Boletim de Serviço Eletrônico em 22/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PATO BRANCO

DIR. DE RELAC. EMPRES. E COMUNITARIAS-PB

 

EDITAL direc nº 01/2021

PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DESAFIO ATLAS ELETRODOMÉSTICOS - UTFPR  – 2ª edição

 

A UTFPR Câmpus Pato Branco em parceria com a ATLAS ELETRODOMÉSTICOS divulga Chamada Pública e convida os acadêmicos desta instituição a fim de apresentarem suas propostas nos termos aqui estabelecidos.

 

FINALIDADE

O projeto de extensão da UTFPR Campus Pato Branco & ATLAS ELETRODOMÉSTICOS têm por finalidade articular a conexão entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho, especificamente no setor industrial em torno dos desafios ligados ao desenvolvimento regional.

 

OBJETIVOS

Incentivar a articulação entre a instituição de ensino superior UTFPR e a indústria ATLAS ELETRODOMÉSTICOS, oportunizando parceria na formação de futuros profissionais.

Favorecer o aprendizado de estudantes em práticas diferenciadas relacionadas ao setor industrial;

Contribuir na formação técnica dos colaboradores da empresa através do contato mais próximo com a academia;

Contribuir com o desenvolvimento intelectual dos acadêmicos participantes, futuros profissionais do mercado de trabalho;

Oferecer aos participantes a oportunidade de combinarem o conhecimento teórico aprendido em sala de aula à realidade vivenciada na prática, através da resolução de desafios propostos pela organização.

 

CRONOGRAMA

Etapa

Início

Término

Divulgação do Edital

23/03/2021

23/03/2021

Palestra de sensibilização online (Live)

23/03/2021

23/03/2021

Período de Inscrições das equipes

24/03/2021

28/03/2021

Homologação das inscrições

29/03/2021

29/03/2021

Apresentação dos problemas pela Atlas Eletrodomésticos aos inscritos homologados

30/03/2021

02/04/2021

Análise, produção e entrega da proposta de solução da equipe

03/04/2021

16/04/2021

Divulgação da data e horário de apresentação das propostas à banca avaliadora

19/04/2021

19/04/2021

Apresentação da proposta de solução à banca avaliadora

20/04/2021

23/04/2021

Divulgação dos resultados

24/04/2021

24/04/2021

Prazo para recursos

25/04/2021

26/04/2021

Divulgação do resultado dos recursos e publicação dos resultado final

27/04/2021

27/04/2021

Orientações e preparo dos contratos

28/04/2021

30/04/2021

Início dos projetos -

03/05/2021

03/05/2021

Elaboração do Planejamento - plano de ações/conceito do projeto/desenvolvimento de solução/estudo de viabilidade

03/05/2021

31/05/2021

Análise crítica do planejamento/projeto de solução proposto - Qualificação

01/06/2021

04/06/2021

Desenvolvimento do planejamento/projeto de solução

04/06/2021

19/11/2021

Validação e verificação dos resultados e preparação do relatório

20/11/2021

23/11/2021

Apresentação dos resultados da implantação

24/11/2021

30/11/2021

Análise dos impactos do projeto de extensão e elaboração de relatório  final

01/12/2021

15/12/2021

 

CARACTERIZAÇÃO DOS PROJETO

Os projetos são caracterizados como Extensão Acadêmica e são desenvolvidos na Indústria ATLAS ELETRODOMÉSTICOS, situada em Pato Branco - PR. Os integrantes das equipes com projetos aprovados poderão transformar em:

projeto de conclusão de curso (TCC);

estágio Obrigatório Supervisionado (não remunerado) ou em;

projeto de Pesquisa (Nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado).

 

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

Quanto aos proponentes:

os acadêmicos que se inscreverem para participar do Programa de Extensão Acadêmica UTFPR & ATLAS ELETRODOMÉSTICOS – 2ª edição devem estar regularmente matriculados, em cursos de graduação ou em cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu da UTFPR, podendo comprovar este status através da emissão de uma declaração de matrícula;

batender ao disposto no Anexo I, que trata dos temas, subtemas e objetivos dos desafios propostos;

atender ao disposto no Anexo II, referente ao termo de ciência e concordância;

atender ao disposto no Anexo III, especialmente em relação a cláusula de confidencialidade e uso da informática;

ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento do projeto e caso tenha estágio em outras empresas não exceder a carga prevista na legislação, na somatória das  atividades (máximo 30 horas semanais).

