Boletim de Serviço Eletrônico em 24/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

 

EDITAL nº 06/2021 - SEGUNDO EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Dois Vizinhos

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RESTAURAÇÃO FLORESTAL

 

A Direção-Geral do Câmpus Dois Vizinhos, conjuntamente com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna público que estão abertas as inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RESTAURAÇÃO FLORESTAL, nível Lato Sensu, para preenchimento de vagas remanescentes oriundas do Edital 008/2020-DIRPPG, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução 42/2020, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

            

I - FINALIDADE DO CURSO

O Curso de Especialização em Restauração Florestal objetiva preparar profissionais especialistas para atuação no mercado de trabalho de produtos e serviços de restauração ecológica de áreas degradadas e alteradas em todo o país. O aluno egresso estará apto à elaboração e execução de projetos de restauração de florestas nativas alicerçado em conteúdos básicos de ecologia, botânica, pedologia e geoprocessamento, além de conteúdos profissionalizantes em educação ambiental, legislação, silvicultura e empreendedorismo.  

 

II - LOCAL DO CURSO

O curso será ministrado através de Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA). O curso de especialização será ambientado no Campus de Dois Vizinhos, Estrada para Boa Esperança, km 04, Zona Rural de Dois Vizinhos – PR, 85660-000.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

A carga horária total do curso é de 375 horas, sendo que as aulas e as atividades são disponibilizadas pelo AVEA Google Classroom. Utilizando-se deste ambiente, os docentes disponibilizarão: (i) material didático como artigos, livros, filmes, slides e apostilas; (ii) vídeos curtos (no máximo de 10 min) descrevendo os tópicos principais do material didático disponibilizado e/ou orientações para resolução de atividades; (iii) procedimentos avaliativos que serão mencionados nas diferentes disciplinas; e (iii) webconferências que contarão com a participação virtual dos alunos, tirando dúvidas e discutindo o conteúdo das disciplinas.

 

IV – VAGAS

Para este processo seletivo serão ofertadas 25 vagas para concorrência público. O número total de vagas poderá ser majorado, considerando-se as confirmações de matrículas dos alunos matriculados em primeira chamada. O número total de alunos pagantes matriculados não excederá o limite de 63 vagas.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

  1. Efetuar a inscrição no site http://pos.funtefpr.org.br/
  2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais).
  3. Encaminhar através do site da inscrição, até o dia 25/03/2021 (último dia da inscrição), cópia dos seguintes documentos:

Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação em até seis meses após o início das atividades letivas, sob pena de cancelamento da matrícula.

  1. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.
  2. O candidato deve armazenar o número do protocolo e código de acesso, gerados no momento da inscrição no sistema. Essas informações serão necessárias para acompanhar os processos de inscrição e classificação.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

Início das atividades letivas

15/04/2021

Férias

05/07/2021

Reinício das atividades letivas

19/07/2021

Término das atividades letivas

15/01/2022

Data limite para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (quando aplicável)

15/04/2022

 

 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

  1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Campus Dois Vizinhos, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;
  2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes na concorrência pública. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.
  3. A Seleção dos Candidatos será feita pelos seguintes critérios e obedecerá à seguinte prioridade: 
    1. Histórico da graduação; 
    2. Curriculum-Vitae;
    3. Idade mais avançada.
  4. Os alunos serão ranqueados em ordem decrescente de pontuação, segundo a tabela a seguir:
  1. Um dado trabalho poderá ser pontuado em apenas um subitem, que será o de maior pontuação. Sugere-se que o candidato entregue os documentos na sequência conforme a Tabela de pontuação.
  2. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do Art. 27 da Lei nº 10.741/2003. Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem: (1) obter melhor pontuação resultante da soma dos itens Periódicos na área e Trabalhos publicados em eventos científicos; (2) obter melhor pontuação em Experiência profissional comprovada na área.
  3. O resultado da seleção será publicado no site de inscrição, na data indicada no item V;
  4. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita junto à Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu, das 8:00 horas às 18:00 horas, até a data indicada no item V do presente documento.

