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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV |
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EDITAL nº 007/2021 DIRGRAD/DIRGE - DV
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos (UTFPR - DV), faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção para Tutoria do Programa de Educação Tutorial (PET) do grupo PET Zootecnia (PET- ZOO) do Câmpus Dois Vizinhos, destinado ao provimento de 01 (uma) vaga de tutor(a), nos termos do presente Edital.
1. PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas no período de 15/03/21 até às 23h59min (horário oficial de Brasília) do dia 26/03/2021 de forma remota, por meio do e-mail da Assessoria Diretoria de Graduação e Educação Profissional (asgrad-dv@utfpr.edu.br), da UTFPR/Câmpus - DV. No e-mail, inserir no assunto: “Seleção TUTOR PET ZOOTECNIA 2021 – Edital 007/2021-DIRGRAD/DIRGE – Nome do candidato”. Caso o arquivo não possa ser carregado via email, o candidato poderá disponibilizar link de acesso compartilhado.
2. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Os candidatos à tutoria do PET- ZOO deverão apresentar no ato da inscrição, os documentos abaixo listados, preferencialmente, em arquivo único (pdf) e na ordem sequencial, conforme segue:
a) Formulário de inscrição preenchido (Anexo 1); Será permitida a assinatura digital do documento;
b) Currículo Lattes impresso e documentado;
c) Fotocópia carteira identidade e CPF (também será aceito a carteira de motorista);
d) Fotocópia do diploma de doutorado;
e) Declaração expedida pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos contendo informações sobre regime de trabalho;
f) Plano de atividades para o grupo PET Zootecnia para o ano de 2021.
3. DOS REQUISITOS PARA O PREENCHIMENTO DA VAGA
Os requisitos necessários para participar do processo seletivo para tutoria do PET- ZOO, são os estabelecidos pela Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 28/07/2010, páginas 103 e 104, e referendada pela Portaria MEC 343 de 24 de abril de 2013 no seu artigo 12, conforme transcritos abaixo:
I. Pertencer ao quadro permanente da instituição, contrato em regime de tempo integral e dedicação exclusiva e estar lotado atualmente na Coordenação do Curso de Zootecnia;
II. Ter título de doutor;
III. Não acumular qualquer outro tipo bolsa;
IV. Comprovar atuação efetiva em cursos e atividades da graduação três anos anteriores à avaliação;
V. Comprovar atividades de ensino, pesquisa e extensão por anos anteriores à solicitação ou à avaliação;
3.1. No presente edital, para fins do disposto nos incisos IV e V acima, entende-se que:
I - a atuação efetiva em cursos e atividades da graduação será aferida a partir das disciplinas ministradas e oferecidas, orientação de monitoria, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, atuação em programas ou projetos de pesquisa e extensão, e participação em conselhos acadêmicos, os quais poderão ser comprovados mediante o Currículo Lattes documentado do candidato a tutoria;
II - o período de exercício das atividades comprovadas não necessita ser ininterrupto, de tal forma que professores que tenham se afastado da instituição para realizar estágio ou outras atividades de ensino, pesquisa e extensão, não estão impedidos de exercer a tutoria;
III – conforme o inciso IV entende-se, para fins de comprovação curricular do presente edital, três anos anteriores 2018, 2019, 2020 e também o período de 2021 já decorrido, para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e todo o período de atuação na UTFPR para as atividades de gestão acadêmica.
