Boletim de Serviço Eletrônico em 10/03/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRO-REITORIA DE GRAD.E EDUC.PROFISSIONAL

EDITAL 26/2021 - PROGRAD

SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA O APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA GRADUAÇÃO DA UTFPR - ÁREAS TRANSVERSAIS

 

O Pró-Reitor de Graduação  e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes bolsistas e voluntários para atuarem como apoio no desenvolvimento dos Recursos Educacionais Abertos descritos neste Edital e no Edital 38/2020 PROGRAD - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos na Graduação da UTFPR - Áreas Transversais (retificado em 29/01/2021, 08/02/2021, 12/02/2021 e 26/02/2021). O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

 

1. DO OBJETO

O presente edital de fomento ao ensino tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UTFPR, para atuarem como bolsistas ou voluntários no Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos da UTFPR - Áreas Transversais (REA-AT), nos projetos elencados no Anexo I do presente edital, conforme Resultado Final (retificado em 08/03/2021) do Edital 38/2020 - PROGRAD - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos na Graduação da UTFPR - Áreas Transversais (retificado em 29/01/2021, 08/02/2021, 12/02/2021 e 26/02/2021).

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1 As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR, Ação 20RK (Funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior), Fonte 8100000000, Classificação da despesa: 339018.01 - Bolsas de Estudo no País. 

 

3. DAS NORMAS GERAIS

3.1 - Os recursos deste edital destinam-se ao apoio aos projetos para o desenvolvimento dos REA-AT elencados no Anexo I, conforme Resultado Final (retificado em 08/03/2021) do Edital 38/2020 - PROGRAD - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos na Graduação da UTFPR - Áreas Transversais (retificado em 29/01/2021, 08/02/2021, 12/02/2021 e 26/02/2021).

3.2 Serão disponibilizadas 51 (cinquenta e um) cotas de bolsas. Cada cota de bolsa corresponde a 3 (três) parcelas de R$ 600,00 (seiscentos Reais), a serem repassadas mensalmente,  por um período de até 3 (três) meses, conforme o cronograma no Anexo II.

3.3 - A concessão das bolsas de apoio está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

3.4 - O valor da bolsa concedida aos estudantes será depositado em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante, no Banco do Brasil (Banco 001) ou Caixa Econômica Federal (Banco 104).

3.4.1 – A responsabilidade pela abertura de conta bancária ou conta poupança é do estudante selecionado.

3.5 - Os estudantes bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR, em regime de 20 (vinte) horas semanais, que poderão ocorrer de forma presencial, semipresencial ou não presencial, a critério do coordenador do projeto, e desde que obedecidas as condições de segurança sanitárias e com autorização da legislação e pela comissão de biossegurança do campus .

3.6 - A critério do coordenador do projeto, poderão ser selecionados estudantes voluntários.

3.6.1 - Os estudantes voluntários exercerão suas atividades em regime máximo de 12 (doze) horas semanais, que poderão ocorrer de forma presencial, semipresencial ou não presencial, a critério do coordenador do projeto , e desde que obedecidas as condições de segurança sanitárias e com autorização da legislação e pela comissão de biossegurança do campus.

3.7 – O coordenador do projeto definirá os horários e as atividades exercidas pelos estudantes (bolsistas e voluntários) selecionados.

 

4. DAS VAGAS

4.1 - As vagas para este edital, bem como os requisitos dos candidatos, específicos para cada projeto, estão detalhados no Anexo I.

 

5. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA E VOLUNTÁRIO

 Constituem-se atribuições do estudante selecionado neste edital:

5.1 - Cumprir a carga horária prevista no projeto, preencher ficha de frequência e elaborar relatório de atividades.

5.2 - Participar das reuniões e capacitações promovidas pela UTFPR.

5.3 - Auxiliar o docente, coordenador do projeto, nas tarefas de desenvolvimento dos REA, que devem ser compatíveis com a proposta do projeto contemplado, sua capacidade e nível de formação.

5.4 - Desenvolver as atividades previstas pelo coordenador da proposta, para os estudantes bolsistas e voluntários.

5.5 - Participar de atividades institucionais, que promovam os REA desenvolvidos no projeto.

5.6 -  Elaborar relatórios de acordo com as solicitações do professor coordenador do projeto.

