Boletim de Serviço Eletrônico em 19/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CORNÉLIO PROCÓPIO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CP

 

EDITAL nº 005/2021 - dirgrad-cp

APOIO A PROJETOS DE ENSINO HOMOLOGADOS – BLOCO 1

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção do primeiro bloco de discentes bolsistas e voluntários para atuarem nos projetos de ensino homologados no EDITAL 022/2020 – DIRGRAD-CP.

 

1. DO OBJETO

O presente edital tem como objetivo selecionar discentes, regularmente matriculados nos cursos de graduação da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio, que integrarão as equipes de desenvolvimento de projetos de ensino homologados no EDITAL 022/2020 – DIRGRAD-CP, que solicitaram apoio e estão descritos no Anexo I deste edital.

 

2. PREÂMBULO

Os projetos de ensino homologados no Edital 022/2020 desenvolverão atividades no contexto do Edital conforme cronograma aprovado nas documentações apresentadas nos links da Tabela 1.

Tabela 1 - Links dos Projetos de Ensino Homologados e Vagas abertas.

Título do Projeto de Ensino Homologado

Texto

Vaga solicitada

Arquitetura de Software Baseada em Projeto

Link

0

Impulsão Aplicada - Grupo de Estudos e Discussões, de Alunos Formandos do Curso de Licenciatura em Matemática, Candidatos em Programas de Pós-Graduação em Matemática Pura, Aplicada ou Estatística

Link

 

1

Preparação de Material Didático e Atividades Remotas para a Disciplina Laboratório de Processamento Digital de Sinais

Link

 

0

O lúdico como apoio ao processo de ensino-aprendizagem: buscando a aplicação de metodologias ativas na graduação

Link

 

1

Oficina de Apoio aos Estudos

Link

1

Tópicos Complementares para alunas(os) Iniciantes na Dupla Diplomação com o INSA-Lyon

Link

0

Vencendo barreiras no ensino e aprendizagem da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade Semipresencial para os Cursos de Engenharia do Câmpus Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Link

 

0

Este edital deverá atender os projetos que solicitaram a participação de alunos bolsistas e discentes voluntários. Os projetos homologados que ainda não tenham solicitado bolsistas poderão solicitar à medida que justifiquem a participação dos colaboradores em seus projetos homologados, e para tanto, serão apresentados novos editais de seleção de bolsistas.

 

3. ATRIBUIÇÕES DOS DISCENTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS

3.1 O discente voluntário deverá desenvolver uma carga horária de trabalho de 12 horas-aula semanais e o discente bolsista deverá desenvolver uma carga horária de 15 horas-aula semanais.

3.2 O discente bolsista deverá trabalhar nas atividades descritas no Anexo 1, já o discente voluntário deverá trabalhar de acordo um Plano de Trabalho que deverá ser apresentado no início das suas atividades em comum acordo com a coordenação do projeto.

3.3 Os discentes bolsista e voluntário deverão apresentar relatórios mensais usando formulário específico.

 

4. DAS BOLSAS OFERECIDAS PARA 2021

Referente às Bolsas para 2021, tem-se as seguintes especificações:

  1. O valor da bolsa de apoio será de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para cada período de um mês trabalhado. Cada depósito será realizado em conta bancária com titularidade do bolsista, a partir do mês subsequente a data de publicação do resultado do processo seletivo;
  2. A data de referência para os pagamentos será dia 26 para cada mês, portanto, as atividades iniciadas após este dia receberão valores proporcionais;
  3. Os pagamentos serão realizados no início de cada mês subsequente ao mês de referência conforme indica o Quadro 1;
  4. A abertura da conta bancária deverá ser providenciada pelo estudante selecionado, caso não a possua. Enquanto não for providenciada a abertura da Conta Bancária, o recebimento fica suspenso, perdendo o direito de recebimento mês a mês, limitando-se às duas primeiras parcelas;
  5. Caso, na data do depósito da segunda parcela, o estudante não tenha ainda apresentado os dados da sua conta bancária junto à coordenação do projeto, este será considerado como desistente e será chamado o próximo candidato da lista de espera.

Quadro 2 – Cronograma do processo seletivo e de pagamentos das bolsas de Apoio a Projetos de Ensino Homologados no Edital 022/2020 DIRGRAD-CP.

Parcela

Início

Fim

Valor R$

Observação

-

18/03/2021

25/03/2021

0,00

Inscrições (até as 12h).

