Boletim de Serviço Eletrônico em 31/03/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS PONTA GROSSA

PROG. DE POS-GRAD ENS. CIENCIA E TEC-PG

 

EDITAL 07/2021 – DIRPPG-PG

SELEÇÃO DE DOUTORANDO(A) BOLSISTA DE DEMANDA SOCIAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (PPGECT) - DOUTORADO

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa, através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, turma 2021, mediante as seguintes informações e condições:

 

1. CLIENTELA

O Curso de Doutorado será ofertado a candidatos portadores de título de Mestre, que apresentem pesquisas voltadas a área de Ensino de Ciência e Tecnologia e que estejam enquadrados nas condições de seleção e inicio imediato de bolsas do regulamento bolsista de Demanda Social – CAPES, Portaria no 76, de 14 de Abril de 2010.

Disponibilidade para cumprir 35 horas semanais presenciais de pesquisa, no PPGECT, após determinado retorno seguro da pandemia de SARS COV2 COVID-19.

 

2. VAGAS

Serão ofertadas 05 (cinco) vagas em ordem classificatória (com lista de espera), podendo ser alterado esse número segundo demandas internas do programa.

As vagas ofertadas neste edital têm validade até o preenchimento das mesmas com a efetiva matrícula do último candidato ao preencher a última das 05 (cinco) vagas.

 

2.3 Da classificação:

Os(as) cincos(as) primeiros(as) colocados(as), segundo condições desse edital, serão incorporados ao PPGECT nas linhas inerentes aos projetos de pesquisa aprovados, mediante a disponibilidade de bolsas no programa.

 

3. INSCRIÇÕES

3.1   PRAZO PARA INSCRIÇÕES

O processo de inscrição compreende o preenchimento “on-line” de ficha de inscrição e a confirmação através da submissão da documentação, de acordo com o item 3.2. As inscrições “on-line” serão realizadas, no período de 12 de Abril de 2021 a 16 de Abril de 2021, exclusivamente via Internet, no site: https://utfws.utfpr.edu.br/acad06/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=6&p_curscodnr=63&p_cursoanonr=2021

 

3.2 CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A Confirmação das inscrições será realizada até o dia 20 de Abril de 2021 mediante a submissão online em arquivos PDF da documentação constante nas alíneas a, b, c, d, e, f, g, h, deste subitem, através do seguinte endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/.

 

a) Diploma de Mestrado ou declaração de conclusão (com trâmites de expedição de diploma)

a.1) Os portadores de títulos de mestre obtidos no exterior deverão apresentar o respectivo diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação do país de origem, anexando cópia do referido diploma com tradução para o português do Brasil;

b) Histórico de Mestrado;

c) Dissertação de mestrado;

d) Currículo Lattes, atualizado;

e) Quadro anexo I preenchido e documentação comprobatória do Currículo Lattes (somente produções acadêmicas e demais atividades realizadas a partir do ano de 2017 com base no Qualis Capes 2013-2016, respeitando o item 5.1.3 deste edital, da seguinte forma:

• Autor(a) ou coautor(a) de artigo completo publicado em periódicos com qualis segundo apontado pela CAPES na classificação atual: primeira página somente, com nome do periódico, ISSN e autores;

• Autor(a) ou coautor(a) de livros publicados: capa do livro, ficha catalográfica, sumário e, quando for capítulo, primeira página do capítulo.

f) Ficha de inscrição devidamente preenchida “on-line”, impressa e assinada, conforme o subitem 3.1;

Obs: para que a inscrição seja efetivada, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e logo em seguida impressa, pois o candidato poderá não recuperá-la posteriormente.

g) Projeto de Pesquisa, conforme modelo disponível em:  http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado, em “Projeto de Pesquisa (Modelo)”. O projeto deve ter compatibilidade com uma linha e sublinha de pesquisa do PPGECT descritas em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/sobre;

h) Documento de identificação oficial, onde conste o órgão emissor da identidade civil;

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES REFERENTE À SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS:

 

3.3 HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

A relação das inscrições homologadas será publicada no quadro de avisos do Bloco do PPGECT e no site: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 20 de Abril de 2021 até às 17 horas. Os recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até às 17 horas do dia 21 de Abril de 2021 e deverão ser protocolados diretamente no sistema de inscrição, no link http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/

 

4. ANÁLISE DO PROJETO:

 

4.1 A banca atribuirá uma nota de 0 a 10 (dez). Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior à 7,0 (sete). Os candidatos que não atingirem a nota mínima de 7,0 (sete) serão eliminados do processo de seleção. Para efeitos de pontuação do projeto de pesquisa serão observados os seguintes aspectos:

a) Pertinência do projeto com uma sublinha de pesquisa do PPGECT (2,5 pts)

b) Consistência do referencial teórico; (2,5 pts)

c) Coerência entre título, problema de pesquisa e objetivo; (2,5 pts)

d) Adequação dos procedimentos metodológicos; (2,5 pts)

 

5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Serão selecionados para o curso proposto os candidatos que atenderem às condições, de caráter obrigatório, de acordo com os seguintes critérios:

5.1 – Estar enquadrado nas condições de seleção do regulamento bolsista de Demanda Social – CAPES, Portaria no 76, de 14 de Abril de 2010;

5.1.1 A classificação dos candidatos por linha e sublinha de pesquisa será feita pela média ponderada dos itens 5.1.2 e 5.1.3, observando-se os respectivos pesos, conforme explicitado a seguir:

  1. - Nota do projeto atribuída pela banca na análise do projeto. Esta nota terá um peso igual a 3 (três).