 

Quanto às equipes de trabalho:

cada equipe poderá ser composta por até 4 integrantes incluindo o Professor Orientador;

cada equipe deverá apresentar um Líder que será o responsável pela gestão do projeto (comunicação, envio da proposta, envio da documentação, envio de relatório e prestação de contas);

as equipes poderão ser multifuncionais (ter integrantes de diferentes cursos e diferentes níveis de formação);

cada equipe deve apresentar um Professor da UTFPR como Orientador;

cada equipe poderá apresentar somente uma proposta de solução para o desafio Atlas/UTFPR.

 

Quanto ao Orientador da equipe proponente:

ter vínculo formal com a instituição UTFPR;

não estar integrando mais do que uma equipe de trabalho.

 

Quanto às propostas:

as propostas deverão apresentar solução para um dos temas proposto no Anexo I;

as propostas devem ser apresentadas conforme Roteiro Descritivo da Proposta do Anexo IV.

 

Quanto aos cursos participantes:

Poderão participar desta segunda edição do Projeto de Extensão Acadêmica UTFPR & ATLAS ELETRODOMÉSTICOS acadêmicos regularmente matriculados de todos os cursos de graduação, especialização ou pós-graduação (mestrado e doutorado) da UTFPR.

 

RECURSOS DISPONIBILIZADOS

A ATLAS ELETRODOMÉSTICOS disponibilizará:

uma bolsa para cada acadêmico integrante das equipes selecionadas para o desenvolvimento da proposta. A bolsa será do valor de R$ 500,00 para os acadêmicos de graduação e R$ 700,00 para os acadêmicos de pós-graduação pelo período de maio a novembro de 2021.

se o integrante da equipe for ou vier a ser estagiário na Atlas Eletrodomésticos deverá optar por uma das bolsas (de estagiário ou de membro da equipe do desafio Atlas/UTFPR).

um Supervisor/Engenheiro para cada tema do Anexo I para suporte técnico e fornecimento das informações necessárias ao desenvolvimento do projeto;

os materiais e serviços necessários para implantação do projeto, caso seja aprovado pela Atlas Eletrodoméstico em análise crítica de implantação;

O acesso à indústria Atlas Eletrodomésticos da equipe durante todas as etapas de desenvolvimento da proposta deverá ser previamente agendada com o Supervisor de cada tema, determinado pela Atlas Eletrodomésticos.

UTFPR disponibilizará:

recursos humanos como Orientadores, Professores, TAs e estudantes para auxiliar na elaboração da proposta de solução do problema;

estrutura laboratorial do campus Pato Branco, respeitada as prioridades já estabelecidas para as práticas da docência e os decretos em vigor durante o período da pandemia;

estrutura da Incubadora da UTFPR-IUT na assessoria para elaboração das propostas e disponibilização de espaços como sala de treinamentos e coworking, respeitando os decretos em vigor durante o período da pandemia;

 

 PROCEDIMENTO PARA AS INSCRIÇÕES

A inscrição da equipe para o Projeto de Extensão Acadêmica UTFPR Campus Pato Branco & ATLAS ELETRODOMÉSTICOS deverá ser feita, pelo líder,  até as 23:59 horas do dia 28 de março de 2021, na página do evento pelo link: https://www.even3.com.br/desafioatlas2

Para a inscrição, além do cadastro, a equipe deverá enviar o comprovante de matrícula de todos os alunos integrantes em um único pdf.

 

SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

A submissão das  propostas deverá ser feita até às 24h do dia 16/04/2021 na página do evento (https://www.even3.com.br/desafioatlas2).

Para a submissão a equipe deverá enviar:

Declaração de ciência e concordância (Anexo II);

Declaração de confidencialidade e uso da informática (Anexo III);

 Roteiro descritivo da proposta (Anexo IV);

Na página do evento estão disponíveis os formulários dos anexos para submissão das propostas. A equipe deverá submeter todos os anexos em um mesmo pdf.

A UTFPR - campus Pato Branco não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e/ou congestionamentos das linhas de comunicação. O conteúdo e a integridade da documentação enviada serão de responsabilidade direta e exclusiva do Líder da proposta.

