Boletim de Serviço Eletrônico em 10/02/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

 

Retificado em 10/02/2021

CONVITE PROPPG 01/2021

 ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL DA UTFPR NO ÂMBITO DA CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT 09/2020 – Estruturação de Centros de Tecnologia e Inovação Aplicadas em Materiais Avançados

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) torna público a abertura do prazo para o envio de submissões para o presente Convite até 15/03/2021, com vistas à elaboração da Proposta Institucional da UTFPR para a Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

DOS OBJETIVOS

Selecionar 1 (um) projeto compatível com os objetivos da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020 (http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/656) para compor a proposta institucional a ser submetida em conformidade com suas regras e critérios.

Elaborar proposta institucional que possibilite viabilizar a estruturação de Centro de Tecnologia e Inovação Aplicada a Materiais Avançados (CTIA-MA) na UTFPR.

Designar grupo de trabalho para a elaboração da proposta institucional, em conformidade com as regras da Chamada e de acordo com o Formulário de Apresentação de Propostas (FAP) da FINEP.

 

                     CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA

 O docente responsável pela inscrição, que será denominado coordenador da equipe proponente, deverá apresentar 1 (um) projeto de inovação que contemple os objetivos previstos no item 2 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020 (http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/656).

   Parágrafo único. O projeto apresentado deverá atender todos os requisitos previstos na referida Chamada Pública, sob pena de inadmissibilidade a este Convite.

 

   O projeto deverá contemplar a temática de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos Portadores de Futuro, conforme descrito no item 3.1 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020 e estar claramente vinculado a apenas 1 (um) dos subtemas:

 Subtema 1: Materiais avançados tais como os derivados do grafite (nanotubos de carbono, grafeno e fulereno) e demais materiais bidimensionais (borofeno, germaneno, estaneno, fosforeno, siliceno, entre outros), bem como, suas aplicações.

Subtema 2: Minerais Estratégicos Portadores de Futuro (Nióbio, Cobalto, Lítio, Metais do Grupo da Platina, Molibdênio, Silício (Grau Solar), Tálio, Tântalo, demais Terras Raras, Titânio e Vanádio, entre outros), incluindo a fabricação de novos metais e ligas, cargas nanométricas, materiais de alto desempenho e suas aplicações.

 

Os integrantes do projeto poderão participar de apenas 1(uma) submissão para o presente Convite, que deverá estar de acordo com o formulário do ANEXO I e conter todos os documentos previstos no item 7 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

O projeto deverá contar com a participação e aporte financeiro de no mínimo (1) uma e no máximo (2) duas Empresas, denominadas intervenientes, conforme previsto na alínea iii do item 5.1 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020. A(s) empresa(s) deverá(ão) atuar como cofinanciadora(s) e parceira(s) na estruturação do CTIA-MA, participando da sua governança, envolvendo seu quadro técnico na pesquisa e no processo de transferência de tecnologia e na utilização dos resultados obtidos no CTIA-MA.

 

 

A empresa participante do projeto deverá atender os requisitos:

ser brasileira e exercer atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços com intuito lucrativo;

ter realizado o registro na Junta Comercial ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ) de sua jurisdição até 31/12/2018;

ter efetuado alguma atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira em 2019, verificável por meio de Demonstrações Financeiras que atendam os critérios do item 7.7 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

O projeto não poderá apresentar, na qualidade de cofinanciadora, pessoas jurídicas sem atividade lucrativa (associação, fundação, cooperativa), empresário individual e microempreendedor individual.

 

Os currículos de todos os pesquisadores envolvidos no projeto deverão ter sido atualizados na Plataforma Lattes, contemplando todas as atividades realizadas até a data de 09/11/2020, conforme item 6.1.2 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

O projeto deverá claramente identificar como as atividades a serem custeadas com os recursos solicitados, os da contrapartida por parte da cofinanciadora e outros aportes levarão à estruturação e ao funcionamento de um CTIA-MA.

 

O projeto deverá indicar objetivamente suas referências metodológicas, indicadores e mecanismos de avaliação e monitoramento das atividades do CTIA-MA, a fim de garantir sua sustentabilidade no longo prazo (conforme alínea “c” do item 6.2.1 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020).

 

No projeto, deverá ser apresentada a estrutura de governança do Centro de Tecnologia e Inovação Aplicada a Materiais Avançados (CTIA-MA) pretendido, cuja estrutura mínima encontra-se descrita nos itens 6.2.2, 6.2.3 e 6.2.4 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

O prazo de execução do projeto deverá ser de até 36 (trinta e seis) meses, prorrogáveis a critério da Finep, respeitando as normas do FNDCT/FINEP.

