Boletim de Serviço Eletrônico em 12/01/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROG.POS-GRAD.FORM.CIENT.ED. TECNOLOGICA

 

EDITAL nº 01/2021

edital de bolsas auxílio estudantil ppgfcet 2021

 

A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET - da Universidade Tecnológica Federal  do Paraná - UTFPR - informa que no período de 12/01/2021 a 24/01/2021 estarão abertas as inscrições para solicitação de bolsas de auxílio estudantil para discentes regularmente matriculados(as) no PPGFCET – Campus Curitiba.

1.DOS OBJETIVOS

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes de mestrado regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET - da Universidade Tecnológica Federal  do Paraná - UTFPR - para concessão de bolsa auxílio estudantil pelo período de até 06 (seis) meses.

2.DOS REQUISITOS, DIREITOS E DEVERES DO BOLSISTA

Para concessão de bolsa auxílio estudantil, apresentam-se as seguintes exigências:

I – mestrandos ingressantes no PPGFCET em 2019 e 2020;

II – dedicação, de preferência de forma integral,  às atividades do programa de pós-graduação;

III – quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e de preferência sem percepção de vencimentos;

IV – comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante às normas definidas pela instituição promotora do curso;

V – não acumular a percepção de bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa de Pós-Graduação, de agências de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se:

  1. poderá ser admitido como bolsista de mestrado o pós-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, nesse último caso, esteja cursando a pós-graduação na respectiva área;

2.1 A pontuação referente a comprovação do desempenho acadêmico, item 2 IV, estão descritos no Anexo I deste Edital.

3.DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO/SOLICITAÇÃO DE BOLSA

3.1 Serão aceitas inscrições de estudantes de mestrado regularmente matriculados (as) no PPGFCET que foram aprovados(as) no processo de seleção  2019 e 2020;

3.2 Para efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá, obrigatoriamente, encaminhar dentro do prazo de inscrição, para o e-mail fcet-ct@utfpr.edu.br, os seguintes documentos:

​ a) Formulário de Inscrição de Candidatos a Bolsa Auxílio Estudantil – Anexo II;

 b) Histórico Escolar do PPGFCET atualizado;

 c) Termo de Compromisso do(a) discente (modelo PPGFCET) – Anexo III;

 d) Formulário sobre a trajetória acadêmica preenchido e assinado, com o link do Currículo Lattes atualizado e sua devida comprovação - Anexo IV.

O (a) candidato(a) ao se inscrever declara estar ciente e concordar com as disposições do edital.

4.DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 Para a seleção serão consideradas as informações apresentadas pelo(a) candidato(a) no formulário de inscrição (Anexo II), o histórico escolar do PPGFCET atualizado, o preenchimento do Anexo III e a trajetória acadêmica (Anexo IV). Todos os referidos documentos deverão ser entregues de forma digital no ato da inscrição no e-mail fcet-ct@utfpr.edu.br;

4.2 Em caso de empate na pontuação geral, o desempate se dará  pelo maior tempo de permanência do discente no programa e caso ainda persista o empate, o desempate se dará pela maior idade do candidato;

4.3 Este edital contempla bolsas de auxílio estudantil para mestrandos a serem atribuídas, conforme a vacância, durante o ano de 2021. O valor de bolsa de mestrado será de R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e obedece àquele atribuído aos órgãos de formação e fomento à pesquisa. A bolsa de mestrado terá duração de até 06 (seis) meses.

 

 

 

 

5.CRONOGRAMA

ETAPAS

DATAS

Lançamento do Edital

11/01/2021

Inscrições

12/01/2021 a 24/01/2021

Divulgação da Homologação das Inscrições

26/01/2021

Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições

27/01/2021

Publicação do Resultado das bolsas

29/01/2021

Prazo para Recurso

01/02/2021

Publicação do Resultado Final

04/02/2021

 

6. DIVULGAÇÃO DAS INDICAÇÕES DE BOLSISTAS EFETIVADAS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

A divulgação do resultado final do processo de seleção de bolsas será no site do PPGFCET (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/editais). A interposição de recurso deve ser feita por manifestação via e-mail fcet-ct@utfpr.edu.br até as 18 horas das datas previstas no item 5 deste Edital.

7.DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 O (a) candidato (a) selecionado (a) deve entregar dados da agência e da conta corrente, obrigatoriamente, Banco do Brasil (conta individual), com numeração legível no dia 05 de fevereiro de 2021.

Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas, com consulta direta ao Colegiado do PPGFCET.

7.2 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

7.3 Este Edital, aprovado pela Comissão de Bolsas do PPGFCET, pelo Colegiado do PPGFCET e pela DIRPPG-CT estará vigente a partir da data de sua publicação no Site do PPGFCET (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/editais).

 

Curitiba, 11 de janeiro de 2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) TAMARA SIMONE VAN KAICK, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 11/01/2021, às 07:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 11/01/2021, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE MOECKEL, DIRETOR(A), em (at) 12/01/2021, às 08:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1843458 e o código CRC (and the CRC code) 64E8D334.



