Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
|||
EDITAL 17/2021 - DIRGRAD
CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR PARA CURSAR (OU PARA MATRÍCULA NAS) AS DISCIPLINAS SMART CHALLENGES (ELSC01) E SMART PROJECTS (ELSP01)
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) tornam pública a chamada de DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR PARA CURSAR (OU PARA MATRÍCULA NAS) AS DISCIPLINAS SMART CHALLENGES (ELSC01) E SMART PROJECTS (ELSP01)
1. VAGAS
Serão disponibilizadas 3 (três) vagas, por curso, para a disciplina semipresencial Smart Projects (ELSP01), para serem cursadas no segundo período letivo do ano de 2021, correspondente ao semestre 2021/1, obedecendo as datas previstas em calendário acadêmico, para sua efetiva conclusão.
2. CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA PARTICIPAÇÃO
Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de: Bacharelado em Design, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, ofertados no Câmpus Curitiba da UTFPR;
Para as Engenharias, estar cursando a partir do quinto período de seu curso no momento da inscrição;
Para as Tecnologias e Bacharelados, estar cursando a partir do quarto período de seu curso no momento da inscrição;
Possuir um coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 0,5;
Comprovante de conhecimento intermediário de língua inglesa;
2.1 - Perfil desejado do(a) aluno(a) a ser selecionado para cursar essas disciplinas:
Comprometimento;
Postura proativa;
Ética;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Resiliência.
3. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os alunos serão classificados por ordem decrescente, através de um coeficiente final, obtido através da soma simples dos seguintes componentes:
Item |
Pontuação |
Máximo |
Coeficiente de Rendimento Escolar |
Valor retirado do Histórico escolar multiplicado por 2, utilizado somente em caso de empate entre os candidatos |
-- |
Ter participado de programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
5 pontos a cada 6 meses de comprovação |
20 pontos |
Programa de monitoria |
03 pontos a cada semestre completo de participação |
06 pontos |
Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE |
04 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica |
02 pontos a cada mês comprovado |
12 pontos |
Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação |
03 pontos a cada 100 horas comprovadas |
12 pontos |
Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
0,5 ponto a cada mês comprovado |
08 pontos |
Nota da entrevista |
|
50 pontos |
Obs: As atividades elencadas no item 3 deste edital e efetuadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR, não serão computadas.
4. SELEÇÃO
4.1 - Os alunos interessados no processo de seleção deverão enviar sua inscrição (Anexo 1) e ficha de pontuação (Anexo2) devidamente preenchidos através do e-mail: mei-u-ct@utfpr.edu.br, até o dia 23 de maio de 2021.
4.2 Será disponibilizado em 25 de maio de 2021 a relação de alunos inscritos bem como o dia e horário de cada entrevista através do site: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba
4.3 As entrevistas serão realizadas através do Google Meet entre os dias 26 e 27 de maio de 2021 no horário das 8h às 12h e das 14h às 20h.
5. COMISSÃO DE SELEÇÃO
A comissão de seleção será formada pelos professores envolvidos nas disciplinas.
6. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
Divulgação do resultado: até as 12h do 11.06.2021 publicado no site e site http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba
Interposição de recurso: deve ser solicitado oficialmente, através do endereço eletrônico dirgrad-ct@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 11.06.2021 endereçado ao Diretor de Graduação do Câmpus Curitiba.
Divulgação da classificação final: até as 16h do dia 14.06.2021, publicado no site http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba
7. MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS
7.1 - A Comissão de Seleção encaminhará via SEI a DIRGRAD-CT, no dia 15.06.2021 até as 12h a lista com os classificados, em número não superior ao de vagas previstas em cada disciplina deste edital, para que se proceda o registro da matrícula.
7.2 - Aos acadêmicos que tiverem em seus horários, matrícula em outras disciplinas, coincidentes com os horários ofertados para as disciplinas deste edital, não será oportunizado cancelamento de matrícula da disciplina MEI-U.
7.3 - A disciplina Smart Projects será ofertada nos seguintes horários: 4T4 e 4T5 na Sala Q-012.
7.4 - Em caso de não preenchimento das vagas em um curso, estas vagas poderão ser remanejadas para outros cursos em que houver lista de excedentes, a critério da comissão de seleção.
Curitiba, 20 de abril de 2021.
