Boletim de Serviço Eletrônico em 19/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS PONTA GROSSA

PROG.POS-GRAD. ENG. ELETRICA - PG

 

EDITAL 06/2021 DIRPPG
SELEÇÃO DE CANDIDATO PARA PÓS-DOUTORADO NO PPGEE-PG



O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UTFPR Campus Ponta Grossa torna público o processo seletivo de fluxo contínuo para estágio de Pós-Doutorado, para início no ano de 2021.

1 Pós-Doutorado no PPGEE
1.1 O PPGEE poderá absorver até 1 (uma) vaga, em nível de Pós-Doutorado com bolsa Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep do Programa Rota 2030 para o período de 24 meses com o intuito de desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao projeto “Pack de Baterias Lítio-íon com BMS”.

2 Requisitos do candidato
2.1 Possuir o título de doutor obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar revalidado nos termos do Artigo 48 §2º da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e ser analisado pelo PPGEE;
2.2 Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo conforme modelo do Anexo III, com atividades de pesquisa em áreas afins ao PPGEE;
2.3 Apresentar Plano de Trabalho claramente inserido e aderente a uma das linhas de pesquisa do PPGEE, disponíveis em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg;
2.4 Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.5 Apresentar carta de aceite de supervisão do provável supervisor do corpo docente do PPGEE;
2.6 Atender a uma das seguintes modalidades:
a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.
§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
§ 2º Os candidatos aprovados na modalidade 2.6.c deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da pesquisa de pós-doutorado.
§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade 2.6.c não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

3 Requisitos do(a) pesquisador(a)
3.1 Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutorado;
3.2. Elaborar relatório de atividades a ser submetido à aprovação do colegiado do PPGEE, conforme o plano de trabalho, do item 2.3 deste edital.

4 Inscrições
4.1 As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, através do endereço ppgee-pg@utfpr.edu.br no período de 19 a 21 de abril de 2021, apresentando-se os seguintes documentos em formato digital em arquivo PDF:
a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
b) Plano de Trabalho contendo as atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas junto ao PPGEE no período de 24 meses (Anexo II) e que possuam aderência ao programa;
c) Currículo Lattes ou, em caso de candidatos estrangeiros, no formato indicado no Anexo III;
d) CPF e RG ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
e) Diploma de doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da ata de defesa de tese;
f) Comprovante de residência, em caso de candidato estrangeiro residente no exterior;
4.2 O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição na Seleção;
4.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados, enviados para o e-mail do PPGEE;
4.4 As inscrições com falta de documentos e/ou que não preencherem os requisitos exigidos por este edital serão indeferidas.

5 Processo Seletivo
5.1 O Processo Seletivo será realizado pela Comissão de Seleção designada pela Coordenação do PPGEE;
5.2 A avaliação e seleção de candidatos(as) atenderão aos seguintes critérios:
a1. Aderência e relevância do plano de trabalho com a área de concentração do PPGEE (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
a2. Aderência e relevância do plano de trabalho com uma das linhas de pesquisa do PPGEE (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
a3. Adequabilidade e exequibilidade do plano de trabalho no prazo previsto (pontuação atribuída de 0 a 2 pontos);
a4. Resultados e impactos esperados com o plano de trabalho (pontuação atribuída de 0 a 4 pontos).
5.3. Será considerado aprovado, apenas o candidato que atingir no mínimo 7,0 pontos na somatória das pontuações atribuídas nos critérios da seção 5.2.
5.4 O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado dia 23 de abril de 2021, no site do PPGEE: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg ;
5.5 Os recursos deverão ser interpostos em até 1 (um) dia útil após a divulgação do resultado preliminar através do formulário disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg e protocolado na Secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), Bloco E, 2º andar, UTFPR – Campus Ponta Grossa.
5.6 O resultado final do pedido do Processo Seletivo será divulgado no site do PPGEE http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg até 5 dias úteis após o fim do período de recurso.

