Boletim de Serviço Eletrônico em 10/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - DV

 

EDITAL nº 02/2021 DIREC-DV

Apoio à execução de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC

Área temática "INOVAÇÃO" (pedido de patente)

 

O Diretor Geral do Câmpus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de propostas de Trabalhos de Conclusão de Curso a serem desenvolvidos com foco em INOVAÇÃO.

PREAMBULO

1.1 O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade curricular obrigatória para a integralização dos cursos de bacharelados e licenciaturas da UTFPR. Esta atividade contribui significativamente para a formação dos estudantes, estimulando-os a resolver problemas oriundos das áreas relacionadas aos cursos, utilizando conhecimentos e competências adquiridas durante a graduação.

1.2 O presente edital constitui uma iniciativa da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) e tem como foco o apoio a Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC com foco em inovação e possibilidade de pedido de patente, contribuindo significativamente com o desenvolvimento tecnológico.

1.3 O recurso é proveniente da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), destinado à bolsas para este fim. Está programado em dotação orçamentária própria, prevista no orçamento da União para o exercício de 2020, na classificação abaixo:

Gestão/Unidade: 153991

Fonte: 8100000000

Programa de Trabalho: 12364501320RK0041

Programa de Trabalho Resumido: 169382

Elemento de Despesa: 339018

PI: M20RKG2323J

DO OBJETO

2.1 O presente edital tem por objetivo selecionar e apoiar propostas de Trabalhos de Conclusão de Curso  (TCC-I), e Trabalhos de Conclusão de Curso  (TCC-II) a serem desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação da UTFPR-DV, conforme as regras definidas a seguir:

DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO.

3.1 Cada proposta de TCC submetida a este edital deverá:

Conter a comprovação da matrícula do aluno na disciplina de TCC-I ou TCC-II, através de PDF emitido pelo sistema acadêmico.

Possuir um professor orientador, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do trabalho;

Atender ao Regulamento do TCC dos cursos de graduação.

DA BOLSA A SER OFERECIDA E DAS CONDIÇÕES PARA O SEU RECEBIMENTO.

4.1. As propostas selecionadas no presente edital receberão uma bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), em cota única, a ser depositada em conta bancária (conta corrente ou poupança), exclusivamente em nome do aluno proponente.

4.2. Para o recebimento da bolsa prevista neste edital, o aluno proponente selecionado deverá estar matriculado na disciplina de TCC -I ou TCC -II.

4.3 A bolsa será paga conforme a disponibilidade orçamentária e financeira da UTFPR.

DO NúMERO DE Apoio – BOLSAS PARA à execução de Trabalhos de Conclusão de Cursos DISPONíVEIS NO CAMPUS DOIS VIZINHOS.

Quadro I – número de propostas a serem apoiadas no ano de 2021 no Câmpus Dois Vizinhos.

Aluno de Graduação

Quantidade de Apoios

Qualquer Curso de Graduação do Câmpus Dois Vizinhos

03

DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

6.1  As propostas devem estar formatadas conforme Anexo I;

6.2 A proposta de projeto de TCC, relacionada a este edital, deve ser encaminhada no email direc-dv@utfpr.edu.br, dentro do prazo estabelecido no item 11 - Cronograma.

6.3  Será aceita somente uma proposta por aluno. Caso o aluno envie mais de uma vez, será considerada a última proposta enviada, dentro do prazo de inscrição.

6.4 Em se constatando propostas idênticas, enviadas por diferentes proponentes, todas serão desclassificadas.

6.5 O candidato será excluído do processo de seleção se as informações prestadas não forem verdadeiras.

6.6 O prazo para recebimento das propostas pode ser prorrogado conforme interesse da instituição.

DA AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO DAS PROPOSTAS

7.1 As propostas serão avaliadas por comissão designada pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo II deste edital.

DO RESULTADO PRELIMINAR

8.1 O resultado preliminar será publicado dentro do prazo estabelecido no item 11 – Cronograma, no site da UTFPR, na página do edital.

DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

9.1 Os pedidos de recurso deverão ser encaminhados ao email direc-dv@utfpr.edu.br, dentro do prazo estabelecido no conforme item 11 - Cronograma.

 DO RESULTADO FINAL

10.1 O resultado final será publicado dentro do prazo estabelecido no item 11 – Cronograma, no site da UTFPR, na página do edital.

10.2 Os candidatos cuja proposta for aprovada e seu professor orientador deverão assinar o termo de apoio e demais providencias necessárias à execução do apoio financeiro, dentro do prazo estabelecido no conforme item 11 - Cronograma.  Caso o termo não seja assinado dentro do prazo estabelecido, será convocado o próximo candidato da lista classificatória.