Prof. Marcelo Souza Motta
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Curitiba
Prof. Júlio Cesar Rodrigues de Azevedo
Diretor Geral
UTFPR - Campus Curitiba
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 20/04/2021, às 09:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 20/04/2021, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1992962 e o código CRC (and the CRC code) C444E002. |
ANEXO 1 - FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome do Candidato*:
Código RA*:
Curso*:
Período*:
Telefone de contato*: ( )
E-mail*:
Link do Currículo LinkedIn:
* itens de preenchimento obrigatório.
--------------------------------------------------
ANEXO 2 - FICHA DE PONTUAÇÃO (ENTREGAR PREENCHIDO)
Candidato:
1. Atividades de iniciação científica e estágios
Discriminação da atividade |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos Homologados (não preencher) |
|
05 pontos - por semestre - (max 20 ptos) |
|
|
|
3 pontos - por semestre - (max 06 pontos) |
|
|
|
4 pontos - por ano - (max 08 pontos) |
|
|
|
2 pontos - por mês - (max 12 pontos) |
|
|
|
3 pontos - a cada 100 horas comprovadas - (max de 12 pontos) |
|
|
|
0,5 pontos - por mês de atividade comprovada - (max de 08 pontos) |
|
|
TOTAL |
|
|
2. Coeficiente Acadêmico
Coeficiente Acadêmico |
Coeficiente Acadêmico x 2 |
Coeficiente Acadêmico Homologado (não preencher) |
|
|
|
TOTAL |
---------------------------------------
ANEXO 3 - EMENTA DA DISCIPLINA SMART PROJECT
Disciplina: Smart Projects
Natureza da disciplina: Especial (Optativa)
Caráter da disciplina: Semipresencial
Metodologia: Aprendizado orientado a projeto.
Pré-requisitos:
Engenharias: 5º período
Tecnologias: 4º período
Demais Bacharelados: 4º período
Licenciaturas: 5º período
Carga horária: AT (0), AP (30), ANP (90) – Total 120 horas
Objetivos: Formar profissionais capazes de resolver, em equipe e ambientes multi-culturais, problemas identificados pelas organizações.
Ementa: Proposição de soluções, gerando alternativas de projeto para problemas, identificados pelas organizações, por meio de equipes multidisciplinares.
Metodologia:
Identificação e definição de problemas a serem abordados, com organizações;
Análise dos problemas propostos;
Escolha dos problemas e de possíveis abordagens para soluções;
Escolha das abordagens e definição de indicadores de projeto;
Execução do projeto;
Avaliação dos Resultados.
Todas as etapas são mediadas pelos tutores (professores e tutor da instituição parceira) e as equipes multidisciplinares devem defender as decisões tomadas em avaliações periódicas conforme cronograma de execução da disciplina estabelecido a priori.
No horário presencial da disciplina serão feitas reuniões com os alunos, controle de presença e uma ata, registrada em plataforma de ensino à distância da disciplina.
Características:
Múltiplos idiomas; Disciplina com abordagem transdisciplinar; Orientada a projetos.
Plano de atividades:
AP (30 horas) – Desenvolvimento de projetos, reuniões e apresentações, na sala MEI-U e remotamente.
ANP (90 horas) – Atividades nas empresas (visitas, reuniões, coleta de informações, levantamentos, análises, treinamentos) e reuniões entre os membros das equipes.
Avaliação:
Avaliação do Resultado do Projeto (aprovado/reprovado)
Avaliação das equipes/alunos pelos tutores da disciplina a partir da evolução dos resultados parciais (aprovado/reprovado)
Bibliografia:
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa pra decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2017.
CAPOTE, Gart. Medição de valor de processos para BPM: perspectivas, ferramentas e métodos para maximizar o verdadeiro valor dos processos. Createspace Independent Publishing Platform, 2013.
COZZI, Afonso (Org.). Empreendedorismo de base tecnológica: Spin-off: criação de novos negócios a partir de empresas constituídas, universidades e centro de pesquisa. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2007.
IDEO. the Field Guide to Human-Centered Design, 2019. Disponível em: https://www.ideo.com/post/design-kit
LUPTON, Ellen (Org). Intuição, ação, criação. São Paulo, SP: G. Gili, 2013.
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK®️ 6a. ed. EUA: Project Management Institute, 2018.
RIES, Eric. . A startup enxuta : como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de papel, 2012.
STICKDORN, Marc; LAWRENCE, Adam; HORMESS, Markus; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design de Serviço na Prática: Como Aplicar o Design de Serviço no Mundo Real. Porto Alegre: Bookman, 2019.
VIANNA, Maurício. Design thinking : inovação em negócios. Rio de Janeiro, RJ : MJV Press, 2013. Disponível em https://www.livrodesignthinking.com.br/