 

IX - MATRÍCULA

  1. O processo de matrícula compreende a apresentação de documentos e assinatura de contrato de prestação de serviços;

Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 08/04/2021 e concluir o processo de matrícula, junto à secretaria do curso, enviando pelo correio à secretaria do curso de Especialização em Restauração Florestal - DIRPPG, Campus de Dois Vizinhos, Estrada para Boa Esperança, km 04, Zona Rural de Dois Vizinhos – PR, 85660-000, os documentos:

  1. Os originais e uma cópia dos documentos postados na fase de inscrição;
  2. Documentação para estrangeiros, quando solicitada pela coordenação.
  3. Os originais e uma cópia dos documentos postados na fase de inscrição;
  4. Documentação para estrangeiros, quando solicitada pela coordenação.
  1. No ato da matrícula deverá ser assinado o contrato de prestação de serviços, disponível, para leitura e conhecimento prévio, no site de inscrição;
  2. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.
  3. O processo de matrícula compreende a apresentação de documentos e assinatura de contrato de prestação de serviços;
  4. Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula até 08/04/2020 e concluir o processo de matrícula,
  5. No ato da matrícula deverá ser assinado o contrato de prestação de serviços, disponível, para leitura e conhecimento prévio, no site de inscrição.

 

X – CONVÊNIO UTFPR E FUNTEF-PR

  1. A Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR) atuará como apoia à UTFPR na gestão financeira do presente curso, sendo a responsável pela inscrição inicial e captação das mensalidades, e esta parceria entre a UTFPR e FUNTEF-PR é regulada pelo Convênio No. 17/2020. 

 

XII - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

  1. O candidato, no ato da matrícula, fará a opção de uma das seguintes condições de pagamento:
  1. Não haverá a devolução da taxa de inscrição dos candidatos desistentes ou não classificados, caso o curso tiver sua abertura confirmada.
  2. A devolução da taxa de matrícula, no caso de desistência, se fará no montante de 80% de seu valor, desde que solicitada antes do início das aulas do curso.
  3. Atenção: Para fins de formalização dos serviços prestados durante o curso, será elaborado um contrato a ser assinado pelo Aluno selecionado com a Fundação de Apoio da UTFPR, para quem deverão ser realizados os depósitos referentes ao pagamento do curso.

 

XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

  1. Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar. 

 

XIV – INFORMAÇÕES GERAIS

  1. O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item VI do edital de abertura, nos termos do artigo 59 da lei 9.784/99.
  2. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.
  3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones (46) 3536-8907 (46) 99972-9010, ou pelo e-mails da coordenação (danielaaestevan@utfpr.edu.br) ou da secretaria de curso (carine@utfpr.edu.br).
  4. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da FUNTEF e (caso seja publicado no SEI citar o número do processo e link).
  5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pelo Diretor de Pesquisa e Pós-graduação.

 

Local, Dois Vizinhos 23 de março de 2021

 

 

Profa Michele Potrich
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação - DIRPPG-DV

 

 

Prof. Dr. Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor Geral Câmpus Dois Vizinhos


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 23/03/2021, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 24/03/2021, às 11:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1952875 e o código CRC (and the CRC code) FECCD31F.



_______________________________________________________________________________

SEÇÃO DE ANEXOS

Relação de links desse edital:

 

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Dois Vizinhos (DIRPPG-DV):

http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/dois-vizinhos

 

Pós-Graduação Lato Sensu-Especializações:

http://www.utfpr.edu.br/cursos/especializacao

 

Pré-Inscrição | Postagem de documentos | Consulta seleção: 

http://pos.funtefpr.org.br/

 

Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR:

http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/lato-sensu/regulamento_lato_sensu_2018/view

 

 

DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

EM RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Disciplina 1: Ecologia Florestal

Carga Horária: 30 h

Programa:

Fundamentos de Ecologia. Ciclo do carbono, da água e de nutrientes. Matas ciliares. Estrutura de florestas nativas e plantadas. Dispersão, banco e chuva de sementes. Dinâmica florestal. Grupos ecológicos e sucessão florestal. Diagnóstico de tipos de vegetação. Ecologia de paisagem.