 

O valor total a ser solicitado à FINEP deverá, obrigatoriamente, enquadrar-se entre o mínimo de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) e o máximo de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais).

 

 O valor total do projeto consiste no somatório do valor solicitado à FINEP e o valor a ser aportado pela(s) empresa(s) cofinanciadora(s).

Parágrafo único. O aporte financeiro previsto no projeto para ser concedido pela(s) empresa(s) cofinanciadora(s) deve totalizar um percentual mínimo de 30% do valor solicitado à FINEP.

 

DESPESAS APOIÁVEIS

Todos os recursos aportados no projeto deverão estar obrigatoriamente relacionados à estruturação da CTIA-MA no âmbito da UTFPR, conforme disposto no subitem 6.6.4 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

Despesas financiáveis

Despesas Correntes:

materiais de consumo;

software;

instalação, manutenção de equipamentos;

despesas acessórias com importação (limitadas a 20% do valor total dos itens importados);

serviços de terceiros prestados por Pessoa Física (desde que apresentem caráter eventual e limitados a três pagamentos por exercício);

serviços de terceiros prestados por Pessoa Jurídica (desde que não se caracterizem como subcontratação do desenvolvimento das principais atividades do projeto);

pagamento de pessoal (observar os valores previstos no Anexo I da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020),

Bolsas: Bolsas de pesquisa pagas diretamente pela fundação de apoio (observar os valores previstos no Anexo I da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020);

despesas de patenteamento ou de registro de software;

adaptação de espaço físico (desde que necessária para o desenvolvimento do projeto e que não se caracterize como obra ou reforma).

Despesas de Capital: equipamentos e materiais permanentes.

Despesas Operacionais e Administrativas: o projeto poderá prever a cobertura de gastos operacionais e administrativos indivisíveis, usuais e necessários à consecução do objeto do convênio, até o limite de 3% do valor solicitado para o projeto (despesas correntes e de capital).

 

Despesas não financiáveis

Não poderão ser destinados recursos não reembolsáveis para pagamento, a qualquer título, a agente público da ativa por serviços prestados, inclusive consultoria, assistência técnica ou assemelhados, exceto o pagamento pela prestação de serviços técnicos profissionais especializados por tempo determinado, quando os contratados estiverem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas, desde que:

Esteja previsto em legislação específica; ou

Refira-se à realização de pesquisas e estudos de excelência, realizados por professores universitários na situação prevista na alínea “b” do inciso XVI do caput do art. 37 da Constituição, desde que os projetos de pesquisas e os estudos tenham sido devidamente aprovados pelo dirigente máximo do órgão ou da entidade ao qual esteja vinculado o professor (Lei n. 13.808/2019 – LDO/2020, art. 18, inciso VII e §1º, inciso VI).

Pagamento de diárias e passagens a agente público da ativa, salvo em atividades de pesquisa científica e tecnológica (Lei n. 13.808/2019 – LDO/2020, art. 18, inciso IX e §1º, inciso VIII, alínea “c”).

 

REQUISITOS PARA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES

Poderão participar da composição de Equipes para este Convite, Pesquisadores da UTFPR que se enquadrem em uma das categorias a seguir:

 Servidor ativo do quadro permanente de servidores da UTFPR;

 Docente aposentado enquadrado no Regulamento do Programa de Serviço Voluntário de Pesquisador ou Extensionista na UTFPR (Deliberação 01/2011 COUNI);

Professor Visitante enquadrado no Regulamento do Programa de Professor Visitante da UTFPR (Resolução 039/2016 COPPG).

 

A equipe do Projeto, no que tange aos integrantes da UTFPR, deve ser composta prioritariamente por:

Pesquisadores com atuação relevante no subtema relacionado ao CTIA-MA almejado pelo projeto;

Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (DT) ou com expressiva produção científica na área do conhecimento relacionado ao subtema do projeto;

Pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação e, quando possível, de diferentes Câmpus da UTFPR.

 

Cada Pesquisador poderá fazer parte de apenas uma única inscrição.

