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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT |
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EDITAL nº 01/2021 - BOLSAS DE DOUTORADO PPGSAU
O Diretor Geral do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o Edital de Bolsas de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), que receberá inscrições no período de 20 de março a 17 de abril de 2021, de alunos regularmente matriculados que, atendendo aos requisitos especificados neste edital, e por indicação de seus orientadores, desejem receber bolsas da cota do programa.
1. OBJETIVO DO EDITAL
Elaborar Lista de Candidatos para alocação de cota de bolsas do Programa, com formação de cadastro de reserva para concessão de bolsas em 2021. As cotas de bolsas serão preenchidas à medida que sejam liberadas pela agência de fomento e/ou pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG – da UTFPR. A lista terá validade até 28 de fevereiro de 2022.
2. BOLSAS OFERECIDAS
As bolsas que surgirem durante o prazo de vigência desse edital (até 28 de fevereiro de 2022) serão alocadas conforme lista de espera, em ordem de classificação.
A bolsa de doutorado terá o valor mensal estipulado de acordo com o órgão concedente e será paga diretamente ao (à) bolsista por agências de fomento externo ou pela PROPPG. O final de vigência da bolsa será estabelecido de acordo com o prazo máximo estabelecido pelas agências de fomento ou pela PROPPG/UTFPR.
3. REQUISITOS DOS CANDIDATOS
Estar regularmente matriculado no PPGSAU.
Dedicar-se exclusivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso.
Estar em conformidade com os requisitos listados no Regulamento Interno do PPGSAU, regulamento Stricto Sensu da UTFPR e atender as exigências das agências concedentes da bolsa de estudo.
Não acumular a bolsa com outra recebida de qualquer agência de fomento.
4. PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO
A Coordenação do PPGSAU procederá a seleção dos candidatos que atendam aos requisitos enumerados nesse Edital, sob os cuidados da Comissão Permanente de Bolsas composta por:
- um representante discente
- três docentes definidos pelo Colegiado do PPGSAU.
No processo de seleção, a avaliação dos candidatos se dará a partir dos seguintes critérios:
Nota em produção científica qualificada, conforme Anexo A (peso 10).
5. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA SELEÇÃO
Planilha de Pontuação – ANEXO A – preenchida pelo/a candidato/a, com inclusão dos documentos comprobatórios – ver Observação 3 do Anexo A
Ficha de inscrição para bolsa – ANEXO B preenchida pelo/a candidato/a
Carta de anuência do orientador aprovando o plano de trabalho e atestando conformidade das atividades planejadas com os requisitos do edital.
O plano de trabalho aprovado ficará de posse do orientador para acompanhamento e supervisão das atividades, não sendo necessário anexá-lo na documentação exigida para a presente seleção.
Parágrafo Único – O não atendimento aos itens 5.1, 5.2 e 5.3 acarretam a direta desclassificação do(a) candidato(a) no processo de seleção.
6. CRONOGRAMA
1. Os documentos exigidos, constantes do item 5, devem ser enviados em documento único, formato PDF reduzido, ao e-mail da Coordenação do PPGSAU (ppgsau-ct@utfpr.edu.br) até o dia 17/04/2021 às 23:59 (horário de Brasília). Esse Edital respeitará o seguinte cronograma:
ETAPA |
DATA / PRAZO |
Inscrições |
20/03/2021 a 17/04/2021 |
Divulgação das inscrições homologadas |
19/04/2021 |
Prazo para recurso |
20/04/2021 |
Divulgação de Resultado Preliminar |
23/04/2021 |
Recurso Final |
24/04/2021 |
Resultado Final |
26/04/2021 |
Entrega dos Documentos para a implementação |
Em até 48 horas após a solicitação do programa |
- O candidato poderá interpor recurso. Os recursos devem ser feitos via e-mail – ppgsau-ct@utfpr.edu.br
- As informações inerentes ao processo de seleção de bolsista serão publicadas na página do PPGSAU.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
A inscrição do candidato indica seu conhecimento e concordância com o contido no presente Edital, regulamentos da UTFPR e portarias da Capes relativos à bolsas.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas, com consulta direta ao Colegiado do PPGSAU.
Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no site do PPGSAU - http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsau/editais
Curitiba, 17 de março de 2021.
Júlio César Rodrigues de Azevedo
Diretor Geral do Campus Curitiba
Alexandre Moeckel
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Curitiba
Valdir Fernandes
Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - PPGSAU
Faimara do Rocio Strauhs
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - PPGSAU
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE MOECKEL, DIRETOR(A), em (at) 17/03/2021, às 17:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 17/03/2021, às 19:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) VALDIR FERNANDES, PROFESSOR TITULAR-LIVRE MAG SUPERIOR, em (at) 17/03/2021, às 20:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FAIMARA DO ROCIO STRAUHS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 17/03/2021, às 20:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1942583 e o código CRC (and the CRC code) 0DC9A93B. |
ANEXO A - PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS DOUTORADO
Publicações Indexadas com Percentil Scopus
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Pontuação por item |
Pontuação Parâmetro Solicitada
Preenchimento pelo candidato (a) |
Validação Comissão
Preenchimento pela comissão |
≥ 87,5 |
100 |
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≥ 75 |
87,5 |
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≥ 62,5 |
75 |
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≥ 50 |
62,5 |
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≥ 37,5 |
50 |
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≥ 25 |
37,5 |
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≥ 12,5 |
25 |
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≥ 0,01 |
12,5 |
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Não constante do Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais |
Pontuação equivalente ao estrato Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais |
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Não constante do Scopus e não constante no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais, a critério da Comissão de Seleção. |
0 a 100 |
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Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais |
0 a 200 |
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Capítulos de Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais |
0 a 100 |
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Artigos em eventos na área de Ciências Ambientais (limitados a 10 artigos) |
0 a 25 |
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Artigos em eventos em outras áreas (limitados a 10 artigos) |
0 a 12,5 |
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( ) pontos |
( ) pontos |
Observação 1: A pontuação de periódicos não constantes do Scopus e não constantes do Qualis, será atribuída mediante avaliação do periódico pela Comissão de Seleção, com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais conforme a Planilha de Pontuação deste Anexo I.
Observação 2: A pontuação de livros, capítulos e eventos, será atribuída pela Comissão de Seleção, mediante avaliação dos documentos comprobatórios e com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais conforme a Planilha de Pontuação deste Anexo I.
Observação 3: Os documentos comprobatórios deverão estar anexados ao currículo Lattes, na seguinte forma:
Artigos em periódicos: impressão da primeira página do artigo, com o nome do periódico, título do artigo e autores.
Livros e Capítulos de Livros: Capa e contracapa; Sumário; Apresentação/informações dos autores; Ficha bibliográfica; Duas páginas iniciais de cada capítulo (no caso de coletânea) ou duas páginas do capítulo inicial e do capítulo final (no caso de obra completa).
Artigos em eventos Internacionais, Nacionais: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do evento, título do artigo e autores.
ANEXO B - FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA
1. Informações Gerais do Candidato |
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Nome do candidato(a) |
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Nome do orientador(a) |
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Título do projeto |
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Área de concentração |
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Data de Início no Programa |
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Data de Início da Bolsa |
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2. Formação Acadêmica: |
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Nome da instituição |
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Nome do Curso |
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Referência: Processo nº 23064.012600/2021-12 | SEI nº 1942583 |