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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROGRAMA POS-GRAD FIS ASTRONOMIA-CT |
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EDITAL nº 01/2021 PPGFA
PROCESSO DE SELEÇÃO AO MESTRADO PARA INGRESSO EM AGOSTO DE 2021
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA), torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos do referido Programa, nos termos estabelecidos neste edital, publicado na página do programa: www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br
I – Da Inscrição
As inscrições ao exame de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UTFPR estarão abertas no período de 12 de abril de 2021 a 14 de junho de 2021. As inscrições serão feitas online e pelo e-mail:
e-mail: selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br
1) Estarão abertas 10 (dez) vagas para alunos REGULARES para admissão ao Mestrado para ingresso no segundo semestre do ano de 2021.
2) Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado os graduados em Física, Radiologia, Engenharias, Química, Matemática e áreas afins.
3) É obrigatória a realização da inscrição online para o presente edital de seleção no endereço eletrônico: https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=346&p_cursoanonr=2021
4) O candidato deverá solicitar que duas cartas de recomendação (conforme modelo no Anexo II) sejam enviadas ao e-mail selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br até a data máxima de inscrição. Além disso, deverá enviar para o e-mail selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br um arquivo digitalizado, contendo os documentos dos itens 4.a até 4.h:
4.a) ficha de dados cadastrais disponível no presente edital (Anexo I).
4.b) Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato. No ato da matrícula deverá ser entregue o diploma de graduação obtido em cursos legalmente reconhecidos no Brasil ou exterior, ou uma declaração de conclusão de curso para os formandos que colarem grau até o último dia de matrícula do Programa de Pós-Graduação PPGFA.
4.c) Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado (de preferência a partir de março/2021) com os documentos comprobatórios. Incluir somente cópias dos comprovantes dos itens que serão pontuados, organizados na mesma ordem da tabela de pontuação (Anexos III e IV).
4.d) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
4.e) Fotocópia da carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista (para homens), Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (ou em caso de mudança do nome). Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior;
4.f) Uma fotografia 3x4 recente.
4.g) Tabela de Pontuação curricular presente no Anexo IV, preenchida e documentada.
4.h) - Carta de apresentação do candidato, em no máximo 2 páginas, respondendo às seguintes perguntas: 1) Qual a sua motivação para ingresso na pós-graduação? 2) Quais seus interesses específicos de pesquisa? 3) Discorra sobre potenciais projetos que teria interesse em desenvolver (nas linhas de atuação do programa).
5) Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.
6) Informações podem ser obtidas pelo e-mail selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br
7) A inscrição SOMENTE será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista no item 3, nas condições explicitadas anteriormente. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética até o dia 21 de junho de 2021 no endereço eletrônico www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br
8) Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concordar com o contido no presente edital.
II – Da Seleção
O exame de Seleção ao Programa será realizado por uma Comissão de Seleção, e contemplará:
9) Avaliação curricular, com base nas informações da Tabela do Anexo III e IV.
III – Dos Critérios de Avaliação e Classificação
10) Na análise curricular será utilizada a pontuação informada e comprovada no Anexo IV.
11) A nota final será a nota da análise curricular.
12) Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final. Em caso de empate, a Comissão de Seleção tomará como parâmetro de desempate os seguintes critérios, nesta ordem: (I) Nota do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física – EUF, (II) pontuação obtida com Artigos em periódicos publicados ou aceitos e (III) pontuação obtida na Participação em programas de Iniciação Científica.
IV – Das Vagas
13) Serão ofertadas 10 (dez) vagas para alunos regulares.
14) No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a linha de pesquisa na qual pretende trabalhar, assinalando-a no requerimento de inscrição (Anexo I). É permitido assinalar duas linhas de pesquisa.