5.7 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

5.8 - Para estudante bolsista, caso seja selecionado para outra função com bolsa da universidade, deverá informar imediatamente o coordenador do projeto para que este solicite imediatamente o seu desligamento como bolsista do presente edital.

 

6. DAS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DO PROJETO

 Constituem-se atribuições do docente coordenador do projeto:

6.1 - Classificar e selecionar os estudantes bolsistas e voluntários para a execução do projeto elencado no Anexo I (ver também item 8).

6.1.1 - As inscrições dos estudantes serão gerenciadas pela PROGRAD, que fornecerá aos coordenadores dos projetos, por canal e procedimento a serem informados em momento oportuno, a lista contendo os nomes e contatos dos inscritos em cada projeto do Anexo I.

6.1.2 - O coordenador deverá informar o resultado da classificação e seleção dos estudantes à PROGRAD conforme cronograma no Apêndice II, por canal e procedimento e a serem divulgados em momento oportuno, para que seja realizada a divulgação, na forma de resultado preliminar.

6.1.2.1 - Caso o coordenador não realize a classificação e seleção dos estudantes ou não informe o resultado, entende-se que o projeto não é exequível e, portanto, será cancelado.

6.1.3 - O resultado da classificação consiste no ranqueamento de todos os candidatos inscritos no projeto, à exceção daqueles desclassificados. Caso o candidato seja desclassificado, este também deverá constar no resultado da classificação, sem posição no ranking.

6.1.4 - A seleção consiste na atribuição a cada um dos candidatos inscritos no projeto, na ordem do ranqueamento obtido na classificação, de uma das seguintes categorias: Bolsista; Voluntário; Não Selecionado.

6.1.5 - Em caso de desistência ou vacância do Bolsista ou Voluntário, durante o período de vigência do edital, o coordenador do projeto deverá convocar o candidato Não Selecionado, respeitando o ranqueamento publicado no resultado final.

6.1.6 - O número de cotas de bolsa para cada projeto, isto é, o número de bolsistas permitidos, encontra-se no Anexo I.

6.1.7 - Fica a cargo do coordenador do projeto estabelecer o número de estudantes voluntários selecionados para o projeto.

6.2 - Criar e manter um processo SEI atualizado com informações e documentos pertinentes, para a comprovação e registro da execução do projeto conforme condições estabelecidas neste Edital e demais legislações correlatas aplicáveis.

6.2.1 - Deverão constar, obrigatoriamente: proposta do projeto; dados cadastrais da equipe executora (coordenador, colaborador, bolsista, voluntário); descrição e autorização de eventuais alterações no projeto; relatórios parciais caso previstos; ficha de frequência dos bolsistas e voluntários.

6.2.2 - As informações e instruções para a abertura e manutenção desse processo SEI serão fornecidas aos coordenadores dos projetos, em momento oportuno.

6.3 - Consultar a PROGRAD, por canal e procedimento a serem informados em momento oportuno, sempre que forem necessárias alterações no desenvolvimento do projeto.

6.4 - Caso julgue conveniente para a execução das atividades, o coordenador poderá agregar membros à equipe executora (Professores colaboradores e Estudantes voluntários) durante a vigência do projeto, sem a necessidade de consultar a PROGRAD.

6.5 - Estabelecer as atividades a serem realizadas pelos bolsistas e voluntários.

6.6 - Organizar e acompanhar as etapas de desenvolvimento do projeto.

6.7 - Acompanhar as atividades realizadas pelos bolsistas.

6.8 - Realizar a seleção e/ou substituição de bolsistas sempre que necessário.

6.9 - Seguir os prazos definidos no cronograma, disponibilizado no Anexo II, deste edital.

6.10 - Ao final do projeto entregar os REA e o relatório previsto, conforme cronograma no Apêndice II.

6.11 - Informar a PROGRAD, por canal e procedimento a serem informados em momento oportuno, a ficha de frequência  e dados bancários do bolsista para que seja providenciado o pagamento mensal da bolsa.

6.12 -  Realizar os ajustes recomendados nos REA ou relatório final, quando solicitados.

6.13 - Solicitar imediatamente o desligamento do presente edital do estudante bolsista, caso este seja selecionado para outra função com bolsa da universidade.

  

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma no Anexo II.

