Boletim de Serviço Eletrônico em 14/04/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS MEDIANEIRA

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS MEDIANEIRA

 

EDITAL nº 18/2021

 

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

PETAMB/Conexões de Saberes 2021

 

1. DIVULGAÇÃO

 

O Tutor do grupo PETAMB/Conexões de Saberes, Câmpus Medianeira, no uso de suas atribuições e considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005, tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria 976, de 27 de julho de 2010. E ainda, em cumprimento à Portaria do MEC nº. 591, de 18 de junho de 2009, com as alterações da Portaria MEC nº 975-6, de 27 de julho de 2010, publicada no Diário Oficial da União – DOU, em 28 de julho de 2010, e que foi alterada pela Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013, publicada no DOU de 25 de abril de 2013, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) e que prevê a expansão de grupos PET vinculados a áreas prioritárias e a políticas públicas de desenvolvimento, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso ao Programa de Educação Tutorial – PETAMB/Conexões de Saberes para 2021.

 

2. DESCRIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:

2.1 Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

2.2 Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.3 Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

2.4 Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

2.5 Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.

2.6 Estimular a vinculação dos grupos às áreas prioritárias e às políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA

 

Constituem-se atribuições dos petianos:

i) Participar das atividades previstas no plano de trabalho proposto;


ii) Apresentar relatórios das atividades desenvolvidas, quando solicitado pelo tutor;


iii) Manter o tutor do projeto informado sobre situações e/ou condições que comprometam o andamento das atividades;

iv) Zelar pelo patrimônio, nome da Instituição e do Programa de Educação Tutorial, bem como cumprir suas normas internas;

v) Manter atitudes de solidariedade e respeito a toda a comunidade e atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente;

vi) Manter Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 0,60.

 

4. DAS BOLSAS

 

É previsto que os alunos selecionados como bolsistas para o PETAMB/Conexões de Saberes recebam uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), depositados em conta corrente específica, oriundo de recursos do PROGRAMA – PET, durante o período de atuação no programa.

 

5. DAS VAGAS

 

Este Edital destina-se ao preenchimento de 3 (três) vagas na categoria de bolsistas, especificamente para alunos dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e de Engenharia Ambiental, sem distinção de vagas.

 

6. DA COMISSÃO

 

O processo seletivo descrito neste edital será realizado pela Comissão de Seleção. A Comissão de Seleção é composta por membros do grupo PETAMB/Conexões de Saberes, pelo professor Tutor e um professor convidado.

 

7. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

Poderão candidatar-se ao PETAMB os alunos, que atendam às seguintes condições:

 

7.1 Estar regularmente matriculado como estudante do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental ou de Engenharia Ambiental;

7.2 Ser aluno do 2º, 3° ou 4° período para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental;

7.3 Ser aluno do 2°, 3°, 4°, 5°, 6°ou 7° período para o curso de Engenharia Ambiental;

7.4 Não ser bolsista de qualquer outro programa na época da implementação da bolsa PET, exceto bolsa permanência e auxílio estudantil, caso sejam classificados (Obs.: caso o aluno aprovado tenha alguma outra modalidade de bolsa, deverá se desligar da mesma antes de assumir a bolsa do grupo PETAMB).

7.5 Apresentar Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 0,60; e

7.6 Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa.

 

8. DO PERÍODO E FORMA DE INSCRIÇÃO

 

8.1 As inscrições deverão ser realizadas das 9h do dia 19/04/2021 às 19h de 23/04/2021, exclusivamente pelo formulário disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/3AH74PhS6eazmNwQ7

 

8.2 Inscrições enviadas após o período de inscrição não serão aceitas para o processo seletivo deste edital.

 

9. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

 

Os candidatos ao PETAMB/Conexões de Saberes deverão anexar ao formulário on-line, no processo de inscrição, os seguintes documentos:

 

9.1 Cópia da carteira de identidade (formato pdf);

9.2 Anexo A – Declaração de Não Acúmulo de Bolsas (preenchida e assinada) (arquivo em formato pdf);

9.3 Anexo B – Proposta de Atuação no Grupo PETAMB (arquivo em formado pdf);

 

A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação pelo candidato das condições totais previstas neste Edital.

 

10. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

A homologação das inscrições será realizada pela Comissão de Seleção. Serão homologadas todas as inscrições que atenderem ao item 9 supracitado. A relação das inscrições homologadas será divulgada por meio eletrônico na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Medianeira da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).