 

A equipe deverá contar com, no mínimo, 3 (três) integrantes pertencentes ao quadro funcional da(s) empresa(s) cofinanciadora(s). As atividades desempenhadas pelos integrantes externos à UTFPR deverão obrigatoriamente atender os critérios previstos na alínea iii do item 5.1 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

DO PROCESSO DE SUBMISSÃO

Os projetos deverão ser elaborados utilizando o ANEXO I do presente Convite (modelo editável disponível no site da PROPPG) e que foi extraído integralmente do Formulário de Apresentação de Proposta disponível na página eletrônica da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020 (em https://forms.finep.gov.br/forms/externo/ )

 

As propostas deverão ser apresentadas através de processo administrativo no SEI (Tipo de processo: Pesquisa: Programas e Fomentos) e seu coordenador deverá enviá-lo à DIRPPG do seu Câmpus, que o encaminhará à PROPPG, observando a data limite prevista no item 7 deste Convite.

 

O processo SEI de submissão deverá conter os seguintes documentos:

 Formulário para Apresentação de Projeto (ANEXO I);

 Documentos relativos à(s) empresa(s) cofinanciadora(s) e previstos no subitem 7.7 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

Os documentos mencionados no item 5.3 devem obrigatoriamente ser submetidos no formato pdf.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os projetos serão analisados e selecionados pela PROPPG, com auxílio de consultores ad hoc se necessário, com base nas características dispostas no Quadro 1.

Parágrafo único. Os critérios de avaliação dos projetos serão ponderados em observância a sua relevância e aderência em relação ao contido na Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020, com vistas à estruturação de Proposta Institucional de elevada relevância e competitividade. Os critérios descritos no Quadro 1 serão analisados, portanto, considerando a contribuição do projeto apresentado para o alcance do melhor desempenho da Proposta Institucional.

 

Quadro 1 - Critérios de avaliação e seleção de projeto

Critérios – Análise do Projeto e dos Participantes

Nota

1 - Risco tecnológico e grau de inovação: Relevância científica e/ou tecnológica da proposta para o alcance dos objetivos da Chamada Pública; Experiência em projetos de inovação em parceria com empresas; e, Adequação das parcerias tecnológicas e histórico de inovação das instituições partícipes;

 

0-5

2 – Gestão e Capacidade de Execução da ICT: Qualificação, experiência e dedicação da equipe executora para o desenvolvimento das atividades propostas; Adequação da infraestrutura física para execução das atividades propostas e Qualificação da ICT para a execução do projeto (Experiência Técnica e Infraestrutura adequada);

 

0-5

3 – Gestão e Capacidade de Execução da(s) Empresa(s) Interveniente(s): Qualificação, experiência e dedicação da equipe executora para o desenvolvimento das atividades propostas; Capacidade de realizar aporte financeiro; Adequação da infraestrutura física para a execução das atividades propostas e Qualificação da(s) Empresa(s) para a execução do projeto (Experiência Técnica e Infraestrutura adequada);

 

0-5

4 - Consistência e Viabilidade da Proposta: Adequação das metas físicas, das Atividades, dos Indicadores físicos, dos Orçamento e prazos e da Metodologia proposta para a execução dos objetivos do projeto;

 

0-5

5 - Resultados e Impactos: Impacto esperado (externalidades, relevância para o setor, potencial de internacionalização e impacto no mercado); Capacidade da solução desenvolvida em alcançar o mercado (capacidade da proponente e adequação das parcerias produtivas e comerciais); Potencial de introdução dos resultados do projeto no mercado; Externalidades econômicas, ambientais e sociais;

 

0-5

Critérios – Proposta do Centro de Tecnologia e Inovação Aplicadas em Materiais Avançados (CTIA-MA)

Nota

1 - Risco tecnológico: Ousadia do projeto científico tecnológico de longo prazo;

 

0-5

2 - Parcerias e Grau de abertura do CTIA-MA: Abrangência e maturidade das parcerias, Adequação dos Mecanismos de transferência de tecnologia ao centro e Proposta para difusão do conhecimento e formação de Recursos Humanos;

 

0-5

3 - Gestão e sustentabilidade do CTIA-MA: Composição e Experiência da Equipe executora, Orçamento e sustentabilidade do CTIA-MA, Estrutura de Governança;

 

0-5

4 - Resultados e Impactos: a serem gerados pelo projeto científico tecnológico de longo prazo.

 

0-5

 

O projeto selecionado, poderá, a critério da PROPPG e em acordo com as equipes participantes, ser recomposta com pesquisadores de outro(s) projeto(s) não selecionado(s), desde que esta ação resulte no fortalecimento da Proposta Institucional.

