|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROG. POS-GRAD. CIENCIA TECNOL.AMBIENTAL |
|
|
EDITAL nº 02/2021
BOLSA DE MESTRADO
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), Câmpus Curitiba, receberá inscrições para bolsas de mestrado, no período de 12 à 19 de fevereiro de 2021, de alunos regularmente matriculados que, atendendo aos requisitos especificados abaixo e por indicação de seus orientadores, desejam receber bolsa da cota do programa.
OBJETIVO DO EDITAL
Elaborar uma lista de candidatos para alocação de cota de bolsa do programa e formar cadastro de reserva para concessão de bolsas para o primeiro semestre de 2021. As cotas de bolsas serão preenchidas à medida que sejam liberadas. A lista terá validade até 31 de julho de 2021.
BOLSAS OFERECIDAS
As bolsas que surgirem durante o prazo de vigência desse edital (01 de março à 31 de julho de 2021) serão alocadas conforme lista de espera, em ordem de classificação.
A bolsa de mestrado terá o valor mensal estipulado de acordo com o órgão concedente e será paga diretamente ao (à) bolsista por agências de fomento externo ou PROPPG. O final de vigência da bolsa será estabelecido de acordo com o prazo máximo estabelecido pelas agências de fomento ou PROPPG
Caso a bolsa seja da categoria DS/CAPES, é obrigatório que o aluno realize o estágio de docência no PPGCTA-CT (Portaria n° 76, de 14 de Abril de 2010 da CAPES).
3. REQUISITOS DO CANDIDATO
Estar regularmente matriculado no PPGCTA tendo ingressado a partir do primeiro semestre de 2020;
Dedicar-se exclusivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso;
Estar em conformidade com os requisitos listados no Regulamento Interno do PPGCTA, regulamento Stricto Sensu da UTFPR e atender as exigências do concedente da bolsa de estudo;
Não acumular a bolsa com outra recebida de qualquer agência de fomento.
PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO
Enviar a documentação relacionada abaixo para o email ppgcta.coord@gmail.com, em ARQUIVO ÚNICO (formato PDF) durante o período de 12 à 19/02/2021 (até 23:59h):
Ficha de inscrição preenchida e assinada – Anexo I do edital;
Cópia do histórico escolar no PPGCTA-CT (caso o candidato já tenha cursado disciplinas ofertadas ou validadas pelo PPGCTA-CT);
Planilha de pontuação do CV Lattes preenchida – Anexo II do edital;
Currículo Lattes com a produção compreendida entre 2017 a 2021.
Comprovantes de todas as atividades pontuadas no Anexo II.
Obs: Pedidos de inscrição enviados foram do prazo estabelecido pelo edital e/ou com a ausência de qualquer item acima descrito não serão homologadas.
4.1. Informações complementares da inscrição:
O arquivo a ser enviado deverá obrigatoriamente ser em formato PDF (ARQUIVO ÚNICO), com os documentos na ordem mencionada acima.
A ficha de inscrição e a planilha de pontuação deverão ser preenchidas a mão e digitalizadas em formato PDF, devendo, entretanto, serem legíveis;
A comprovação do coeficiente de rendimento no PPGCTA-CT será realizada mediante apresentação do histórico escolar;
Para comprovar a publicação de artigo em periódico e/ou resumos e trabalhos em anais de congresso, deverá ser apresentada cópia da primeira página do artigo/trabalho. As demais atividades deverão ser comprovadas por histórico, certificado, declarações, conforme for o caso;
Somente serão pontuados os itens listados na planilha (Anexo II), que estejam devidamente comprovado;
O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Edital PPGCTA-CT 01/2021 - Bolsas mestrado - NOME DO ALUNO".
PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO
A Comissão de Bolsas do PPGCTA-CT, composta por três professores e o representante discente, procederá a seleção dos candidatos que atendam aos requisitos enumerados na Seção 3 deste edital. Para efeitos de pontuação e classificação, serão considerados aspectos relacionados ao desempenho acadêmico e currículo do candidato, conforme planilha (Anexo II).
5.1. Critérios de pontuação
Os critérios de pontuação para classificação dos candidatos são:
Coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no PPGCTA (0,4 pontos)
Pontuação do Currículo Lattes: preencher e pontuar de acordo com o Anexo II (0,4 pontos)
Tempo restante para a titulação (0,2 pontos), sendo: 18 meses (1 ponto), 15 meses (0,7 pontos) e 12 meses (0,4) pontos;
O candidato que já tenha finalizado três ou mais semestres como aluno do PPGCTA-CT ou que possua coeficiente de rendimento inferior a 7,0 será automaticamente desclassificado do processo de seleção deste edital. A pontuação final será composta soma dos itens a, b e c do item 5.1. Em caso de empate, será considerado o coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no PPGCTA-CT.
6. CRONOGRAMA
Esse edital respeitará o seguinte cronograma:
ETAPA |
DATA/PRAZO |
Inscrições |
12 à 19/02/2021 |
Divulgação do Resultado Preliminar |
Até 24/02/2021 |
Interposição de Recursos |
Até às 17h do dia 26/02/2021 |
Resultado Final |
01/03/2021 |
O candidato poderá interpor recurso. Os recursos devem ser enviados para o email ppgcta.coord@gmail.com, conforme prazo estabelecido na seção 6 deste edital.
As informações inerentes ao processo de seleção de bolsista serão publicadas na página do PPGCTA no endereço: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcta-ct
DISPOSIÇÕES GERAIS
A inscrição do candidato indica seu conhecimento e concordância com o contido no presente Edital e regulamentos da UTFPR.
Os casos omissõs serão resolvidos pelo Colegiado do PPGCTA
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
PUBLIQUE-SE.
Curitiba, 12 de fevereiro de 2021
Diretoria-Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CHARLES WINDSON ISIDORO HAMINIUK, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 12/02/2021, às 17:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE MOECKEL, DIRETOR(A), em (at) 12/02/2021, às 17:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/02/2021, às 18:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1881864 e o código CRC (and the CRC code) 5CC73159. |
Referência: Processo nº 23064.019559/2019-82 | SEI nº 1881864 |