7.2 - Para concorrer ao processo de seleção como bolsista, o candidato deverá:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR.

b) Atender os requisitos específicos para candidatura a cada projeto, no Quadro 3 do Anexo I.

c) Não ser bolsista em qualquer outro programa da UTFPR, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil Emergencial Covid-19, se for o seu caso.

d) Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

7.3 - Para que que possa ser selecionado como voluntário, o candidato deverá:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR.

b) Atender os requisitos específicos para candidatura a cada projeto, no Quadro 3 do Anexo I.

c) Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

7.4 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line indicado na página deste edital, disponível em http://portal.utfpr.edu.br/editais.

7.5 - Caso mais de uma inscrição seja apresentada será considerada, para fins de classificação e seleção neste edital, apenas a realizada por último, conforme protocolo de inscrição.

7.6 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital, tampouco, após o prazo final de recebimento estabelecido no cronograma no Apêndice II.

 

8. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

8.1 - A classificação e seleção dos candidatos inscritos em cada projeto será realizada pelo docente coordenador do respectivo projeto.

8.2 - Os procedimentos e critérios para classificação e seleção serão estabelecidos pelo docente coordenador do projeto.

8.3 - O coordenador do projeto poderá entrar em contato com os candidatos para solicitar informações, documentos, preenchimento de formulários, entrevistas, entre outros, caso julgue pertinente para o processo de classificação e seleção.

8.4 - O resultado do processo de classificação consiste no ranqueamento ou desclassificação dos candidatos a um projeto. Caso ranqueado, o estudante pode ser selecionado, de acordo com o ranqueamento, para uma das seguintes categorias: Bolsista; Voluntário; Não Selecionado.

8.5 - Serão classificados e selecionados os candidatos que forem considerados aptos pelo coordenador do projeto.

 

9. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

9.1 - O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma no Anexo II.

9.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico: diregrad@utfpr.edu.br, até às 23h59min do dia 26 de março de 2021, com assunto RECURSO EDITAL 26/2021 - PROGRAD.

9.3 - O resultado final  da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela PROGRAD, conforme cronograma no Anexo II.

 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 - A equipe executora (docentes e discentes) receberá certificados de participação referentes ao edital.

10.2 - Todos os recursos produzidos com o apoio do presente Edital, que sejam passíveis de proteção de propriedade intelectual, terão seu direito de propriedade cedido à UTFPR, sem ônus, atendendo ao Regulamento da Propriedade Intelectual da UTFPR.

10.3 - A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela PROGRAD ou pela DIRGRAD, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada, mediante oportunidade do contraditório e de ampla defesa.

10.4 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

10.5 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela PROGRAD, observada a legislação vigente.

10.6 - Ao participarem do presente edital, docentes e discentes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

10.7 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais

10.8 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

  

 

Curitiba, 10 de março de 2020.


 

Assinaturas eletrônicas:

 

 

 Jean-Marc Stéphane Lafay

Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JEAN MARC STEPHANE LAFAY, PRO-REITOR(A), em (at) 10/03/2021, às 15:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23064.045345/2020-03

SEI nº 1930825

ANEXO I
DADOS DOS PROJETOS REA-AT

 

Quadro 1: Siglas para as Áreas Transversais, adotadas na identificação dos projetos (ID) nos Quadros 2 e 3.

Sigla

Área Transversal

CH

Ciclo de Humanidades: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes, Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida

FI

Física

MT

Matemática

MA

Meio Ambiente

QB

Química e Biologia

 

Quadro 2: Discriminação dos projetos.

ID do Projeto

Professor coordenador do projeto

Campus

Título do projeto

Cotas de bolsa

CH01

Ana Beatriz Matte Braun

Guarapuava

Prática de leitura e escrita em inglês para engenharia

1

CH02

Ana Paula Myszczuk

Curitiba

Podcast sobre planejamento urbano, economia e direito

1

CH03

Carolina Fernandes da Silva Mandaji

Curitiba

Descubra UTFPR – produção de materiais gráficos e audiovisuais para disciplinas extensionistas

1

CH04

Égide Guareschi

Pato Branco

Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para aulas de Comunicação Oral e Escrita.