4. PROCESSO DE SELEÇÃO
A avaliação no processo de seleção será realizada por uma comissão designada pelo Diretor Geral do Câmpus - Dois Vizinhos, composta por tutores de outros grupos PET e/ou ex-tutores do grupo PET-ZOO, e atuais discentes do PET-ZOO, e obedecerá aos seguintes critérios:
Avaliação de Currículo: Atividades desenvolvidas nos últimos três anos em ensino, pesquisa e extensão (2018 a 2021), além de atividades de gestão acadêmica do período de atuação na instituição, avaliadas a partir das informações contidas no Currículo e pontuadas (a pontuação deverá ser preenchida pelo candidato) conforme a Tabela constante no Anexo II deste Edital – Peso =50%;
Plano de atividades proposto para o grupo PET ZOO para o período correspondente ao ano de 2021, conforme modelo previsto no anexo 4 e pontuado conforme previsto no Anexo 3 deste Edital – Peso = 50%. O Plano de atividades deverá ser entregue no ato da inscrição, e defendido oralmente, em data ainda a ser divulgada, diante da comissão de seleção. As datas e horários das defesas serão divulgadas por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus - Dois Vizinhos da UTFPR, no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos.
5. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
A homologação das inscrições será realizada pela Comissão de Seleção, e serão homologadas todas as inscrições que atenderem ao item 2 deste edital. A relação das inscrições homologadas será divulgada por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus - Dois Vizinhos da UTFPR, no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, até às 23h59min, do dia 31/03/2021.
6. RECURSO DA HOMOLOGAÇÃO
Os recursos devidamente fundamentados contra a homologação das inscrições, poderão ser protocolados na Assessoria da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus - Dois Vizinhos, via e-mail (asgrad-dv@utpr.edu.br), até às 23h59min do dia 01/04/2021, e serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional. No assunto do e-mail deve constar: “Recurso Edital 007/2021-DIRGRAD/DIRGE - NOME DO CANDIDATO”.
7. HOMOLOGAÇÃO FINAL
A relação final das inscrições homologadas será divulgada por meio eletrônico, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus - Dois Vizinhos da UTFPR, no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, até às 23h59min do dia 05/04/2021.
8. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
I - As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida no Anexo 2. A documentação deverá ser entregue na ordem do Anexo 2, sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios. Pede-se total atenção dos candidatos, para que todos os itens citados no currículo sejam comprovados e vice-versa, de forma a não comprometer a pontuação atribuída a cada item.
II - Os resumos publicados podem ser comprovados mediante apresentação da primeira página e devem apresentar identificação do evento, onde os mesmos foram apresentados. Caso o resumo não apresente a identificação do evento, no qual foi publicado, será obrigatória a apresentação do certificado. Não serão aceitos apenas os certificados de participação no(s) evento(s).
III - No caso de artigo científico pode ser apresentado apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.
IV - Para capítulos de livro deverão ser apresentados a primeira página onde consta o título e nome do(s) autor(es), juntamente com a capa do livro e sumário.
V - Para a comprovação da publicação de livro, deverá ser apresentada a capa e a ficha catalográfica.
VI - Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.
VII - Documentos inseridos em local errôneo não serão realocados e validados.
VIII - Os documentos apresentados em duplicidade pontuarão em apenas um dos itens do formulário deste edital.
9. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O candidato será excluído (desclassificado) do processo de seleção se não entregar todos os documentos listados no item 2, no momento da inscrição.
10. DA INVESTIDURA DO CARGO DE TUTOR
A investidura do cargo ocorrerá a partir do dia 01 de maio de 2021.
11. DO RESULTADO PRELIMINAR
O resultado preliminar será publicado por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR, no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, até às 23h59min, do dia 16 de abril de 2021.
12. DO RECURSO DO RESULTADO PRELIMINAR
Do resultado preliminar caberá recurso, devidamente fundamentado, o qual deverá ser protocolado na Assessoria da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos, via e-mail (asgrad-dv@utpr.edu.br), até o dia 19/04/2021 às 23h59min, e será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional. No assunto do e-mail deve constar: “Recurso Edital 007/2021-DIRGRAD/DIRGE-DV - NOME DO CANDIDATO”.
13. DO RESULTADO FINAL
O resultado final será publicado por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR, no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, até às 23h59min, do dia 23/04/2021.
