Boletim de Serviço Eletrônico em 23/02/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS LONDRINA

PROG MESTRADO CIENCIAS E ENG MAT - LD

 

EDITAL nº 01/2021 – SELEÇÃO DE PARTICIPANTES EXTERNOS NAS DISCIPLINAS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PPGCEM

A Comissão de Seleção de Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Londrina (UTFPR-LD), no uso das atribuições que lhe conferem a Portaria Conjunta nº 3, de 09 de abril de 2019, dos Diretores-Gerais dos Câmpus Apucarana e Londrina, torna público o Edital de Seleção de Participantes Externos nas disciplinas ofertadas pelo programa no Primeiro Semestre de 2021.

1. APRESENTAÇÃO

1.1. O presente Edital se destina à seleção de participantes externos nas disciplinas ofertadas pelo PPGCEM no Primeiro Semestre de 2021.

A.    A categoria de participante externo ao Programa abrange alunos de graduação da UTFPR ou Instituição de Ensino Superior conveniada, alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu de outros Programas da UTFPR ou de outras instituições e profissionais portadores de diploma de nível superior.

B.    O participante externo aprovado na disciplina fará jus a uma declaração.

C.   A disciplina cursada pelo participante externo pode ser validada nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR.

1.2. Poderão se inscrever portadores de diploma de Curso de Graduação em Engenharia, Tecnologia, Química, Física ou áreas afins às linhas de pesquisa do PPGCEM, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes no país..

1.3.  Serão aceitas inscrições de alunos graduandos nas seguintes condições:

I.  Ser um possível formando no semestre vigente;

II. Comprovar disponibilidade de horário compatível com as atividades da disciplina;

III. Comprovar excelência no desempenho acadêmico durante a graduação.

1.4. A matrícula do participante externo está condicionada à disponibilidade de vagas, bem como à concordância do(s) Docente(s) responsável(is) pela disciplina.

1.5. O participante externo portador de diploma poderá se matricular em até duas disciplinas ofertadas no semestre letivo.

1.6. O participante externo graduando poderá se matricular em uma disciplina ofertada no semestre letivo.

1.7. Os candidatos podem consultar as disciplinas ofertadas no presente semestre no sítio do programa em:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem/documentos
na aba Calendário do PPGCEM 2021.

1.8. O número de vagas e a classificação dos candidatos serão definidas pelo colegiado do programa.

2. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no sítio do PPGCEM (portal.utfpr.edu.br/ld/ppgcem).

2.2. Período de inscrições vai de 23 a 27 de fevereiro de 2020.

2.3. Somente serão aceitas inscrições online, via preenchimento do formulário de inscrição, e dentro do período de inscrições.

3. DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

3.1. No ato da inscrição online o candidato a Aluno Externo deve estar de posse dos seguintes arquivos em formato digital (PDF):

A.    se brasileiro, cópia legível de um documento oficial com foto (da carteira de identidade (RG); CNH, etc). Se estrangeiro, cópia da folha do Passaporte que conste a foto e o número do documento;

B.    cópia legível do diploma de Graduação Plena (frente e verso) ou de documento equivalente, ou, no caso de candidatos concluintes do Curso de Graduação no semestre vigente ou declaração de que é provável concluinte no semestre vigente, emitida pela Instituição de Ensino Superior de origem do candidato;

C.   cópia legível do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

D.   memorial descritivo segundo modelo descrito no ANEXO I;

4. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

4.1. A homologação das inscrições será feita pela Comissão de Seleção do PPGCEM.

5. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO

5.1. A seleção de candidatos homologados ocorrerá em reunião do colegiado do PPGCEM.

5.2 Para a seleção dos participantes externos serão utilizadas as informações constantes nos documentos apresentados pelos candidatos, em atendimento às alíneas C e D do item 3.1 do presente Edital.

6. RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO

6.1. O resultado final do processo seletivo do PPGCEM será divulgado no sítio do Programa (portal.utfpr.edu.br/ld/ppgcem) segundo cronograma definido neste edital.

6.2. Após a divulgação do resultado final os participantes externos selecionados deverão fazer suas matrículas na data definida no cronograma .