2

CH05

Fabiana Vanessa Achy de Almeida

Curitiba

O desenvolvimento de recursos educacionais abertos multissensoriais para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

2

CH06

Katia Elisa Prus Pinho

Curitiba

Videoaulas: Anatomia em Foco

2

CH07

Marco André Mazzarotto Filho

Curitiba

Videoaulas sobre design thinking e criatividade

1

CH08

Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza

Curitiba

E-book: O Naturalismo na Economia

2

CH09

Marizete Righi Cechin

Guarapuava

Roteiro para fala em evento acadêmico.

1

CH10

Natalia de Lima Bueno Birk

Ponta Grossa

Tecnologia Social na Educação: Um Guia Pedagógico ao Docente do Ensino fundamental

2

CH11

Samoara Viacelli da Luz

Pato Branco

Qualidade de Vida do Estudante Universitário

1

CH12

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

Curitiba

MOOC de orientação para a elaboração de Plano de ensino, Unidade Didática e Plano de Aula para o Ensino Híbrido Inclusivo

3

FI01

Anna Luiza Metidieri Cruz Malthez

Curitiba

Elaboração de banco de questões e avaliações para disciplina de física teórica 3 (eletromagnetismo)

2

FI02

Antônio Carlos Amaro de Faria Júnior

Guarapuava

Recursos de Interação Educacional Digital Aplicados à Física, Química, à Matemática e às Engenharias usando o Scilab e o Python

2

FI03

Jeconias Rocha Guimarães

Francisco Beltrão

A física no contexto da exploração espacial

1

FI04

Keli Cristina Maurina

Pato Branco

Vídeos interativos H5P no curso “(Re)visando Física”

1

FI05

Patrícia Mellero Machado Cardoso

Apucarana

Videoaulas para o ensino de beneficiamento primário têxtil e tecnologia da confecção 2

1

MT01

Adriana Sbardelotto Di Domenico

Dois Vizinhos

Recursos Educacionais Abertos para o estudo de Cálculo 1: nas Ciências Agrárias, Engenharias Ambiental e Florestal.

2

MT02

Ana Paula Chaves Steinmacher

Campo Mourão

Desenvolvimento de chatbot para fixação de conteúdo matemático

1

MT03

André Luiz Satoshi Kawamoto

Campo Mourão

Podcasts de Teoria dos Grafos

1

MT04

Caroline Dall'Agnol

Dois Vizinhos

Um banco de questões de aplicações do Cálculo Diferencial e Integral 1 nas BioEngenharias

1

MT05

Erika Patricia Dantas de Oliveira Guazzi

Campo Mourão

Jogos Educativos no Moodle sobre Sistemas de Equações Lineares, Retas e Planos

1

MT06

Flávio Luiz Rossini

Campo Mourão

Métodos de Matemática Aplicada: Simulador de Entrada-Saída Periódica de Circuito (MMA-SESPC)

2

MT07

Gustavo Henrique Dalposso

Toledo

Videoaulas de cálculo numérico utilizando a linguagem de programação R

1

MT08

Iara da Cunha Ribeiro da Silva

Ponta Grossa

Desenvolvimento de banco de questões no moodle com auxílio do pacote exams da linguagem de programação R para a disciplina de cálculo numérico

1

MT09

Luciana Boemer Cesar Pereira

Dois Vizinhos

Banco de questões à luz da contextualização para o ensino de álgebra linear na área ciências agrárias

1

MT10

Marcos Silvano Almeida

Campo Mourão

Aplicativo de Quiz com Gamificação

2

MT11

Nara Bobko

Curitiba

Tutorial Virtual de Introdução ao GeoGebra

1

MT12

Rosangela Aparecida Botinha Assumpção

Toledo

Curso de Probabilidade e Estatística desenvolvido a partir do software Python

1

MT13

Viviane Cristhyne Bini Conte

Apucarana

Produção de videoaulas e materiais didáticos para aplicação de softwares livres na disciplina de Cálculo Numérico: uma abordagem prática.

1

MT14

Reginaldo Nunes de Souza

Apucarana

Métodos de Matemática Aplicada: Simulador da Série de Fourier (MMA-SSF)

2

MA01

Eudes José Arantes

Campo Mourão

Utilização de Ferramentas de Fluido Dinâmica Computacional (CFD) no ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos na Engenharia Ambiental e Sanitária.

