Boletim de Serviço Eletrônico em 30/04/2021

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 19/2021 - DIRGRAD

SELEÇÃO DE BOLSISTAS E FORMAÇÃO DE LISTA DE ESPERA – PET ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO/2021
 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Curitiba da UTFPR no uso de suas atribuições e considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005, tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria 976, de 27 de julho de 2010, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET, do grupo PET ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO (PETECO) nos termos do presente Edital.  

 

1. CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa de Educação Tutorial, vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESu, subordinada ao Ministério da Educação – MEC, constitui-se em programa desenvolvido por meio de grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:

3. DAS BOLSAS

O estudante selecionado como bolsista do grupo PET receberá mensalmente uma bolsa de valor equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, equivalendo, até a data de publicação deste edital, a R$ 400,00 (quatrocentos reais), depositados em conta corrente específica, tendo como origem os recursos do PROGRAMA – PET/FNDE.

 

4. DAS VAGAS

4.1.   Este edital destina-se ao preenchimento de 13 (TREZE) vagas, disponibilizadas a alunos bolsistas e não-bolsistas.

4.2.   O preenchimento das vagas obedecerá ao resultado da seleção em ordem decrescente de pontuação, sendo os SETE primeiros admitidos como bolsistas, os QUATRO seguintes como não-bolsistas e os demais seguintes mantidos habilitados em lista de espera.

4.3.   O estudante em lista de espera, na ordem estabelecida pelo processo de seleção, quando convocado deve comprovar que mantem os pré-requisitos descritos no item 5 deste edital à época da referida convocação, sob pena de exclusão do processo.

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se a bolsista PET os alunos, que atendam às seguintes condições:

 

6. DOS DEVERES DO ESTUDANTE BOLSISTA DE GRUPO PET

Conforme previsto no artigo 18 da Portaria MEC-976 de 27 de julho de 2010, modificada pela Portaria MEC-343 de 24 de abril de 2013, e necessidades específicas do grupo/programa, são deveres do Estudante Bolsista.

 

7. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO.

As inscrições poderão ser realizadas da data de publicação deste edital até às 23h59 do dia 09/05/2021. As inscrições serão exclusivamente por meio de formulário de inscrição online disponível na página web https://peteco.dainf.ct.utfpr.edu.br/. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

 

8. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os seguintes documentos são exigidos para a inscrição:

 

9. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

9.1  Todas as etapas de seleção dos novos integrantes será serão feitas por meio de comissão composta no mínimo pelo Tutor do Grupo PET e 2 (dois) discentes do grupo PETECO.

9.2. A comissão é responsável pela avaliação: curricular (1ª etapa) e entrevista/redação (2ª etapa); e pela classificação final com atribuição de pontuação aos candidatos.

9.3. A pontuação máxima (nota final - NF) do processo é de 100,0 pontos, divididos em 10% para o coeficiente de rendimento relativo constante no histórico escolar (CR), 40% para o projeto de atividade (P), 40% para a entrevista (E) e 10% para o curso (CS), calculada pela seguinte fórmula, com uma casa decimal sem arredondamento:

 

NF = 10 x CR + 0,4 x P + 0,4 x E + 0,1 x CS

 

9.4. Serão atribuídos 100 (cem) pontos na nota de curso (CS) para candidatos matriculados em Engenharia de Computação e zero para os candidatos dos demais cursos aceitos no processo seletivo.

9.5. As entrevistas acontecerão no período de 10/5 até 21/5 conforme ordem e horário enviados ao candidato ao endereço de e-mail informado no formulário de inscrição. A avaliação será pela média das notas atribuídas pelos avaliadores que pontuarão de forma objetiva os quesitos descritos no apêndice 1, igualmente a todos os candidatos. Candidatos que não dispõem de meios para participação de conferência eletrônica devem assinalar campo específico no formulário de inscrição para que seja assegurada sua participação em condições igualitárias a todos os demais.

9.6  O projeto deve contemplar o planejamento de uma atividade para o grupo PET compreendendo título da atividade, descrição, objetivo e resultados esperados, eixos atingidos (ensino, pesquisa e/ou extensão) e etapas detalhadas de preparação, execução e de avaliação (como avaliar a atividade) com as respectivas necessidades de pessoal, competências técnicas/sociais, de materiais e logística. A atividade não necessita estar ligada à área de computação. Deve ter até 3 páginas de tamanho A4 com fonte tamanho 12 excluindo-se a folha de rosto e as referências bibliográficas. A avaliação será feita segundo os critérios abaixo:

 

Critério

Peso

Domínio da norma padrão de escrita

20%

Marcas de autoria e de inovação

20%

Adequação do plano aos objetivos da atividade e seus resultados

40%

Adequação da atividade ao grupo PET e ao programa PET

20%

 

9.7. Em caso de empate na nota final, terá preferência o candidato que, pela ordem:

a) for do curso de Engenharia de Computação (CS);

b) obter maior nota na Entrevista (E);

c) obter maior nota no Projeto (P);

d) obter maior coeficiente de rendimento relativo (CRR).