V – Da Divulgação dos Resultados
15) Os candidatos aprovados serão listados por ordem decrescente da nota final, que será divulgada até 28 de junho de 2021 na página do programa: www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br
VI – Dos Recursos
16) Recurso aos resultados da homologação das candidaturas e de qualquer uma das fases da avaliação deve ser encaminhado por escrito para a Comissão de Seleção até as 18:00 horas do dia 01 de julho de 2021 por e-mail (selecao-ppgfa-ct@utfpr.edu.br), endereço descrito acima.
17) A análise dos recursos será feita por Comissão específica eleita para este fim levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital. Os resultados dos pedidos de recurso serão divulgados até o dia 02 de julho de 2021 na página do PPGFA.
VII – Da Matrícula e do Início do Semestre Letivo
18) A matrícula dos candidatos aprovados e classificados nesse edital será realizada em julho de 2021 na Secretaria do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), bloco N, no endereço:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Curitiba – Sede Centro
Av. Sete de Setembro 3165
Bairro: Rebouças, Curitiba-PR, Brasil
CEP: 80230-901
Telefone: (41) 3310-4652
19) O candidato que tenha apresentado, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação até o período para o registro acadêmico no curso de pós-graduação PPGFA, deverá entregar, no momento da matrícula, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusãocurso em que conste a data da colação do grau, acompanhado do documento original). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação de grau.
20) No momento da matrícula é necessária a apresentação de todos os documentos originais comprobatórios dispostos no itens 4.b, 4.d e 4.e do presente edital.
21) De acordo com a lei 12.089 de 11 de novembro de 2009 e com o entendimento da PROJU o candidato aprovado não poderá se matricular concomitantemente em dois cursos de pós-graduação em instituições públicas de ensino superior no território nacional.
VIII – Disposições Finais
22) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção em reunião do Colegiado do PPGFA.
23) Para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital que não possam ser solucionadas por entendimento direto entre as partes, elege-se o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção Judiciária de Curitiba, excluindo-se qualquer outro por mais privilegiado que seja.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JEAN CARLO SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 05/04/2021, às 08:35, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RUBENS EDUARDO GARCIA MACHADO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 05/04/2021, às 08:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 05/04/2021, às 09:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE MOECKEL, DIRETOR(A), em (at) 05/04/2021, às 13:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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ANEXO I
FICHA DE DADOS CADASTRAIS – CANDIDATOS AO MESTRADO – PPGFA 2021/2
Dados do Candidato:
Nome:____________________________________________________________________
Data de Nascimento: __/____/______ Cidade:___________________________ Estado:___
Filiação:___________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
CPF: ______________________________________Identidade:______________________
Data de Expedição:___/___/______ Órgão Expedidor:______________________________
Endereço: Av/R. ____________________________________________________________
No:_____________Bairro:_________________________CEP:________________________
Cidade:________________Estado:_______
Telefone: (___) ____________________
E-mail:____________________________________________________________________
Link Currículo Lattes:_______________________________________________________
Linhas de Pesquisa:
( ) Física da Matéria Condensada;
( ) Física Atômica e Molecular;
( ) Física Nuclear;
( ) Cosmologia e Astrofísica.
Bolsa de Estudo:
a) Candidato a Bolsa? ( ) Sim ( ) Não
b) Apresenta vínculo empregatício? ( ) Sim ( ) Não
c) Instituição/Empresa onde trabalha (caso o item 2 seja afirmativo):
__________________________________________________________________________
Informações Acadêmicas: Curso de Graduação e Pós-Graduação realizados (concluídos ou em andamento).
