Boletim de Serviço Eletrônico em 20/04/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 17/2021 - DIRGRAD

CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR PARA CURSAR (OU PARA MATRÍCULA NAS) AS DISCIPLINAS SMART CHALLENGES (ELSC01) E SMART PROJECTS (ELSP01)

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) tornam pública a chamada de DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CÂMPUS CURITIBA DA UTFPR PARA CURSAR (OU PARA MATRÍCULA NAS) AS DISCIPLINAS SMART CHALLENGES (ELSC01) E SMART PROJECTS (ELSP01)

1. VAGAS

Serão disponibilizadas 3 (três) vagas, por curso, para a disciplina semipresencial Smart Projects (ELSP01), para serem cursadas no segundo período letivo do ano de 2021, correspondente ao semestre 2021/1, obedecendo as datas previstas em calendário acadêmico, para sua efetiva conclusão.

 

2. CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 - ​Perfil desejado do(a) aluno(a) a ser selecionado para cursar essas disciplinas:

 

3. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

Os alunos serão classificados por ordem decrescente, através de um coeficiente final, obtido através da soma simples dos seguintes componentes:

 

Item

Pontuação

Máximo

Coeficiente de Rendimento Escolar

Valor retirado do Histórico escolar multiplicado por 2, utilizado somente em caso de empate entre os candidatos

--

Ter participado de programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

5 pontos a cada 6 meses de comprovação

20 pontos

Programa de monitoria

03 pontos a cada semestre completo de participação

06 pontos

Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE

04 pontos a cada 12 meses de comprovação

08 pontos

Ter projeto no Hotel Tecnológico ou Incubadora Tecnológica

02 pontos a cada mês comprovado

12 pontos

Comprovar realização de estágio/emprego na sua área de formação

03 pontos a cada 100 horas comprovadas

12 pontos

Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada

0,5 ponto a cada mês comprovado

08 pontos

Nota da entrevista

 

50 pontos

 

Obs: As atividades elencadas no item 3 deste edital e efetuadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR, não serão computadas.
 

4. SELEÇÃO

 

4.1 - Os alunos interessados no processo de seleção deverão enviar sua inscrição (Anexo 1) e ficha de pontuação (Anexo2) devidamente preenchidos através do e-mail: mei-u-ct@utfpr.edu.br, até o dia 23 de maio de 2021.

4.2 Será disponibilizado em 25 de maio de 2021 a relação de alunos inscritos bem como o dia e horário de cada entrevista através do site:  http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba

4.3 As entrevistas serão realizadas através do Google Meet entre os dias 26 e 27 de maio de 2021 no horário das 8h às 12h e das 14h às 20h. 

 

5. COMISSÃO DE SELEÇÃO

A comissão de seleção será formada pelos professores envolvidos nas disciplinas.
 

6. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

Divulgação do resultado: até as 12h do 11.06.2021 publicado no site e site http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba

Interposição de recurso: deve ser solicitado oficialmente, através do endereço eletrônico dirgrad-ct@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 11.06.2021 endereçado ao Diretor de Graduação do Câmpus Curitiba.

Divulgação da classificação final: até as 16h do dia 14.06.2021, publicado no site http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba

 

7. MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS

7.1 - A Comissão de Seleção encaminhará via SEI a DIRGRAD-CT, no dia 15.06.2021 até as 12h a lista com os classificados, em número não superior ao de vagas previstas em cada disciplina deste edital, para que se proceda o registro da matrícula.

7.2 - Aos acadêmicos que tiverem em seus horários, matrícula em outras disciplinas, coincidentes com os horários ofertados para as disciplinas deste edital, não será oportunizado cancelamento de matrícula da disciplina MEI-U.

7.3 - A disciplina Smart Projects será ofertada nos seguintes horários: 4T4 e 4T5 na Sala Q-012.

7.4 - Em caso de não preenchimento das vagas em um curso, estas vagas poderão ser remanejadas para outros cursos em que houver lista de excedentes, a critério da comissão de seleção.
 

 

 

Curitiba, 20 de abril de 2021.

 

 

Prof. Marcelo Souza Motta
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Curitiba

 

 

 

Prof. Júlio Cesar Rodrigues de Azevedo
Diretor Geral
UTFPR - Campus Curitiba

 

 



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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 20/04/2021, às 09:41, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 20/04/2021, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO 1 - FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome do Candidato*:

Código RA*:

Curso*:

Período*:

Telefone de contato*: (    )    

E-mail*:

Link do Currículo LinkedIn:

* itens de preenchimento obrigatório.