 

Bibliografia:

1. DAJOZ, R. Princípios de ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

2. MILLER Jr., G. T. Ciência Ambiental. 11 ed. São Paulo: Thomson Learning, 2016.

3. ODUM, E. P.; BARRETT, G. W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

4. RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. Rio de Janeiro: Guanabara, 2016.

5. TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2011.

 

Disciplina 2: Projetos de Restauração Florestal

Carga Horária: 30 h

Programa:

Fundamentos de restauração ecológica. Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa. Etapas de projetos de restauração florestal. Modelos e técnicas de restauração florestal: condução da regeneração natural, nucleação e reflorestamentos de alta diversidade.

 

Bibliografia:

 

1. BRANCALION, P. H. S., GANDOLFI, S., RODRIGUES, R. R. Restauração florestal. São Paulo: Oficina de Textos, 2015. 

2.  MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Planaveg: Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa. Brasília: MMA. 2017. 73 p. Disponível em: Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa – Planaveg

3. RODRIGUES, E. Ecologia da Restauração. Londrina: Editora Planta, 2013.

4. RODRIGUES, R. R.; BRANCALION, P. H. S.; ISERNHAGEN, I. Pacto pela restauração da mata atlântica: referencial dos conceitos e ações de restauração florestal. 1 ed. São Paulo: LERF-ESALQ/Instituto Bioatlântica, 2009.

5. STEIN, R.T., MACHADO, V.S., FLORIANO, C., MIRANDA, T. Recuperação de áreas degradadas. Soluções Educacionais Integradas, 2017.

 

Disciplina 3: Botânica Aplicada 

Carga Horária: 15 h

Programa:

Princípios da Taxonomia vegetal e Dendrologia (reconhecimento de árvores nativas no campo). Morfologia de folhas. Uso de herbários virtuais, sites, aplicativos e grupos de redes sociais para levantamentos florísticos com fins de recomendação de espécies para a restauração. Coleta e herborização de material botânico.

Bibliografia:

 

1. BRESINSKY, A. Tratado de botânica de Strasburger. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 36. Base de dados: Minha Biblioteca. 

2. CARVALHO, P. E. R. Espécies arbóreas brasileiras. [s. l.]: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. ISBN 85-7383-373-4. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat07269a&AN=utfpr.215350&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 5 ago. 2020.

3. CEOLA, G.; STEIN, R.T. Botânica Sistemática. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Base de dados: Minha Biblioteca.

4. GONÇALVES, E.G.; LORENZI, H. Morfologia Vegetal. Organografia e Dicionário. 2 ed. Nova Odessa: Plantarum, 2 ed., 2011.

5. LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, vol 1, 6 ed., 2016.

 

Disciplina 4: Geoprocessamento 

Carga Horária: 30 h

Programa:

Geotecnologias e classificação do uso e ocupação do solo, com ênfase no mapeamento de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. Utilização de índices de vegetação em imagens de satélite. Interpretação de imagens de satélite e de drones. Uso de drones no monitoramento da vegetação nativa e reflorestamentos. Métricas de Ecologia de Paisagem.

Bibliografia:

 

1. IBRAHIN, F.I.D. Introdução ao geoprocessamento ambiental. São Paulo: Erica, 2014.

2. LÖBLER, C.A.; GONÇALVES, C.M.R; LEÃO, M.F.; LIMA, A.M.P. de; PELINSON, N.S. Geoprocessamento. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 

3. LORENZZETTI, J.A. Princípios físicos de Sensoriamento Remoto. São Paulo: Blucher, 2015.

4. CAVALCANTI, L.C. de S. Cartografia de paisagens: fundamentos. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

5. ZANOTTA, D.; ZORTEA, M.; FERREIRA, M.P. Processamento de imagens de satélite. São Paulo: Oficina de Textos, 2019.

 

Disciplina 5: Solos e Adubação

Carga Horária: 30 h

Programa:

Fertilidade de solos florestais tropicais. Classificação dos tipos de solo. Amostragem de solo a campo. Interpretação de laudos de análise de solo. Correção da acidez do solo. Recomendação de adubação para espécies arbóreas nativas. Adubação mineral e orgânica. Plantas de cobertura do solo. Práticas de conservação de solos.