ANEXO I

Tabela de desempenho Acadêmico no PPGFCET

ATIVIDADE

PONTUAÇÃO

Créditos homologados no histórico

01 ponto por crédito já homologado

Publicação de Artigo (ou no prelo) em periódico com Qualis na Área de Ensino, vigente no ato da solicitação da bolsa, em estrato A do WebQualis Capes, em que constem o nome do pós-graduando, nome do orientador e o nome da UTFPR.

02 pontos por publicação

Publicação de Artigo (ou no prelo) em periódico com Qualis na Área de Ensino, vigente no ato da solicitação da bolsa, em estrato A do WebQualis Capes, em que constem o nome do pós-graduando, nome do orientador e o nome da UTFPR.

01 ponto por publicação

Participação em comissões do PPGFCET.

02 pontos por comissão

Participação em Grupos de Pesquisa da Área de Ensino ou Educação homologados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

01 ponto para no mínimo um ano de participação enquanto discente do PPGFCET (atestado pelo líder do grupo).

 

 

 

ANEXO II

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA AUXÍLIO ESTUDANTIL - 2021

Nome do candidato(a):_____________________________________________________________________________________                                                                                                     

Orientador(a):                                                                                                                                                                   __________________

Ano de Ingresso no PPGFCET:               

Linha:

(  ) Práticas Pedagógicas e Formação de Professores de Ciências e Matemática;

(  ) Educação Matemática;

(  ) Mediações por TIC no Ensino de Ciências e Matemática;

(  ) Relações CTSA no Ensino de Ciências

Nível: Mestrado

Obs. As informações aqui prestadas devem estar em conformidade com o declarado em seu Currículo Lattes, que deve estar atualizado. Indique o link de acesso ao seu Lattes:                                                                                                                                                                                                                     

Quando for o caso, indique o link do grupo de pesquisa do CNPq que você possui vínculo:________________________

  1. Durante o curso, sua intenção é dedicar-se ao Programa

(    ) integralmente                                                            (     ) parcialmente

(    ) outra. Descreva:  _______________________________________________________________________

  1. Atualmente, você possui vínculo empregatício? (  ) Não   (  ) Sim.  

Se SIM

2.1) Se Empresa

nome da Empresa: _________________________________ telefone: (___) _____________                         Data de admissão:  ___ /___ /___  

período em que trabalha: ____________             total de horas semanais: _________

2.2) Se Escola ou outra Instituição de Ensino

nome da Escola/Instituição: __________________________ telefone: (___) ____________                            Data de admissão: ____/___/___ 

período em que trabalha:____________               total de horas semanais:_________

Independentemente de conseguir bolsa, durante o curso, em relação ao seu serviço, você terá:

  1. (    ) nenhuma liberação
  2. (    ) liberação parcial
  3. (    ) de meio expediente
  4. (    ) com redução de carga horária (especifique: ____________________________)
  5. (    ) de outra forma (especifique:________________________________________)
  6. (    ) liberação total

           f.1 (    ) com remuneração

           f.2 (    ) sem remuneração

3. Se você tiver vínculo empregatício e for contemplado com uma bolsa-auxílio você: 

(    ) pedirá demissão do emprego
(    ) pedirá afastamento sem remuneração

(    ) outra decisão (especifique):                                                                                                                     

4. Caso seu vínculo de trabalho seja com Escolas, especifique:

 

          a. Educação Básica

Rede de Ensino: (   ) Estadual; (   ) Municipal;  (   ) Particular;  (    ) Federal.

Instituição(ões): __________________________________________________________________________

Níveis da Educação Básica:

(   ) Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); (    ) Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano); (    ) Ensino Médio

Você desempenha Função de:

(   ) Docente (   ) Direção (   ) Pedagogia (  ) Outra                                                               Sua carga horária semanal total é de ____________horas-aula ou _____  horas de atividades administrativas.

Seu/s contrato/s de trabalho é/são de:

(  ) 20 h;                (  ) 40 h;                 ( ) 60 h;           (  ) outro tipo (especifique)                                                          

(  ) além do meu contrato também atendo _________ horas de aulas extraordinárias.

         b. Educação Superior

Rede de Ensino:   (   ) Estadual; (   ) Municipal; (   ) Particular; (  ) Federal

Instituição(ões): __________________________________________________________________________________

Função: (   ) Docente (   ) Direção (   ) Pedagogia (   ) Outra________________________________________________

Especifique o tipo de contrato que você possui nesta instituição:____________________________________________

Sua carga horária semanal total é de __________ aulas ou _____ horas de atividades administrativas.

5. Outros vínculos profissionais

Você tem outros vínculos profissionais?

