Boletim de Serviço Eletrônico em 24/03/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

RETIFICAÇÃO 01 - 23 DE MARÇO DE 2021

 

Instrução Normativa nº 09/2020, de  20 de julho de 2020 

 

Estabelece os prazos de tramitação dos Editais de seleção de bolsistas CAPES DS e Recursos Próprios-UTFPR dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu da UTFPR.

 

 

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, considerando:

PORTARIA N° - 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010 que regulamenta o Programa de Demanda Social (DS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE EDITAIS DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE DEMANDA SOCIAL, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

 

Resolve:

Art. 1º - Os trâmites dos Editais de Seleção de Bolsistas CAPES-DS e Recursos Próprios-UTFPR, dos Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu da UTFPR, deverão ser executados conforme prazos estabelecidos nos itens a seguir:

I – Na primeira quinzena do mês de novembro de cada ano, a Comissão de Bolsas do PPG deverá encaminhar à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) de seu Câmpus, conforme orientações descritas no portal da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Edital de Seleção de Bolsistas para análise da PROJU (Procuradoria Jurídica);

II – Após o retorno do Edital para o PPG, a Comissão de Bolsas deve proceder com as correções sugeridas pela PROJU, sob pena de eventual responsabilização;

III – O PPG deverá fazer a publicação do Edital, conforme orientações descritas no portal da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atentando para os prazos descritos em DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE EDITAIS DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE DEMANDA SOCIAL;

IV – Além do Edital, o resultado de cada fase prevista no Edital deve ser publicado na página do PPG, bem como no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.

V- O envio da documentação dos candidatos classificados no referido Edital de Seleção de Bolsistas, conforme orientações descritas no portal da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, deverá ocorrer até o dia 10 (dez) de cada mês. Somente deve ser enviada a documentação de candidato classificado,  se houver cota de bolsa disponível para o PPG. Caso não haja cota disponível, os candidatos classificados passam a compor a lista de espera por cota de bolsa associada ao  PPG.

Art. 2º - O período de vigência de Editais de Seleção de Bolsistas dos PPGs, dos quais trata a presente Instrução Normativa,  será de março do ano corrente até 10 de fevereiro do ano seguinte, desta forma:

I – Não serão implementadas bolsas para discentes classificados em Editais de Seleção que estejam fora do prazo de vigência;

II – O PPG poderá prorrogar a validade ou reabrir o Edital apenas dentro do período estipulado no caput deste artigo;

III - O PPG novo, cuja concessão de bolsas ocorra durante o período definido no caput deste artigo, poderá executar o Edital de Seleção de Bolsistas em qualquer tempo, respeitando os devidos prazos, no entanto, o período de vigência de seu edital será até 10 de fevereiro do próximo ano.

Parágrafo único: Os PPGS, exceto os citados no Inciso III, necessariamente terão que cumprir os prazos para elaboração dos respectivos Editais de Seleção de Bolsistas para o início do ano, mas poderão abrir inscrições, se não tiverem cotas para março, ou ainda, reabrir as inscrições durante o período de vigência, se não tiverem lista de espera.

Art. 3º O não atendimento dos prazos estabelecidos por esta  Instrução Normativa, poderá acarretar em ociosidade de cotas de bolsas CAPES-DS, com possível recolhimento das mesmas pela CAPES, o que ficará sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação.

Art. 4º Os casos omissos nesta Instrução Normativa serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

 

Esta Instrução Normativa entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PRO-REITOR(A), em (at) 23/03/2021, às 18:08, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1949593 e o código CRC (and the CRC code) 34834CFE.



 


Referência: Processo nº 23064.022814/2020-16 SEI nº 1949593