Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ REITORIA PRO-REITORIA DE GRAD.E EDUC.PROFISSIONAL |
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EDITAL 11/2021 - PROGRAD
SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CÂMPUS PONTA GROSSA
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes para matrícula nas disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0 do campus Ponta Grossa. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
1. DO OBJETO
O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação de todos os campus da UTFPR, para cursarem as disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0 oferecidas no modelo APNP pelo campus Ponta Grossa no segundo semestre letivo de 2020 (18.fev a 25.mai.2021 conforme calendário acadêmico da UTFPR). O estudante poderá se candidatar para cursar a disciplina Engineering Design Process, a disciplina Industry 4.0, ou ambas. As disciplinas consistem no desenvolvimento, em equipes multidisciplinares, de projetos relacionados a demandas do setor produtivo e da sociedade em geral. As propostas de projeto são apresentadas por representantes das instituições (indústrias, empresas, ONGs) e a execução é coordenada por um professor ou grupo de professores.
2. DAS DISCIPLINAS
2.1 - Engineering Design Process
Código: ENG01B. Carga horária: 120 horas (8 aulas por semana).
Horários dos encontros síncronos: segundas-feiras, das 18h40 até 20h20 (2N1, 2N2).
Objetivos: Proposição de resoluções inovadores de problemas oriundos das empresas e sociedade. Geração de alternativas e propostas de solução dos problemas/oportunidades de casos reais identificados pelas organizações.
Ementa: Diagnóstico da empresa; Definição do problema do projeto; Medição do problema; Análise do problema proposto; Proposta de melhorias; Controle dos projetos.
Metodologia: sala de aula invertida.
Observação: a disciplina é ministrada em português, porém todo o material desenvolvido e apresentado pelos alunos e para as empresas como textos, atas de reuniões, sistemas de análises e controles, apresentações serão oferecidos na língua inglesa conforme é realizado nas empresas.
2.2 - Industry 4.0
Código: ENG01C. Carga horária: 120 horas (8 aulas por semana).
Horários dos encontros síncronos: terças-feiras, das 18h40 até 21h10 (3N1, 3N2, 3N3).
Objetivos: Proposição de projetos inovadores visando a introdução dos conceitos da IV Revolução Industrial nas organizações, gerando alternativas e propondo soluções dos problemas/oportunidades de casos reais identificados pelos alunos e empresas.
Ementa: IV Revolução Industrial: indústria 4.0. Impulsionadores físicos, digitais e biológicos da indústria 4.0. Projetos piloto para a indústria 4.0.
Metodologia: sala de aula invertida.
Observação: a disciplina é ministrada em português, porém todo o material desenvolvido e apresentado pelos alunos e para as empresas como textos, atas de reuniões, sistemas de análises e controles, apresentações serão oferecidos na língua inglesa conforme é realizado nas empresas.
3. DAS VAGAS
3.1 - Serão disponibilizadas 30 vagas para a disciplina Engineering Design Process para serem cursadas no segundo semestre letivo de 2020 (18.fev a 25.mai.2021 conforme calendário acadêmico da UTFPR).
3.2 - Serão disponibilizadas 30 vagas para a disciplina Industry 4.0 para serem cursadas no segundo semestre letivo de 2020 (18.fev a 25.mai.2021 conforme calendário acadêmico da UTFPR).
4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
4.1 - Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de graduação da UTFPR.
4.2 - Possuir um coeficiente de rendimento normalizado igual ou superior a 0,5.
4.3 - Não possuir em seu histórico escolar reprovação por frequência nas disciplinas matriculadas nos últimos dois períodos cursados.
4.4 - Apresentar comprovante de conhecimento intermediário de língua inglesa.
4.5 - Para estudante de Engenharia: estar cursando entre o sexto e o décimo período de seu curso no momento da inscrição.
4.6 - Para estudante de Bacharelado: estar cursando entre o quinto e o oitavo período de seu curso no momento da inscrição.
4.7 - Para estudante de Licenciaturas: estar cursando entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da inscrição.
4.8 - Para estudante de Tecnologia estar cursando entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da inscrição.
