Boletim de Serviço Eletrônico em 04/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA

DIRET. DE REL.EMPRES.E COMUNITARIAS - CT

 

EDITAL Nº 003/2020 - DIREC-CT

 

Processo de seleção de bolsistas de pesquisa nível auxiliar técnico, no regime de fluxo contínuo, para o Projeto "Innovative techniques for automotive ECUs" da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba

 

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias  do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de 14 vagas de bolsistas Auxiliar Técnico, para atuação no Projeto "Innovative techniques for automotive ECUs", no regime de fluxo contínuo.

 

  1. DO OBJETO

O edital de seleção de Bolsista Auxiliar Técnico está vinculado ao Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento "Innovative techniques for automotive ECUs" e tem como finalidade implementar as cotas de bolsas previstas nesse projeto.

 

  1. DAS NORMAS GERAIS

2.1 A concessão das bolsas está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

2.2 O valor da bolsa será de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) mensais para as vagas descritas nos itens 3.1 e 3.2 deste Edital, que serão depositados em conta do bolsista, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104, podendo ser interrompida por solicitação da UTFPR ou do estudante bolsista. A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo bolsista, caso não a possua.

2.3 Os bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 25 (vinte e cinco) horas semanais de atividades. Não há possibilidade de pagamento de hora extra.

2.4 Os estudantes bolsistas deverão realizar seus horários de atividades de pesquisa no laboratório especificado, em comum acordo com o supervisor designado, não podendo estes horários coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

2.5 A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o estudante bolsista.

2.6 O Termo de Acordo terá duração de 3 (três) meses, podendo ser prorrogado ou interrompido por interesse da administração ou da coordenação do projeto.

2.7 O Termo de Acordo pode ser rescindido a qualquer momento a critério da UTFPR ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia.

2.8  No caso de rescisão antecipada a UTFPR poderá chamar o próximo estudante bolsista classificado nesse edital ou realizar um novo processo seletivo. O novo Termo de Acordo poderá ter vigência por 3 meses ou pelos meses remanescentes do Termo de Acordo anterior.

2.9 As três parcelas de pagamento estão condicionadas aos repasses financeiro pela empresa parceira à FUNTEF. Estes repasses, por sua vez, estão condicionados às entregas de resultados parciais/finais, aos trâmites administrativos e transferências internacionais de recursos. Ao se inscrever, o candidato declara ciência e concordância com a ausência de um cronograma de pagamentos pré-estabelecido.

 

  1. DAS VAGAS DE ‘BOLSA DE PESQUISA - NIVEL AUXILIAR TÉCNICO’ DISPONÍVEL NO CÂMPUS.

Estão disponíveis 14 vagas para seleção, conforme:

3.1.

redes automotivas, 6 vagas

3.2.

modelagem térmica, 5 vagas

3.3

sincronização, 3 vagas

 

  1. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA

Constitui atribuição básica do estudante bolsista o desenvolvimento de tarefas relacionadas ao Projeto "Innovative techniques for automotive ECUs", conforme a demanda estabelecida pelo supervisor e descritas, mas não limitadas, a seguir, para cada uma das vagas listadas na seção 3:

 

  1. Realizar análise de literatura no âmbito do projeto;
  2. Auxiliar na concepção e prototipação de sistemas; realizar estudos e implementação nos temas descritos na Seção 3;
  3. Auxiliar no desenvolvimento e implementação nos temas descritos na Seção 3;
  4. Auxiliar no desenvolvimento de projetos nos temas descritos na Seção 3;
  5. Auxiliar na especificação nos temas descritos na Seção 3;
  6. Realizar a montagem e testes de protótipos;
  7. Auxiliar na obtenção e análise de resultados experimentais;
  8. Organizar o laboratório e zelar pelo patrimônio e nome da UTFPR, bem como cumprir suas normas internas;
  9. Redigir relatórios técnicos e artigos;
  10. Elaborar mensalmente o relatório de atividades desenvolvidas;
  11. Ser assíduo, responsável, eficiente, ter ética e manter discrição profissional;
  12. Manter absoluto sigilo sobre todas as atividades desenvolvidas conforme o termo de sigilo e confidencialidade a ser assinado na implementação da bolsa.

 

 

  1. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES

5.1 As vagas 3.1 deste edital de seleção de bolsista é destinada aos estudantes regularmente matriculados a partir do 2º período no curso de graduação em Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Computação, ou Engenharia Elétrica, ou Engenharia Mecatrônica da UTFPR ou de instituição de ensino conveniada ou cadastrada na UTFPR. Também podem se inscrever estudantes de pós-graduação stricto-sensu da UTFPR matriculados em cursos afins a estes.

