Boletim de Serviço Eletrônico em 24/02/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PRO-REITORIA DE REL.EMPR. E COMUNITARIAS

DIRET. DE RELACOES INTERINSTITUCIONAIS

 

EDITAL DIRINTER nº 02/2021

(retificado em 24/02/2021)

 

PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL NA UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MANNHEIM (ALEMANHA) COM BOLSA DA FUNDAÇÃO BADEN-WÜRTTEMBERG

 

A Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC) da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, por meio de sua Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER), no uso de suas atribuições legais, torna público o processo de pré-seleção de candidatos para mobilidade internacional na Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim (Alemanha), com bolsa da Fundação Baden-Württemberg.

 

1. OBJETO

O presente instrumento visa pré-selecionar candidatos que cumpram todos os requisitos aqui expostos para indicação pela UTFPR à Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim (Alemanha), a convite daquela instituição. Caberá exclusivamente à instituição alemã e à Fundação Baden-Württemberg realizar a seleção final dos candidatos pré-selecionados pela UTFPR.

 

2. REQUISITOS

Os requisitos para a pré-seleção da UTFPR são:

2.1. Ser estudante da UTFPR com matrícula regular em um dos cursos abaixo, compatíveis com a chamada da Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim:

*O curso de Mecatrônica na HS Mannheim funciona em quatro departamentos. Estudantes desse curso devem estar cientes de que só poderão frequentar disciplinas ofertadas pelo departamento de Tecnologia da Informação.

2.2. Estar matriculado no mínimo no período correspondente à metade do curso, conforme informação disponível no histórico escolar.

2.3. Possuir coeficiente de rendimento absoluto (CRA) igual ou superior a 0,6500, conforme item 22 da Instrução Normativa de Mobilidade Estudantil da UTFPR. Esta informação será consultada no histórico escolar no momento da análise das inscrições.

2.4. Comprovar proficiência em alemão, conforme orientações abaixo:

2.4.1. A comprovação de proficiência deve ser feita por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR / QCER). Serão aceitos os níveis B1, B2, C1 e C2.

2.4.2. Não serão aceitos resultados de testes que não possuam controle de identificação (p. ex.: testes online sem a devida verificação da identidade do usuário, por meio da apresentação de documento de identificação com foto no momento do teste à entidade que o oferta).

2.4.3. No caso de testes cujo resultado não traga referência clara ao nível do CEFR / QCER, serão aceitos apenas aqueles que possuam tabela de conversão da nota do teste para o nível do CEFR / QCER publicada na internet.

2.4.4. Não serão aceitas declarações de escola de idiomas que não possuam referência clara ao nível do quadro comum europeu, bem como declarações sem assinatura do responsável da escola.

2.4.5. No caso de declarações de conclusão de nível B1 parcial (p. ex.: B1.1, B1.2, etc.), serão aceitas apenas aquelas que se refiram à última etapa no nível. O candidato é responsável por solicitar à sua escola de idiomas a inclusão dessa informação na declaração.

2.4.6. O teste de proficiência ou o curso correspondente à declaração devem ter sido realizados entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2021 - não serão aceitas declarações ou certificados referentes a cursos ou testes realizados antes de janeiro de 2019, ainda que o documento tenha sido emitido dentro do período solicitado.

Antes da inscrição, recomenda-se que os interessados verifiquem o perfil dos cursos oferecidos pela Faculdade de Tecnologia da Informação da Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim, já que há diferenças nos percursos de formação. Esta verificação pode ser feita acessando a página de cada curso:

Informationstechnik / Elektronik (BSc)

Medizintechnik (BSc)

Technische Informatik (BSc)

Mechatronik mit Schwerpunkt Elektronik (BSc)

Informationstechnik (MSc)

Medizintechnik (MSc)

Technische Informatik (MSc)

 

3. INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas de 22 a 28 de fevereiro de 2021, por meio do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição disponível no seguinte endereço: http://portal.utfpr.edu.br/internacional/mobilidade/mei/pre-selecao-baden-wurttemberg-hochschule-mannheim

No formulário, o candidato deverá preencher suas informações pessoais e anexar o certificado de proficiência. Ao se inscreverem, todos os candidatos concordam que suas informações pessoais preenchidas no formulário, bem como as informações acadêmicas relevantes para esta pré-seleção, sejam compartilhadas com a Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim.

 

4. RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO

No dia 1º de março de 2021, será publicada lista preliminar de pré-selecionados, no site de Editais da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

Serão pré-selecionados os candidatos com inscrição completa que cumprirem os itens 2.1 a 2.4 desse edital, bem como os respectivos subitens.

Serão recebidos recursos à lista preliminar até o dia 3 de março de 2021. Os recursos deverão ser encaminhados exclusivamente por e-mail à DIRINTER (dirinter@utfpr.edu.br).

A lista final de pré-selecionados será publicada no dia 4 de março de 2021, no site de Editais da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

5. SELEÇÃO FINAL

Os estudantes pré-selecionados serão indicados pela DIRINTER à Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim. Caso a indicação seja aceita (considerando principalmente o perfil acadêmico dos pré-selecionados), os estudantes receberão, por e-mail, as orientações necessárias para se inscreverem na seleção final. Não caberá qualquer tipo de recurso a partir desta etapa do processo.

A inscrição na seleção final, feita na plataforma própria da Fundação Baden-Württemberg, deverá ser finalizada no máximo até o dia 19 de março, impreterivelmente. Nesta fase, será necessário providenciar a documentação abaixo:

Todos os documentos deverão estar em inglês (preferencialmente) ou alemão. Por esse motivo, recomenda-se que os interessados iniciem a preparação de tais documentos antes mesmo da publicação do resultado da pré-seleção.

A decisão final quanto à atribuição da bolsa será tomada pela Fundação Baden-Württemberg, utilizando critérios próprios, até o final de junho.

 

6. SOBRE A BOLSA

A bolsa da Fundação Baden-Württemberg corresponde a um valor mensal entre €700 e €800 durante o período de estudos, para a manutenção do estudante no país de destino. Todos os outros custos são de responsabilidade do candidato selecionado, inclusive as passagens aéreas de ida e volta.

 

7. POSSÍVEIS ALTERAÇÕES DEVIDO À PANDEMIA

Todos os candidatos devem estar cientes de que, na medida em que a pandemia causada pelo novo coronavírus impactar as atividades da UTFPR e dos órgãos e instituições envolvidas, o programa do qual trata esse edital poderá sofrer alterações, incluindo o seu adiamento ou cancelamento.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e concordar com as disposições do edital.

Os casos omissos serão analisados pela Diretoria de Relações Interinstitucionais (DIRINTER).

Este edital, seus adendos ou novos editais de alterações do edital original serão publicados no site de editais da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente. 

 

Curitiba, 24 de fevereiro de 2021.

 

(Assinado Eletronicamente)

PAULO CÉZAR STADZISZ

Diretor de Relações Interinstitucionais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO CEZAR STADZISZ, DIRETOR(A), em (at) 24/02/2021, às 17:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1897425 e o código CRC (and the CRC code) 8456022D.



 


Referência: Processo nº 23064.005819/2021-57 SEI nº 1897425