Boletim de Serviço Eletrônico em 26/02/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS APUCARANA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS APUCARANA

 

EDITAL DIRPPG-AP/DIRGE-AP 01/2021

Edital de Apoio à Pesquisa - Publicação de Artigo Científico

 

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) e a Direção-Geral (DIRGE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana, torna público o presente Edital, que estabelece as normas e condições para a participação no Edital de Apoio à Pesquisa Científica - Publicação de Artigo Científico.

 

1 OBJETIVO

O Edital de Apoio à Pesquisa Científica - Publicação de Artigo Científico, tem por objetivo apoiar financeiramente os servidores do Câmpus Apucarana da UTFPR para a publicação de artigo científico em periódico relevante.

 

2 RECURSOS FINANCEIROS E VALOR LIMITE DA SOLICITAÇÃO

O presente Edital dispõe de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). O limite máximo a ser concedido ao pesquisador é de R$ 6.000,00 (seis mil reais). Cada pesquisador poderá solicitar apoio financeiro uma única vez na vigência do presente edital.

Este Edital será financiado com recursos da seguinte dotação orçamentária:

Unidade/Gestão: 150149 -15246

Fonte: 8100000000 - FOMENTO INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO ESTADO DO PARANÁ

Programa de trabalho resumido: 169382

Elemento de Despesa: 339039

PI: M20RKG0100J

 

3 ELEGIBILIDADE

São elegíveis no âmbito do presente Edital, as submissões nas quais o solicitante seja servidor ativo do quadro permanente de servidores da UTFPR Câmpus Apucarana e cumpra os requisitos abaixo:

a. Ser, necessariamente, um dos autores do artigo;

b. Ter submetido projeto de pesquisa para homologação na plataforma OPPX/UTFPR ou possuir projeto homologado com vigência no momento da solicitação;

c. Ter orientado ou estar orientando pelo menos um aluno de Iniciação Científica ou mestrado no período de 2019-2021, exceto servidores que ingressaram na UTFPR a partir de outubro/2020;

d. Ter atualizado o currículo na Plataforma Lattes no ano de 2020/2021;

e. Não possuir pendências referentes aos Editais da PROPPG e DIRPPG-AP anteriores.

 

4 INELEGIBILIDADE

São inelegíveis, no âmbito do presente Edital:

a. O servidor que está com afastamento integral ou parcial para participação em programa de pós-graduação;

b. O servidor afastado para capacitação, treinamento de interesse pessoal ou afastado para tratamento de saúde;

c. O servidor em férias no momento da solicitação do apoio;

d. Quando os autores do artigo científico forem, mais de 50%, externos à UTFPR;

e. O servidor que já tenha sido apoiado com recursos do presente edital.

 

5 ITEM FINANCIÁVEL

Taxa de publicação de artigo científico submetido para periódico com classificação (Qualis) A1 ou A2 ou B1 (divulgado pelo sistema Qualis Periódicos) obtido na última avaliação em sua área de conhecimento ou SNIP maior ou igual 0,30 ano base 2018. O Qualis a ser considerado deverá ser o da área de avaliação do programa de pós-graduação strictu sensu, caso o pesquisador esteja vinculado a algum.

 

6 SOLICITAÇÃO

6.1 A solicitação de apoio deverá ser encaminhada à DIRPPG-AP através de processo no sistema SEI/UTFPR devidamente documentado, somente após o aceite definitivo do periódico pretendido para a publicação. O processo deverá ser aberto com o tipo “Geral: Análise e encaminhamento de documentos”, tendo como interessado o próprio servidor, e, para sua correta instrução, deverá conter:

a. Formulário, conforme disponível no Anexo I;

b. Cópia do artigo completo com menção ao apoio financeiro da UTFPR Câmpus Apucarana;

c. Comprovante de aceite definitivo do artigo para a publicação;

d. Documento comprobatório do valor da taxa de publicação, com descrição de conversão para a moeda brasileira, quando for o caso;

e. Comprovação do Qualis A1, A2 ou B1, obtida no sistema Qualis Periódicos, respeitando a área de avaliação da Capes ou SNIP maior ou igual a 0,30, base 2018

https://portal.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/reitoria/programa-de-apoio-a-pesquisa-cientifica-e-desenvolvimento-tecnologico/citescore_metrics_2011-2018_downloadnov2019.xlsx/view

O Qualis a ser considerado deverá ser o da área de avaliação do programa de pós-graduação strictu sensu, caso o pesquisador esteja vinculado a algum.

6.2 Na ausência de uma das informações e documentações solicitadas no item 6, a solicitação não será atendida.

 

7 ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES

A DIRPPG emitirá um parecer (documento tipo despacho no SEI) para cada uma das solicitações, por ordem de chegada, deferindo ou não a solicitação do recurso financeiro a partir da análise da documentação exigida neste Edital.

7.1 A liberação do valor solicitado está condicionado a disponibilidade de recursos no campus conforme a dotação orçamentária e se dará por ordem de chegada das solicitações contendo toda a documentação requerida pelo Edital.