 

CRONOGRAMA

 

7.1

Lançamento do Convite PROPPG 05/2020

25/01/2021

7.2

Envio do processo SEI à DIRPPG do Câmpus

Até 17 h do dia 15/03/2021

7.3

Envio do processo SEI à PROPPG

Até 23h59min do dia 15/03/2021

7.4

Divulgação do Resultado

18/03/2021

7.5

Interposição de recursos ao resultado

19/03/2021

7.6

Divulgação do resultado final

23/03/2021

7.7

Elaboração e envio da Proposta Institucional

23/03/2021 a 14/04/2021

 

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

O Coordenador do projeto selecionado se compromete a compor o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Proposta Institucional e pelo encaminhamento da documentação pertinente à FINEP.

 

Ao inscrever-se no processo seletivo regido por este Convite, o coordenador declara pleno conhecimento e concordância com todos os critérios e conteúdos conforme estabelecido neste Convite e na Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

Caso a proposta institucional seja selecionada na etapa de Análise de mérito, o coordenador do projeto selecionado neste Convite declara ciência e concorda em participar da etapa de Banca de Avaliação, conforme previsto no item 8 da Chamada Pública MCTIC/FINEP/FNDCT 09/2020.

 

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Convite.

 

Os casos omissos serão analisados e deliberados pela PROPPG.

 

Este Convite estará vigente a partir de sua publicação no Boletim de Serviço da UTFPR e subsequente divulgação no endereço eletrônico de editais, no portal institucional (http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=abertos&b_start=0).

 

 

Curitiba, 25 de janeiro de 2021.

 

 

 

Profa. Claudia Regina Xavier

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 10/02/2021, às 15:10, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1876869 e o código CRC (and the CRC code) D7F32318.



 

ANEXO I - FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO

 

CONVITE PROPPG 01/2021

 ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL DA UTFPR NO ÂMBITO DA CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT 09/2020 – Estruturação de Centros de Tecnologia e Inovação Aplicadas em Materiais Avançados

1. Equipe proponente - UTFPR:

Coordenador

Nome completo:

CPF:

Email de contato:

Celular:

Câmpus:

Link para CV lattes:

Titulação:

Instituição, ano e país da titulação:

Área de especialização:

Bolsista de Produtividade em Pesquisa? Se sim, qual?

Bolsista em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação? Se sim, qual?

Docente permanente em Programa de Pós-Graduação da UTFPR? Se sim, qual(is)?

Horas por semana dedicadas ao projeto e/ou estruturação do CTIA-MA:

Equipe: (repetir os dados abaixo para cada integrante da equipe)

Nome completo:

CPF:

Email de contato:

Celular:

Câmpus:

Link para CV lattes:

Titulação:

Instituição, ano e país da titulação:

Área de especialização:

Bolsista de Produtividade em Pesquisa? Se sim, qual?

Bolsista em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação? Se sim, qual?

Docente permanente em Programa de Pós-Graduação da UTFPR? Se sim, qual(is)?

Horas por semana dedicadas ao projeto e/ou estruturação do CTIA-MA:

 

2. Dados da(s) empresa(s) cofinanciadora(s)

Razão Social

 

CNPJ

 

Receita Operacional Bruta em 2019 (em reais)

 

Capital Social Atualizado (em reais)

 

Número de empregados

 

Natureza jurídica

 

Atividade econômica predominante

 

Endereço completo:

 

Dados dos participantes da empresa: (repetir os dados abaixo para cada participante)

Nome completo:

CPF:

Email de contato:

Celular:

Titulação:

Instituição, ano e país da titulação:

Área de especialização:

Horas por semana dedicadas ao projeto e/ou estruturação do CTIA-MA:

Cargo ou função:

Email:

Telefone:

Data de vínculo:

 


3.   DADOS DO PROJETO

Título do Projeto (150 caracteres):

 

Sigla do Projeto (10 caracteres):

 

Prazo Total de Execução:

 

Área Geográfica de Atuação (60 caracteres):

 

Subtema:

 

Objetivo Geral (1000 caracteres):

 

 

Resumo Publicável (1200 caracteres):

 

 

Descrição do Projeto (10000 caracteres):

 

 

Justificativa (10000 caracteres):

 

 

 

3. PROJETO E A COOPERAÇÃO COM EMPRESA(S) COFINANCIADORA(S)

3.1 Grau de Inovação e Risco Tecnológico

Apresente a relevância científica e tecnológica da proposta apresentada frente ao desenvolvimento do tema no Brasil e no Mundo, bem como sua relevância para o alcance dos objetivos das instituições envolvidas (2000 caracteres):