 

9.8  Candidatos que não entregarem o projeto de atividade ou que não comparecerem à entrevista serão desclassificados.

 

10. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

A relação dos candidatos selecionados será divulgada no dia 24 de maio de 2021 por meio de edital publicado na página web da Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Câmpus Curitiba.

 

11. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

Da publicação do resultado, o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra a decisão da comissão. O recurso deverá ser enviado do e-mail institucional do candidato ao e­-mail da Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Câmpus Curitiba, <dirgrad-ct@utfpr.edu.br>, até às 17h do dia 25 de maio de 2021, expondo claramente os fundamentos de fato e de direito e sua justificativa.

 

12. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

A relação final dos candidatos selecionados será divulgada até 28 de maio de 2021.   

 

13. DAS ETAPAS E DO CRONOGRAMA

O processo de seleção está organizado nas etapas: 1) inscrição com entrega de projeto de atividade e 2) entrevista. Por e-mail, os candidatos serão comunicados das datas, horários e local (endereço da sala de reuniões virtual) de realização da entrevista. As datas/prazos destas etapas e dos principais eventos constam na tabela abaixo.

ETAPAS

DATAS

Inscrições on-line e envio dos projetos de atividades

até 9 de maio

Realização das entrevistas

de 10/5 até 21/5

Divulgação do resultado preliminar

até 24/5

Interposição de recursos

Até as 17h do dia 26 de maio

Divulgação do resultado após análise dos recursos

até 28/5

 

14. DO DESLIGAMENTO DO GRUPO/PROGRAMA

Conforme previsto no artigo 20 da Portaria MEC-976 de 27 de julho de 2010, modificada pela Portaria MEC-343 de 24 de abril de 2013, e necessidades específicas do grupo/programa, os discentes vinculados ao programa serão desligados nas seguintes condições:

 

 

15. DOS CASOS OMISSOS E DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Curitiba.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

 

 

 

Curitiba, 30 de abril de 2021.

 

Prof. Marcelo Souza Motta
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Curitiba

 

 

Prof. Júlio Cesar Rodrigues de Azevedo
Diretor Geral
UTFPR - Campus Curitiba

 

 



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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 30/04/2021, às 13:33, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 30/04/2021, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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APÊNDICE 1 - FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO CANDIDATO (ENTREVISTA)

 

FICHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO CANDIDATO (ENTREVISTA)

EDITAL 19/2021 – DIRGRAD-CT

Nome da(o) candidata(o) _________________________________________________

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS

como contribuição para o grupo PET

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

10

7,5

5

2,5

0

1. Fale sobre o motivo pelo qual você está participando desta seleção para vincular-se ao grupo PET

 

 

 

 

 

2. Fale sobre seu projeto de atividade para o PET quanto à adequabilidade aos objetivos do programa PET, justificativa da atividade como pesquisa, ensino e/ou extensão, planejamento das etapas, possibilidade de realização e alinhamento do objetivo com plano, resultados e avaliação.

 

 

 

 

 

3. Fale sobre suas experiências extracurriculares na Universidade e fora dela.

 

 

 

 

 

4. Fale sobre seu entendimento quanto a diferença (se existir) entre políticas públicas e políticas partidárias.

 

 

 

 

 

5. Fale sobre ciência, tecnologia e educação e a dependência científica/tecnológica brasileira com suas consequências sociais, econômicas e ecológicas.

 

 

 

 

 

6. Fale sobre seu compromisso em dedicar 20 horas semanais ao Programa e a permanência de pelo menos 12 meses

 

 

 

 

 

7. Fale sobre as obrigações dos bolsistas PET (Petianos) / (...) e como você se vê quanto à possibilidade de seus efetivos cumprimentos, atuando com autonomia e autogestão.

 

 

 

 

 

8. Fale como você se autoavalia em relação ao seu desempenho no seu curso.

 

 

 

 

 

9. Fale sobre seus planos futuros no PET/Curso/Instituição (Estágio? Emprego? Carreira acadêmica?)

 

 

 

 

 

10. Fale sobre e cite suas qualidades subjetivas - como pessoa - (virtudes, pontos fortes, potencialidades).

 

 

 

 

 

11. Fale sobre e cite seus "defeitos subjetivos" - como pessoa - (fragilidades, pontos fracos, ....).

 

 

 

 

 

12. Considerando suas qualidades subjetivas enquanto pessoa (trabalhar em grupo?), fale sobre quais Contribuições você pode trazer para o grupo PET e para a sociedade.

 

 

 

 

 

∑ individual dos conceitos atribuídos aos quesitos

 

 

 

 

 

∑ Geral (1)+(2)+(3)+(4)+(5)

 

VALOR A SER TRANSPORTADO PARA O CÁLCULO DA MÉDIA E, APÓS, PARA O CÁLCULO DO RESULTADO DA FINAL = [∑ Geral (1) +(2)+(3)+(4)+(5)]/12

 

 

(1) Ótimo, (2) Muito bom, (3) Bom, (4) Regular, (5) Insuficiente

 

Avaliador: _________________________