14. CRONOGRAMA
Fases |
Datas |
Inscrição dos candidatos e entrega dos documentos |
15/03/2021 a 26/03/2021 |
Homologação das inscrições |
31/03/2021 |
Recurso contra homologação das inscrições |
01/04/2021 |
Relação final das inscrições homologadas |
05/04/2021 |
Defesa de projeto |
Data a ser definida e divulgada pela comissão após a homologação das inscrições |
Resultado preliminar |
16/04/2021 |
Recurso contra resultado preliminar |
19/04/2021 |
Resultado final |
23/04/2021 |
15. CASOS OMISSOS
15.1 Os casos omissos a este edital, serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação, do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR.
15.2 O presente Edital, bem como todos os documentos a ele relacionados, serão publicados na página eletrônica da Diretoria de Graduação, podendo ser consultados pelo link: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos
15.3 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
15.4 A Diretoria de Graduação e Educação Profissional resguarda-se no direito de cancelar o presente Edital a qualquer momento, desde que necessário.
Dois Vizinhos, 15 de março de 2021.
EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA
Diretor-Geral
FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA
Diretora de Graduação e Educação Profissional
Para anexos use a seção a seguir:
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA, DIRETOR(A), em (at) 15/03/2021, às 11:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 15/03/2021, às 13:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1939447 e o código CRC (and the CRC code) 4D63A73C. |
ANEXO 1
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTOR (A) DO GRUPO PET ZOOTECNIA – UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS
Eu, ____________________________________________________________________, CPF ___________________, Matrícula SIAPE ___________________, email ___________________, professor lotado no curso de ______________________ venho por meio desta solicitar minha inscrição para o processo de SELEÇÃO PARA TUTOR DO GRUPO PET – ZOOTECNIA - Câmpus Dois Vizinhos, Edital 007/2021 – DIRGRAD-DV. Declaro que as informações prestadas neste formulário são verdadeiras e que conheço as condições estabelecidas no referido Edital.
Assinatura do proponente:____________________________________________
Local e data: _________________, ____ de ___________________ de 2021.
ANEXO 2
Itens de avaliação do Currículo Lattes e suas pontuações
1 – PESQUISA (2018 a 2021) |
Pontos / item |
Máximo |
Pontuação (preenchido pelo candidato) |
Conferência (comissão de avaliação) |
Artigo científico em revista Qualis A1, A2, B1 |
6 |
90 |
|
|
Artigo científico em revista Qualis B2, B3, B4 |
3 |
45 |
|
|
Artigo científico em revista Qualis B5 e C |
1 |
15 |
|
|
Livro científico ou didático com ISBN |
10 |
30 |
|
|
Capítulo de livro científico com ISBN |
5 |
10 |
|
|
Patente registrada/publicada |
10 |
20 |
|
|
Trabalho em congressos, simpósios e similares internacionais* |
3 |
29 |
|
|
Trabalho em congressos, simpósios e similares nacionais* |
2 |
20 |
|
|
Trabalho em congressos, simpósios e similares regionais e locais* |
1 |
13 |
|
|
Coordenação de projeto de pesquisa na UTFPR financiado por órgão de fomento |
10 |
30 |
|
|
Coordenação de projeto de pesquisa registrado na UTFPR (PDTI) |
5 |
20 |
|
|
Participação (colaboração) em projeto de pesquisa na UTFPR financiado por órgão de fomento |
2,5 |
10 |
|
|
Participação (colaboração) em projeto de pesquisa registrado na UTFPR (PDTI) |
1 |
5 |
|
|
Orientação de bolsista de iniciação científica/desenvolvimento tecnológico e inovação na UTFPR |
5 |
30 |
|
|
Organização de eventos científicos nacionais ou internacionais |
5 |
10 |
|
|
Organização de eventos científicos regionais ou locais |
2 |
8 |
|
|
Participação em portarias da UTFPR para ações de pesquisa |
5 |
15 |
|
|
|
TOTAL |
400 |
|
|
|
Soma 0,25 |
|
|
|
* No presente edital, entende-se como: Resumo simples: aquele escrito em parágrafo único ou com estrutura completa (introdução, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões, referências), com no máximo uma página de extensão; Resumo expandido/trabalho completo: estrutura completa com no mínimo 2 páginas de extensão.