 

Descreva as principais vantagens competitivas do produto/serviço decorrente do desenvolvimento apresentado nesta proposta, frente a soluções concorrentes e/ou similares (2000 caracteres):

 

Relate a experiência da equipe proponente em projetos de inovação em parceria com empresas e as parcerias tecnológicas envolvidas no projeto (2000 caracteres):

 

Selecione o nível de maturidade tecnológica (TRL) da solução existente:

 

Selecione o nível de maturidade tecnológica (TRL) a qual se pretende chegar com o financiamento solicitado:

 

 

3.2 Gestão e capacidade de Execução da ICT

Descreva os principais atributos que qualificam a equipe executora para a condução do projeto, incluindo, mas não se limitando a: (1) Capacidade de gerenciar e executar a proposta e mitigar possíveis riscos, (2)

Experiência técnica, (3) Recursos humanos (2000 caracteres):

Apresente a qualificação, experiência e dedicação da equipe executora disponibilizada para o desenvolvimento das atividades propostas (2000 caracteres):

Relate a infraestrutura disponível para realização do desenvolvimento do projeto. Descreva se a infraestrutura atual é suficiente para condução do projeto ou se há necessidade de acesso a

infraestrutura adicional. Neste caso, informe se a infraestrutura adicional será adquirida ou acessada por meio de parcerias (2000 caracteres):

Relate o histórico dos principais desenvolvimentos de protótipos realizados em parceria com o setor produtivo afim de demonstrar a capacidade da equipe na execução de projetos de inovação em cooperação com empresas (2000 caracteres):

 

3.3   Gestão e Capacidade de Execução da(s) Empresa(s) Interveniente(s)

Apresente a qualificação, experiência e dedicação da equipe executora disponibilizada pela(s) Empresa(s) Interveniente(s) para o desenvolvimento das atividades propostas (2000 caracteres):

 

Descreva a capacidade produtiva para disponibilização da Inovação e sua produção em escala (2000 caracteres):

 

Apresente plano de comercialização/disponibilização da solução a ser desenvolvida (2000 caracteres):

 

 

3.4  Resultados e Impactos

Apresente os Resultados Esperados parciais e finais a serem obtidos com a execução do projeto, bem como os resultados esperados em relação ao posicionamento de mercado da Empresa (2000 caracteres):

 

Apresente as externalidades esperadas do projeto e sua relevância para o tema materiais avançados, bem como para o setor de aplicação da solução principal a ser desenvolvida (2000 caracteres):

 

Descreva os principais riscos envolvidos na introdução do projeto no mercado, bem como o seu potencial de internacionalização (2000 caracteres):

 

 

4. IMPACTOS PREVISTOS PELO PROJETO (150 caracteres cada impacto)

Impacto tecnológico:

 

Impacto econômico:

 

Impacto ambiental:

 

Impacto social:

 

 

5. PROPOSTA DE CENTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO APLICADAS EM MATERIAIS AVANÇADOS (CRITÉRIOS DO CTIA-MA)

 

5.1 Risco Tecnológico

Apresente o foco científico/tecnológico de longo prazo do CTIA-MA, detalhando os objetivos atingíveis e mensuráveis a serem alcançados em termos de pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços e posicionamento do Brasil em relação ao tema (5000 caracteres):

 

 

 

5.2 Parcerias e Grau de abertura do CTIA-MA

Descreva as parcerias necessárias para o alcance do objetivo de construção de um CTIA-MA. Explicite as parcerias alvo, para além daqueles presentes no escopo do projeto principal, com destaque para startups e para o ambiente de empreendedorismo em que se situa, bem como eventuais parcerias com ICTs de outras Unidades da Federação (5000 caracteres):

 

 

Relate a experiência da equipe UTFPR com mecanismos de transferência de tecnologia, enfatizando-se os resultados documentados, como projetos, publicações em co-autoria, patentes licenciadas ou em co-titularidade, etc. Apresente também como tais mecanismos podem ser

utilizados e/ou aperfeiçoados para fortalecimento do vínculo do CTIA-MA com o setor produtivo e aumento da capacidade de conversão dos esforços de P&D do Centro em produtos, serviços e benefícios sociais tangíveis (5000 caracteres):

 

 

 