 

8 EXECUÇÃO DOS RECURSOS APROVADOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

8.1 Pagamentos de empenho

8.1.1 Devem ser solicitados os dados do periódico, por meio do ANEXO II - SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO DE PREÇOS E MODELO DE APRESENTAÇÃO DE COTAÇÃO DE PREÇOS.

8.1.2 Se a instituição organizadora do periódico for uma entidade sem fins lucrativos (por exemplo, fundações de universidades), anexar ao pedido também a declaração constante no ANEXO III.

8.1.3 Apresentar declaração de regularidade de trabalho infantil ANEXO IV

 8.2 Pagamentos por restituição

Comprovar, por meio de informações no site do periódico ou por e-mail da organização, a não aceitação de pagamentos por empenho. A execução será realizada por meio de ressarcimento ao Pesquisador.

Caso não sejam inseridos os documentos solicitados nos itens 8.1 e 8.2 em até 15 dias após a solicitação o processo será concluído na DIRPPG e a execução financeira não será efetuada.

8.3 Prestação de contas

Após o deferimento da solicitação a DIRPPG-AP encaminhará o processo SEI/UTFPR ao setor de origem, para que o pesquisador anexe:

a. documentos comprobatórios do pagamento efetuado ao credor tais como cupom fiscal, fatura do cartão de crédito ou débito ou similares (para o caso de pagamento por restituição);

b. documento hábil de realização do pagamento (nota fiscal ou recibo), emitido pelo periódico em nome da UTFPR – Câmpus Apucarana - CNPJ 75.101.873/0010-80, contendo apenas o valor efetivamente restituído com ateste do pesquisador;

A DIRPPG-AP realizará a conferência da prestação de contas e encerrará o processo SEI/UTFPR em questão.

 

9 DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

a. As solicitações que não atenderem os critérios estabelecidos no presente Edital, especialmente quanto aos limites de prazo, valores e documentos requeridos, serão indeferidas;

b. A interposição de recurso deverá ser protocolada junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do Câmpus Apucarana em até 2 dias úteis após o envio do parecer da DIRPPG-AP. O pedido será analisado e respondido pela DIRPPG-AP em até 2 dias úteis após o protocolo.

c. Por ocasião da publicação, os artigos deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio financeiro da UTFPR Câmpus Apucarana;

d. A qualquer momento a DIRPPG-AP poderá cancelar o presente Edital, por motivos impeditivos à sua continuidade;

e. O pesquisador, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital;

f. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela DIRPPG do Câmpus Apucarana;

g. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Apucarana, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital;

h. O presente edital será publicado no portal eletrônico institucional. Este edital entrará em vigor na data da sua publicação e permanecerá aberto enquanto houver disponibilidade financeira ou com data até 30 de setembro de 2021.

 

Apucarana, 26 de fevereiro de 2021.

 

Prof. Dr. Cosmo D. Santiago

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Prof. Dr. Marcelo Ferreira da Silva

Diretor Geral


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) COSMO DAMIAO SANTIAGO, DIRETOR(A), em (at) 26/02/2021, às 11:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 26/02/2021, às 12:05, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I - FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE APOIO

1. SOLICITANTE

Nome Completo:

SIAPE:                                        CPF:

É bolsista produtividade?

(     ) Não.  (    ) Sim.  Agência:                                 Nível: 

 2. ÁREA DO CONHECIMENTO

Número: 

Nome da Área:

 

 3. ATUAÇÃO COMO DOCENTE COLABORADOR/PERMANENTE/VISITANTE EM PROGRAMA(S) DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UTFPR

 

(     ) Não vinculado a programa(s) de pós-graduação stricto sensu da UTFPR.

Nome do Programa

Nível (Mest./Dout.)

Colaborador/Permanente

 

 

 

4. GRUPO DE PESQUISA

Nome do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq:

 

Função no Grupo:

(      ) Coordenador       (      ) Colaborador

O trabalho apresentado é resultado de pesquisa apoiada por agência de fomento? (    ) Fundação Araucária   (    ) CNPq   (    ) CAPES    (   ) Outra. __________________ (    ) Não apoiada.

5. IDENTIFICAÇÃO DO PERIÓDICO

 

Título:

 

Classificação (Qualis) ou escore SNIP:

 

Área de avaliação (Capes) do pesquisador:

 

Endereço da página web do periódico:

 

6. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO

 

Título:

 

Autor (es):

 

7. RECURSO FINANCEIRO SOLICITADO

 

Valor (R$):

 

       

 

 

ANEXO II - SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO DE PREÇOS E MODELO DE APRESENTAÇÃO DE COTAÇÃO DE PREÇOS

 

Servimo-nos da presente para solicitar que realize, até a data de xx/xx/2021, cotação para o fornecimento dos materiais e/ou serviços relacionados no Modelo de Apresentação de Cotação de Preços, que acompanha a presente solicitação, e em observância as informações nele contidas, e condições a seguir especificadas:

 

  1. O endereço de entrega para efeitos de formação do preço é Rua Marcilio Dias, nº 635, Jardim Paraíso, na cidade de Apucarana/PR, CEP 86812-600, telefone (43) 3162-1200.