2 – EXTENSÃO (2018 a 2021) |
Pontos / item |
Máximo |
Pontuação (preenchido pelo candidato) |
Conferência (comissão de avaliação) |
|
Trabalho em congressos, simpósios e similares internacionais com caráter extensionista* |
3 |
33 |
|
|
|
Trabalho em congressos, simpósios e similares nacionais com caráter extensionista * |
2 |
22 |
|
|
|
Trabalho em congressos, simpósios e similares regionais e locais com caráter extensionista * |
1 |
12 |
|
|
|
Textos em jornais, informativos ou revistas (magazine) |
2 |
8 |
|
|
|
Coordenação de programa de extensão ou desenvolvimento tecnológico na UTFPR financiado por órgão de fomento |
20 |
60 |
|
|
|
Coordenação de projeto de extensão ou desenvolvimento tecnológico na UTFPR financiado por órgão de fomento |
10 |
30 |
|
|
|
Coordenação de programa de extensão ou desenvolvimento tecnológico registrado na UTFPR |
10 |
20 |
|
|
|
Coordenação de projeto de extensão ou desenvolvimento tecnológico registrado na UTFPR |
5 |
20 |
|
|
|
Colaboração em programa ou projeto de extensão registrado na UTFPR, financiado ou não por órgão de fomento |
2 |
8 |
|
|
|
Coordenação ou professor de cursos ofertados à comunidade acadêmica ou externa (5 pontos/8h) |
5 |
50 |
|
|
|
Orientação de bolsistas de extensão ou inovação tecnológica científica na UTFPR |
5 |
40 |
|
|
|
Organização de eventos de extensão ou inovação tecnológica científica nacionais ou internacionais |
5 |
20 |
|
|
|
|
Organização de eventos de extensão ou inovação tecnológica científica locais ou regionais |
2 |
8 |
|
|
Assessoria e consultoria registrado na UTFPR / FUNTEF |
3 |
9 |
|
|
|
Participação em portarias da UTFPR para ações de extensão e desenvolvimento tecnológico |
5 |
15 |
|
|
|
Coordenação ou organização de conferência, palestra, seminário, simpósio, colóquio, congresso ou similares |
1/evento |
10 |
|
|
|
Participação como conferencista em palestras, seminários, simpósio, colóquio, congresso, seminários ou similares |
1/evento |
10 |
|
|
|
Coordenador de ações de extensão registradas na UTFPR |
1 |
10 |
|
|
|
Ministrante em ações de extensão registradas na UTFPR |
1 |
5 |
|
|
|
Participação em ações de extensão realizadas pelo PET-ZOO |
1 |
10 |
|
|
|
|
TOTAL |
400 |
|
|
|
|
Soma 0,25 |
|
|
|
3 – ENSINO (2018 a 2021) |
Pontos / item |
Máximo |
Pontuação (preenchido pelo candidato) |
Conferência (comissão de avaliação) |
Exercício do magistério no curso de graduação em Zootecnia da UTFPR |
3/semestre |
30 |
|
|
Exercício do magistério na educação: básica, técnica, graduação ou pós-graduação |
2/Semestre |
20 |
|
|
Orientação de estágio na UTFPR |
2 |
10 |
|
|
Orientação de monitoria na UTFPR |
2 |
10 |
|
|
Orientação de TCC na UTFPR |
3 |
15 |
|
|
Colaborador de atividades do PET no qual está concorrendo a vaga de tutor, devidamente registradas na UTFPR |
20 |
100 |
|
|
Orientação de especialização |
5 |
15 |
|
|
Orientação de mestrado |
10 |
30 |
|
|
Orientação de doutorado |
20 |
60 |
|
|
Orientação de pós-doutorado |
15 |
30 |
|
|
Co-orientação de mestrado ou doutorado |
5 |
15 |
|
|
Participação em banca de TCC ou estágio na UTFPR |
1 |
10 |
|
|
Participação em banca de especialização |
2 |
10 |
|
|
Participação em banca de mestrado ou qualificação de doutorado |
5 |
10 |
|
|
Participação em banca de doutorado |
10 |
20 |
|
|
Participação em portarias da UTFPR para ações de ensino |
5 |
15 |
|
|
|
TOTAL |
400 |
|
|
|
Soma 0,25 |
|
|
|
4 – GESTÃO ACADÊMICA E INSTITUCIONAL (todo o período de atuação na UTFPR) |
Pontos / item |
Máximo |
Pontuação (preenchido pelo candidato) |
Conferência (comissão de avaliação) |
Cargo de Direção - reitor e vice-reitor |
1/mês |
40 |
|
|
Cargo de Direção (pró-reitor, diretores de gestão da reitoria) |
