Boletim de Serviço Eletrônico em 09/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PONTA GROSSA

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PG

 

EDITAL nº 03/2021 DIRGRA-PG

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em conjunto com a Tutora do grupo PET Engenharia Química,no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005, tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria 976, de 27 de julho de 2010, torna público que estão abertas as inscrições para processo seletivo para ingresso de alunos no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET.

1. PREÂMBULO

1.1. O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:

1.1.1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

1.1.2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

1.1.3. Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

1.1.4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

1.1.5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.

1.1.6. Estimular a vinculação dos grupos às áreas prioritárias e às políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa de Educação Tutorial está vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESu, subordinada ao Ministério da Educação – MEC, sendo orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem os seguintes objetivos:

I – desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

II – contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

III – estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

IV – estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

V – estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

3. DAS VAGAS

Este Edital destina-se ao preenchimento de vagas com bolsa.

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO.

Poderão candidatar-se os alunos, que atendam às seguintes condições:

I – Estar regularmente matriculado como estudante de graduação do curso de Engenharia Química, a partir do segundo período do curso;

II – Não ser bolsista de qualquer outro programa;

III– Apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,65;

V – Ter disponibilidade para dedicar-se vinte horas semanais (24 hora/aula) às atividades do programa.

5. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser realizadas no período de 12 de abril de 2021 até 2 de maio de 2021. As inscrições deverão ser feitas através do site do PET-EQ-PG (https://pet-pg.wixsite.com/pet-eq/linksuteis)

6.DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão enviar para o e-mail pet-pg@utfpr.edu.br, os documentos a seguir, em um único arquivo pdf:

  1. Cópia do histórico escolar do curso de graduação

  2. Atividades didáticas não presenciais que está participando com o demonstrativo de horário e o preenchimento pelo aluno dos horários disponíveis ao PET

  3. Certificados de participação de eventos PET-EQ (até 5 certificados)

7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Professores do DAENQ e alunos petianos poderão participar durante a entrevista. Após as perguntas da banca, o candidato deverá fazer uma apresentação de uma nova atividade para o PET-EQ que será avaliada pelos alunos petianos. A apresentação deverá ter uma duração de no máximo 10 minutos. A seleção dos alunos será feita pelo tutor que classificará os candidatos de acordo com os critérios abaixo.

8. DA ENTREVISTA

As entrevistas dos candidatos serão distribuídas nos dias 4/05/2021 a 7/05/2021. A entrevista ocorrerá individualmente por ordem alfabética através do Google Meet. O link, o dia e o horário da entrevista serão enviados no dia 3/05/2021 ao e-mail do candidato informado na inscrição. Os candidatos deverão participar da entrevista, caso contrário serão eliminados.

9. DO DESEMPATE

Caso ocorra empate, o desempate será efetuado aplicando-se os critérios abaixo em ordem de prioridade.

1º –Candidatos que tenham entrado por meio de cotas.

2º – Candidatos que estejam no maior período terão prioridade.

10. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

O resultado será divulgado até o dia 15/05/2021 no perfil do Facebook do PET – EQ.

11. CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus.

 

 

 

 

Prof. Lourival A. de Góis

Diretor de Graduação e 

Educação Profissional

Câmpus Ponta Grossa 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LOURIVAL APARECIDO DE GOIS, DIRETOR(A), em (at) 09/03/2021, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1927642 e o código CRC (and the CRC code) 3A7E1861.



 


Referência: Processo nº 23064.011330/2021-14 SEI nº 1927642