(   ) Não

(   ) Sim. Qual (ais) instituição(ões) com a qual mantém vínculo:                                                                                                                   

Endereço: ___________________________________________________________________________________________________

É profissional liberal? (    ) Não;  (    ) Sim

Cargo ou função: _____________________________________________________________________________________________

Carga horária semanal: ___________

Qual atividade? _________________

Média mensal de Renda: R$ ___________________

6. Trabalho autônomo ou temporário

Natureza do trabalho: _______________________________________        Média Mensal de Renda: R$ _________

Qual atividade (descreva sumariamente)?

7. Justifique porque você está pleiteando essa bolsa. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Você tem conta corrente no Banco do Brasil?

Sim (       )  Indique agência e  Conta corrente__________________________________________

Não (     )

Esteja ciente que é obrigatório abrir uma conta corrente no Banco do Brasil conforme o prazo estipulado no edital.

Declaro que as informações acima descritas são verdadeiras.

Curitiba,            /           /           

Assinatura: ________________________________________________________

 

ANEXO III

TERMO DE COMPROMISSO

Declaro, para os devidos fins, que eu, __________________________________, nacionalidade______________________, profissão________________________________, residente à (Rua/Av.)_________________________________________, Bairro__________________________________________________, CEP_____________________, Cidade______________, CPF______________________________________, aluno(a) devidamente matriculado (a) no Programa de Pós- Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), sob o número de matrícula____________________, em nível de mestrado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de bolsista e, nesse sentido, COMPROMET-ME a respeitar as seguintes cláusulas:

I – ser mestrando ingressante no PPGFCET em 2019 ou 2020;

II –dedicar, de preferência de forma integral,  às atividades do programa de pós-graduação;

III – quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e de preferência sem percepção de vencimentos;

IV – comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante às normas definidas pela instituição promotora do curso;

V – não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa de Pós-Graduação, de agências de fomento pública, nacional ou internacional, ou empresa pública ou privada, excetuando-se:

  1. poderá ser admitido como bolsista de mestrado o pós-graduando que perceba remuneração bruta inferior ao valor da bolsa da respectiva modalidade, decorrente de vínculo funcional com a rede pública de ensino básico ou na área de saúde coletiva, desde que liberado integralmente da atividade profissional e, nesse último caso, esteja cursando a pós-graduação na respectiva área;

A inobservância dos requisitos citados acima, e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a) bolsista, implicará(ão) no cancelamento da bolsa, com a restituição integral e imediata dos recursos, de acordo com os índices previstos em lei competente.

Assinatura do(a) beneficiário(a) de bolsa:  

__________________________________________

(Nome legível do beneficiário)

                                                                                                                                   

 Curitiba, __________de _______________de 2021.

 

Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação

 

Tamara Simone van Kaick

Representante da Comissão de Bolsas Capes

 

João Amadeus Pereira Alves

 

 

 

 

 

ANEXO IV

TRAJETÓRIA ACADÊMICA

NOME DO CANDIDATO:

_______________________________________________________________________

Linha de pesquisa:

(   ) Práticas Pedagógicas E Formação De Professores Em Ensino De Ciências E Matemática

(   ) Educação Matemática

(   ) Mediações por Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática

(   ) Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)

 

Área de Concentração:

Já passou pelo processo de qualificação do mestrado?

(   ) Sim – Data:

(   ) não

Tempo previsto de conclusão do Mestrado (em meses):

Número de créditos homologados no histórico:

Participa ou participou em comissões do PPGFCET: (   ) Sim. Qual(ais):

                                                                                     (   ) Não

Participação em Grupos de Pesquisa da Área de Ensino ou Educação homologados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq:

(      ) Não

(      ) Sim. Cite qual (ais) e insira declaração assinada pelo líder do grupo no arquivo com documentos comprobatórios.  

 

INSTRUÇÕES:

 

  1. O/a candidato/a deverá, no ato de inscrição, enviar o link do seu Currículo Lattes com as devidas comprovações das informações, apresentadas na mesma ordem e mesmo título do currículo lattes,  incluídas em um único arquivo PDF para ser enviado no ato da inscrição. Exemplos de comprovações: certificados de apresentações de trabalhos em eventos; cópia dos artigos publicados; declarações de monitorias; comprovação de que foi bolsista; comprovação de produções artísticas; comprovação de participação em atividades de extensão, dentre outros.

 

  1. Abaixo, há um guia de itens que podem ser considerados como informações relevantes para constar no Currículo Lattes com a sua devida comprovação.

Guia de informações relevantes para o currículo lattes (períodos na graduação e na Pós-graduação)

Intercâmbio

Monitoria

Iniciação Científica

Iniciação à Docência

Bolsista de Extensão

Bolsista de Ações Afirmativas

Bolsista Permanência

Participação em eventos científicos/extensionistas/participação em eventos de Movimentos Sociais

Participação em Projeto de Extensão

Palestra/Oficinas/Workshops/Vivências realizadas vinculada com a pesquisa de Mestrado

Organização de Evento de Extensão

Produção Intelectual (Artigos e capítulos publicados)

Produção Técnica

Produção Artística

 

Curitiba, ___ /      /                         Assinatura:

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.000499/2021-49 SEI nº 1843458