Boletim de Serviço Eletrônico em 05/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL PPGEM-CT 01/2021

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL, na condição de voluntário, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM engenharia mecânica e de materiais (PPGem-CT) DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - CÂMPUS CURITIBA

 

Atendendo a determinação do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conforme disposto no Regulamento do PPGEM-CT, a Comissão de Seleção designada para coordenar o Processo de Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais da UTFPR em 2021, vem tornar pública a disponibilidade de vagas para estágio pós-doutoral, conforme o que se segue.

Obs.: Este edital não se refere e não alocará bolsas de estudos aos aprovados. A eventual distribuição de bolsas segue edital específico para tal fim.

 

1. DO NÚMERO DE VAGAS

Este processo de seleção visa o preenchimento de até número 20 (vinte) vagas no ano de 2021.

 

2. SITIO ELETRÔNICO OFICIAL DO PPGEM-CT

Portal / Site do Programa: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct

 

3. DA CANDIDATURA

O ingresso de candidatos no estágio pós-doutoral do PPGEM-CT é realizado em regime contínuo, após o cumprimento dos procedimentos apresentados neste Edital.

Para se candidatar a uma vaga no estágio de pós-doutorado do PPGEM-CT, os seguintes requisitos básicos são necessários:

3.1 Possuir o título de doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira, respeitando-se as condições abaixo:

§ 1º - Servidores da UTFPR poderão participar do Programa apenas se estiverem afastados de suas funções e em Unidade diferente daquela a que estiver vinculado.

§ 2º - Docentes vinculados como Professor Visitante não podem participar simultaneamente do Programa de Pós-Doutorado.

§ 3º - Casos excepcionais deverão ser submetidos à consulta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por solicitação do colegiado do programa de pós-graduação onde acontecerá a residência.

3.2 Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo conforme modelo do Anexo I, com atividades de pesquisa em áreas afins àquelas do PPGEM-CT;

3.3 Apresentar Plano de Trabalho claramente inserido e aderente a uma das linhas de pesquisa do PPGEM-CT, cujo detalhamento encontra-se disponível no site do Programa (item 2 deste Edital);

3.4 Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

3.5 Apresentar carta de aceite de supervisão do provável supervisor do corpo docente de pesquisadores do PPGEM-CT;

3.6 Atender a uma das seguintes modalidades/condições:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) é permitido vínculo empregatício desde que seja em instituição de ensino, pesquisa ou empresa, havendo, obrigatoriamente, concessão de afastamento total ou parcial condizente com as atividades a serem desenvolvidas no Plano de Trabalho. Neste caso, o supervisor deverá manifestar sua anuência com justificativa.

Ao se inscrever para seleção o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste Edital, bem como o Regulamento de Residência Pós-Doutoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, disponível para consulta em http://www.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/stricto-sensu/pos-doc/resolucao-035-19.pdf

 

4. DO PROCESSO

4.1 Inscrições: entrega integral da documentação exigida no ato da inscrição conforme descrito na Seção 5 e da proposta de projeto de pesquisa. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, de maneira contínua, através do endereço ppgem-ct@utpr.edu.br enviando os documentos em formato digital em arquivo PDF, que não pode exceder 10 Mb. O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: “Inscrição pós-doutorado voluntário PPGEM-CT - NOME DO(A) CANDIDATO(A)”

4.2 Mensalmente, com recessos em janeiro e julho, o(a) coordenador(a) submeterá a documentação das inscrições realizadas à Comissão de Seleção do PPGEM-CT.

4.3 Reunião da Comissão de Seleção para análise curricular, das propostas e da documentação dos(as) candidatos(as).

4.3.1 Divulgação das inscrições homologadas e não homologadas: somente serão homologadas as inscrições de candidatos que contemplem todos os documentos exigidos no ato da inscrição conforme descrito na Seção 5 – Item IV. A homologação da inscrição não implica em aprovação no processo de seleção.
4.3.2 Classificação dos candidatos inscritos.

4.4 Reunião do colegiado para ajustes das cotas por professor e homologação final da lista dos(as) aprovado(as).

4.5 Divulgação da lista dos(as) aprovados(as) e não aprovados(as) no processo de seleção.

4.6 Recursos

4.6.1 Resultado dos recursos.

4.7 Matrícula em curso dos candidatos selecionados.

 

5. DA INSCRIÇÃO

5.1 Documentação a ser entregue no ato da inscrição:

a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo III);
b) Plano de Trabalho contendo as atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas junto ao PPGEM-CT no período de 6 a 24 meses (Anexo IV) e que possuam aderência ao Programa;
c) Currículo Lattes ou, em caso de candidatos estrangeiros, no formato indicado no Anexo I;
d) Cópias do CPF e RG (ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros);
e) Diploma de Doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da Ata de Defesa de Tese;
f) Comprovante de residência, em caso de candidato estrangeiro residente no exterior;
g) Carta de aceite do potencial professor supervisor do corpo docente do PPGEM-CT.

5.2 O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição na Seleção;

5.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados, enviados para o e-mail do PPGEM-CT;

Observações sobre a inscrição:
1. No caso de falta de documentação, o processo não será homologado e o(a) candidato(a) será eliminado(a) do processo de seleção.
2. O resultado da homologação será publicado no Portal / Site do PPGEM-CT.

 

6. DA PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA

O candidato deve apresentar Proposta de Projeto de Pesquisa que demonstre vínculo com os Projetos de Pesquisa em andamento no PPGEM-CT, sob pena de eliminação do processo seletivo. Recomenda-se que o candidato entre com contato com um possível supervisor para maiores esclarecimentos e aconselhamentos no que diz respeito à Proposta de Projeto de Pesquisa.