 

A falta de qualquer um dos documentos previstos no item 9 desse edital implicará na não homologação de sua inscrição e a desclassificação do candidato.

 

11. DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO NO GRUPO PETAMB

 

11.1 ANÁLISE DO DOCUMENTO CONTENDO A PROPOSTA DE ATUAÇÃO NO GRUPO PETAMB

 

A Comissão de Seleção analisará o documento, enviado no momento da inscrição contendo a Proposta de Atuação no Grupo PETAMB quanto aos seguintes itens:

 

a) Originalidade (2,5 pontos)

b) Coerência (a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua argumentação - resultado especialmente dos conhecimentos do transmissor da mensagem) (2,5 pontos)

b) Coesão (resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto) (2,5 pontos)

c) Gramática (2,5 pontos)

 

A nota obtida pela análise da proposta pela Comissão de Seleção será denominada de PRP e terá um valor de 0 a 10.

 

11.2 DEFESA DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO NO GRUPO PETAMB

 

a) As defesas, da Proposta de Atuação no Grupo PETAMB, dos candidatos serão no dia 30 de abril de 2021. A defesa ocorrerá individualmente por ordem alfabética por meio do Google Meet. O link e o horário da defesa serão enviados ao e-mail do candidato informado no momento da inscrição.

b) Na defesa da Proposta de Atuação no Grupo PETAMB será avaliado o domínio sobre o conteúdo da proposta enviada, na etapa de inscrição, e a capacidade de resposta aos questionamentos. A pontuação atribuída à defesa, pela Comissão de Seleção, será entre 0 e 10 pontos. Essa nota será denominada de DEF.

c) A UTFPR se exime de qualquer responsabilidade acerca de problemas técnicos e/ou tecnológicos para a participação do candidato na etapa de Defesa. Ficará única e exclusivamente ao candidato o dever de ter disponível, no horário estabelecido, equipamento eletrônico e acesso à internet que possibilitem a participação de forma remota.

d) O não comparecimento do candidato nesta etapa do processo de seleção caracterizará desistência por parte do mesmo.

 

12. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção, composta pelo Tutor, petianos do grupo PETAMB e um professor convidado, sob supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus, que selecionará e classificará os candidatos em ordem decrescente da Nota Final (NF), calculada por:

 

NF = 5.CRN + 0,3.PRP + 0,2.DEF

 

Sendo: CRN igual ao Coeficiente de Rendimento Normalizado obtido diretamente pela comissão em consulta ao Sistema Acadêmico da UTFPR; PRP a nota obtida pelo candidato devido à análise da Proposta de Atuação no Grupo PETAMB pela comissão e DEF a nota obtida pelo candidato na Defesa da Proposta de Atuação no Grupo PETAMB, de forma on-line síncrona.

 

No caso de empate na nota obtida pela fórmula apresentada neste Edital, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

i) O maior valor do CRN

ii) O maior valor da nota PRP

iii) O maior valor obtido da nota DEF

 

13. DO RESULTADO PRELIMINAR

 

O resultado preliminar com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado até às 19:00 horas, do dia 04 de maio de 2021, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Medianeira da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).

 

14. DOS RECURSOS

 

Recursos contra o resultado preliminar poderão ser protocolados até às 19:00 horas, do dia 05 de maio de 2021, e deverão ser encaminhados ao e-mail do PETAMB (petamb.utfpr@gmail.com). Os recursos serão analisados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, conjuntamente com a Comissão de Seleção designada.

 

15. RESULTADO FINAL

 

O resultado final com os nomes dos candidatos selecionados será divulgado até as 19:00 h do dia 07 de maio de 2021, na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Medianeira da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira).

 

16. CRONOGRAMA

 

O Cronograma (datas importantes) contemplando os principais eventos com datas e prazos para a operacionalização do processo seletivo consta no quadro seguinte.

 

Quadro – Cronograma do Processo Seletivo contendo os eventos, datas e períodos.