5.2 Os estudantes participantes deverão demonstrar, em entrevista individual, as competências compatíveis com a área de atuação pretendida, apresentadas nas Seções 3, 4 e 5 deste edital. Na entrevista, também serão considerados os seguintes aspectos:

  1. Experiência prévia na participação em projetos de Pesquisa Tecnológica, Desenvolvimento e Inovação;
  2. Capacidade de trabalhar com autonomia;
  3. Capacidade de trabalhar em equipe;
  4. Responsabilidade, comprometimento, e respeito aos horários e prazos.

 

5.3 Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa de Pesquisa o candidato deverá:

  1. Comprovar a disponibilidade de carga horária compatível com a necessidade do projeto, sendo no mínimo 25 horas semanais, totalizando 100 horas mensais, para atuação no laboratório de pesquisa e distribuídas em comum acordo com o supervisor.
  2. Não receber outra bolsa da UTFPR ou de outros órgãos públicos de fomento brasileiros, excetuando-se o Auxílio Estudantil (antiga Bolsa-Permanência), se for o seu caso consultar o regulamento do curso. Não pode haver acúmulo ilegal de bolsas.
  3. Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR nem na sua instituição de origem (quando externo à UTFPR).

 

  1. DAS INSCRIÇÕES
    1. 1 Somente serão aceitas inscrições mediante a entrega do formulário de inscrição, Anexo 1, preenchido e assinado, juntamente com a documentação exigida no item 6.5 deste edital.

    2. 2 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar, em hipótese alguma, desconhecimento.

    3. 3 As inscrições são de fluxo contínuo entre o período de 03/03/2021 até 31/03/2021 e deverão ser por email para os endereços douglasrenaux@utfpr.edu.br e erig@utfpr.edu.br. Só serão considerados os emails recebidos até as 23:59 do dia 31 de Março de 2021.

    4. 4 As inscrições poderão ser prorrogadas, conforme necessidade, sem prévio aviso.

    5. 5 Documentação exigida de caráter eliminatório:

      1. Cópia do RG (ou passaporte, se estrangeiro);

      2. Cópia do CPF (ou passaporte, se estrangeiro);

      3. Se possuir, comprovante de participação em projetos de Pesquisa, Extensão ou Inovação ou quaisquer outras experiências profissionais na área do curso;

      4. Histórico escolar da graduação atualizado;

      5. Formulário de inscrição devidamente preenchido.

    6. 6 As cópias dos documentos citados no item 6.5 não necessitam de autenticação em cartório;

    7. 7 O formulário de inscrição está em anexo a este edital;

    8. 8 O candidato responsabiliza-se pela exatidão e veracidade das informações prestadas.

 

  1. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O candidato será excluído do processo de seleção se não entregar toda a documentação solicitada no prazo estabelecido ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

  1. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
    1. 1 Na seleção do Estudante Bolsista serão avaliados os seguintes itens:
  1. Atuação em projetos de Pesquisa, Extensão ou Inovação ou quaisquer outras experiências profissionais na área do projeto, com documentação comprobatória: máximo de 25 pontos (5 pontos por projeto ou ano de experiência).
  2. Coeficiente de rendimento acadêmico do candidato no curso (o valor do coeficiente de rendimento será multiplicado por 15 pontos).
  3. Avaliação de conhecimentos e aderência do candidato aos requisitos da vaga, conforme seções 4 e 5, por meio de entrevista individual com a banca de seleção: máximo de 60 pontos.

 

  1. 2 A entrevista somente será realizada com os candidatos que apresentarem a documentação do item 6.5 e apresenta caráter classificatório e eliminatório. Havendo mais de 40 candidatos, serão selecionados para entrevista os 40 com maior pontuação resultante da soma de 8.1 alínea I e 8.1 alínea II.
  2. 3 As entrevistas serão realizadas por videoconferencia em horário agendado para cada candidato a partir de 3-Março-2021. Os candidatos serão informados por email do seu horário de agendamento. 
  3. 4 A nota final corresponderá à soma das notas obtidas nos critérios de avaliação (item 8.1). Os candidatos classificados serão listados de acordo com as notas finais, em ordem decrescente, observados os critérios de desempate (item 8.5).
  4. 5 Em caso de empate na classificação final, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
    1. Obtiver maior pontuação no item 8.1, alínea I.
    2. Obtiver maior coeficiente de rendimento acadêmico.
  5. 6 A banca de seleção será formada por alguns dos seguintes docentes pesquisadores proponentes do projeto:

Prof. Carlos Raimundo Erig Lima

Prof. Douglas P. B. Renaux

Prof. Elder Oroski

Profa. Fabiana Pottker

Prof. Rubens Alexandre de Faria

 

  1. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA AUXÍLIO AO ESTUDANTE

O candidato perderá o direito à bolsa auxílio se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital, ou se não apresentar desempenho compatível com as atividades do plano de trabalho.