7. MATRÍCULA

7.1. No ato da matrícula o candidato a Aluno Externo selecionado deverá apresentar:

A.    se brasileiro, cópia impressa de um documento oficial com foto (da carteira de identidade (RG); CNH, etc) devidamente autenticada. Se estrangeiro, cópia da folha do Passaporte que conste a foto e o número do documento;

B.    cópia do diploma de Graduação Plena (frente e verso) devidamente autenticada ou de documento equivalente, ou, no caso de candidatos concluintes do Curso de Graduação no ano de 2019 declaração de conclusão do curso emitida pela Instituição de Ensino Superior de origem do candidato;

7.2. Perderá o direito à vaga o candidato que:

A.    não efetuar sua matrícula no Programa no prazo estabelecido; ou,

B.    em caso de conclusão recente do Curso de Graduação, não apresentar o comprovante do diploma de Graduação ou de documento equivalente até o fim do período de matrícula.

8. CRONOGRAMA

8.1. O processo seletivo dos participantes externos obedecerá o seguinte cronograma:

22/02/2021: Lançamento do Edital de Abertura de Inscrições e Seleção de Participantes Externos no sítio do Programa (portal.utfpr.edu.br/ld/ppgcem).

23/02/2021 a 27/02/2021: Período de inscrições.

01/03/2021: Divulgação das inscrições homologadas no sítio do Programa (portal.utfpr.edu.br/ld/ppgcem).

01/03/2021 a 02/03/2021: Período de interposição de recursos.

03/03/2021: Divulgação das inscrições homologadas após recursos no sítio do Programa (portal.utfpr.edu.br/ld/ppgcem).

04/03/2021: Período de matrícula dos participantes externos selecionados e entrega de documentos na DIRPPG-AP sala N210 ou DIRPPG-LD sala A101.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

9.1. O presente Edital estará disponível no sítio do Programa (portal.utfpr.edu.br/ld/ppgcem).

9.2. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas que regulamentam a atividade de Pós-Graduação stricto sensu no país, bem como aquelas contidas no Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UTFPR, no Regulamento do PPGCEM e das regras definidas no presente Edital, todos disponíveis no sítio do Programa (portal.utfpr.edu.br/ld/ppgcem).

9.3. As disciplinas serão ministradas no período integral, entre as segundas-feiras e sextas-feiras, nos Câmpus Apucarana e Londrina.

Parágrafo Único: Excepcionalmente, dadas ações de enfrentamento ao COVID-19, eventualmente estas atividades poderão ser realizadas remotamente, voltando à normalidade quando autorizado o retorno às atividades presenciais.

9.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGCEM.

9.5 As informações prestadas no processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o PPGCEM do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, fizer preenchimento incompleto do formulário e/ou apresentar dados falsos.

9.6 Fica eleito o foro da Justiça Federal, subseção judiciária de Londrina, para dirimir qualquer dúvida ou ajuizar quaisquer ações que não forem resolvidas administrativamente, ou por comum acordo entre os partícipes, renunciando a qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

 

Londrina, 22 de fevereiro de 2021.

 

COMISSÃO DE SELEÇÃO DISCENTE,

Designada pela Portaria Conjunta nº 3, de 09 de abril de 2019, dos Diretores-Gerais dos Câmpus Londrina e Apucarana

Prof. David da Silva Simeão

Prof. Marco Aurélio Toledo da Silva

Prof. Rodolfo Teixeira de Souza

Prof. Felipe de Almeida La Porta (Suplente)

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/02/2021, às 09:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/02/2021, às 17:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1884126 e o código CRC (and the CRC code) 4E7D7EBE.



ANEXO I

Edital 01/2021 – PPGCEM

MEMORIAL DESCRITIVO

 

 

Nome do candidato:

O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve de forma crítica e analisa os acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual do candidato avaliando, em cada etapa de sua experiência. Espera-se uma descrição dos motivos que levaram o candidato a pleitear uma vaga como discente no PPGCEM.

O limite máximo  para o texto será de uma página A4.


Referência: Processo nº 23064.005346/2021-98 SEI nº 1884126