6 Disposições finais
6.1 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós-graduação stricto sensu no país, bem como as bem como regulamentações internas da UTFPR, http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/ponta-grossa e as normas deste edital;
6.2 O pós-doutorado será realizado em tempo integral;
6.3 Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGEE poderão ser consultadas em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg;
6.4 Havendo oferta de novas vagas além das disponibilizas inicialmente neste edital, a disponibilização pública das mesmas serão por meio de aditivo a este edital, na página do programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg;
6.5 Este edital será publicado em 19 de março de 2021 na página do ppgee http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgee-pg e na secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR Ponta Grossa;
6.6 Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGEE;
6.7 Fica estabelecido o Foro da Justiça Federal do município de Ponta Grossa, Paraná, para dirimir questões não resolvidas administrativamente.
 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANGELO MARCELO TUSSET, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 19/03/2021, às 08:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUATACARA DOS SANTOS JUNIOR, DIRETOR(A), em (at) 19/03/2021, às 10:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANTONIO AUGUSTO DE PAULA XAVIER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 19/03/2021, às 16:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1946739 e o código CRC (and the CRC code) 5B8BFF15.



Anexo I – Ficha de inscrição

I - Dados do Candidato

Nome (completo):  

Nacionalidade:

 

 

Endereço Residencial:

Bairro:

Cidade/Estado:

CEP:

Telefone (residencial):

E-mail:

RG ou RNE:

CPF (somente para brasileiro):

 

II – Formação Acadêmica

Graduação:

Ano de Conclusão:

Instituição:

 

Pós-Graduação (Mestrado):

Ano de Conclusão:

Instituição:

 

Pós-Graduação (Doutorado):

Ano de Conclusão:

Instituição:

 

III – Vínculo empregatício

(   )Não

(   )Sim

 

Instituição:

Endereço:

Telefone:

Ocupação:

 

Venho requerer à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, minha inscrição para o Processo de Seleção à vaga de estágio de Pós-Doutorado vinculada à linha e projeto de pesquisa: _____________________________________________________________________________________________________________________.

                                                                                                                                                

Estou ciente e aceito as normas e condições estabelecidas neste edital e regulamentos do PPGEE.

________________________, ________ de __________________ de 20___.

Assinatura: ________________________________________________

 

 

 

Anexo II – Plano de Trabalho

 

O Plano de Trabalho, com no máximo 10 páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas no período de 24 meses. Sugere-se constar:

1. Objetivos e justificativa do Pós-Doutorado junto ao PPGEE;

2. Contribuições da inserção do Pós-Doutorando junto à área de concentração, linha de pesquisa e projeto de pesquisa indicado;

3. Atividades a serem desenvolvidas, tais como: participação em pesquisas/grupos de pesquisa, disciplinas, publicações, captação de recursos, redação de projetos, coorientações, seminários, entre outros;

4. Resultados e impactos esperados com o Pós-doutorado;

5. Cronograma de atividades (24 meses).

 

 

 

Anexo III – Foreing Researcher Curriculum Vitae

1.Professional data/activity

Full name

Date of bith

Country

E-mail

Institution

Present position

Department

Startdate (month/year)

Office address

P.O.box

City

State/Province

Country

Zip code

Phone number

(  )

Extension

Fax number

(  )

2.Academic background

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

3.Research interests

 

 

 

 

 

4.Current position

Managerial and/or administrative activity

 

 

Research and Development

 

 

Technical service/specialization, Others

 

 

 

                   

5.Work experience

5.1.Institution

Position

Activities

Local

Start–End date

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.Scientific, technological and artistic production

 

number

 

number

1.scientific articles in national scientific journals

 

6.papers presented in congresses, seminars, conferences, etc.

 

2.scientific articles in international scientific journals

 

7.participation in expositions, presentations, etc.

 

3.articles for scientific divulgement

 

8.motion pictures, videos, audiovisual and media production

 

4.defended theses

 

9. patents

 

5. Advised theses

 

10.books

 

7.Main publications:

Relevant publications related to the project

 

8. Languages

Indicate your language proficiency: P–poor  G–good E–excellent

 

Language

Speaking

Readin

Writing

Language

Speaking

Readin

Writing

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                           

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.012969/2021-17 SEI nº 1946739