-

25/03/2021

30/03/2021

0,00

Entrevistas com os candidatos inscritos (até as 17h).

-

30/03/2021

30/03/2021

0,00

Divulgação dos resultados (até as 17h).

-

31/03/2021

01/04/2021

0,00

Recursos sobre os resultados (até as 18h)

1

30/03/2021

25/04/2021

400,00

Pagamento no início de maio de 2021

2

26/04/2021

25/05/2021

400,00

Pagamento no início de junho de 2021 (relatório 1)

-

26/05/2021

08/06/2021

0,00

Recesso e férias docentes.

3

09/06/2021

25/06/2021

200,00

Pagamento no início de julho de 2021

4

26/06/2021

25/07/2021

400,00

Pagamento no início de agosto de 2021

5

26/07/2021

25/08/2021

400,00

Pagamento no início de setembro de 2021

6

26/08/2021

08/09/2021

200,00

Pagamento no início de outubro de 2021 (relatório 2)

-

09/09/2021

25/09/2021

0,00

Recesso e férias docentes.

7

26/09/2021

25/10/2021

400,00

Pagamento no início de novembro de 2021

8

26/10/2021

25/11/2021

400,00

Pagamento no início de dezembro de 2021 (relatório final)

total

2800,00

 

 

5. DA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS

Para realizar a inscrição o candidato deverá indicar qual item do Anexo 1 pretende concorrer. Apenas será permitida uma inscrição. Caso haja mais de uma inscrição, prevalecerá a inscrição mais recente. As inscrições dos candidatos serão realizadas até o dia 25/03/2021 as 12h no formulário eletrônico https://forms.gle/6x3fEg68FqxmKNYz6.

 

6. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos discentes voluntários poderá ser feita diretamente com a coordenação do projeto de ensino homologado, desde que a coordenação do projeto tenha disponibilidade para agregar colaboradores ao seu projeto. Neste caso, não é necessário seguir o cronograma de seleção do Quadro 1.

A seleção dos discentes bolsistas para cada projeto homologado seguirá os critérios apresentados no Anexo 1 deste Edital. As entrevistas serão agendadas e realizadas pelas coordenações de forma remota.

6.1 O discente candidato à bolsa, prevista neste edital, não poderá acumular quaisquer tipos de bolsas da instituição, exceto as bolsas de Auxílio Estudantil.

 

7. CANCELAMENTO DA CONCESSÃO.

A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela DIRGRAD-CP, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada para uma ampla defesa.

 

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

7.1 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

7.2 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente. As questões não solucionadas administrativamente serão dirimidas pelo foro de Justiça Federal.

7.3 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo de 2 (dois) dias corridos à divulgação, ao Diretor do Câmpus.

7.4 O candidato ao se inscrever no presente Processo de Seleção declara ter conhecimento e aceitar as normas e condições previstas neste Edital.

7.5 O presente Edital será publicado no site da DIRGRAD-CP: http://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/cornelioprocopio/?b_start:int=20

 

Cornélio Procópio, 19 de março de 2021

 

Prof. Dr. Márcio Jacometti

Diretor Geral do Câmpus Cornélio Procópio

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO JACOMETTI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 19/03/2021, às 13:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO 1

 

Projeto de Ensino: O lúdico como apoio ao processo de ensino-aprendizagem: buscando a aplicação de metodologias ativas na graduação

Coordenadora: Profa. Dra. Guadalupe Estrelita dos Santos Menta 

Critérios de classificação: 

As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições)

Atendimento aos alunos participantes do projeto como monitor das atividades (grupos de estudo) e elaboração de materiais e métodos. O atendimento será online, com prévia autorização da coordenadora deste projeto; auxílio à professora coordenadora no monitoramento das atividades on-line e preparação de propostas de aulas e atividades, segundo às perspectivas das metodologias ativas. Preparação: 5 h/a; Grupos de estudo: 2 h/a; Atendimento online: 8 h/a.