1/mês |
40 |
|
|
Cargo de Direção (diretores gerais de câmpus e assessorias na reitoria) |
1/mês |
40 |
|
|
Cargo de Direção (adjuntos de pró-reitorias, Assessorias e Diretores de Área e similares) |
0,6/mês |
30 |
|
|
Cargo de ouvidor institucional e de câmpus |
0,4/mês |
10 |
|
|
Chefe de departamento acadêmico |
0,4/mês |
20 |
|
|
Coordenador de curso Técnico, de Graduação e Pós-Graduação Strict sensu |
0,4/mês |
20 |
|
|
Coordenador de curso Pós-Graduação Lato sensu |
0,2/mês |
10 |
|
|
Coordenador ou chefe de órgãos vinculados à gestão de câmpus e pró-reitorias |
0,4/mês |
20 |
|
|
Chefe de gabinete da reitoria e de direção-geral de câmpus |
0,3/mês |
20 |
|
|
Exercer função administrativa, prevista no regimento da UTFPR (Ex. coordenador de estágio, coordenador de atividades extras regulam entadas, supervisor de atividades complementares, responsável por TCCs, supervisor de laboratórios/Unepes e similares) |
0,3/mês |
20 |
|
|
Coordenação de núcleo de inovação tecnológica, incubadora, hotel tecnológico e similares |
0,3/mês |
20 |
|
|
Vice-coordenação (coordenador substituto), desde que nomeado por portaria |
0,1/mês |
10 |
|
|
avaliação acadêmica e ou concursos, grupos de trabalho, oficinas institucionais, visitas técnicas com alunos, projetos de interesse institucional. |
1/evento |
10 |
|
|
Membro do Conselho Universitário |
1/Semestre |
10 |
|
|
Membro do Conselho de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Relações Empresariais e Comunitárias, Planejamento e Administração |
1/Semestre |
10 |
|
|
Participação como TITULAR em atividades regulares previstas em Lei, Estatuto ou Regim ento (conselhos, colegiados ou comissões de Ética, CPPD, NPPD, CPA, ou outras de interesse da Instituição) |
1/Semestre |
10 |
|
|
Participação como SUPLENTE em atividades regulares previstas em Lei, Estatuto ou Regimento (conselhos, colegiados ou comissões de Ética, CPPD, NPPD, CPA, ou outras de interesse da Instituição) |
0,5/Semestre |
5 |
|
|
Participação como TITULAR em conselhos de classe profissionais |
1/Semestre |
10 |
|
|
Membro de diretoria de associações de classe profissional devidamente registrada |
1/Semestre |
5 |
|
|
Participação em comissão de processo administrativo disciplinar, de sindicância e de ética. |
1/comissão |
10 |
|
|
Trabalho desenvolvido no âmbito do MEC ou outra Instituição de ensino, participação como representante da UTFPR, em comitês/equipes de trabalho em órgãos com o MEC, CAPES, CNPq e similares. |
0,4/comissão |
5 |
|
|
Trabalho desenvolvido como representante da UTFPR, em comitês/equipes de trabalho em órgãos como CRMV-Z ou outros |
0,4/ evento |
5 |
|
|
Participação como membro de colegiado de graduação/pós-graduação |
1/semestre |
10 |
|
|
Participação como membro do núcleo docente estruturante de curso de graduação |
1/semestre |
10 |
|
|
|
TOTAL |
400 |
|
|
|
Soma 0,25 |
|
|
|
FINAL |
SOMA TOTAL (CANDIDATO) |
SOMA TOTAL (COMISSÃO) |
Soma 0,25 (CANDIDATO) |
Soma 0,25 (COMISSÃO) |
1 – PESQUISA (2018 a 2021) |
|
|
|
|
2 – EXTENSÃO (2018 a 2021) |
|
|
|
|
3 – ENSINO (2018 a 2021) |
|
|
|
|
4 – GESTÃO ACADÊMICA E INSTITUCIONAL (todo o período de atuação na UTFPR) |
|
|
|
|
Final |
|
|
|
|
ANEXO 3
Itens de avaliação do Plano de Atividades e suas pontuações
Item a ser avaliado |
Pontuação |
Adequação do currículo do candidato a tutor ao PET Zootecnia à proposta apresentada |
0 a 20 |
Envolvimento da Instituição com o desenvolvimento da proposta |
0 a 10 |
Avanços na área de ensino, pesquisa e extensão para os alunos e docentes envolvidos |
0 a 10 |
Impacto das atividades de extensão na sociedade, perspectivados pela proposta |
0 a 10 |
