Boletim de Serviço Eletrônico em 12/03/2021

Ministério da Educação

​​UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS PONTA GROSSA
DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PONTA GROSSA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS PONTA GROSSA
PROGR.DE POS-GRAD. EM ENGEN. DE PRODUCAO

resolução PPGEP-PG nº 5/2021

  

Estabelece critérios para admissão de alunos de doutorado não portadores de título de mestre.

 

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO do Câmpus Ponta Grossa da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, doravante denominado PPGEP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 4º do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela deliberação nº 07/2015 de 30 de junho de 2016, do CONSELHO UNIVERSITÁRIO da UTFPR (COUNI) e pelo Art. 23º do Regulamento Interno do PPGEP, aprovado pela Resolução 54/2021 do CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UTFPR, de 11 de fevereiro de 2021; e CONSIDERANDO o Art. 35 do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado na DELIBERAÇÃO Nº. 07/2016, de 30 de junho de 2016, do CONSELHO UNIVERSITÁRIO da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL do PARANÁ (COUNI); CONSIDERANDO o Art. 31º do do Regulamento Interno do PPGEP, aprovado pela Resolução 54/2021 do CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UTFPR, de 11 de fevereiro de 2021; e CONSIDERANDO as deliberações tomada em sua Reunião nº 10/2020, de 18 de dezembro de 2020, e na Reunião 01/2021, de 18 de fevereiro de 2021,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º  Essa resolução trata da aceitação direta de candidatos sem mestrado no doutorado, assim como a mudança de nível de curso pela passagem direta e antecipada do aluno de mestrado para o doutorado.

Art. 2º  Serão aceitos como alunos no curso de doutorado do PPGEP os candidatos não portadores do diploma de mestre desde que cumpram com os seguintes requisitos:

I – Sejam aprovados no edital de seleção para doutorado do PPGEP;

II – Tenham realizado atividades comprovadas de P&D com resultados relevantes e impactos gerados na área de Engenharia de Produção;

III – Apresentem memorial descritivo de carreira profissional e acadêmica. O memorial descritivo deve ser apresentado complementarmente ao Currículo Lattes e deve expor, de maneira sucinta e organizada, a trajetória profissional e acadêmica do candidato, destacando e comprovando atividades de P&D, principais produtos/processos/tecnologias gerado(a)s, resultados e impactos relevantes, e principais problemas resolvidos ao longo de sua trajetória profissional. 

IV – Possuam produção científica no Curriculum Vitae, modelo Lattes, de pelo menos dois artigos publicados ou aceitos em definitivo nos últimos três anos em periódicos indexados na Scopus ou Web of Science com maior percentil acima de 62,5. Um dos artigos citados neste item pode ser substituído por um depósito de patente.

Parágrafo único: Toda documentação citada neste artigo deverá ser submetida juntamente com as demais documentações comprobatórias no ato de inscrição do candidato no processo de seleção para doutorado do PPGEP. A produção científica/tecnológica utilizada para admissão de alunos de doutorado não portadores de título de mestre não poderá ser utilizado para convalidação de atividades complementares ou créditos de publicação no doutorado.

Art. 3º  Para o caso de transformação direta de alunos do Mestrado com ou sem a defesa de dissertação, poderão ingressar diretamente no Doutorado sem prévia seleção, desde que contemplem os requisitos desta resolução.

Art. 4º  São pré-requisitos para alteração de nível de Mestrado para Doutorado:

- ser aluno regular do curso de mestrado do PPGEP/UTFPR;

- ter ingressado no Mestrado no máximo há 15 (quinze) meses, como regular;

- ter cursado ao menos 12 (doze) meses no Programa;

 - ter concluído no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos, excetuando-se os créditos previstos em estágios docência, como aluno regular do Programa, dos requeridos para obter o título de Mestre, no momento do início do trâmite do processo;

- ser aluno de elevado desempenho durante o Mestrado, conforme Art. 5° desta resolução.