Bibliografia:

 

1. BRADY, Nyle C. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Livroman, 2013. ISBN: 9788565837798. 

2 - DAIBERT, João Dalton. Análise dos solos: formação, classificação e conservação do meio ambiente. São Paulo: Erica, 2014. ISBN: 9788536521503. 

3- FINKLER, Raquel; Pedroso, Rafael Munhoz; Stein, Ronei Tiago; Lazzarini, Paulo Ricardo Casagrande. Ciências do solo e fertilidade. Porto Alegre: SAGAH, 2018. ISBN: 9788595028135. 

4 - REICHARDT, Klaus. Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações. São Paulo: Manole, 2012. 2. ISBN: 9788520451786. 

5 - REIS, Agnes Caroline dos. Manejo de solo e plantas. Porto Alegre: SER – SAGAH, 2017. ISBN 978-85-9502-284-3. 

 

Disciplina 6: Silvicultura de Espécies Nativas

Carga Horária: 30 h

Programa:

Produção de mudas de árvores nativas em viveiros florestais: substrato, recipientes, irrigação, fertilização, seleção e expedição de mudas. Manejo de viveiro. Operações silviculturais de implantação: controle de gramíneas invasoras, controle de formigas cortadeiras, tecnologias de plantio, adubação e irrigação. Manutenção florestal e replantio. Prevenção de incêndios florestais. Restauração de Reserva Legal com aproveitamento econômico.

 

Bibliografia:

 

1. ARAÚJO, I. S. et al. Silvicultura: conceitos, regeneração da mata ciliar, produção de mudas florestais e unidades de conservação ambiental. São Paulo: Érica. 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788536521756. Acesso em 20/08/2020.

2. BRANCALION, P. H. S., GANDOLFI, S., RODRIGUES, R. R. Restauração florestal. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.

3. GONÇALVES J.L.M.; BENEDETTI, V. Nutrição e Fertilização Florestal. Piracicaba: IPEF/ USP, 2005.

4. PERIN, L. D. Potencial de crescimento inicial de espécies florestais nativas em plantio puro. 2018, 103 f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas).  Disponível em: Potencial de crescimento inicial de espécies florestais nativas em plantio puro. Acesso em 07/08/2020.

5. WALKER, C. Araújo, M. M.; Maciel, C. G.; Marcuzzo, S. B. Viveiro Florestal: evolução tecnológica e legalização. Revista Verde v.6, n.5, p. 08 - 14, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo;jsessionid=B3ABBB8AB6316595E1DE736A137D732C.dialnet01?codigo=7446446. Acesso em 07/08/2020. 

 

Disciplina 7: Educação Ambiental

Carga Horária: 30 h

Programa:

Sociedade e Natureza. Desenvolvimento sustentável. Tendências e vertentes da Educação Ambiental. Práticas pedagógicas de Educação Ambiental. Educação Ambiental para processos de restauração. Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação.

 

Bibliografia:

1. AMARAL, A.Q. Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construção. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. Rio Grande, v. 35, n. 2, p. 248-271, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7800/5385

2. DIAS, Reinaldo. Sustentabilidade: origem e fundamentos; educação e governança global; modelo de desenvolvimento. São Paulo: Atlas, 2015. Base de dados: Minha Biblioteca.

3. MARY LATINI, R. et al. Contribuição de metodologias participativas como prática mediadora em educação química e ambiental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 290–308, 2018. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edo&AN=130882684&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 28 ago. 2020.