Articulação da proposta com o projeto pedagógico do curso de graduação em Zootecnia |
0 a 5 |
Inovações apresentadas pela proposta |
0 a 10 |
Perspectivas apresentadas pela proposta visando ao desenvolvimento de atitudes pró-ativas diante dos desafios e limites da realidade científica e tecnológica |
0 a 5 |
Condições de execução das atividades propostas perante o cenário da UTFPR-DV |
0 a 5 |
Objetivos bem definidos e claros para cada atividade proposta |
0 a 5 |
Coerência dos objetivos com as justificativas |
0 a 5 |
Etapas definidas anuais para o grupo e detalhadas de forma a constituir um conjunto de atividades |
0 a 5 |
Resultados esperados e formas/indicadores de avaliação dos mesmos |
0 a 5 |
Clareza e coerência da proposta quanto aos mecanismos de acompanhamento das atividades |
0 a 5 |
TOTAL |
0 a 100 |
ANEXO 4
Modelo de Plano de Atividades a ser submetido pelo candidato
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
PET – Zootecnia
Planejamento Anual de Atividades – 2021 (01 de maio a 31 de dezembro de 2021)
Orientações Gerais
Observar atentamente as diretrizes abaixo, tomando-as como orientação para a elaboração e redação do presente planejamento, de forma a evidenciar e retratar com clareza as atividades do grupo e do tutor quanto ao atendimento dos objetivos do Programa:
A principal finalidade do PET é promover a formação ampla dos estudantes em nível de graduação, incentivando o aluno a desenvolver um controle consciente e voluntário do seu processo formativo, ou seja, a construção da autonomia do aluno;
Por “formação ampla” entende-se o processo onde se dá atenção explícita às diversas dimensões da formação do estudante: apropriação de conhecimento científico e/ou tecnológico de alto nível acadêmico, desenvolvimento da autonomia, estabelecimento de compromissos epistemológicos, éticos e sociais que estejam presentes na sua ação como aluno e na sua futura atuação profissional;
O programa visa contribuir com formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, contribuindo para a redução da evasão escolar. As atividades do grupo devem ser orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, devem necessariamente contemplar, ao menos, todas estas três áreas da formação acadêmica, de forma equilibrada, contribuindo para a reflexão e autonomia intelectual do estudante;
Entre os objetivos do Programa estão a contribuição para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, tendo como estratégia o efeito multiplicador do petiano sobre os seus colegas estudantes da IES, principalmente aqueles do primeiro ano de graduação;
O documento de planejamento do grupo deverá ser utilizado como referência para a própria organização das atividades durante o ano e para posterior avaliação dessas atividades no final do período;
O grupo deve planejar uma atividade atentando para os seus aspectos formativos, ou seja, que conhecimentos, técnicas e/ou habilidades serão desenvolvidas na execução da atividade e como ela se enquadra nos objetivos do programa. Também a forma como o grupo se organizará para realizar essas atividades deve estar claro;
O modelo formativo adotado pelo Programa prevê atividades de natureza coletiva e interdisciplinar. Esse modelo se realiza pela: (a) Proposição, organização, execução e avaliação das atividades de forma coletiva, envolvendo sujeitos com diferentes níveis de experiência dentro do programa; (b) Construção coletiva dos motivos, significados, objetivos das atividades por meio da reflexão no grupo e nas diversas instâncias da comunidade dos grupos PET; (c) Vivência das relações tutoriais em diferentes escalas: tutor – aluno e aluno veterano – aluno novato, no âmbito do grupo; Tutores e alunos com diferentes níveis de experiência no programa em relações interdisciplinares entre grupos. O grupo deve atentar para a formação voltada para o trabalho em equipe por meio do debate em torno dos itens destacados acima e limitando as atividades de caráter individual. Quanto à interdisciplinaridade, as atividades devem contemplar ampla abrangência de temas no contexto de atuação do grupo;
