Boletim de Serviço Eletrônico em 19/02/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRO-REITORIA DE GRAD.E EDUC.PROFISSIONAL

EDITAL 11/2021 - PROGRAD

 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CÂMPUS PONTA GROSSA

 

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes para matrícula nas disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0 do campus Ponta Grossa. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

1. DO OBJETO

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação de todos os campus da UTFPR, para cursarem as disciplinas Engineering Design Process e Industry 4.0 oferecidas no modelo APNP pelo campus Ponta Grossa no segundo semestre letivo de 2020 (18.fev a 25.mai.2021 conforme calendário acadêmico da UTFPR). O estudante poderá se candidatar para cursar a disciplina Engineering Design Process, a disciplina Industry 4.0, ou ambas. As disciplinas consistem no desenvolvimento, em equipes multidisciplinares, de projetos relacionados a demandas do setor produtivo e da sociedade em geral. As propostas de projeto são apresentadas por representantes das instituições (indústrias, empresas, ONGs) e a execução é coordenada por um professor ou grupo de professores.

 

2. DAS DISCIPLINAS

2.1 -  Engineering Design Process

2.2 -  Industry 4.0

 

3. DAS VAGAS

3.1 - Serão disponibilizadas 30 vagas para a disciplina Engineering Design Process para serem cursadas no segundo semestre letivo de 2020 (18.fev a 25.mai.2021 conforme calendário acadêmico da UTFPR).

3.2 -  Serão disponibilizadas 30 vagas para a disciplina Industry 4.0 para serem cursadas no segundo semestre letivo de 2020 (18.fev a 25.mai.2021 conforme calendário acadêmico da UTFPR).

 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1 - Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de graduação da UTFPR.

4.2 - Possuir um coeficiente de rendimento normalizado igual ou superior a 0,5.

4.3 - Não possuir em seu histórico escolar reprovação por frequência nas disciplinas matriculadas nos últimos dois períodos cursados.

4.4 - Apresentar comprovante de conhecimento intermediário de língua inglesa.

4.5 - Para estudante de Engenharia: estar cursando entre o sexto e o décimo período de seu curso no momento da inscrição.

4.6 - Para estudante de Bacharelado: estar cursando entre o quinto e o oitavo período de seu curso no momento da inscrição.

4.7 - Para estudante de Licenciaturas: estar cursando entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da inscrição.

4.8 - Para estudante de Tecnologia  estar cursando entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da inscrição.

 

5. DAS NORMAS GERAIS

5.1 - Caso não pertençam à matriz curricular do curso no qual o estudante está matriculado e não possuam equivalência cadastrada na matriz curricular, para efeito de cômputo no histórico escolar, as disciplinas se enquadram na definição de enriquecimento curricular.

5.2 - A validação das disciplinas, para cômputo no histórico escolar, em categorias diferentes das de enriquecimento curricular, está sujeita às regras e procedimentos do curso no qual o estudante está matriculado. Exemplos de categorias diferentes das de enriquecimento curricular: disciplina eletiva, disciplina obrigatória, atividade complementar, atividade de extensão.

5.3 - A matrícula do estudante selecionado em uma ou nas duas disciplinas será solicitada pelo professor da disciplina, via requerimento, e não requer qualquer ação do estudante.

5.4 -  A matrícula do estudante selecionado permanece submetida a todas as regras estabelecidas no REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), merecendo destaque:

5.4.1 Art. 28 § 5º: O estudante poderá se matricular em até 3 (três) unidades curriculares como enriquecimento curricular por período letivo, desde que respeitado o § 2º do Art. 21.

5.4.2 Art. 21 § 2º: A carga horária máxima permitida para o estudante é igual a do período com maior carga horária na matriz curricular, somada a 90 (noventa) horas, não excedendo um máximo de 600 (seiscentas) horas no semestre.

5.4.3 Art. 21 § 5º: O estudante não poderá matricular-se em unidades curriculares cujos horários das turmas ofertadas sejam sobrepostos conforme verificação junto a sua confirmação de matrícula emitida pelo Sistema Acadêmico.

5.5 - Caso a matrícula do estudante selecionado, solicitada pelo professor, não atenda os requisitos do item 5.4, são permitidas as seguinte opções:

5.5.1 - Desistência da matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.

5.5.2 - Cancelamento da matrícula em uma ou mais disciplinas em que o estudante encontra-se matriculado, para que seja possível a matrícula em uma ou nas duas disciplinas nas quais o estudante foi selecionado.

5.6 - A opção pelo item 5.5.1 ou 5.5.2 deve ser informada pelo estudante durante o processo de seleção estabelecido para este edital. Caso esta opção não seja informada pelo estudante, o professor poderá  aplicar o item  5.5.1.

5.7 - Perfil desejado do estudante candidato:

a) Comprometimento

b) Postura proativa

c) Ética

d) Capacidade de trabalhar em equipe

e) Resiliência

 

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo I.

6.2 - O estudante poderá se inscrever para cursar a disciplina Engineering Design Process, a disciplina Industry 4.0, ou ambas.