 

Projeto de Ensino: Oficina de Apoio aos Estudos

Coordenadora: Prof.ª. Rosângela Borges Pimenta

Critérios de classificação: 

As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições)

 

Projeto de Ensino: Impulsão Aplicada - Grupo de Estudos e Discussões, de Alunos Formandos do Curso de Licenciatura em Matemática, Candidatos em Programas de Pós-Graduação em Matemática Pura, Aplicada ou Estatística

Coordenadora: Prof.ª Elenice Weber Stiegelmeier

Colaborador: Prof. Evandro Estevão Marquesone

Critérios de classificação: 

Para a entrevista, a coordenação do projeto irá avaliar o histórico escolar, de forma especial o desempenho nas disciplinas: Álgebra Linear 1 e 2, as disciplinas de Cálculo, Teoria dos Números e Álgebra. Estudantes do sétimo e oitavo período terão ainda considerados o seu desempenho nas disciplinas de Análise Real 1 e 2, e Equações Diferenciais Ordinárias. Será também observado o Coeficiente de Rendimento. Sobre o que se espera da postura da(o) estudante: que tenha interesse em fazer pós-graduação em matemática, estatística ou matemática aplicada; que tenha no mínimo a disponibilidade de tempo de 15 horas-aula (de 50 minutos cada) semanais para se dedicar ao projeto; que tenha capacidade de organização de material, seja didático, de estudo, ou planejamento pessoal; que tenha motivação e planejamento pessoal, para cumprir as atividades discentes, as atividades do projeto, e demais atividades pessoais, de forma produtiva.

As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições)

O plano de trabalho da(o) bolsista consistirá em dois tipos de tarefas: acompanhar a atualização de informações junto aos programas de pós-graduação de interesse, e acompanhar as(os) estudantes que tenham a pretensão de prestar algum dos exames citados no projeto. Quanto ao primeiro item, a(o) bolsista deverá periodicamente, monitorar e atualizar as informações dos programas de pós-graduação, citadas no projeto. Qualquer alteração na ementa, bibliografia, ou forma de seleção nestes respectivos programas, bem como qualquer outra informação relevante para a seleção e ingresso em algum programa, deverá ser comunicada à coordenação deste projeto.

Quanto ao acompanhamento das(os) estudantes, a(o) bolsista deverá: contribuir com o direcionamento de tópicos e temas a serem estudados; contribuir na organização de

material, seja para acervo do projeto para futuras(os) estudantes, seja com sugestões de bibliografias, notas de aula, videoaulas e qualquer outro material que ajude as(os) participantes deste projeto a melhorarem seu nível de conhecimento e amadurecimento matemático.

 

Projeto de Ensino: Oficina de Apoio aos Estudos (Administracao de tempo, Teste prático, Mapa mental e Aula invertida)

Coordenadora do Projeto: Rosângela Borges Pimenta

Resumo do Projeto:

O baixo rendimento acadêmico é resultante de inúmeros fatores que atingem os estudantes universitários. Um deles é a forma de organizar e se preparar para os estudos. A grande maioria não consegue obter um bom resultado nas avaliações por não saber como se preparar. A constatação desta insuficiência aponta para a necessidade de um maior preparo, para que não ocorram as dependências nas disciplinas e, consequentemente, uma possível desistência do curso. Ao constatarmos o despreparo para os estudos de nossos próprios colegas de curso, achamos importante contribuir com atividades que possam orientá-los na elaboração de um bom planejamento de estudos, como também apresentar técnicas que facilitem um melhor estudo das disciplinas.

Critérios de classificação, que sejam compatíveis com as atividades que deverão exercer durante o projeto:

As atividades que o bolsista deverá realizar:

O bolsista realizará as Oficinas em quatro etapas. Na primeira, será aplicado um questionário no primeiro dia da oficina para analisar a forma de estudo dos participantes. A segunda será a elaboração de um planejamento, com objetivo de organizar os estudos e melhorar a administração do tempo. Na terceira etapa, serão apresentadas técnicas de estudos, tais como: mapas conceituais, elaboração de perguntas, estudo intercalado de diferentes conteúdos, associação de imagens com textos e releitura, para contribuir com a produtividade acadêmica dos participantes. A quarta etapa será o  acompanhamento das atividades realizadas pelos participantes. Por fim, será realizada uma avaliação final da oficina.

 

Projeto de Ensino: Oficina de Apoio aos Estudos (Pomodoro, EPL2R, Listas de exercícios, Resumos, Anotações em sala)

Coordenadora do Projeto: Rosângela Borges Pimenta

Resumo do Projeto:

O baixo rendimento acadêmico é resultante de inúmeros fatores que atingem os estudantes universitários. Um deles é a forma de organizar e se preparar para os estudos. A grande maioria não consegue obter um bom resultado nas avaliações por não saber como se preparar. A constatação desta insuficiência aponta para a necessidade de um maior preparo, para que não ocorram as dependências nas disciplinas e, consequentemente, uma possível desistência do curso. Ao constatarmos o despreparo para os estudos de nossos próprios colegas de curso, achamos importante contribuir com atividades que possam orientá-los na elaboração de um bom planejamento de estudos, como também apresentar técnicas que facilitem um melhor estudo das disciplinas.