O contato com a organização para esclarecimentos de dúvidas poderá ser feita na página do evento ou:

Na Incubadora de Inovações – IUT com a professora Elizandra Machado (emachado@utfpr.edu.br);

Com a Coordenadora do projeto, Professora Maria Nalu Verona (nalu@utfpr.edu.br) ou;

Com o vice-coordenador do projeto Professor Diego Rossetto (diegorossetto@utfpr.edu.br)

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO

Um comitê formado por gestores da empresa Atlas Eletrodomésticos e professores da UTFPR - Campus Pato Branco definirá uma banca para cada tema, que avaliará as propostas recebidas em local e data a ser definido e confirmado, levando em consideração os seguintes aspectos:

 

Análise documental

Nesta sessão serão declaradas habilitadas as propostas que cumprirem com os requisitos de elegibilidade e demais condições referentes a prazos e documentação. As propostas com documentação incompleta, encaminhadas fora do prazo previsto ou em desacordo serão consideradas inelegíveis.

 

Apresentação da proposta

A equipe deverá apresentar a proposta em data, horário e forma a ser divulgada, no portal da UTFPR- Campus Pato Branco.

Cada equipe terá um tempo de 10 minutos para a apresentação e 20 minutos para arguições da banca avaliadora.

As apresentações de cada tema seguirão a ordem inversa à entrega das propostas.

 

Avaliação de relevância

A avaliação se dará conforme os critérios de análise e julgamento no quadro abaixo:

Critérios de avaliação

Ótimo

Muito Bom

Bom

Regular

Insuficiente

Pontuação

21 a 30

pontos

16 a 20

pontos

11 a 15

pontos

01 a 10

pontos

0

1. Os objetivos definidos por esta proposta são relevantes?

 

 

 

 

 

2. A proposta está condizente com a necessidade da Empresa?

 

 

 

 

 

3. O plano de trabalho é adequado ao projeto proposto?

 

 

 

 

 

4. Os resultados esperados são considerados prioritários ao universo da pesquisa e inovação nas linhas contempladas?

 

 

 

 

 

5. A proposta possui uma compreensão abrangente do problema apresentado e de todas as questões envolvidas com a sua aplicação.

 

 

 

 

 

6. A equipe apresenta multifuncionalidade

 

 

 

 

 

Total de pontos

 

 

 

 

 

 

Classificação

Serão classificadas as equipes que tiverem a maior pontuação no item 9.3, para cada um dos temas.

 

Critério de desempate

Em caso de empate no resultado final da banca avaliadora serão consideradas as maiores notas obtidas sequencialmente nos critérios de avaliação 2,3 e 5 descritos na tabela do item 9.3.

 

DIVULGAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação dos resultados dar-se-á por meio do site da UTFPR Câmpus Pato Branco (http://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/patobranco/extensao), página do evento (https://www.even3.com.br/desafioatlas2) e e-mail instituicional.

 

RECURSOS ADMINISTRATIVOS

As equipes das propostas submetidas à UTFPR - campus Pato Branco poderão recorrer dos resultados conforme descrito a seguir:

informações a respeito da elegibilidade poderão ser obtidas pelo e-mail: incubadorapb@gmail.com;

dos resultados de elegibilidade e de mérito da presente chamada caberão recursos, exclusivamente pelo líder do projeto, no prazo de 48 horas da divulgação do resultado;

decorrido o prazo acima, não haverá possibilidade de qualquer tipo de recurso;

os recursos deverão ser apresentados unicamente no formato eletrônico com envio para o e-mail incubadorapb@gmail.com ;

em hipótese alguma serão apreciados recursos enviados por meio de correio eletrônico, fora do prazo ou após a homologação do resultado final;

 

ACOMPANHAMENTO

os integrantes da equipe se comprometem a cumprir o planejamento das atividades;

o líder da proposta deve apresentar o relatório com as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos até 30 dias após o encerramento do presente edital.

 

TERMO DE COMPROMISSO COM AS PROPOSTAS APROVADAS

O projeto de extensão acadêmica não cria qualquer tipo de vínculo empregatício ou responsabilidade trabalhista entre a Atlas Eletrodomésticos e os professores e acadêmicos da UTFPR que dele participem. Caso seja estendido para estágio supervisionado a atuação de qualquer membro de equipe participante este será tratado em documento específico e à parte deste projeto.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) IDEMIR CITADIN, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/03/2021, às 13:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1949692 e o código CRC (and the CRC code) B6DCB92F.



 

 ANEXO I – CARACTERIZAÇÃO GERAL DE TEMAS, SUBTEMAS, OBJETIVOS E REQUISITOS PARA OS PROPONENTES.

 PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DESAFIO ATLAS ELETRODOMÉSTICOS - UTFPR  – 2ª Edição

TEMA 1 - CONTROLE DE QUALIDADE: TESTE DE CHAMAS AUTOMATIZADO  NO PRODUTO NA LINHA DE  PRODUÇÃO

 Subtema:

  Desenvolvimento e implementação de um sistema de controle da qualidade da chama  por visão computacional ou algo similar.

 Atualmente o controle é realizado visualmente pelo operador, os produtos estão em movimento durante o teste e existem produtos com características diferentes para serem inspecionados.

 Objetivo:

- Mapeamento das características de avaliação para aprovação do produto feito pelo sistema atual do controle de teste de chamas manual;

- Estudo e proposta de substituição por sistema automatizado com visão computacional;

- Implementação de protótipo para validação;

- Implantação em linha do sistema

 Resultados Esperados:

- Substituição do processo manual para controle automatizado

- Ganho em acuracidade e precisão no processo

 

TEMA 2 - PLANEJAMENTO INDUSTRIAL: SISTEMA DE VISÃO CONTROLE DE PRODUÇÃO

 Subtema: Está sendo desenvolvido um sistema de visão para contagem de peças pintadas, o objetivo deste projeto é trabalhar na viabilização e aprimoramento deste sistema, integração ao ERP (SAP) e expandir para a linha de esmaltação.

 Declaração do Problema: Aumentar a acuracidade e precisão do sistema de visão, através de aprimoramentos do software base YOLO. Integrar a saída destas informações ao ERP (SAP). Expandir o projeto criando um sistema similar com as adaptações necessárias para a linha de esmaltação

  Objetivos:

- Viabilizar e aprimorar os resultados obtidos no primeiro projeto, através de melhorias no software

- Desenvolver novo sistema para Esmaltação

- Integrar ao ERP o sistema existente

- Desenvolver indicadores de desempenho de produção

 Resultados Esperados: Controle de estoque / fluxos e módulo analítico para gerenciamento e tomadas de decisão; Fluxo contínuo no apontamento de produção de itens semi-acabados; Conectividade do sistema de apontamento com o ERP da empresa; Confiabilidade no apontamento; Acuracidade de estoque; Maior controle do processo de produção e assertividade no planejamento

 

TEMA 3 - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: AUTOMAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE DADOS DE ENSAIOS NO LABORATÓRIO DE ENSAIOS DE PRODUTOS

 Subtema: Desenvolver / Melhorar sistemas de aquisição para diminuir variações causadas por diferenças de leitura (Paralaxe), diminuir riscos de erros e garantir registro das informações coletadas através de banco de dados.

 Declaração do Problema: Hoje uma parte do erro encontrado nas medições está atrelado à leitura dos equipamentos. A automação irá nos ajudar a reduzir estes erros de medição e aumentar a confiança nos dados, bem como proporcionar formas gráficas para análise de dados.

 Objetivos: Diminuir erros de medição, aumentar confiança nos dados e otimizar o tempo de cada teste.

 Resultados Esperados: Ter equipamentos com aquisição e processamento de dados automatizados para temperatura, pressão e vazão de gás, pressão atmosférica, células de carga e sensores de deslocamento, gerando gráficos e banco de dados, para melhorias no registro, armazenamento e análise de dados.

 

ANEXO II – DE CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA

 PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DESAFIO ATLAS ELETRODOMÉSTICOS - UTFPR  – 2ª edição

 

Declaramos para os devidos fins que os acadêmicos e o Orientador selecionados para participar do PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA  UTFPR - CAMPUS PATO BRANCO & ATLAS ELETRODOMÉSTICOS estão cientes e concordam com as disposições do edital de chamada pública em epígrafe e de seus anexos e também se responsabilizam, sob as penas da lei, pela veracidade e regularidade das informações e documentos apresentados.

