Boletim de Serviço Eletrônico em 04/05/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD. PROG. DE POS-GRAD. EM QUIMICA-CT

 

EDITAL nº 07/2021

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

MESTRADO STRICTO SENSU

EDITAL 07/2021 - PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, torna público, para conhecimento dos interessados, as normas do processo de seleção dos candidatos para o ingresso no PPGQ, no segundo semestre de 2021.

 

1. Da inscrição

1.1. Estarão abertas 20 vagas para admissão ao Mestrado para ingresso no segundo semestre do ano de 2021.

1.2. Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado, os Graduados em Química, Engenharia Química, Farmácia, e áreas afins.

1.3. O candidato deverá enviar os seguintes documentos no ato da inscrição, sob pena de não homologação da inscrição:

a) Ficha de Inscrição, DEVIDAMENTE ASSINADO, disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/admissao

b) Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato. No ato da matrícula deverá ser entregue o diploma de graduação obtido em cursos legalmente reconhecidos no Brasil ou exterior, ou uma declaração de conclusão de curso para os formandos que colarem grau até o último dia de matrícula do Programa de Pós-Graduação em Química;

c) Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado;

d) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

e) Fotocópia da carteira de Identidade (ou carteira nacional de habilitação ou Passaporte), CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista para homens. Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior;

f) Uma carta de recomendação conforme modelo em anexo (Anexo I). A carta deverá ser enviada para o email ppgq-ct@utfpr.edu.br diretamente pelo recomendante.

1.4. Os documentos constantes dos itens de “A” a “E” deverão ser digitalizados no formato PDF (Portable Document Format) e convertidos em um ARQUIVO ÚNICO (na mesma sequência do presente no Anexo II) e enviados para o e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br durante o período de inscrição (conforme o cronograma do item 6 deste edital).

1.5. Os e-mails com data de envio após o período de inscrição não terão validade. A inscrição não será homologada.

1.6. Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição (Anexo II)

1.7. Informações podem ser obtidas pelos e-mails stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br ou ppgq-ct@utfpr.edu.br.

1.8. A inscrição será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista nas condições explicitadas anteriormente.

1.9. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética, conforme o cronograma do item 6 deste edital no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq.

1.10. Os recursos relativos a essa etapa devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação da lista dos candidatos com inscrição homologada.

1.11. Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concorda com o contido no presente edital.

 

2. Da Seleção

2.1. O exame de Seleção ao Programa será realizado através de uma prova de múltipla escolha na modalidade remota (on-line).

2.2. A prova será de caráter classificatória e eliminatória.

2.3. O candidato deverá providenciar acesso à internet para realização da prova.

2.4. Os tópicos para a prova de múltipla escolha aplicada pelo PPGQ encontram-se no Anexo III deste edital.

2.5. A prova será aplicada conforme o cronograma constante no item 6 deste edital, às 8 h (oito horas) no horário de Brasília e terá duração de 4 h (quatro horas).

2.6. O procedimento para a realização da prova será enviado no e-mail cadastrado no sistema de inscrição com antecedência.

2.7. Serão considerados aprovados na prova de múltipla escolha em modalidade remota (on-line) os candidatos ao mestrado que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 50% do valor total da prova. A critério da Comissão de Seleção, as notas da prova poderão ser normalizadas.

2.8. Os candidatos aprovados serão classificados de acordo com a pontuação obtida.

2.9. Em caso de empate, o desempate será efetuado com base na análise do Currículo seguindo os critérios da tabela constante no ANEXO IV deste Edital. Persistindo o empate, a Comissão de Seleção tomará como segundo critério de desempate a idade, dando preferência ao candidato com maior idade.

 

3. Das Vagas

3.1. Serão ofertadas 20 vagas, sendo que estas podem não ser preenchidas de acordo com a nota dos candidatos.

3.2. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a área de concentração na qual pretende trabalhar, assinalando-a no requerimento de inscrição.

 

4. Da divulgação dos resultados

4.1. A classificação dos candidatos aprovados será divulgada no site no programa, http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq, na data indicada no cronograma constante no item 6 deste edital.

 

5. Dos Recursos

5.1. Os recursos aos resultados do processo seletivo devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação dos resultados.

5.2. A análise dos recursos será feita pela Comissão de Seleção levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.

 

6. Cronograma

Etapas

Datas

Publicação do Edital

04/05/2021

Período de Inscrições

10/05/2021 a 25/06/2021

Divulgação da Homologação das Inscrições

30/06/2021

Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições

02/07/2021

Exame de Seleção

07/07/2021

Publicação do Resultado

09/07/2021

Prazo para Recursos

13/07/2021

Publicação do Resultado Final

16/07/2021

 

7. Disposições finais

7.1. A prova de múltipla escolha será obrigatória e classificatória.

7.2. Terão direito a matrícula os candidatos classificados conforme a publicação do resultado final, levando em conta o número de vagas disponíveis.