Parágrafo único - O aluno beneficiado com a promoção antecipada para o doutorado deve manter junto ao curso e a Capes o compromisso de concluir, no prazo máximo de três meses, a partir da data da seleção para a referida promoção, o seu programa de mestrado, inclusive com a respectiva redação e defesa da dissertação, nos moldes estabelecidos pelo curso para a conclusão do mestrado não antecipado.

Art. 5º É considerado aluno com elevado desempenho, aquele que atender todos os itens abaixo relacionados:

- ter obtido coeficiente de rendimento igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) pontos nas disciplinas já cursadas no Curso de Mestrado, no início do trâmite do processo;

- ter sido aprovado por uma banca de qualificação conforme Regulamento do PPGEP e receber parecer circunstanciado pela banca que o discente possui condições de progredir de mestrado para doutorado;

- ter produção científica no Curriculum Vitae, modelo Lattes, de pelo menos um artigo publicado ou aceite em definitivo em periódicos indexados na Scopus ou Web of Science com percentil maior ou igual a 62,5, sendo primeiro autor e em coautoria do(a) orientador(a) do PPGEP, publicado durante o período de mestrado. O artigo citado neste item pode ser substituído por um depósito de patente relacionada à dissertação de mestrado, em coautoria do(a) orientador(a).

Parágrafo Único: A produção científica/tecnológica utilizada para admissão de alunos de doutorado não portadores de título de mestre não poderá ser utilizado para convalidação de atividades complementares ou créditos de publicação no doutorado.

Art. 6º O trâmite do processo para solicitação de alteração de nível de Mestrado para Doutorado, com ou sem defesa da dissertação, deverá ser instruído com a seguinte documentação:

a) Correspondência do aluno ao colegiado, referendada pelo orientador e pelos membros da banca de qualificação do mestrado, solicitando a alteração de nível;

b) Histórico escolar emitido pelo DERAC (Departamento de Registros Acadêmicos), das disciplinas cursadas no Mestrado, com seus respectivos conceitos;

c) Proposta de pesquisa para doutorado;

d) Curriculum Vitae, modelo Lattes, com comprovações de produções do Art. 5º.

e) Parecer circunstanciado por Comitê Científico designado ou pela banca de qualificação de mestrado do referido aluno.

Art. 7º O tempo máximo à titulação não deverá exceder a 60 (sessenta) meses do início do Curso de Mestrado até o cumprimento de todos os requisitos à obtenção do título de Doutor.

Art. 8º O processo de solicitação de alteração de nível de Mestrado para Doutorado, com ou sem defesa da dissertação, deverá ser protocolado, devidamente instruído com a documentação especificada, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias antes de completar os 15 (quinze) meses de ter ingressado como regular no mestrado do PPGEP.

Art. 9º O julgamento final será realizado pelo Colegiado do PPGEP, após avaliar a documentação apresentada e parecer do Comitê Científico designado ou dos membros da banca de qualificação do mestrado, devendo constar em Ata o resultado final do processo.

Parágrafo único: Caberá ao Colegiado do PPGEP definir claramente o encaminhamento de questões relacionadas com a disponibilidade de bolsas da CAPES ou CNPq, considerando a demanda de bolsa para doutorado, quando for o caso, criada a partir da passagem de Mestrado para Doutorado

Art. 10º Os casos omissos a esta instrução normativa serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Art. 11º Essa Instrução Normativa entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

Ponta Grossa, 12 de março de 2021.

 

 

CASSIANO MORO PIEKARSKI

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Câmpus Ponta Grossa

 

 

 

<<Resolução aprovada e registrada nas atas 10.2020 e 01.2021 de reuniões do colegiado do PPGEP realizadas em 18 de dezembro de 2020 e 18 de fevereiro de 2021>>

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CASSIANO MORO PIEKARSKI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 12/03/2021, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1847537 e o código CRC (and the CRC code) AE044E87.



 


Referência: Processo nº 23064.035592/2020-93 SEI nº 1847537