Curso | Nível | Instituição | Início | Término |
---|---|---|---|---|
Local e Data:______________________________________________________________
Asssinatura:_______________________________________________________________
ANEXO II
CARTA DE RECOMENDAÇÃO, CANDIDATOS AO MESTRADO – PPGFA 2021/2
EXAME DE SELEÇÃO – PPGFA – UTFPR
Nome do(a) candidato(a): __________________________________________________
Dados do recomendante:
Nome: ____________________________________________________________________
Instituição ou Empresa: _____________________________________________________
Cargo: ___________________________________________________________________
Grau acadêmico mais alto: __________________________________________________
Instituição e ano de obtenção do grau: ________________________________________
Área de sua especialidade: __________________________________________________
Fone(s): __________________________________________________________________
Endereço: ________________________________________________________________
E-mail: ____________________________________________________________________
Ótimo | Bom | Regular | Ruim | |
---|---|---|---|---|
Conhecimento científico | ||||
Iniciativa e criatividade | ||||
Perseverança | ||||
Capacidade de expressão oral | ||||
Capacidade de expressão escrita |
2. Descreva em que condições você conheceu o candidato (como professor, orientador, chefe ou coordenador de curso) e o período em que isto ocorreu. Como você avalia o desempenho do(a) candidato(a) nas atividades em que o acompanhou? Analise sua capacidade de expressão oral e escrita, dedicação às atividades que desempenhou, iniciativa, criatividade e motivação. Sinta-se à vontade para anexar os documentos que achar necessário.
ANEXO III
CRITÉRIOS PARA ANÁLISE CURRICULAR – CANDIDATOS AO MESTRADO PPGFA 2021/2
Para a análise curricular serão consideradas as produções na área do Programa:
1 – Desempenho acadêmico com base no histórico da graduação. Caso o histórico apresente um coeficiente que não seja normalizado, a comissão o fará: nota normalizada a 1,0 ponto.
2 – Artigos em periódicos publicados ou aceitos* em periódicos nas áreas do programa: 5,0 pontos por artigo.
3 – Artigos completos em anais de eventos: 2,0 pontos por artigo.
4 – Resumos publicados em anais de congressos: 1,0 ponto por resumo.
5 – Apresentação de trabalho em evento científico: 1,0 ponto por apresentação.
6 – Participação em programas de Iniciação Científica ou Tecnológica: 2,0 pontos por semestre.
7 – Nota do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física – EUF (opcional).
8 – Disciplinas de pós-graduação cursadas (na área do Programa, com carga horária equivalente a 60h): 1,0 pontos por disciplina, com limite máximo de 3,0 pontos.
* aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.
ANEXO IV
TABELA DE PONTUAÇÃO – CURRÍCULO – CANDIDATOS AO MESTRADO PPGFA 2021/2
(o candidato deve preenchê-la conforme a pontuação estabelecida no ANEXO III)
Item | Quantidade | Pontos por item | Pontos |
---|---|---|---|
1. Nota do histórico de graduação (normalizada a 1,0 ponto) |
- |
- |
|
2. Artigos em periódicos publicados ou aceitos * |
x 5,0 |
||
3. Artigos completos em anais de eventos |
x 2,0 |
||
4. Resumos publicados em anais de eventos |
x 1,0 |
||
5. Apresentação de trabalho em evento científico |
x 1,0 |
||
6. Participação em programas de Iniciação Científica |
x 2,0 (semestre) |
||
7. Nota do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física – EUF |
x 1,0 |
||
8. Disciplinas de pós-graduação cursadas |
x 1,0 |
||
TOTAL |
- |
|
* Aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.
ANEXO V
DATAS IMPORTANTES – SELEÇÃO AO MESTRADO – PPGFA 2021/2
Procedimentos | Datas |
---|---|
Prazo para inscrições |
12 de abril de 2021 a 14 de junho de 2021 |
Homologação das inscrições |
21 de junho de 2021 |
Resultado final |
28 de junho de 2021 |
Prazo para recursos do resultado final |
01 de julho de 2021 até as 18h00 |
Análise do(s) recurso(s) solicitados e divulgação do resultado final |
02 de julho de 2021 |
Período de matrícula |
Data a ser definida pela coordenação de acordo com o calendário da pós-graduação |
Início do semestre letivo |
Agosto de 2021 |
Referência: Processo nº 23064.014724/2021-24 | SEI nº 1964544 |