 

  1. A validade da cotação de preços deve de no mínimo 30 (trinta) dias.

 

  1. A presente consulta presta-se para formação de preço de referência, sendo que a UTFPR Câmpus Apucarana poderá realizar, posteriormente, por meio de PROCESSO LICITATÓRIO ou DISPENSA DE LICITAÇÃO, a formalização da aquisição/contratação.

 

  1. A aquisição/contratação por meio de PROCESSO LICITATÓRIO ou DISPENSA de LICITAÇÃO ocorre mediante a emissão de Nota de Empenho, consulta de regularidade fiscal e pagamento contra a entrega, depois de conferidos os materiais ou serviços recebidos.

 

  1. De acordo com a norma da Receita Federal do Brasil, que dispõe sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da administração pública federal pelo fornecimento de bens e serviços, por ocasião do pagamento, serão retidos na fonte tributos federais (IR, CSLL, COFINS e PIS/PASEP), nos percentuais estabelecidos na referida norma, das empresas que não forem optantes pelo Simples Nacional, além dos percentuais relativos ao ISSQN (2,5%), quando da prestação de serviços.

 

 

Atenciosamente,

 

 

_______________________________________________________

Nome do Servidor – SIAPE:

UTFPR Câmpus Apucarana

 

 

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE COTAÇÃO DE PREÇOS

 

À Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Câmpus Apucarana – (43) 3162-1213

 

Dados da empresa

Razão Social: ____________________________________________________________________

Nome Fantasia: __________________________________________________________________

CNPJ: __________________________________________________________________________

Endereço: _______________________________________________________________________

CEP: _______________________ Cidade/UF: __________________________________________

Telefones: _______________________________________________________________________________

Email: __________________________________________________________________________

 

ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ITEM

DESCRIÇÃO

QTDE

UN

VALOR UNIT

VALOR

TOTAL

01

 

 

 

 

 

TOTAL

R$

 

Declara a empresa que estão inclusos no (s) preço (s) da presente cotação, taxas, frete, seguros e quaisquer outros que incidam direta ou indiretamente na comercialização do material/prestação de serviços.

 

Dados bancários:

Banco: _________________ Agência: _________ Conta Corrente: __________________

 

Prazo de validade da cotação: ____/____/____.

Prazo de entrega: até ____ dias.

 

Local e data

 

 

________________________

Responsável pelo orçamento

 

 

 

 

Assinatura e carimbo da empresa

 

 

ANEXO III – Declaração de Entidade sem fins lucrativos

 

DECLARAÇÃO

 

Prezados Senhores,

 

A Associação _______, com sede na Rua______________, número___, Cidade de ______________ inscrita no CNPJ sob o n° ___________________ DECLARA à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, para fins de não incidência na fonte do IRPJ, da CSLL, da COFINS, e da contribuição para o PIS/PASEP, a que se refere o art. 64 da Lei n° 9.430, de 27 de dezembro de 1996, que é entidade sem fins lucrativos (art. 20, inciso IV) de caráter “ASSOCIAÇÃO” (conforme art.15 da Lei 9.532/97).

Para esse efeito, a declarante informa que: 

I – preenche os seguintes requisitos, cumulativamente:

  1. é entidade sem fins lucrativos;
  2. presta serviços para os quais foi instituída e os coloca à disposição do grupo de pessoas a que se destinam;
  3. não remunera, por qualquer forma, seus dirigentes por serviços prestados;
  4. aplica integralmente seus recursos na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos sociais;
  5. mantém escrituração completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatidão;
  6. conserva em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contado da data da emissão os documentos que comprovam a origem de suas receitas e a efetivação de suas despesas, bem assim a realização de quaisquer outros atos ou operações que venham a modificar sua situação patrimonial;
  7. apresenta anualmente Declaração de Informação Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), em conformidade com o disposto em ato da Secretaria da Receita Federal;

II – o signatário é representante legal desta entidade, assumindo o compromisso de informar à Secretaria da Receita Federal e à unidade pagadora, imediatamente, eventual desenquadramento da presente situação e está ciente de que a falsidade na prestação destas informações, sem prejuízo do disposto no art.32 da Lei nº 9.430, de 1996, o sujeitará, juntamente com as demais que para ela concorrem às penalidades previstas na legislação criminal e tributária, relativas à falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) e ao crime contra a ordem tributária (art.1° da Lei n° 8137, de dezembro de 1990).

 

Local e data _______-___, ___ de __________ de 2021.

 

 

______________________________________________

Assinatura
 

Responsável pelas informações:
Função:

 

 

ANEXO IV

 

DECLARAÇÃO QUE NÃO EMPREGA MENOR DE IDADE, SALVO NA CONDIÇÃO DE APRENDIZ

 

 

 

 

A _____________, pessoa jurídica sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob n° ____________________, com sede na Rua______________, número___, Cidade de ______________  , CEP ___________, DECLARA, para fins de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do Art. 7º da Constituição Federal, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e que não emprega menor de dezesseis anos, salvo a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz.

 

 

 

Local e data _______-___, ___ de __________ de 2021.

 

 

______________________________________________

Assinatura
 

Responsável pelas informações:
Função:


Referência: Processo nº 23064.006584/2021-11 SEI nº 1893615