1

MA02

Pedro Valério Dutra De Moraes

Dois Vizinhos

Imagens digitais de sintomas de herbicidas em culturas

1

QB01

Augusto Cesar Gracetto

Apucarana

Físico Química 2: material de apoio ao estudante

1

QB02

Eder da Costa dos Santos

Francisco Beltrão

Microbiologia como jamais foi vista.

1

QB03

Lucimara Lopes da Silva

Londrina

Desenvolvimento de Experimentos Didáticos e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na área de Físico-Química.

1

QB04

Patricia Rossi

Dois Vizinhos

E-book ilustrado para ensino de Citologia

2

 

Quadro 3: Requisitos para os estudantes candidatos aos projetos.

ID do Projeto

Cotas de bolsa

Requisitos para os estudantes candidatos

CH01

1

Conhecimento de língua inglesa ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Estar cursando a partir do 4° período de graduação em engenharia. Capacidade e disposição para pesquisa nas diferentes áreas de engenharia.

CH02

1

Graduação – Comunicação Organizacional: O recrutamento de alunos deste curso será preferencial àqueles que se encontrem matriculados a partir de 5o período do curso, momento em que já terão cursados disciplinas fundamentais, como Comunicação Oral e Escrita (1o período); Língua e Comunicação (2o período); Criação publicitária (3o período); Editoração (4o período); e estarão cursando ou já terão concluído (se mais adiante no curso) a disciplina de Audiovisual (5o período). Graduação – Tecnologia em Design Gráfico: Serão admitidos alunos a partir do 3o período do curso, uma vez que já terão cursado disciplinas consideradas fundamentais, como Processos Gráficos, Desenho Gráfico e de Observação e Teoria da Cor (1o período); Fundamentos do Projeto Gráfico e Ilustração (2o período); e estarão cursando ou já terão concluído (se mais adiante no curso) as disciplinas de Tipografia, Ilustração 2 e Tratamento de Imagem (3o período). Graduação – Bacharelado em Design: Serão admitidos alunos a partir do 4o período do curso, uma vez que já terão cursado as disciplinas de Comunicação Oral e Escrita, Teoria da Cor, Desenho 1 (1o período); Ilustração 1, Processo de Produção Gráfica 1, Computação Gráfica 1 (2o período); Ilustração 2, Processos de Produção Gráfica 2, Computação Gráfica 2 e Desenho 2 (3o período); e estarão cursando ou já terão concluído (se mais adiante no curso) as disciplinas de Teoria do Design 1, Processos de Produção Gráfica 3 e Fotografia (4o período). Graduação – Licenciatura em Letras Português: Serão admitidos alunos a partir do 4o período do curso, uma vez que já terão cursado as disciplinas consideradas essenciais de Prática de Ensino de Produção Textual, Linguagem e Tecnologia (1o período); Fonética e Fonologia (2o período); Leitura em diferentes Mídias (3o período); e estarão cursando ou já terão concluído (se mais adiante no curso) as disciplinas de Sintaxe e de Estudos do Texto (4o período). A principal integração teórica e prática se dará pela revisão textual dos roteiros de entrevista e da comunicação escrita realizada no site e nas redes sociais para divulgação dos episódios do podcast. Neste caso, observa-se grande potencial de complementariedade das atividades a serem desempenhadas com os discentes dos cursos de Letras e Comunicação Organizacional. Graduação – Licenciatura em Letras Inglês: Serão admitidos alunos a partir do 4o período do curso, uma vez que já terão cursado as disciplinas consideradas essenciais de Língua Inglesa Elementar, Linguagem e Tecnologia (1o período); Estudos dos Sons da Fala, Estudos da Tradução e Ensino de Línguas, Língua Inglesa – Básico 1, Estudos do Texto, Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglesa 1 (2o período); Língua Inglesa – Básico 2, Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglesa 2, Fonética e Fonologia (3o período); e estarão cursando ou já terão concluído (se mais adiante no curso) as disciplinas de Língua Inglesa – Intermediário 1, Laboratório em Leitura e Escrita em Língua Inglesa 3, Estudos de Tradução 2 (4o período). Graduação – Licenciatura em Administração: Excepcionalmente para a primeira etapa do projeto, serão admitidos até dois alunos desse curso, a partir do 7o período, uma vez que já terão cursado a disciplina de Gestão de Processos (5o período); e estarão cursando a disciplina de Elaboração e Gestão de Projetos (7o período), justamente para auxiliar nas tarefas de desenho, mapeamento e documentação dos processos operacionais para gravação, edição e publicação dos episódios do podcast.

