Boletim de Serviço Eletrônico em 04/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV

 

EDITAL nº 003/2021 DIRGRAD/DIRGE - DV

ABERTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET

GRUPO PET ZOOTECNIA

 

De ordem do Sr. Diretor do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos, consoante a Portaria nº 0857, de 02 de setembro de 2008, torna-se público que, no período de 08 de março a 18 de março de 2021, estarão abertas as inscrições para o PROCESSO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ZOOTECNIA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET), destinado ao provimento de 03 (três) vagas de bolsista, nos termos do presente Edital

           

1. PREÂMBULO

O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa de Educação Tutorial está vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESU, subordinada ao Ministério da Educação – MEC, sendo orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem os seguintes objetivos:

 

I. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

II. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

III. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

IV. Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

V. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

 

3. DAS BOLSAS

Os alunos selecionados, receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), depositados em conta corrente específica, oriundo de recursos do FNDE.

 

4. DAS VAGAS

Este Edital destina-se ao preenchimento de três (03) vagas com bolsa.

Vagas adicionais que vierem a surgir durante o ano de vigência do presente edital por vacância poderão ser ocupadas por classificados no processo seletivo do presente edital.

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO.

Poderão candidatar-se a bolsista PET os alunos, que atendam às seguintes condições:

I. Estar regularmente matriculado no curso de Zootecnia da UTFPR-DV;

II. Ser aluno do 1º ao 6º semestre do curso de Zootecnia da UTFPR-DV;

III. Possuir no máximo uma dependência em disciplinas da graduação;IV. Apresentar rendimento acadêmico superior a 6,5 (seis pontos e meio), sendo que no caso dealunos calouros será atribuída essa pontuação mínima (6,5) nesse quesito;

V. Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa;

VI. Não ser bolsista de qualquer outro programa (exceto bolsa permanência) quando da implementação da bolsa;

 

6. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 08 à 18 de março de 2021, até às 23:59 horas, via formulário do Google link: https://forms.gle/wpCvkcDewzRZ6dYR8

 

7. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os documentos necessários para inscrição são:

I. Cópia da carteira de identidade e CPF;

II. Currículo (Lattes ou Vitae); 

III. Histórico escolar do acadêmico contendo disciplinas cursadas, situação atual e rendimento escolar. No caso de calouros é aceito o histórico escolar do ensino médio;

IV. Vídeo de apresentação pessoal de no máximo 5 minutos, enviado junto com os demais documentos da inscrição.

 

Os candidatos que não apresentarem os documentos exigidos no item 7 serão considerados desclassificados do processo de seleção.

 

8. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A homologação das inscrições será realizada pela Comissão de Seleção. Serão homologadas todas as inscrições que atenderem ao item 7 supracitado. A relação das inscrições homologadas será divulgada por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e nas redes sociais do grupo PET Zootecnia, até o dia 22 de março de 2021, às 23:59 horas.

 

9. RECURSO DA NÃO HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Recursos contra a não homologação das inscrições, poderão ser protocolados até o dia 23 de março de 2021, às 23:59 horas. Deverão ser encaminhados ao e-mail da Assessoria de Graduação e Educação Profissional (asgrad-dv@utfpr.edu.br). Os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, conjuntamente com a comissão de seleção designada. Em havendo necessidade, nova listagem de inscrições homologadas será publicada no dia 24 de março de 2021, de acordo com o item 8.

 

10. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

10.1. Critérios de Seleção

A COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS PET-ZOOTECNIA fará uma seleção, na qual primeiramente será realizada a análise da documentação. Os critérios de seleção serão os seguintes:

  1. Avaliação conduzida pelo tutor, professores e bolsistas do PET Zootecnia (peso = 4 pontos);

  2. Avaliação com o grupo PET e com psicóloga (peso = 2 pontos);

  3. Prova de Conhecimento PET (MOB, CENAPET, etc.), disponíveis em: http://portal.mec.gov.br/pet/ (peso = 2 pontos).

  4. Vídeo de apresentação pessoal (peso = 2 pontos)

Observação: Somente serão classificados discentes que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0 pontos, sendo a classificação em ordem decrescente.

O não comparecimento do candidato em qualquer uma das fases do processo de seleção caracterizará desistência por parte do mesmo.