 

 

--------------------------------------------------

 

ANEXO 2 - FICHA DE PONTUAÇÃO (ENTREGAR PREENCHIDO)

 

Candidato:

 

1. Atividades de iniciação científica e estágios

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos Declarados

Pontos Homologados (não preencher)

  1. Ter participado de programa Institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

05 pontos - por semestre - (max 20 ptos)

 

 

  1. Ter participado de programa de Monitoria institucional

3 pontos - por semestre - (max 06 pontos)

 

 

 

  1. Participado da diretoria de empresa júnior e/ou centro acadêmico e/ou DCE

4 pontos  - por ano -

(max 08 pontos)

 

 

  1. Ter projeto no hotel tecnológico ou incubadora tecnológica

2 pontos  

- por mês -

(max 12 pontos)

 

 

  1. Experiência profissional na área de formação (estágio ou emprego)

3 pontos  

- a cada 100 horas comprovadas -

(max de 12 pontos)

 

 

  1. Atividade de voluntariado devidamente comprovada por declaração da instituição onde foi realizado o voluntariado

0,5 pontos

- por mês de atividade comprovada -

(max de 08 pontos)

 

 

TOTAL

 

 

 

2. Coeficiente Acadêmico

Coeficiente Acadêmico

Coeficiente Acadêmico x 2

Coeficiente Acadêmico Homologado (não preencher)

 

 

 

TOTAL

 

---------------------------------------

 

ANEXO 3 - EMENTA DA DISCIPLINA SMART PROJECT 

 

Disciplina: Smart Projects
Natureza da disciplina: Especial (Optativa)
Caráter da disciplina: Semipresencial
Metodologia: Aprendizado orientado a projeto.

Pré-requisitos:
Engenharias: 
5º período
Tecnologias: 4º período
Demais Bacharelados: 4º período
Licenciaturas: 5º período

Carga horária: AT (0), AP (30), ANP (90) – Total 120 horas

Objetivos: Formar profissionais capazes de resolver, em equipe e ambientes multi-culturais, problemas identificados pelas organizações.

Ementa: Proposição de soluções, gerando alternativas de projeto para problemas, identificados pelas organizações, por meio de equipes multidisciplinares.

Metodologia:

  1. Identificação e definição de problemas a serem abordados, com organizações;

  2. Análise dos problemas propostos;

  3. Escolha dos problemas e de possíveis abordagens para soluções;

  4. Escolha das abordagens e definição de indicadores de projeto;

  5. Execução do projeto;

  6. Avaliação dos Resultados.

Todas as etapas são mediadas pelos tutores (professores e tutor da instituição parceira) e as equipes multidisciplinares devem defender as decisões tomadas em avaliações periódicas conforme cronograma de execução da disciplina estabelecido a priori.
No horário presencial da disciplina serão feitas reuniões com os alunos, controle de presença e uma ata, registrada em plataforma de ensino à distância da disciplina. 

Características:

Múltiplos idiomas; Disciplina com abordagem transdisciplinar; Orientada a projetos.

Plano de atividades:

AP (30 horas) – Desenvolvimento de projetos, reuniões e apresentações, na sala MEI-U e remotamente.
ANP (90 horas) – Atividades nas empresas (visitas, reuniões, coleta de informações, levantamentos, análises, treinamentos) e reuniões entre os membros das equipes.

Avaliação:

Avaliação do Resultado do Projeto (aprovado/reprovado)
Avaliação das equipes/alunos pelos tutores da disciplina a partir da evolução dos resultados parciais (aprovado/reprovado)

Bibliografia:

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa pra decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2017.

CAPOTE, Gart. Medição de valor de processos para BPM: perspectivas, ferramentas e métodos para maximizar o verdadeiro valor dos processos. Createspace Independent Publishing Platform, 2013.

COZZI, Afonso (Org.). Empreendedorismo de base tecnológica: Spin-off: criação de novos negócios a partir de empresas constituídas, universidades e centro de pesquisa. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2007.

IDEO. the Field Guide to Human-Centered Design, 2019. Disponível em: https://www.ideo.com/post/design-kit

LUPTON, Ellen (Org). Intuição, ação, criação. São Paulo, SP: G. Gili, 2013. 

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK®️ 6a. ed. EUA: Project Management Institute, 2018.

RIES, Eric. . A startup enxuta : como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de papel, 2012.
STICKDORN, Marc; LAWRENCE, Adam; HORMESS, Markus; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design de Serviço na Prática: Como Aplicar o Design de Serviço no Mundo Real. Porto Alegre: Bookman, 2019.

VIANNA, Maurício. Design thinking : inovação em negócios. Rio de Janeiro, RJ : MJV Press, 2013. Disponível em https://www.livrodesignthinking.com.br/