CH03

1

Graduando em Comunicação, Design ou Licenciatura em Letras; experiência e/ou interesse em linguagem audiovisual.

CH04

2

Ser aluno regularmente matriculado em qualquer curso de graduação da UTFPR dando preferência, quando possível, a alunos do curso de Letras ou àqueles que já tenham cursado essa disciplina (alunos a partir do 2o período); b) ter domínio de ferramentas de edição de texto, imagem e vídeo.

CH05

2

Nível intermediário em inglês, conhecimento de edição de áudios e vídeos.

CH06

2

Bolsista 1: operar câmara e realizar filmagem de videoaulas, edição de vídeos. Bolsista 2: elaborar formulários, elaborar e manter a página do projeto no Instagram. Para ambos bolsistas: alunos da UTFPR que cursaram ou estão cursando as disciplinas de Anatomia. Como apenas o Campus Curitiba oferta Cursos da Área de Saúde, os alunos terão que ser deste Campus.

CH07

1

Ter experiências com métodos e técnicas de criatividade e design thinking. Ter habilidades de edição de vídeos.

CH08

2

Bolsista 1: discente do Curso de Comunicação; ter cursado e sido aprovado na disciplina de Economia. Bolsista 2: Discente do Curso de Design.

CH09

1

Capacidade de localizar livros e artigos que tratam de oratória no meio acadêmico. Capacidade de leitura avançada, em que se consegue cotejar informações. Capacidade de escrita com domínio da norma culta da Língua Portuguesa. Capacidade de resumo e síntese de informações. Domínio do conceito do que é um folder. Domínio das técnicas de editoração de texto. Criatividade para criar um material simples e eficiente, com muita informação.

CH10

2

Graduando das áreas de Biologia, Ciências Naturais, Engenharia ou Letras que se identifiquem com a temática do projeto. Habilidade e experiência com ilustrações.

CH11

1

Conhecimento sobre edição de vídeos e de construção de sites.

CH12

3

Bolsistas 1 e 2: habilidade de gravação edição de vídeo. Bolsista 3: aluno das Licenciaturas Física/ Letras Português/ Letras Inglês/ Matemática/ Química.

FI01

2

Estar nos últimos períodos dos cursos de licenciatura em física ou engenharias.

FI02

2

Aluno de Engenharia ou Bach/Lic em Física, Matemática ou Ciências.

FI03

1

Utilizar softwares de código aberto para edição dos vídeos. Estar cursando, no mínimo, o 5º período dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de alimentos ou Engenharia ambiental. Possuir compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento do Projeto.

FI04

1

Ter concluído a disciplina Física 1 (FI21NB ou equivalente) na graduação; Habilidades básicas em informática; De preferência acadêmico(a) de Engenharia de Computação; Desenvoltura para trabalho em grupo; Compromisso e assiduidade

FI05

1

Conhecimento em edição de vídeo e áudio.

MT01

2

Acadêmico da UTFPR-DV . Que já tenha cursado a disciplina de Cálculo 1, apresentado uma boa nota na mesma, que tenha facilidade e goste de trabalhar com tecnologias.

MT02

1

Cursando Bacharelado em Ciência da Computação Campus Campo Mourão (3o período ou superior). Conhecimento básico de Python. Conhecimento básico de GitHub. Conhecimento básico de aplicações web.

MT03

1

Aluno com experiência em preparação de pautas para podcasts, gravação e edição de áudio; que esteja cursando ou que já tenha cursado a disciplina de Teoria dos Grafos

(ou correspondente); que conheça as licenças para distribuição de conteúdo aberto; e que tenha interesse em aprimorar conhecimentos na área.

MT04

1

Estudante de graduação que já tenha cursado a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 ou Cálculo A, desejável familiaridade com o Moodle.

MT05

1

a) já ter cursado com êxito a disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear; b) ter computador próprio com acesso a internet; c) ter domínio de ferramentas de edição de texto (preferencialmente Latex), imagem e vídeo.

