Boletim de Serviço Eletrônico em 11/03/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

PRO-REITORIA DE GRAD.E EDUC.PROFISSIONAL

EDITAL 27/2021 - PROGRAD

SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA DISCIPLINA DE FRANCÊS PARA FINS ACADÊMICOS DIRECIONADA AOS PROGRAMAS DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIAS (INSA-LYON)

 

 

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para a Disciplina de Francês para Fins Acadêmicos CL70B destinada aos candidatos que pretendem participar do Programa de Dupla Diplomação em Engenharia entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto INSA-Lyon para a dupla diplomação e que estejam matriculados nos cursos de Engenharia nos 1º e 2º períodos integrantes dessa pareceria.

 

Visando um melhor preparo dos alunos que serão selecionados, o edital oferta uma Disciplina de Francês para Fins Acadêmicos, direcionada a esse Programa de Dupla Diplomação para Engenharias INSA-Lyon, com carga horária e atividades complementares obrigatórias que possibilitem a obtenção do nível exigido.  O Programa de Dupla-Diplomação firmado com o Instituto INSA-Lyon tem como um dos requisitos o nível A2 em Língua Francesa, atestado seja por meio de diplomas (DELF-DALF) ou declaração da Universidade, neste caso, a UTFPR.

 

1.DA DISCIPLINA E OBJETIVOS

 

1.1 A Disciplina de Francês para Fins Acadêmicos ofertada compreende uma carga horária de 120 horas de atividade, sendo 120 horas de aula e oficinas registradas pelo Projeto de Extensão Francês para Objetivos Específicos. A matrícula do aluno realizada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) automaticamente inscreve os alunos nas oficinas do Projeto de Extensão.

 

1.2 A Disciplina de Francês para Fins Acadêmicos direcionada aos Programas de Dupla Diplomação em Engenharias tem como objetivos:

a) preparar os estudantes de Bacharelado em Engenharia da UTFPR para a mobilidade internacional, o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana e para a vida acadêmica na França;

b) elevar a qualidade da formação acadêmica de estudantes de Bacharelado em Engenharia da UTFPR através da Disciplina de Francês para Fins Acadêmicos

c) contribuir para intercâmbios de discentes, entre as instituições, possibilitando o desenvolvimento da Língua Francesa em ambientes acadêmicos e profissionais.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

 

2.1 O aluno se compromete a frequentar a disciplina até seu término, além de continuar no curso de extensão que será ofertado de maio a junho, realizando as avaliações previstas para obtenção da Declaração de Nível A2 exigida pelo programa de dupla diplomação INSA-Lyon, mesmo que tenha seu aceite antes do término das aulas do cursode extensão, na segunda etapa, em junho de 2021, sob pena de nulidade da Declaração fornecida.

 

2.2 O material das aulas estará disponível no Moodle e Google Classroom e deve ser utilizado conforme as indicações da professora, sendo vedada sua difusão para outros alunos que não estejam inscritos no curso, já que constitui material de propriedade intelectual, sendo cabível as penalidades legais se o material for divulgado sem autorização.

 

2.3 A frequência e aprovação na Disciplina de Francês para Fins Acadêmicos direcionada aos Programas de Dupla Diplomação em Engenharias não implica em aceite no edital de seleção para a dupla diplomação.

 

3. DAS VAGAS E HORÁRIOS

 

3.1. Será ofertada uma turma com 35 vagas, para as aulas de Língua Francesa, sendo que somente podem se inscrever os alunos matriculados na disciplina Tópicos Matemáticos para Engenheiros. Sendo o número de inscritos nessa disciplina em Matemática maior do que 35 alunos, será feita uma seleção entre os inscritos, conforme os critérios constantes no Anexo 1.

 

3.2. As aulas compreendem atividades síncronas e assíncronas, sendo que os horários oficiais no sistema serão:

 

-Terças-Feiras, das 12h00 às 13h50;

-Quintas-Feiras, das 12h00 às 13h50;

-Sábados, das 13h00 às 18h40.

 

3.3. Os encontros síncronos devem acontecer nos horários estabelecidos com a professora para cada subgrupo, a fim de atender os diferentes horários dos Campus participantes. A presença nos horários síncronos é obrigatória e será computada no processo seletivo, sendo considerada para a primeira parte do processo classificatório.

 

3.4 Além das aulas, poderão ser agendadas oficinas extras conforme a necessidade dos alunos.

 

4. CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA INSCRIÇÃO

 

4.1 Poderão candidatar-se à inscrição para a disciplina os estudantes dos cursos de Bacharelado em Engenharia da UTFPR- Campus Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa, inscritos na disciplina Tópicos Matemáticos para Engenheiros para as vagas de Engenharia INSA-Lyon

 

4.2 Não estar matriculado em nenhuma disciplina que gere conflito de horário com o horário oficial no sistema, apresentado no item 3.2.

 

5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

5.1 Se o número de alunos for superior ao número de vagas ofertadas, haverá uma seleção conforme os critérios estabelecidos no Anexo 1.

 

5.2 Serão classificados os alunos com maior pontuação de acordo com os critérios do Anexo 1.

 

5.3 O aluno, com inscrição homologada, será matriculado na Disciplina CL70B, Francês para Fins Acadêmicos.

 

5.4 O aluno que não atender ao critério 4.2 será automaticamente desclassificado.

 

6. INSCRIÇÕES

 

6.1 As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente no período de 13/03/2021 a 14/03/2021;

 

6.2 Os candidatos devem enviar a inscrição completa pelo formulário online, anexando nele os documentos exigidos no respectivo formulário: https://forms.gle/FbHNqNi4JYXWGJDU6 .