As atividades do grupo devem ser orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, devem necessariamente contemplar, ao menos, todas estas três áreas da formação acadêmica, de forma equilibrada, contribuindo para a reflexão e autonomia intelectual do estudante. Não há necessidade de o grupo definir cada atividade como ensino, pesquisa ou extensão, mas é interessante que o grupo preveja em que medida cada atividade pode contemplar cada um dos aspectos da tríade;
Quanto às atividades cuja ênfase principal seja o Ensino, além do alinhamento com o Projeto Político Pedagógico Institucional, recomenda-se que as mesmas promovam a ampliação da formação para além da grade curricular da graduação e que aprimorem a formação voltada ao processo ensino-aprendizagem, bem como busquem inovações metodológicas;
Quanto às atividades com ênfase na Extensão, recomenda-se que as mesmas aprimorem a formação voltada às demandas da sociedade, do contexto profissional e da responsabilidade social. Neste contexto, cabe lembrar que o assistencialismo não se caracteriza como atividade de Extensão;
Quanto às atividades com ênfase em Pesquisa, recomenda-se que as mesmas aprimorem a formação voltada à reflexão sobre prioridades de pesquisa, aos métodos e metodologias de produção de conhecimento novo e análise crítica dos resultados;
Quanto às estratégias para a formação diferenciada e qualificada dos estudantes incluem o estímulo ao espírito crítico, a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior bem como o estímulo da formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
MODELO DE PLANO DE ATIVIDADES
O planejamento de atividades do presente documento deverá, posteriormente, ser preenchido no Sistema de Gestão dos Grupos PET (SIGPET) pelo novo tutor. Este planejamento será avaliado no processo de seleção, possuindo a estruturação abaixo.
Nome da Atividade |
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Carga Horária: |
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Data Início da Atividade: |
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Data Fim da Atividade: |
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Descrição/Justificativa (máximo de caracteres: 800) |
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Objetivos (máximo de caracteres: 800) |
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Como a atividade será realizada? (Metodologia) (máximo de caracteres: 800) |
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Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, Instituição, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. |
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Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo? |
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Além dos itens anteriores para cada atividade deve ser preenchido um processo geral de definição de tutoria conforme normas abaixo.
Descrição do processo de tutoria (Considerações Finais)
Planejamento quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas atividades e na formação dos petianos: definição das atividades e seus objetivos, acompanhamento e avaliação individual e coletiva. Máximo de 1000 caracteres
Resultados gerais do planejamento
Máximo de 1000 caracteres
Referência: Processo nº 23064.009390/2021-77 | SEI nº 1939447 |