Critérios de classificação, que sejam compatíveis com as atividades que deverão exercer durante o projeto:

As atividades que o bolsista deverá realizar:

O bolsista realizará as Oficinas em quatro etapas. Na primeira, será aplicado um questionário no primeiro dia da oficina para analisar a forma de estudo dos participantes. A segunda será a elaboração de um planejamento, com objetivo de organizar os estudos e melhorar a administração do tempo. Na terceira etapa, serão apresentadas técnicas de estudos, tais como: mapas conceituais, elaboração de perguntas, estudo intercalado de diferentes conteúdos, associação de imagens com textos e releitura, para contribuir com a produtividade acadêmica dos participantes. A quarta etapa será o  acompanhamento das atividades realizadas pelos participantes. Por fim, será realizada uma avaliação final da oficina.

 

Projeto de Ensino: O lúdico como apoio ao processo de ensino-aprendizagem: buscando a aplicação de metodologias ativas na graduação

Coordenadora do Projeto: Guadalupe Estrelita dos Santos Menta Ferreira 

Resumo do Projeto:

Propiciar  aos alunos dos diversos Cursos de Engenharia do Câmpus de Cornélio Procópio, participarem do processo de ensino e aprendizagem, pesquisando sobre metodologias ativas na educação e elaborando materiais e novas metodologias de ensino que possam ser utilizados nas diversas disciplinas dos cursos, contribuindo com o trabalho docente.

Critérios de classificação, que sejam compatíveis com as atividades que deverão exercer durante o projeto:

As atividades que o bolsista deverá realizar:

Atendimento a alunos como monitor das atividades de pesquisa e elaboração de materiais e métodos de ensino. Auxílio na preparação das atividades a serem desenvolvidas. Tanto o atendimento aos alunos quanto a pesquisa e preparação de materiais serão feitos nas modalidades presencial e online. As atividades online serão realizadas com prévia  autorização  da coordenadora deste projeto. 5 h/a para atendimento a alunos ( modalidade presencial); 5 h/a para pesquisa (online) e 10 h/a para auxílio no preparo das atividades (sendo 5h/a presencial e 5h/a online). Total: 20 h/a. (4h/a diárias).

 

Projeto de Ensino:  Curso de Pré-Física

Coordenador do Projeto: Carlos Alberto Celho Jousseph

Resumo do Projeto:

O projeto pré-física visa atender estudantes recém ingressos na universidade, que apresentem dificuldades em desenvolver as disciplinas básicas, como física 1. Como nesta disciplina não existe pré-requisito, mas exige bom conhecimento sobre a física básica e a matemática básica, aprendidas nas grades curriculares do ensino médio, o curso pré física trabalhará no intuito de atender os estudantes com de_ci^encia nesses assuntos b_asicos. N~ao _e um refor_co _a disciplina, mas sim, um momento particular em que os estudantes ir~ao trabalhar conte_udos de base, sanando suas necessidades particulares sob a supervis~ao de um professor e um monitor da pr_opria universidade.

Critérios de classificação, que sejam compatíveis com as atividades que deverão exercer durante o projeto:

Nota de Classificação = NC = (3*FIS1 + FIS2 + CAL1 + 2*CR + NE) / 8.

Será convidado a participar do projeto o candidato que obtiver maior NC.

As atividades que o bolsista deverá realizar:

O bolsista tem papel fundamental na execução do projeto. Como atividade de apoio, ele será responsável por ajudar no acompanhamento individual do público. Ele poderá ensinar alguns assuntos em uma aula rápida, sob supervisão do professor orientador, e ficará acompanhando se cada estudante está fazendo corretamente os trabalhos de sala, sanando as dúvidas deles conforme aparecer. Quando forem pedidos trabalhos em casa, o monitor ficará responsável por ajudar os estudantes a fazerem os trabalhos, sanando suas dúvidas continuamente. E ficará responsável por recolher esses trabalhos e verificar se realmente foi feito da forma como foi pedido.

O bolsista ajudará também a compilar o desenvolvimento do projeto para análise do desempenho das atividades realizadas no projeto.


Referência: Processo nº 23064.043674/2020-10 SEI nº 1947650