.2021

Seleção e classificação dos candidatos pelos coordenadores dos projetos

09.fev.2021 a 19.fev.2021

Divulgação do resultado preliminar da seleção e classificação

até 24.fev.2021

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar

até às 23h59 do dia 25.fev.2021

Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar

26.fev.2021

Divulgação do resultado final

até 27.fev.2021

Início das atividades dos bolsistas

01.mar.2021

Término das atividades dos bolsistas

30.jun.2021

Entrega dos REA pelo docente coordenador do projeto

até 30.jun.2021

Nova entrega dos REA caso necessário, com eventuais ajustes solicitados

até 30.jul.2021

Entrega do relatório final pelo coordenador do projeto

até 30.jul.2021

 


Curitiba, 30 de dezembro de 2020.