 

6.3 Não serão aceitas inscrições fora de prazo e/ou incompletas;

 

6.4 Documentação exigida para a candidatura ao Programa de Dupla-Diplomação (DD):

a) Ficha de inscrição preenchida, disponível no link 6.2;

b) Histórico Escolar do Ensino Médio;

c) Diploma DELF, se houver;

d) Diplomas e Certificados oficiais de outras línguas estrangeiras, se houver.

 

6.5 Em caso de múltiplas inscrições do mesmo estudante, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.

 

6.6 As informações apresentadas pelo candidato, nesse processo seletivo, será de sua inteira responsabilidade, inclusive quanto à atualização delas para efeito de comunicação.

 

7. COMISSÃO DE SELEÇÃO

 

7.1 A comissão de seleção deste edital será composta por no mínimo três professores da UTFPR que façam parte da Comissão Permanente para seleção e formação de discentes para o programa de dupla diplomação Insa Lyon;

 

7.2 A classificação final dos candidatos da UTFPR será feita por meio de uma lista única com todos os estudantes dos câmpus envolvidos.

 

8. DO DESEMPATE

 

8.1 Em caso de empate, na média aritmética simples, dos pontos obtidos entre os candidatos, será selecionado o candidato com maior idade.

 

9. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

9.1 A divulgação do resultado preliminar do processo de seleção será publicada no endereço: http://portal.utfpr.edu.br/editais, até às 23h59min do dia 15/03/2021.

 

9.2 Os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos, poderão ser encaminhados, dirigidos à Comissão de Seleção, por meio do endereço eletrônico: dd-fr@utfpr.edu.br, até as 23h59min, do dia 16/03/2021.

 

9.3 Na interposição de recurso, o candidato deve informar o nome completo e apresentar suas razões, restritas aos motivos da desclassificação, vedada, nesta fase, a anexação de quaisquer documentos.

 

9.4 As respostas aos recursos serão encaminhadas, por meio de correio eletrônico, ao interessado, até o dia 17/03/2021.

 

9.5 A divulgação do resultado final do processo de seleção será publicada no mesmo endereço eletrônico informado no item "9.1", até às 23h59min do dia 18/03/2021.

 

10. DA DECLARAÇÃO DE NIVEL A2

 

10.1 para os alunos inscritos no curso serão realizadas duas avaliações, sendo:

a) a primeira avaliação em 29 de abril de 2021, no horário da aula, pela qual os alunos aprovados receberão a Declaração de Nível A2;

b) a segunda avaliação em 29 de junho de 2021, no horário da aula, também obrigatória para os alunos selecionados.

 

10.2. A Declaração de Nível A2 exigida para o processo seletivo dos editais INSA-Lyon será revogada caso o aluno não realize a segunda avaliação.

 

10.3 Os alunos que desejarem realizar somente a avaliação para obtenção da Declaração de Nível A2 poderão fazê-lo, por meio de inscrição disponível no link 6.2, escolhendo a opção “Apenas prova”. A prova será realizada no dia 29 de abril de 2021, no horário da aula.

 

10.4 O conteúdo da prova para os alunos inscritos somente para a obtenção da Declaração de Nível A2 será diferente do conteúdo para os alunos que frequentam a disciplina Francês para Engenharia INSA-Lyon.

 

10.5 Somente os alunos que comprovarem conhecimento do idioma francês equivalente no mínimo nível A2, conforme o QECR/ECF (Quadro europeu comum de referência / European Common Framework ofReference for Languages), através de certificado por testes reconhecidos internacionalmente (DELF, DALF), estão dispensados das provas.

 

10.6 Os alunos que obtiverem o nível A2 receberão seus certificados por e-mail.

 

10.7 Não haverá revisão de prova nem caberá recurso da nota atribuída.

 

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

11.1 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

 

11.2 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital, observadas a legislação vigente, serão dirimidas pela Comissão de Seleção/Coordenação do Duplo Diploma.

 

11.3 O presente Edital, possíveis adendos ou novos Editais de alterações no Edital original, assim como, seus resultados de seleção, interposição e classificação final serão publicados no mesmo endereço eletrônico informado no item "9.1". 

 

11.4 Fica estabelecido o Fórum da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Curitiba para dirimir eventuais questões decorrentes desse Edital.

 

 

Curitiba, 10 de março de 2021.

 (assinado eletronicamente)

JEAN-MARC STÉPHANE LAFAY

Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional

 

Para anexos use a seção a seguir:



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JEAN MARC STEPHANE LAFAY, PRO-REITOR(A), em (at) 11/03/2021, às 08:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1933381 e o código CRC (and the CRC code) 0346A652.




Referência: Processo nº 23064.011623/2021-00

SEI nº 1933381

SEÇÃO DE ANEXO 1

Pontuação para Classificação:

  1. Notas em Matemática no ensino médio: 4 pontos

a) Média inferior a 7,0 = 0 pontos

b) Média entre 7,0-8,0 = 2

c) Média entre 8,0-9,0= 3 pontos

d) Média 10,0= 4 pontos

  1. Certificado em Língua Francesa (TCF): 2 pontos
  2. Diploma em Língua Francesa (DELF): 3 pontos
  3. Notas em Língua Inglesa no ensino médio: 3 pontos
  4. Certificado em Língua Inglesa: 1 ponto
  5. Diploma em Língua Inglesa: 2 pontos
  6. Certificado em outra Língua Estrangeira: 1 ponto
  7. Diploma em outra Língua Estrangeira: 1 ponto
  8. Histórico Escolar do CALEM para Língua Estrangeira: 2 pontos
  9. Tempo de residência /estudos em outro pais estrangeiro: 1 ponto