 

  1. RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O resultado preliminar da seleção do estudante bolsista, para as vagas disponíveis de bolsa auxílio, será divulgado pela DIREC, após a finalização do processo seletivo e entrevistas.

 

  1. RECURSOS

11.1 O prazo para interposição de recursos em relação ao resultado do presente edital será até às 17h do dia útil seguinte à publicação do resultado preliminar. Os recursos devem se encaminhados conforme instruções constantes na publicação do resultado preliminar.

11.2 O resultado dos recursos será publicado no site da UTFPR em até dois dias úteis após a data de interposição de recursos.

  1. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade

Local

Horário

Data

Inscrição dos candidatos

   via email, conforme item 6.3

Até às 23:59 do último dia de inscrição

Entre o período de 01/03/2021 a 31/03/2021

Entrevistas

  Videoconferência

horário agendado com cada candidato

        data agendada com cada candidato a partir de 3-Março-2021.

Divulgação do Resultado Provisório (RP)

   Portal UTFPR

Até 17:00 horas

após finalização do processo seletivo

Recursos (R)

  conforme instruções no RP

Até 17:00 horas

até 1 dia útil após RP

Divulgação do Resultado Final

 Portal UTFPR

Até 17:00 horas

até 2 dias úteis após R

Início das atividades

   

 definida pelo coordenador do projeto, nos dias seguintes à entrevista e publicação do resultado

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 A UTFPR não se responsabiliza por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos ou falhas na transmissão de dados.

13.2 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na eliminação do candidato do processo de seleção.

13.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIREC-CT , observada a legislação vigente.

13.4 As partes elegem o Foro da Justiça Federal de Curitiba, seção Judiciária do Paraná – PR, com exclusão de qualquer outro, para dirimir quaisquer dúvidas decorrentes deste instrumento.

 

Curitiba, 3 de março de 2021

Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza

DIREC-CT

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIA LUCIA FIGUEIREDO GOMES DE MEZA, DIRETOR(A), em (at) 03/03/2021, às 20:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1914412 e o código CRC (and the CRC code) FC1C9F5E.



Anexo 1 - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Edital de Seleção – UTFPR - CT

Bolsa de Pesquisa para Auxiliar Técnico junto ao projeto "Innovative techniques for automotive ECUs".

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome:

Data de Nascimento:

 

ENDEREÇO PARA CONTATO

Rua:

Bairro:                                                                       CEP:

Localidade:

Telefone:                                                                     e-mail:

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Curso:

Período:

RA:

 

Disponibilidade de Horário:

Anexar plano de horário semanal (de segunda à sexta) compatível com a carga horária mensal do projeto incluindo as disciplinas do curso de graduação.

 

Área de atuação pretendida: (selecione quantas áreas desejar)

 

 

3.1.

redes automotivas, 6 vagas

                  (    )

3.2.

modelagem térmica, 5 vagas

                  (    )

3.3

sincronização, 3 vagas

                  (    )

Local, ____ de ____________ de 2021.

 

Faça uma auto-avaliação do seu conhecimento nos seguintes tópicos utilizando a escala abaixo. Acrescente documentos comprobatórios se desejar.

0 - sem conhecimento na área;

1 - treinamento ou aplicação de curta duração (até 16h);

2 - 1 semestre de curso ou aplicação na área;

3- bom conhecimento na área, adquirido em mais de uma disciplina e/ou com aplicação em projetos de pesquisa/inovação por mais de um semestre;

4- muito bom conhecimento na área, capaz de desenvolver um projeto de forma autônoma;

5- expert no tema; larga experiência.

Tema                                                 Autoavaliação
Teoria de controle, modelagem matemática de sistemas físicos  
Ferramentas de CAD para desenho de peças mecânicas
(indicar quais ferramentas conhece)
 
Matlab/Simulink  
Modelagem térmica de sistemas eletrônicos  
Uso de software para modelagem térmica de equipamentos (especificar qual o software)  
Sistemas Embarcados 
(indicar quais arquiteturas de processador e RTOS conhece)
 
Linux (como usuário)  
Linux (desenvolvimento de aplicações)  
Linux para aplicações embarcadas  
Redes de comunicação automotiva: CAN e CAN-FD  
Redes de comunicação: ethernet   
Protocolos de comunicação: TCP/IP  
Desenvolvimento de Software
(indicar as linguagens conhecidas e nível de conhecimento em cada uma)
 
Gestão de projetos  

Inglês
- leitura
- escrita
- oral (entendimento)
- oral (fala)

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.009006/2021-36 SEI nº 1914412