Observações para definição dos Projetos de Pesquisa:
1. Acessar o Portal / Site do Programa: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct
2. Identificar a Área de Concentração de interesse;
3. Examinar a Linha de Pesquisa escolhida e os Projetos de Pesquisa vinculados.

 

Tabela 1 – Áreas de concentração e correspondentes linhas de pesquisa do PPGEM-CT 

Área de Concentração

Engenharia de Manufatura

Engenharia de Materiais

Engenharia Térmica

Mecânica dos Sólidos

Linhas de Pesquisa

  • Desenvolvimento Integrado de Produto

  • Otimização de Processos de Fabricação

  • Caracterização de Materiais

  • Processamento de Materiais

  • Análise e Modelagem de Processos e Sistemas Térmicos.

  • Mecânica dos Fluidos

  • Mecânica dos Sólidos Computacional

 

7. DA ANÁLISE CURRICULAR COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO

7.1 O Processo Seletivo será realizado pela Comissão de Seleção do PPGEM-CT;

7.2 A avaliação e seleção dos(as) candidatos(as) deverá atender aos seguintes critérios:

- Aderência e relevância do plano de trabalho com a área de concentração do PPGEM-CT (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
- Aderência e relevância do plano de trabalho com uma das linhas de pesquisa do PPGEM-CT (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
- Adequabilidade e exequibilidade do plano de trabalho no prazo previsto (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
- Resultados e impactos esperados com o plano de trabalho (pontuação atribuída de 0 a 4 pontos).

7.3 Será considerado aprovado, apenas o candidato que atingir no mínimo 7,0 pontos na somatória das pontuações atribuídas nos critérios da seção 7.2.

7.4 O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no Portal / Site do PPGEM-CT  em até 30 dias após a confirmação de inscrição do candidato.

7.5 O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no Portal / Site do PPGEM-CT em até cinco (5) dias úteis após o fim do período de recurso. Em caso de empate, será selecionado o candidato com menor interstício entre a data de finalização do doutorado e a data da inscrição nesta candidatura.

 

Todas as atividades deverão ser comprovadas. Para os artigos em anais de congressos e periódicos, apresentar cópia da primeira página e/ou declarações, quando for o caso.

A proposta de projeto de pesquisa será avaliada pelo supervisor indicado pelo candidato no formulário de inscrição e pela Comissão de Seleção. Os candidatos que receberem nota inferior a 60 (em uma escala de 0 a 100) na proposta de projeto de pesquisa estarão automaticamente desclassificados.

 

8. DOS RESULTADOS

A lista com os nomes dos candidatos aprovados será publicada no Portal / Site do PPGEM-CT até 30 dias após a inscrição.

Pedidos de recursos serão aceitos exclusivamente através do e-mail do PPGEM-CT (ppgem-ct@utfpr.edu.br). Os resultados dos recursos serão publicados no Portal / Site do PPGEM-CT em até cinco (5) dias úteis após a interposição.

 

9. DA MATRÍCULA

Em caso de aprovação no processo seletivo, o supervisor (docente do PPGEM-CT) deverá elaborar processo SEI de cadastro do pós-doutorando, conforme diretrizes constantes no Regulamento de Residência Pós-Doutoral da UTFPR, e comunicar à Coordenação do PPGEM-CT, para esta encaminhar o processo à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Para a elaboração do respectivo processo SEI, o candidato deverá entregar o Termo de Adesão de Pesquisador Voluntário (Anexo II) preenchido e assinado por ele.

 

10. DISPOSIÇÕES FINAIS E CASOS OMISSOS

10.1 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós-graduação stricto sensu no país, bem como as regulamentações internas da UTFPR (Regulamento do PPGEM-CT e Regulamento de Residência Pós-Doutoral da UTFPR) e as normas deste edital;

10.2 O pós-doutorado com dedicação integral será realizado considerando 40 horas semanais de atividades. Para a realização do pós-doutorado com afastamento parcial do vínculo empregatício do pós-doutorando, é exigida carga horária de dedicação ao Plano de Trabalho de no mínimo 20 horas semanais;

10.3 Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGEM-CT poderão ser consultadas no Portal / Site do PPGEM-CT (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct).

10.4 Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção do PPGEM-CT e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGEM-CT.

 

11. PUBLICAÇÃO

O presente edital será publicado no Portal / Site do PPGEM-CT (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct).

Observação: Ao se inscrever o candidato declara ter ciência e aceitar o constante neste Edital.

 

12. DA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

Ao final do estágio, o pós-doutorando deverá apresentar relatório de atividades, conforme definido no Regulamento de Residência Pós-Doutoral da UTFPR, e pelo menos um artigo submetido ou publicado em periódico qualificado referente à pesquisa desenvolvida.

 

13. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- Portal / Site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct

- Regulamento de Residência Pós-Doutoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, disponível em: http://www.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/stricto-sensu/pos-doc/resolucao-035-19.pdf

 

Curitiba, 03 de março de 2021.


COMISSÃO DE SELEÇÃO DO PPGEM-CT

COORDENAÇÃO DO PPGEM-CT

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO MAFRA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 03/03/2021, às 17:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCO ANTONIO LUERSEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 04/03/2021, às 07:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 04/03/2021, às 08:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1909446 e o código CRC (and the CRC code) 9FCF01B9.



 


Referência: Processo nº 23064.008779/2021-03 SEI nº 1909446