Descreva as ações de difusão do conhecimento e formação de recursos humanos das quais participa a UTFPR (contextualizar em relação à experiência e atividades desenvolvidas pelos integrantes da equipe). Descreva como tais ações podem ser intensificadas/ampliadas a fim de contribuir para a garantia de disponibilidade de recursos humanos com formação de excelência para o CTIA-MA, bem como para a conexão com o ecossistema de inovação ao seu redor. Tais mecanismos envolvem, além de cursos e treinamentos, programas de aceleração, incubação, etc (5000 caracteres):

 

 

 

5.3 Gestão e Sustentabilidade do CTIA-MA

Apresente a qualificação, dimensão, histórico acadêmico e experiência profissional da equipe que atuará na condução do CTIA-MA, incluindo pesquisadores, técnicos, pessoal administrativo de apoio. Descreva as atribuições dos profissionais chave na condução do centro, como diretores, gerentes, coordenadores, pesquisadores principais, etc (5000 caracteres):

 

Apresente proposta de governança do CTIA-MA, incluindo a composição do comitê gestor, com no mínimo 3 representantes, preferencialmente das diferentes instituições que a compõem. A proposta deve trazer em seu escopo mecanismos de avaliação e monitoramento das atividades do CTIA-MA, a fim de garantir sua sustentabilidade no longo prazo (5000 caracteres):

 

 

5.4 Resultados e impactos

Máximo 5000 caracteres:

 

 

 

  1. RESUMO DO ORÇAMENTO:

Máximo 8000 caracteres:

 

 

 

  1. CRONOGRAMA FÍSICO

Metas físicas (incluir quantas forem necessárias):

Identificação da Meta:

 

 

 

Descrição:

 

 

 

 

 

Atividades (incluir quantas forem necessárias):

Meta física relacionada:

 

Atividade:

 

Indicador físico de execução:

 

Mês de início:

Mês de término:

 

  1. ITENS SOLICITADOS

8.1 Despesas correntes

Material de consumo nacional (incluir tantos quantos forem necessários, utilizando quadros separados)

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

Material de consumo importado (incluir tantos quantos forem necessários, utilizando quadros separados)

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

Passagens e despesas de locomoção (incluir tantos quantos forem necessários, utilizando quadros separados)

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

Serviços de terceiros/pessoa física (incluir tantos quantos forem necessários, utilizando quadros separados)

Descrição:

Finalidade:

Participação:

Quantidade (horas/mês):

Valor unitário (R$/hora):

Período (meses):

Valor total (R$):

 

Serviços de terceiros/pessoa jurídica (incluir tantos quantos forem necessários, utilizando quadros separados)

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

 

Despesas acessórias de Importação (incluir tantos quantos forem necessários, utilizando quadros separados)

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

 

Pessoal e encargos sociais

Descrição:

Finalidade:

Participação:

Quantidade (horas/mês):

Valor unitário (R$/hora):

Período (meses):

Valor total (R$):

 

Pagamento de pessoal

Descrição:

Finalidade:

Participação:

Quantidade (horas/mês):

Valor unitário (R$/hora):

Período (meses):

Valor total (R$):

 

Diárias (pessoal civil/militar)

 

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

Outras despesas correntes:

 

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

 

Outros serviços de terceiros/pessoa física:

 

Descrição:

Finalidade:

Participação:

Quantidade (horas/mês):

Valor unitário (R$/hora):

Período (meses):

Valor total (R$):

 

Outros serviços de terceiros/pessoa jurídica:

 

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

 

Outras despesas com serviços de terceiros/pessoa jurídica:

 

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Período (meses):

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

 

Serviços de terceiros / Bolsas:

 

Justificativa:

Participação:

Modalidade:

Período (meses):

Horas/mês:

Valor/hora:

Valor total (R$):

 

 

8.2 Despesas de capital

Equipamentos e Material Permanente Nacional:

 

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

 

Equipamentos e Material Permanente Importado:

 

Descrição:

Finalidade:

Quantidade:

Valor unitário (R$):

Valor total (R$):

 

 

8.3  Totais

Tipo

Valor solicitado

Valor cofinanciadora(s)

Pagamento de pessoal

 

 

Diárias

 

 

Material de consumo

 

 

Passagens e despesas de locomoção

 

 

Outros serviços de terceiros/pessoa física

 

 

Outros serviços de terceiros/pessoa jurídica

 

 

Serviços de terceiros/bolsas

 

 

Equipamentos e material permanente

 

 

Total

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.001921/2021-83 SEI nº 1876869