Evento

Data/período

Início das Inscrições (9:00 h)

Link para inscrição: https://forms.gle/3AH74PhS6eazmNwQ7

19 de abril de 2021

Término das inscrições (até às 19:00 h)

Link para inscrição: https://forms.gle/3AH74PhS6eazmNwQ7

23 de abril de 2021

Publicação da homologação das inscrições (até as 19:00 h)

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira

26 de abril de 2021

Envio de Recurso da Não homologação (até às 19:00 h)

e-mail: petamb.utfpr@gmail.com

27 de abril de 2021

Resultado dos Recursos da Não Homologação (até as 19:00 h)

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira

29 de abril de 2021

Defesa da Proposta de Atuação (Será utilizado a plataforma Meet do Google)

30 de abril de 2021

Publicação do resultado preliminar (até as 19:00 h)

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira

04 de maio de 2021

Envio de Recurso (até às 19:00 h)

e-mail: petamb.utfpr@gmail.com

05 de maio de 2021

Resultado Final

http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/medianeira

07 de maio de 2021

 

17. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

 

O resultado do presente edital terá validade por 12 meses, a contar da data da publicação.


 

18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos;

O recurso interposto em desacordo com este Edital não será recebido; 


Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente comprovado;

Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos;

O candidato, no ato da sua inscrição, declara estar ciente de todo o conteúdo do presente Edital, bem como os termos nele apresentados, ficando ciente de que a inexatidão das declarações, irregularidades de documentos, ou eventuais vícios constatados no decorrer do processo, ou posteriormente a ele, eliminará do certame o candidato infrator, anulando todos os atos decorrentes à sua inscrição;

 

19. DOS CASOS OMISSOS

 

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção ouvida a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus.

 

Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Foz do Iguaçu-PR, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

Medianeira, 18 de abril de 2021.

 

 

FLÁVIO FEIX PAULI

Diretor-Geral

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FLAVIO FEIX PAULI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/04/2021, às 12:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1985500 e o código CRC (and the CRC code) F1275A09.



 

Anexo A – Declaração de Não Acúmulo de Bolsa

 

Eu,__________________________________________________________, registro acadêmico(a) nº ___________________, CPF nº ______________________, estudante do curso de ____________________________________________________________, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Medianeira, comprometo-me, no caso de vir a ser selecionado como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), a não receber qualquer outro tipo de bolsa durante a vigência desta (exceto bolsa permanência e auxílio estudantil), bem como a não adquirir vínculo empregatício durante a permanência no PET. Declaro estar ciente que poderei responder civil, administrativa e criminalmente pelas informações prestadas.

 

 

(Local e Data) _____________________, ______de _____________de 2021

 

 

 

 

 


____________________________________________

Assinatura do(a) candidato(a)


 

 

 

 

*O Decreto-Lei n° 2.848, de 07 de dezembro de 1940 – Código Penal - Falsidade ideológica

Art. 299: omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

 

 

 

 

Anexo B – Proposta de Atuação no Grupo PETAMB

 

Neste documento você deve elaborar um texto apresentando propostas de atuação de acordo com o problema apresentado.

 

Regras de envio:

·         Não insira, no seu texto, seu nome ou qualquer característica que permita identificá-lo(a);

·         O documento deve ser enviado em formato pdf e

·         O texto deve ser redigido em fonte Arial, Tamanho 12 e espaçamento simples.

 

 

Problema 1: Você, como membro do grupo PETAMB, precisa organizar uma reunião on-line com todos os membros do grupo. Explique, detalhadamente, como você organizaria a reunião.

 

Problema 2: Você, como membro do grupo PETAMB, precisa organizar um evento on-line. Esse evento trata-se de um webinário sobre o tema "Florestas Ripárias na Bacia do Paraná III". Explique, detalhadamente, como você organizaria o webinário.

 

Problema 3: Durante uma reunião do grupo PETAMB, os membros do grupo decidiram elaborar uma proposta de curso de extensão que envolvesse a comunidade próxima da UTFPR, câmpus Medianeira. Mas devido às restrições impostas pela pandemia, essa atividade deve ser, totalmente, on-line. Explique, detalhadamente, qual o projeto que você desenvolveria considerando as restrições impostas.

 

Problema 4: Muitas vezes os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Gestão Ambiental não participam dos eventos organizados pelo PETAMB, Centro Acadêmico, Empresa Júnior ou pela própria universidade. O que você faria para aumentar a visibilidade dos eventos? Descreva detalhadamente sua(s) ideia(s).

 

 


Referência: Processo nº 23064.013306/2021-10 SEI nº 1985500