5. DAS NORMAS GERAIS
5.1 - Caso não pertençam à matriz curricular do curso no qual o estudante está matriculado e não possuam equivalência cadastrada na matriz curricular, para efeito de cômputo no histórico escolar, as disciplinas se enquadram na definição de enriquecimento curricular.
5.2 - A validação das disciplinas, para cômputo no histórico escolar, em categorias diferentes das de enriquecimento curricular, está sujeita às regras e procedimentos do curso no qual o estudante está matriculado. Exemplos de categorias diferentes das de enriquecimento curricular: disciplina eletiva, disciplina obrigatória, atividade complementar, atividade de extensão.
5.3 - A matrícula do estudante selecionado em uma ou nas duas disciplinas será solicitada pelo professor da disciplina, via requerimento, e não requer qualquer ação do estudante.
5.4 - A matrícula do estudante selecionado permanece submetida a todas as regras estabelecidas no REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), merecendo destaque:
5.4.1 Art. 28 § 5º: O estudante poderá se matricular em até 3 (três) unidades curriculares como enriquecimento curricular por período letivo, desde que respeitado o § 2º do Art. 21.
5.4.2 Art. 21 § 2º: A carga horária máxima permitida para o estudante é igual a do período com maior carga horária na matriz curricular, somada a 90 (noventa) horas, não excedendo um máximo de 600 (seiscentas) horas no semestre.
5.4.3 Art. 21 § 5º: O estudante não poderá matricular-se em unidades curriculares cujos horários das turmas ofertadas sejam sobrepostos conforme verificação junto a sua confirmação de matrícula emitida pelo Sistema Acadêmico.
5.5 - Caso a matrícula do estudante selecionado, solicitada pelo professor, não atenda os requisitos do item 5.4, são permitidas as seguinte opções:
5.5.1 - Desistência da matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.
5.5.2 - Cancelamento da matrícula em uma ou mais disciplinas em que o estudante encontra-se matriculado, para que seja possível a matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.
5.6 - A opção pelo item 5.5.1 ou 5.5.2 deve ser informada pelo estudante durante o processo de seleção estabelecido para este edital. Caso esta opção não seja informada pelo estudante, o professor poderá aplicar o item 5.5.1.
5.7 - Perfil desejado do estudante candidato:
a) Comprometimento
b) Postura proativa
c) Ética
d) Capacidade de trabalhar em equipe
e) Resiliência
6. DAS INSCRIÇÕES
6.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I.
6.2 - O estudante poderá se inscrever para cursar a disciplina Engineering Design Process, a disciplina Industry 4.0, ou ambas.
6.3 Os procedimentos para a inscrição são os seguintes:
a) No portal www.mei-u.com.br, GRAVAR E POSTAR UM VÍDEO DE, NO MÁXIMO, 03 (TRÊS MINUTOS) CONTENDO: 1. APRESENTAÇÃO DAS HABILIDADES HARD, DIGITAL E SOFT DO CANDIDATO, 2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA UTFPR E FORA DELA. Em caso de não funcionamento do endereço, entrar em contato pelo email mei-u-pg@utfpr.edu.br para verificar outra plataforma para a postagem.
b) Os alunos deverão enviar o link do currículo do Linkedln, juntamente com a ficha de pontuação no Anexo III deste edital, preenchida e assinada, pelo portal www.mei-u.com.br e para o email mei-u-pg@utfpr.edu.br.
c) Preencher e enviar via www.mei-u.com.br o Requerimento de Matrícula no Anexo IV.
d) Live: convite a todos os alunos e professores da UTFPR - apresentação dos projetos pelas empresas parceiras. Dia 23/02/2021 das 16h30 até 20h00 no canal da ASCOM da UTFPR Campus Ponta Grossa no YouTube.
e) No dia 24/02/2021 às 14:00 horas está agendada live com o professor da disciplina para esclarecimentos aos alunos sobre as disciplinas, critérios de avaliação, empresas participantes, projetos, perguntas e dúvidas.
7. DOS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO
7.1 - A seleção deverá ser realizada por uma equipe composta por 3 ou mais professores, cujos nomes devem ser informados à DIREGRAD, juntamente com os resultados preliminar e final da seleção.
7.2 - Os estudantes serão classificados por ordem decrescente de pontuação final, obtida através da soma simples das pontuações para os critérios estabelecidos na tabela de pontuação no Anexo II.