 

10.2. Da Avaliação, dinâmica e prova de conhecimento PET

A prova de conhecimento sobre o PET será realizada no dia 25 de março de 2021 das 13:00h até 15:00h, por meio de formulário do Google. A avaliação online dos candidatos com a psicóloga e comissão de seleção será no dia 27 de março de 2021, igualmente a avaliação com o grupo Pet, professores e tutor, diferindo apenas o horário, que será divulgado com antecedência nas redes sociais do grupo PET Zootecnia. As avaliações dos candidatos serão gravadas, e a avaliação se dará através da aplicação de questionários único para todos os candidatos.

A avaliação com a psicóloga e com as bancas da Comissão de Seleção, que ocorrerão de forma online e individualizada, se dará em horários previamente definidos para cada candidato que ver a sua inscrição homologada. A relação dos links de acesso das salas virtuais bem como dos horários de cada candidato, se dará conjuntamente com a publicação das inscrições homologadas, conforme descrito nos itens 8 e 9.

A UTFPR se exime de qualquer responsabilidade acerca de problemas técnicos e/ou tecnológicos para a participação do candidato nos momentos pré-agendados das avaliações. Ficará única e exclusivamente ao candidato o dever de ter disponível, nos horários estabelecidos, equipamento eletrônico e acesso à internet que possibilitem a participação de forma remota.

 

11. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Caso haja empate entre os candidatos, o critério para desempate serão os seguintes:

a) o candidato de maior coeficiente de rendimento absoluto;

b) o candidato mais idoso.

 

12. DO RESULTADO PRELIMINAR

O resultado preliminar com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado até às 23:59 horas, do dia 29 de março de 2021, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e nas redes sociais do grupo PET Zootecnia.

 

13. DOS RECURSOS

Recursos contra o resultado preliminar poderão ser protocolados até às 23:59 horas, do dia 31 de março de 2021. Deverão ser encaminhados ao e-mail da Assessoria de Graduação e Educação Profissional (asgrad-dv@utfpr.edu.br). Os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, conjuntamente com a comissão de seleção designada.

 

14. RESULTADO FINAL

O resultado final com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado até o dia 03 de abril de 2021, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e nas redes sócias do grupo PET Zootecnia.

 

15. CRONOGRAMA

O Cronograma (datas importantes) contemplando os principais eventos e datas/prazos para a operacionalização do processo seletivo consta da tabela seguinte.

 

Cronograma

Evento

Data/período

Inscrições (até às 23:59) Link para inscrição: https://forms.gle/wpCvkcDewzRZ6dYR8

08 a 18 de março/ 2021

Publicação da homologação das inscrições.

22 de março/2021

Recurso da Não homologação até às 23:59h (email: asgrad-dv@utfpr.edu.br)

23 de março/2021

Resultado dos Recursos da Não Homologação

24 de março/2021

Prova Escrita (Apenas inscritos homologados) Via Moodle

25 de março/2021

Avaliação com psicóloga e grupo Pet Zootecnia

27 de março/2021

Avaliação conduzida pelo tutor, professores e bolsistas do PET Zootecnia

27 de março/2021

Publicação do resultado preliminar                                (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos)

29 de março/2021

Recursos até às 23:59h (email: asgrad-dv@utfpr.edu.br)

31 de março/2021

Resultado Final

até 03 de abril/2021

 

16. DISPOSIÇÕES GERAIS

a. Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos, conjuntamente com a Comissão de Seleção.

b. O presente Edital será publicado na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e mídias sociais do grupo PET ZOOTECNIA UTFPR-DV.

c. O presente edital tem o prazo de 12 meses de validade a partir da publicação do mesmo.   

d. Fica eleito o foro da Justiça Federal da Circunscrição de Francisco Beltrão para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

      

 

Dois Vizinhos, 03 de março de 2021.

 

 

 

EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA

Diretor-Geral

 

 

FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA

Diretora de Graduação e Educação Profissional

 Câmpus Dois Vizinhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA, DIRETOR(A), em (at) 03/03/2021, às 17:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 04/03/2021, às 16:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1913803 e o código CRC (and the CRC code) 8357725B.



 


Referência: Processo nº 23064.008381/2021-69 SEI nº 1913803