MT06

2

Estudantes do campus Campo Mourão que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina Métodos de Matemática Aplicada do curso de Engenharia Eletrônica. Conhecimentos básicos em programação MATLAB ou Octave.

MT07

1

Ter sido aprovado na disciplina de Cálculo Numérico; Ter conhecimento da linguagem de programação R; Ter conhecimento sobre gravação de vídeos no software OBS Studio.

MT08

1

Ter cursado a disciplina de Cálculo Numérico; Ter noção das linguagens de programação Matlab ou Octave.

MT09

1

Graduando da UTFPR-DV que tenha cursado a disciplina de Álgebra Linear.

MT10

2

Habilidade em programação. Desejável experiência com desenvolvimento web e mobile.

MT11

1

GeoGebra (nível intermediário); LaTeX (básico); Kdenlive (básico); Conteúdos de Matemática (desejável Cálculo 1, Geometria Analítica e Álgebra Linear).

MT12

1

Discentes do curso de engenharia da computação ou engenharia eletrônica, que já tenha sido aprovado na disciplina de Probabilidade e Estatística e tenha conhecimento de Python.

MT13

1

Graduando em um dos cursos de Engenharia do campus que tenha cursado e sido aprovado com nota superior a 8,0 na disciplina de Cálculo Numérico.

MT14

2

Ter concluído com êxito a disciplina de Métodos de Matemática Aplicada do curso de Engenharia Eletrônica do campus de Campo Mourão. Deverão possuir ótimo ou bom desempenho na disciplina, proativos na resolução de problemas no contexto de engenharia, e apresentar conhecimentos de programação em Matlab ou Octave.

MA01

1

Aluno dos cursos de Engenharia Ambiental ou Engenharia Civil.

MA02

1

Aluno dos cursos de Agronomia cursando ou aprovados na disciplina Plantas Daninhas. Ter interesse e comprometimento em realizar as tarefas de implantação dos plantios e coletas das informações.

QB01

1

Estar cursando ou ter cursado a disciplina de físico-química 2.

QB02

1

Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR-FB, e estar cursando, no mínimo, o 6º período do curso. Possuir coeficiente de rendimento acadêmico (CR) igual e/ou superior a 8,0. Haver cursado a disciplina BIO002- 3EA - Microbiologia Geral, e não ter sido reprovado (falta ou nota) na mesma. Ter disponibilidade diária para reuniões (de segunda à sexta-feira) com o coordenador do projeto.

QB03

1

Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Química – Câmpus Londrina. Ter carga horário disponível de 20h semanais para a realização do projeto. Ter conhecimento ou estar disposto a aprender gravação e edição de filmagens. Ter bom conhecimento de Power Point. Estar disposto a aprender apresentações no Canva.

QB04

2

Bolsista 1: Aluno dos cursos de Zootecnia, Biologia, Engenharia de Bioprocessos que tenha sido APROVADO nas disciplinas de Histologia Animal e/ou Biologia Celular. Ter AFINIDADE e GOSTAR dos conteúdos de citologia, pois terá que elaborar resumos sobre o conteúdo de citologia. Bolsista 2: aluno de Zootecnia, Biologia, Engenharia de Bioprocessos que tenha sido APROVADO nas disciplinas de Histologia Animal e/ou Biologia Celular. Ter AFINIDADE e GOSTAR dos conteúdos de citologia, pois terá que elaborar ilustrações sobre o conteúdo de citologia.

 

Quadro 4: Cotas de bolsa e projetos por Área Transversal.

Área Transversal

Cotas de Bolsa 

Projetos

Ciclo de Humanidades: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes, Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida

19

12

Física

7

5

Matemática

18

14

Meio Ambiente

2

2

Química e Biologia

5

4

TOTAL

51

37

 

ANEXO II
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

 

Atividade

Data ou período

Inscrição dos candidatos

12.mar.2021 a 17.mar.2021

Seleção e classificação dos candidatos pelos coordenadores dos projetos

18.mar.2021 a 22.mar.2021

Divulgação do resultado preliminar da seleção e classificação

até 25.mar.2021

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar

até às 23h59 do dia 26.mar.2021

Resultado da interposição de recursos quanto ao resultado preliminar

29.fev.2021

Divulgação do resultado final

até 30.mar.2021

Início das atividades dos bolsistas

01.abr.2021

Término das atividades dos bolsistas

30.jun.2021