7.3 - Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR.
8. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL
8.1 - O resultado preliminar, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma no Anexo I.
8.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até as 23h59 do dia 27 de fevereiro.
8.3 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail diregrad@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL 11/2020 - PROGRAD.
8.4 - O resultado final, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma no Anexo I.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.
9.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela PROGRAD, observada a legislação vigente.
9.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.
9.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
9.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 19 de fevereiro de 2021.
Assinatura eletrônica:
Guilherme Alceu Schneider
Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, PRO-REITOR ADJUNTO, em (at) 19/02/2021, às 16:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1887878 e o código CRC (and the CRC code) 77FCF02D. |
Referência: Processo nº 23064.005023/2021-02 |
SEI nº 1887878 |
ANEXO I
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL
Atividade |
Data ou período |
Inscrição dos candidatos |
19.fev.2021 a 25.fev.2021 às 12h00 |
Divulgação do resultado preliminar |
até 26.fev.2021 |
Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar |
até as 23h59 do dia 27.fev.2021 |
Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar |
01.mar.2021 |
Divulgação do resultado final |
até 01.mar.2021 |
ANEXO II
TABELA DE PONTUAÇÃO
Item |
Pontuação |
Máximo |
Coeficiente de Rendimento (CR) |
Valor retirado do Histórico escolar multiplicado por 2, utilizado somente em caso de empate entre os candidatos |
-- |
Ter participado de programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
5 pontos a cada 6 meses de comprovação |
20 pontos |
Programa de monitoria |
03 pontos a cada semestre completo de participação |
06 pontos |
Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE |
04 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica |
02 pontos a cada mês comprovado |
12 pontos |
Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação |
03 pontos a cada 100 horas comprovadas |
12 pontos |
Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
0,5 ponto a cada mês comprovado |
07 pontos |
Cursos com certificado ou aprovado em disciplinas de programação computacional |
5 pontos por curso ou disciplina |
35 pontos |
ANEXO III
FICHA DE PONTUAÇÃO
Nome completo do candidato: _________________________________________________________________________
1. Atividades de iniciação científica e estágios
Item |
Pontuação |
Pontos declarados |
Pontos Homologados (NÃO PREENCHER) |
1. Ter participado de programa institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
05 pontos - por semestre - (max 20 ptos) |
|
|
2. Ter participado de programa de monitoria institucional |
3 pontos - por semestre - (max 06 pontos) |
|
|
3. Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE |
4 pontos - por ano - (max 08 pontos) |
|
|
4. Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica |
2 pontos - por mês - (max 12 pontos) |
|
|
5. Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação
|
3 pontos - a cada 100 horas comprovadas - (max 12 pontos) |
|
|
6. Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada
|
0,5 ponto - por mês de atividade comprovada - (max 07 pontos) |
|
|
7. Cursos com certificado ou aprovado em disciplinas de programação computacional |
5 pontos - por curso ou disciplina - (max 35 pontos) |
|
|
|
TOTAL |
|
|
2. Coeficiente de Rendimento (CR)
Coeficiente de Rendimento (CR) |
Coeficiente de Rendimento (CR) x 2 |
Coeficiente de Rendimento Homologado (NÃO PREENCHER) |
|
|
|
3 Totalização (NÃO PREENCHER)
Pontuação Atividades |
Pontuação CR |
PONTUAÇÃO TOTAL |
|
|
|
ANEXO IV
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
Eu, ____________________________________________________________________, portador do documento de identidade _________________________, inscrito no CPF sob nº _________________________, registro acadêmico (RA) _______________________, tendo sido selecionado no EDITAL 11/2021 - PROGRAD - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CAMPUS PONTA GROSSA, tendo entregue todos os documentos do referido edital, peço deferimento do meu REQUERIMENTO DE MATRÍCULA na(s) disciplina(s):
⬜ Engineering Design Process (ENG01B)
⬜ Industry 4.0 (ENG01C)
Outrossim, declaro conhecimento de todo o teor do EDITAL 11/2021 - PROGRAD - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CAMPUS PONTA GROSSA, bem como da legislação que o rege.
______________________, _____ de _______________ de 2021.
______________________________________________
Assinatura