10.3 O aluno contemplado deverá encaminhar no email direc-dv@utfpr.edu.br cópia do cartão do banco em que o valor será depositado. 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADE

DATAS

Lançamento do edital

10/03/2021

Inscrição dos candidatos

12 e 13/04/2021

Análise das propostas pela comissão designada

15 a 16/04/2021

Publicação do resultado preliminar

Até as 18h de 19/04/2021

Recursos

Até as 18h de 20/04/2021

Publicação do resultado final

Até as 18h de 23/04/2021

Assinatura dos termos de apoio

27/04/21

da propriedade intelectual

Os direitos de Propriedade Intelectual que  possam resultar das pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, realizadas através da aplicação dos recursos destinados a este apoio, seguirão os requisitos constantes no Regulamento de Propriedade Intelectual da UTFPR, Deliberação 05/2007. E, em sendo necessário, a possibilidade de celebração de termo próprio de reconhecimento de titularidade e co-titularidade. 

DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

13.2 Os projetos avaliados que não se enquadram como inovação, serão desclassificados. Entende-se por inovação no presente escopo, produtos ou processos com potencial registro de patente de invenção ou patente de modelo de utilidade - PI ou MU.

13.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas por comissão formada pela DIREC, observada a legislação vigente.

PUBLICAÇÃO

14.1 O presente edital será publicado na página do Câmpus da UTFPR Dois Vizinhos - PR.

foro

15.1  No caso de litígios ou divergências oriundas do presente Edital, no tocante à execução, os partícipes envidarão os seus esforços no sentido de dirimir inicialmente pela via amigável.

15.2 Para dirimir as questões oriundas deste instrumento de Acordo, fica eleito de comum acordo o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária de Francisco Beltrão, do Estado do Paraná, com expressa renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja.

 

 

Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor geral

UTFPR Câmpus Dois Vizinhos


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 08/03/2021, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1927566 e o código CRC (and the CRC code) 28734DBF.



ANEXOS AO EDITAL 02/2021 DIREC-DV

 

ANEXO I – PROPOSTA

EDITAL 02/2021 DIREC-DV - Apoio à execução de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC Área temática "INOVAÇÃO" (pedido de patente)

DADOS PESSOAIS

NOME

 

EMAIL:      

 

NÚMERO DE MATRÍCULA:

 

TELEFONE:

 

CURSO:

 

NOME PROFESSOR ORIENTADOR:

 

 

 

Informações Técnicas do TCC

 

TITULO PROPOSTO PARA O TCC:

 

 

 

 

DESCREVA RESUMIDAMENTE QUAL É A INOVAÇÃO PROPOSTA EM SEU TCC

 

 

 

 

QUAL PROBLEMA SUA INVENÇÃO RESOLVE

 

 

 

 

QUAL A PRINCIPAL APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DESENVOLVIDA

 

 

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

 

 

 

QUAL O DIFERENCIAL/VANTAGENS DA INOVAÇÃO PROPOSTA EM RELAÇÃO AS JÁ EXISTENTES

 

 

 

 

EXISTE PARCERIA COM ALGUMA EMPRESA: Obs.: Em havendo parceria com empresa, encaminhar documento da empresa, pode ser um e-mail citando a referida intenção. Obrigatoriamente se faz necessário a formalização desta parceria no decorrer

 

 

 

 

PESQUISA DE ANTERIORIDADE: Realizar a busca de anterioridade, envolvendo patentes (exemplos de Bases de Patentes: site do INPI, googlepatents), artigos científicos, teses, trabalhos de congresso e/ou qualquer outro tipo de publicação. Citar a Base ou referência bibliográfica e/ou Nome do documento pesquisado

 

 

 

 

 

 

ANEXO II – TABELA DE CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DAS PROPOSTAS

EDITAL 02/2021 DIREC-DV - Apoio à execução de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC Área temática "INOVAÇÃO" (pedido de patente)

 

                                      Tabela 01: Critérios de pontuação da proposta

ITEM

CRITÉRIO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

01

O problema a ser tratado na proposta está bem delimitado, explicitado de forma clara e com uma proposta tecnicamente embasada para a solução

30

02

Análise técnica da proposta (coerência, justificativa e resultados esperados)

20

03

Vantagens da tecnologia proposta em relação as já existentes

20

04

Realização de busca/pesquisa de anterioridade em site oficial do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial

(www.inpi.gov.br)

(Evidência da possibilidade em realizar depósito de pedido de patente, atendendo ao disposto no art. 8 da seção I do capítulo II da lei 9.279 de 14 de maio de 1996 a qual regula direitos e obrigações relativos a propriedade industrial.

10

05

Parceria com empresa para desenvolvimento do produto e/ou processo inovador com possibilidade de pedido de patente

20

Total de: 100 pontos


Referência: Processo nº 23064.003874/2021-11 SEI nº 1927566