6.3 Os procedimentos para a inscrição são os seguintes:

a) No portal www.mei-u.com.br, GRAVAR E POSTAR UM VÍDEO DE, NO MÁXIMO, 03 (TRÊS MINUTOS) CONTENDO: 1. APRESENTAÇÃO DAS HABILIDADES HARD, DIGITAL E SOFT DO CANDIDATO, 2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA UTFPR E FORA DELA. Em caso de não funcionamento do endereço, entrar em contato pelo email mei-u-pg@utfpr.edu.br  para verificar outra plataforma para a postagem. 

b) Os alunos deverão enviar o link do currículo do Linkedln, juntamente com a ficha de pontuação no Anexo III deste edital, preenchida e assinada, pelo portal www.mei-u.com.br e para o email mei-u-pg@utfpr.edu.br.

c) Preencher e enviar via www.mei-u.com.br o Requerimento de Matrícula no Anexo IV.

d) Live: convite a todos os alunos e professores da UTFPR - apresentação dos projetos pelas empresas parceiras. Dia 23/02/2021 das 16h30 até 20h00 no canal da ASCOM da UTFPR Campus Ponta Grossa no YouTube.

e) No dia 24/02/2021 às 14:00 horas está agendada live com o professor da disciplina para esclarecimentos aos alunos sobre as disciplinas, critérios de avaliação, empresas participantes, projetos, perguntas e dúvidas.

 

7. DOS PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

7.1 - A seleção deverá ser realizada por uma equipe composta por 3 ou mais professores, cujos nomes devem ser informados à DIREGRAD, juntamente com os resultados preliminar e final da seleção.

7.2 - Os estudantes serão classificados por ordem decrescente de pontuação final, obtida através da soma simples das pontuações para os critérios estabelecidos na tabela de pontuação no Anexo II.

7.3 - Não serão computadas as atividades realizadas pelo estudante anteriormente ao seu ingresso na UTFPR.

 

8. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

8.1 - O resultado preliminar, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma no Anexo I.

8.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até as 23h59 do dia 27 de fevereiro.

8.3 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail diregrad@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL 11/2020 - PROGRAD.

8.4 - O resultado final, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma no Anexo I.

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

9.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela PROGRAD, observada a legislação vigente.

9.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

9.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

9.5 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

  

Curitiba, 19 de fevereiro de 2021.

 

Assinatura eletrônica:

Guilherme Alceu Schneider

Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Educação Profissional

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME ALCEU SCHNEIDER, PRO-REITOR ADJUNTO, em (at) 19/02/2021, às 16:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1887878 e o código CRC (and the CRC code) 77FCF02D.




Referência: Processo nº 23064.005023/2021-02

SEI nº 1887878

ANEXO I
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

 

Atividade

Data ou período

Inscrição dos candidatos

19.fev.2021 a 25.fev.2021 às 12h00

Divulgação do resultado preliminar

até 26.fev.2021

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar

até as 23h59 do dia 27.fev.2021

Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar

01.mar.2021

Divulgação do resultado final

até 01.mar.2021

 

 

ANEXO II

TABELA DE PONTUAÇÃO

 

Item

Pontuação

Máximo

Coeficiente de Rendimento (CR)

Valor retirado do Histórico escolar multiplicado por 2, utilizado somente em caso de empate entre os candidatos

--

Ter participado de programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

5 pontos a cada 6 meses de comprovação

20 pontos

Programa de monitoria

03 pontos a cada semestre completo de participação

06 pontos

Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE

04 pontos a cada 12 meses de comprovação

08 pontos

Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica

02 pontos a cada mês comprovado

12 pontos

Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação

03 pontos a cada 100 horas comprovadas

12 pontos

Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada

0,5 ponto a cada mês comprovado

07 pontos

Cursos com certificado ou aprovado em disciplinas de programação computacional

5 pontos por curso ou disciplina

35 pontos

 

 

 

ANEXO III

FICHA DE PONTUAÇÃO

 

Nome completo do candidato: _________________________________________________________________________

 

1. Atividades de iniciação científica e estágios

 

Item

Pontuação

Pontos declarados

Pontos Homologados

(NÃO PREENCHER)

1. Ter participado de programa institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

05 pontos

- por semestre -

(max 20 ptos)

 

 

2. Ter participado de programa de monitoria institucional

3 pontos

- por semestre -

(max 06 pontos)

 

 

3. Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE

4 pontos

- por ano -

(max 08 pontos)

 

 

4. Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica

2 pontos

- por mês -

(max 12 pontos)

 

 

5. Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação

 

3 pontos

- a cada 100 horas

comprovadas -

(max 12 pontos)

 

 

6. Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada

 

0,5 ponto

- por mês de

atividade

comprovada -

(max 07 pontos)

 

 

7. Cursos com certificado ou aprovado em disciplinas de programação computacional

5 pontos

- por curso ou disciplina -

(max 35 pontos)

 

 

 

TOTAL

 

 

 

2. Coeficiente de Rendimento (CR)

 

Coeficiente de Rendimento (CR)

Coeficiente de Rendimento (CR) x 2

Coeficiente de Rendimento Homologado (NÃO PREENCHER)

 

 

 

 

 

 

3 Totalização (NÃO PREENCHER)

 

Pontuação Atividades

Pontuação CR

PONTUAÇÃO TOTAL

 

 

 

 

 

 

ANEXO IV
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA


 

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

               

 Eu, ____________________________________________________________________,  portador do documento de identidade _________________________, inscrito no CPF sob nº _________________________, registro acadêmico (RA) _______________________, tendo sido selecionado no EDITAL 11/2021 - PROGRAD - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CAMPUS PONTA GROSSA, tendo entregue todos os documentos do referido edital, peço deferimento do meu REQUERIMENTO DE MATRÍCULA na(s) disciplina(s):

⬜ Engineering Design Process (ENG01B)

⬜ Industry 4.0 (ENG01C)

 

Outrossim, declaro conhecimento de todo o teor do EDITAL 11/2021 - PROGRAD - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS ENGINEERING DESIGN PROCESS E INDUSTRY 4.0 DO CAMPUS PONTA GROSSA, bem como da legislação que o rege.


 

______________________, _____ de _______________ de 2021.



 

______________________________________________

Assinatura