7.3. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGQ.

7.4. O presente edital será publicado conforme o cronograma constante no item 6 deste edital na página do programa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq) para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

7.5. Fica definido o foro da Justiça Federal de Curitiba, para dirimir quaisquer dúvidas que possam existir no presente edital.

 

 

PUBLIQUE-SE.

 

Curitiba, 4 de maio de 2021

 

Comissão Permanente de Seleção do PPGQ

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química

Diretoria de Pós-Graduação -UTFPR - CT

Diretoria-Geral do Câmpus Curiba da UTFPR

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) POLIANA MACEDO DOS SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 03/05/2021, às 13:05, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 03/05/2021, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/05/2021, às 20:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2010564 e o código CRC (and the CRC code) 9C765822.



 

ANEXO I

CARTA DE RECOMENDAÇÃO EXAME DE SELEÇÃO – PPGQ – UTFPR

 

Nome do(a) candidato(a):__________________________________________________________________________________________

 

Dados do recomendante:

Nome:_______________________________________________________________________________________________________

Instituição ou Empresa:___________________________________________________________________________________________

Grau acadêmico mais alto:                                                                                                                                                                                  

Instituição e ano de obtenção do grau:                                                                                                                                                      

Área de sua especialidade:                                                                                                                                                                           

Fone(s):________________________________________________________________________________________________________

Endereço:                                                                                                                                                                                                          

 

1. Avaliação do Candidato:

 

Ótimo

Bom

Regular

Ruim

Conhecimento científico

 

 

 

 

Iniciativa e criatividade

 

 

 

 

Perseverança

 

 

 

 

Capacidade de expressão oral

 

 

 

 

Capacidade de expressão escrita

 

 

 

 


2. Descreva em que condições você conheceu o candidato (como professor, orientador, chefe ou coordenador de curso) e o período em que isto ocorreu. Como você avalia o desempenho do(a) candidato(a) nas atividades em que o acompanhou?

 

 

 

ANEXO II

Lista de Documentos obrigatórios para a homologação da inscrição no processo seletivo

 

Documentos

Verificação

Ficha de Inscrição preenchido, impresso e assinado pelo candidato

 

Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável

formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato

 

Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado

 

Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação

 

Fotocópia da carteira de Identidade (ou CNH ou Passaporte)

 

Fotocópia do CPF

 

Fotocópia do Título de Eleitor

 

Fotocópia do Certificado de Reservista para os homens

 

Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para

Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior

 

 

 

 

ANEXO III

Prova de Seleção para o PPGQ – UTFPR – Mestrado – 2021-2

 

A prova terá duração de 4 h, iniciando-se às 8 h conforme o cronograma do item 6 do Edital 07/2021.

 

Tópicos:

 

Teoria Atômica e Propriedades Periódicas; Ligações Químicas; Geometria molecular; Propriedade dos Gases; Líquidos e Sólidos; Termodinâmica (Leis da Termodinâmica); Equilíbrio Químico; Ácidos e Bases; Eletroquímica; Cinética Química.

 

Bibliografia recomendada:

ATKINS, Peter; JONES, Loretta, Princípios de Química, Porto Alegre, Editora Bookman, 2006.

KOTZ, John C., TREICHEL JÚNIOR, Paul, Química & Reações Químicas, Rio de Janeiro, Editora LTC, 1998.

CHANG, Raymond; GOLDSBY, Kenneth A, Química, 11ª Edição, São Paulo, Editora McGraw-Hill, 2013.

MAHAN, B. H., Química: Um Curso Universitário, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1992.

 

 

 

ANEXO IV

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CANDIDATOS AO MESTRADO

 

Item

Quantidade

Valor por comprovante

Pontos obtidos

1. Artigos publicados ou aceitos*

 

2,0

 

2. Capítulo de livro Nacional

 

1,5

 

3. Capítulo de livro internacional

 

2,0

 

4. Trabalhos completos ou resumos em eventos científicos internacionais

 

0,5 (máximo 2,0 pontos)

 

5. Trabalhos completos ou resumos em eventos científicos  nacionais

 

0,4 (máximo 2,0 pontos)

 

6. Trabalhos completos ou resumos em eventos científicos regionais

 

0,2 (máximo 1,0 pontos)

 

7. Apresentação oral em eventos científicos internacionais ou nacionais

 

0,4 (máximo 2,0 pontos)

 

8. Participação em programas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica ou de extensão

 

0,5 por semestre (máximo 2,0 pontos)

 

9. Participação em programas de monitoria ou estágio

 

0,3 por semestre (máximo 1,2 pontos)

 

10. Registro de patentes

 

2,0

 

11. Participação em cursos e mini-cursos

 

0,2 pontos para cada 4 horas (máximo de 2,0 ponto)

 

12. Participação em congresso científico nacionais ou internacionais

 

0,1 (máximo de 0,5 ponto)

 

 

Total

 

 

* Aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.018485/2021-81 SEI nº 2010564