 

 

________________, de ________________ de 2021.

 

 

 

 

 

 

Líder
Nome e assinatura

 

 

Orientador
Nome e assinatura

 

__________________________________       

Nome e assinatura

 

 

__________________________________

Nome e assinatura

 

 

__________________________________

Nome e assinatura

 

 ANEXO III – PLANO DE CONFIDENCIALIDADE E USO DA INFORMÁTICA

(INDIVIDUAL)

 PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DESAFIO ATLAS ELETRODOMÉSTICOS - UTFPR  – 2ª edição

 

1.  IDENTIFICAÇÃO

 

1.1 Curso/Projeto

 

1.2 Nível

(     ) Graduação   (     ) Mestrado   (     ) Doutorado

1.3 Nome do acadêmico/ Orientador

 

1.4 Email e Telefones

 

1.5 Tema/Subtema

 

 

2.  TERMO DE CONFIDENCIALIDADE

Todos os assuntos, dados, resultados, processos, produtos e informações decorrentes deste Plano de Trabalho são de natureza sigilosa, comprometendo-se as Partes e as pessoas que deles tenham ou venham a ter conhecimento, a observar medidas assecuratórias de salvaguarda.

 As informações, fórmulas, especificações, métodos, processos, desenhos e técnicas de produção que forem utilizados no projeto, bem como os resultados do projeto, mesmo que intermediários, não poderão ser revelados a terceiros, à imprensa em geral, publicados em revista científica, ou qualquer meio de comunicação sem o consentimento prévio e por escrito das Partes. Contudo, sempre que, através de qualquer meio de comunicação forem divulgados resultados, processos e produtos, bem como atividades inerentes a este Plano de Trabalho, deverá ser expressamente aprovada pela UTFPR - CAMPUS PATO BRANCO e ATLAS ELETRODOMÉSTICOS e indicada a participação de ambas.

Atendendo à política de Segurança da ATLAS ELETRODOMÉSTICOS é terminantemente proibido conectar computadores pessoais na rede Corporativa da ATLAS. Quando o integrante da equipe precisar de acesso à internet deve solicitar ao supervisor na empresa, sendo proibidos os funcionários da ATLAS emprestarem suas senhas. A necessidade de acesso para alguns dos sistemas ATLAS para desempenho da função, deve ser solicitado para a supervisão e não compartilhar usuários ou usar qualquer outro método de acesso indevido. Toda a atividade será monitorada e qualquer uso indevido dos recursos informáticos geram um risco na rede corporativa. As regras da política de segurança do uso de recursos informáticos podem ser disponibilizadas pela Atlas Eletrodomésticos. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Supervisor determinado pela empresa para cada tema do Anexo I.

 

3. ASSINATURA

 

O abaixo-assinado declara que o presente Plano de Trabalho, Termo de Confidencialidade e Uso da Informática foram estabelecidos de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização do mesmo.

Local e data:

 

Nome e assinatura

 

ANEXO IV - MODELO DE PROPOSTA DE TRABALHO

 PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA DESAFIO ATLAS ELETRODOMÉSTICOS - UTFPR  – 2ª edição

 

 1.IDENTIFICAÇÃO DO TEMA:

 

 

2.IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE:

 

Identificação

Nome

e-mail

Telefone

Líder:

 

 

 

Orientador:

 

 

 

 

 

DEMAIS INTEGRANTES:

Nome

 

Função

 

 

 

 

 

3. PROPOSTA

3.1 Título:

 

 

 

3.2 Resumo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(INSIRA MAIS LINHAS SE NECESSÁRIO)

 

3.3 Objetivos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.4 Resultados esperados (listar os resultados e os benefícios esperados considerando o aspecto social, econômico, ambiental científico, tecnológico e/ou sociocultural para a empresa e para a região):

 

 

 

 

 

 

 

 

4. ATIVIDADES DO PROJETO:

Atividades (A-1):

Início:

Duração:

C. H. S.:

Membros

 

Atividades (A-2):

Início:

Duração:

C. H. S.:

Membros

* C.H.S – Carga horária semanal

 Insira mais quadros se necessário.

 

5. CRONOGRAMA:

ETAPAS/ATIVIDADES

SEM 1

SEM 2

 SEM 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. PLANO DE METAS E ETAPAS:

Descrever a(s) meta(s), elementos que compõem o projeto, contemplando a descrição, unidade de medida e quantidade, além das etapas, ações em que se pode dividir a execução de uma meta, do período de realização e valor previsto para a mesma. Não existe nenhuma limitação para a quantidade de metas e etapas.

Descrição da meta:

 

Unidade de medida:

Quantidade:

Etapa/Fase nº

Período de realização:

Início: / / Término: / /

 

Descrição da meta:

 

Unidade de medida:

Quantidade:

Etapa/Fase nº

Período de realização:

Início: / / Término: / /

 

Líder da proposta

 

 

Nome e assinatura

Local e data:

 

 


Referência: Processo nº 23064.013822/2021-44 SEI nº 1949692