 

4. PINOTTI, R. Educação ambiental para o século XXI. São Paulo: Blucher, 2016. ISBN 9788521210566. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000012965&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 28 ago. 2020.

5. Sustentabilidade: princípios e estratégias. São Paulo: Manole, 2019. ISBN 9788520462447. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=edsmib&AN=edsmib.000016390&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site. Acesso em: 28 ago. 2020.

 

Disciplina 8: Adequação Ambiental para Legalização de Propriedades Rurais 

Carga Horária: 30 h

Programa:

Lei Federal de Proteção da Vegetação Nativa. Tipos e usos de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente. Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Bibliografia:

 

1. ANTUNES, Paulo de Bessa. Manual de direito ambiental / Paulo de Bessa Antunes. – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2015.

2. FARIA, A. B. C.; et al. Análise da adequação florestal de pequenas propriedades rurais no sudoeste do Paraná. Ciência florestal (online), v. 29, p. 436-447, 2019.

3. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Comentários ao código florestal: lei n. 12.651/2012 / Celso Antonio Pacheco Fiorillo, Renata Marques Ferreira. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

4. LIMA, Rodrigo C. A. Programas de Regularização Ambiental (PRAs): um guia para orientar e impulsionar o processo de regulamentação dos PRAs nos estados brasileiros / Rodrigo C. A. Lima, Leonardo Munhoz; [colaboração Adriana Kfouri]. -- São Paulo: Agroicone, 2016.

5. LEHFELD, Lucas de Souza. Código florestal comentado e anotado (artigo por artigo) / Lucas de Souza Lehfeld, Nathan Castelo Branco de Carvalho, Leonardo Isper Nassif Balbim. – 3.ª ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

 

Disciplina 9:  Diagnóstico e Monitoramento de Vegetação

Carga Horária: 30 h

Programa:

Classificação das principais formações florestais, savânicas e campestres segundo o IBGE. Equipamentos e métodos de amostragem. Tipos de unidades amostrais. Fitossociologia e diagnóstico de regeneração florestal e áreas-referência. Monitoramento de áreas em restauração. Perfis de vegetação. Índices de similaridade e diversidade

 

Bibliografia:

 

1. BRANCALION, P. H. S., GANDOLFI, S., RODRIGUES, R. R. Restauração florestal. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.

2. BAYLEY, D.; BROUWER, D. Vegetation survey and assessment. Paterson, N.S.W.: Tocal College, NSW DPI, 2014. ISBN 9781742566702.

3. CBRN – Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, 2015. Portaria 01/15. Estabelece o Protocolo de Monitoramento de Projetos de Restauração Ecológica. Disponível em: <http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/legislacao/2016/12/2015_1_15_Procotolo_monitoramento_restauracao _vfinal.pdf>

4. CHAZDON, Robin L. Renascimento de florestas. Regeneração na era do desmatamento. São Paulo: Oficina de Textos, 2016.

5. IBGE. Manual técnico da vegetação brasileira: sistema fitogeográfico: inventário das formações florestais e campestres: técnicas e manejo de coleções botânicas: procedimentos para mapeamentos. Rio de Janeiro: IBGE. 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=263011.

 

Disciplina 10: Semeadura Direta de Florestas, Savanas e Campos

Carga Horária: 30 h

Programa:

Produção de sementes de espécies nativas: seleção das espécies por fitofisionomia e bioma, número de matrizes, técnicas de coleta, beneficiamento, secagem e armazenamento. Redes de comercialização de sementes nativas. Espécies companheiras e engenheiras. Semeadura para enriquecimento e plantio em área total. Técnicas de preparo do solo e plantio adaptadas para diferentes tipos de solo, relevo e contexto socioeconômico. Ecologia da restauração comparada entre Florestas, Savanas e Campos.

Bibliografia:

 

1. CONSOLARO, H. N.; ALVES, M.; FERREIRA, M. C.; Vieira, D. L. M. Sementes, plântulas e restauração no sudeste goiano. 1. ed. BRASILIA: Athalaia, 2019. v. 1. 108p.