  2. - Nota referente à produção acadêmica. Este item será limitado a 10 pontos, atendendo os determinantes do item 3.2. alínea “d” deste edital, obedecendo aos valores apontados na tabela a seguir. O total alcançado neste item terá peso igual a 3 (três);

 

Qualificação

Área de Ensino e/ou Educação

Artigo publicado em revista A1

10,0

Artigo publicado em revista A2

8,5

Artigo publicado em revista B1

7,0

Artigo publicado em revista B2

5,5

Artigo publicado em revista B3

4,0

Patente Concedida

10,0

Registro de Software

7,0

Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

2,0 (limite de 2)

Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação

1,5 (limite de 2)

Capítulo de livros Publicados na área de Ensino e/ou Educação

1,0 (limite de 2)

 

 

6. RESULTADO

O resultado estará disponível no mural da Secretaria da DIRPPG, do PPGECT do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR e no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, clicando em “Resultado Seleção Doutorado DS Turma 2021”, a partir do dia 01 de Maio de 2021, após as 18 h.

 

Os recursos para o resultado da seleção serão aceitos o dia 02 de Maio de 2021 e deverão ser protocolados diretamente no sistema de inscrição, no link: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/.

 

Após analise dos recursos será publicada a lista com o resultado final no dia 03 de Maio de 2021 no site: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

 

 

7. MATRÍCULA

As matricula dos(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão ser realizadas no dia 04 de Maio de 2021, para efetivarem a matrícula devem encaminhar os documentos abaixo relacionados digitalizados (legíveis e sem rasuras) para o e-mail: ppgect-pg@utfpr.edu.br, com o ASSUNTO: Inscrição Doutorado Bolsista DS - 2021.

 

7.1 Documentação para matrícula:

  1. Diploma de Graduação:

i) Para graduação obtida no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir;

ii) Para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

  1. Histórico escolar referente ao diploma especificado no item anterior;

  1. Diploma de Mestrado:

a.1) Para mestrado obtido no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma. 

a.2) Para mestrado obtido no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.

  1. Histórico escolar referente ao diploma especificado no item anterior;

  1. Prova de estar em dia com o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

  2. Cópia do CPF ou página da Receita Federal, caso o número do CPF não conste no documento citado na alínea anterior. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

  3. Cópia do documento oficial de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, se estrangeiro).

 

Parágrafo único: A efetivação definitiva das matrículas está condicionada a entrega das cópias físicas acima relacionadas na secretaria da DIRPPG, Bloco E, desta Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, quando houver a normalização das atividades presenciais na Câmpus Ponta Grossa, devido ao distanciamento social proveniente da CODIV-19. As datas para entrega das cópias físicas serão informadas em termo aditivo posterior. As fotocópias de documentos deverão ser autenticadas ou apresentadas junto com os originais para autenticação no ato da matrícula.

 

 

8. INICIO DAS AULAS

As aulas do Curso de Doutorado terão início no mês de Agosto de 2021 em dia a ser divulgado na ocasião da matrícula. O trabalho de pesquisa se inicia no mês de Maio.

 

9. VALIDADE

A Seleção, ora descrita, terá validade somente para a Turma do Curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia a que se refere o presente Edital.

 

10. DIPLOMA

Ao aluno concluinte do Curso, aprovado em todas as etapas, conforme consta no Regulamento Acadêmico do Curso, será conferido Diploma de Doutor(a) em Ensino de Ciência e Tecnologia.

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar as normas que regulamentam a atividade de pós-graduação stricto sensu no país, bem como as regulamentações internas da UTFPR, http://portal.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/ponta-grossa, e as normas deste edital;

 

11.2 O Curso de Doutorado será realizado em tempo integral, entre aulas e atividades de pesquisa;

 

11.3. Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Coordenação do PPGECT e pela Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação do Câmpus Ponta Grossa;

 

11.4. Elege-se o foro da Justiça Federal de Ponta Grossa como competente para dirimir questões não solucionadas administrativamente.

 

11.5. O presente edital será publicado em 31 de Março de 2021, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- sensu/ppgect/editais. A vigência do presente edital é a partir da sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico.

 

 

Ponta Grossa, 31 de março de 2021.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) AWDRY FEISSER MIQUELIN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 31/03/2021, às 08:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANTONIO AUGUSTO DE PAULA XAVIER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 31/03/2021, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUATACARA DOS SANTOS JUNIOR, DIRETOR(A), em (at) 31/03/2021, às 15:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I

SOLICITAÇÃO DE PONTUAÇÃO REFERENTE A PRODUÇÃO ACADÊMICA CONFORME ITEM 5.1.2 DESTE EDITAL

 

Artigo publicado em revista Qualis A1

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

10

 

Artigo publicado em revista Qualis A2

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

8,5

Artigo publicado em revista Qualis B1

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

7,0

Artigo publicado em revista Qualis B2

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

5,5

Artigo publicado em revista Qualis B3

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

4,0

Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Patente Concedida

Pontuação solicitada:

(sem limite)

Colocar após o quadro o comprovante expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo.

10,0

Registro de Software

Pontuação solicitada:

(sem limite)

Colocar após o quadro o comprovante expedido INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo.

7,0

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

2,0 (limite 4,0 pontos)

Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

1,5 (limite 3,0 pontos)

Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

1,0 (limite 2,0 pontos)

TOTAL DE PONTUAÇÃO SOLICITADA

ESTA SOMA DEVE SER MAIOR OU IGUAL A 7,0

 


Referência: Processo nº 23064.014803/2021-35 SEI nº 1963778