2. CROUZEILLES R.; Rodrigues R.R.; Strassburg B.B.N. Práticas de restauração nos diferentes biomas brasileiros. Relatório temático sobre restauração de paisagens e ecossistemas. 1ed.São Carlos: Editora Cubo, 2019. 

3. PIÑA-RODRIGUES, F. C. M.; FIGLIOSA, M. B.; SILVA, A. da. Sementes florestais tropicais: da ecologia à produção. Londrina: ABRATES, 2015. 477 p. 

4. SAMPAIO, A. B.; VIEIRA, D. L. M.; CORDEIRO, A. O. O.; AQUINO, F. G.; SOUSA, A. P.; ALBUQUERQUE, L. B.; SCHMIDT, I. B.; RIBEIRO, J. F.; FELIZZARO, K. F.; SOUSA, F. S.; MOREIRA, A. G.; SANTOS, A. B. P.; REZENDE, G. M.; SILVA, R. R. P.; ALVES, M.; MOTTA, C. P.; OLIVEIRA, M. C.; CORTES, C. A.; OGATA, R. Guia de restauração do Cerrado: volume 1: semeadura direta. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília, Rede de Sementes do Cerrado, 2015. v. 1. 40p. 

5. STEIN, R.T., MACHADO, V.S., FLORIANO, C., MIRANDA, T. Recuperação de áreas degradadas. Soluções Educacionais Integradas, 2017. 

 

Disciplina 11: Restauração de Florestas Urbanas 

Carga Horária: 30 h

Programa:

Ecologia de florestas urbanas. Controle de espécies exóticas invasoras. Parques lineares. Renaturalização de rios urbanos. Bosques e reflorestamentos urbanos. Uso de espécies arbóreas nativas na arborização urbana para geração de benefícios ambientais.

 

Bibliografia:

 

1. AMARAL, R.; COSTA, Stael, A. P.; MUZZI, M. R. S. O sequestro de carbono em trechos de floresta urbana de Belo Horizonte: por um sistema de espaços livres mais eficiente no provimento de serviços ecossistêmicos urbanos. Paisagem e Ambiente, Iss 39 (2017); Universidade de São Paulo. 

2.  DEL RIO, V. Desenho urbano contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2013

3. MIELKE, E. C.; NEGRELLE, R. R. B.; CUQUEL, F. L.; LIMA, W. P. Espécies exóticas invasoras arbóreas no Parque da Barreirinha em Curitiba: registro e implicações. In: Ciência Florestal, v.25, n.2, 2015. 

4. IAP: Instituto Ambiental do Paraná - IAP. Plano de controle de espécies exóticas invasoras no estado do Paraná. Curitiba, PR. 2015. Disponível: http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/2015/ListainvasorasPRcorrigida2015.pdf

5. PANASOLO, A. Áreas verdes urbanas à luz da nova legislação florestal: proteção, intervenção, hipóteses de uso e regularização fundiária. Curitiba, PR: Ambiente Juris, 2016. 291 p.

 

Disciplina 12: Restauração de áreas mineradas 

Carga Horária: 30 h

Programa:

Sucessão secundária em áreas mineradas. Tipos de mineração a céu aberto: impactos e restauração. Estudos de casos: sucessos e insucessos.

 

Bibliografia:

 

1. ALBA, J. M. F. (ed.). Recuperação de áreas mineradas. Brasilia, DF. EMBRAPA Informação Tecnológica. 3 ed., 2018. 456 p.

2. CORREA, R. S. Recuperação de áreas degradadas pela mineração no Cerrado: manual para a revegetação. 2 ed. Brasília: Universa, 2009. 174 p. 

3. FEIJELSON, B. Curso de direito minerário: atualizado com análises dos projetos do novo marco regulatório. 3 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

4. KAGEYAMA, P.Y.; OLIVEIRA, R.E.; MORAES, L.F.M.; ENGEL, V.L; GANDARA, F.B. Restauração Ecológica de Ecossistemas Naturais. Botucatu: FEPAF, 2008. 

5. RODRIGUES, E. Ecologia da Restauração. Londrina: Editora Planta, 2013.

 

Disciplina 13: Empreendedorismo e Inovação Restauração Florestal

Carga Horária: 30 h

Programa:

Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Dimensionamento de equipamentos, insumos e mão de obra. Custos fixos e variáveis em orçamentos e cronogramas financeiros. Contratação de recursos humanos. Propriedade intelectual no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Registro de patentes, marcas e softwares para Restauração Ecológica.

Bibliografia:

 

1. BENINI, R.M.; ADEODATO, S. Economia da restauração florestal - Forest restoration economy. São Paulo:  The Nature Conservancy, 2017. 71 p. Disponível em: <https://www.nature.org/media/brasil/economia-da-restauracao-florestal-brasil.pdf>.

2. FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Módulo 5: Elaboração de uma EAP. Brasília, 2014. 14 p. Disponível em: <https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/1107/1/GerenciaDeProjeos_modulo_5_final_.pdf>.

3. MARION, J. C. Contabilidade Básica. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. Base de dados: Minha Biblioteca

4. TIGRE, P. B. Gestão da inovação: uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão de conhecimento. Rio de Janeiro, GEN Atlas, 2019. Base de dados: Minha Biblioteca.

5. SILVEIRA, N. Propriedade intelectual: propriedade industrial, direito de autor, software, cultivares, nome empresarial, título de estabelecimento, abuso de patentes. São Paulo: Manole, 2018. Base de dados: Minha Biblioteca.

 

DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Disciplina

Carga Horária (horas)

Titulação

Docente Responsável

Link para o Currículo Lattes

Instituição

Ecologia Florestal

30

Doutor

 

Fernando Campanhã Bechara

 

http://lattes.cnpq.br/8651851040427432

UTFPR – DV

Projetos de Restauração Florestal

30

Botânica Aplicada

15

Doutora

Daniela Aparecida Estevan

http://lattes.cnpq.br/8956072584800334

UTFPR – DV

Geoprocessamento

30

Doutor

Raoni Wainer Duarte Bosquilia

http://lattes.cnpq.br/0935587157912389

UTFPR – DV

Solos e Adubação

30

Doutor (s)

Carlos Alberto Casali

http://lattes.cnpq.br/2314731193684558

Laércio Ricardo Sartor

http://lattes.cnpq.br/8250309915750628

UTFPR – DV

Silvicultura de Espécies Nativas

30

Doutor

Eleandro José Brun

http://lattes.cnpq.br/8251362510914061

UTFPR – DV

Educação Ambiental

30

Doutora

Anelize Queiroz Amaral

http://lattes.cnpq.br/9970705287011024

UTFPR – DV

Adequação Ambiental para Legalização de Propriedades Rurais

30

Doutor

Álvaro Boson de Castro Faria

 

http://lattes.cnpq.br/2218303416814256

UTFPR – DV

Monitoramento da Vegetação

30

Doutor

Mauricio Romero Gorenstein

http://lattes.cnpq.br/2253266397226988

UTFPR – DV

Semeadura Direta: Florestas, Savanas e Pampas

30

Mestre

Maxmiller Cardoso Ferreira

http://lattes.cnpq.br/0509956513259755

UNB

Doutorando

Restauração de Florestas Urbanas

30

Doutora

Flávia Gizele König Brun

http://lattes.cnpq.br/6726047944911217

UTFPR – DV

Restauração de Áreas Mineradas

30

Doutor

Ademir Reis

 http://lattes.cnpq.br/4054224778685286

UFSC

Empreendedorismo e Inovação na Restauração Florestal

30

Engenheiro Florestal

Ciro Duarte de Paula Costa

http://lattes.cnpq.br/2212910454235279

Neofloresta Assessoria Ambiental Ltda Diretor

 

Obs.: O quadro de professores poderá sofre alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.


Referência: Processo nº 23064.044103/2020-94 SEI nº 1952875