Boletim de Serviço Eletrônico em 14/05/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS LONDRINA

PROG. POS-GRAD. ENGENHARIA AMBIENTAL

 

EDITAL 007/2021

 

EDITAL DE SELECÃO DE CANDIDATO PARA BOLSA TÉCNICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL, CAMPUS APUCARANA E LONDRINA - PPGEA-AP/LD

 

1. APRESENTACÃO

As Direções Gerais dos Câmpus Apucarana e Londrina, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), juntamente com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Câmpus Apucarana e Londrina (PPGEA-AP/LD), informam que no período de 14/05/2021 até 28/05/2021 estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para a obtenção de Bolsa Técnico, financiada com recursos próprios do Câmpus Londrina, para atender as demandas do PPGEA.

 

2 OBJETIVO E CARACTERÍSTICAS DA BOLSA

  1. O objetivo deste Edital é conceder uma (1) bolsa técnico para discente da UTFPR dos Câmpus Apucarana ou Londrina, financiada com recursos próprios do Câmpus Londrina, para atendimento às atividades da coordenação do PPGEA-AP/LD, visando auxiliar as atividades do coordenador e docentes nas diversas atividades de gestão pertinentes do PPGEA-AP/LD.
  2. A bolsa terá duração de 12 (doze) meses, com valor mensal de R$ 550,00 reais (quinhentos e cinquenta reais).
  3. O bolsista deverá exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, exclusivamente nas atividades presenciais e/ou remotas do PPGEA.
  4. O bolsista não poderá acumular bolsa de qualquer natureza ou manter vínculo empregatício durante a vigência da bolsa deste Edital.
  5. No caso de desempenho inadequado, o bolsista técnico poderá ser substituído por outro aprovado na lista de espera.

 

3. ELEGIBILIDADE

3.1. Para ser contemplado com uma bolsa, o discente deverá estar regularmente matriculado nos cursos de graduação ou pós-graduação da UTFPR dos Câmpus Apucarana ou Londrina e atender aos seguintes requisitos:

I. Ser aluno regular da UTFPR durante toda a vigência da bolsa de 12 meses.

II. Estar matriculado como aluno regular a partir do 3º período do curso de graduação.

III. Não estar desenvolvendo atividades de iniciação científica, estágio, monitoria ou outras atividades que comprometam a dedicação às atividades junto à coordenação do PPGEA.

 IV. Não possuir bolsa ou ter vínculo empregatício.

 

4. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO

4.1. As inscrições serão realizadas através de formulário eletrônico disponibilizado no sítio do PPGEA em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ea-ld/documentos, ou navegando pelo sítio eletrônico do Programa até “Formulários On-line”.

4.2. Período de inscrições: de 14/05/2021 até 28/05/2021

4.3. Somente serão aceitas inscrições on-line e dentro do período de inscrições do item 4.2.

 

5. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE CLASSIFICAÇÃO

5.1. A classificação de candidatos para a cota de 1 (uma) bolsa de Apoio Técnico será realizada pela Comissão de Bolsas do Programa.

5.2. Para a inscrição o discente deverá atender, obrigatoriamente, aos critérios de elegibilidade (Item 3) deste edital.

5.3. No momento da inscrição, por meio do formulário on-line, o discente deverá anexar um único arquivo no formato pdf, com no máximo 40 Mb (quarenta megabytes), contendo os documentos abaixo e respeitando a seguinte ordem de apresentação:

I. Histórico escolar da graduação atualizado contendo o coeficiente de rendimento.

II. Cópia do comprovante de estágio não obrigatório e/ou trabalho administrativo.

5.4 A pontuação do estágio/trabalho será de 2 pontos por semestre (completo). Caso o aluno não apresente comprovante de estágio/trabalho, será atribuída a pontuação zero para esse item.

5.5. O processo de classificação dos discentes será realizado por meio da soma do coeficiente de rendimento do candidato (CR) e da pontuação de estágio/trabalho (ET) descrito no item 5.4.

Nota do candidato = CR + ET

5.6. O não atendimento aos critérios de elegibilidade e/ou não atendimento ao formato do arquivo exigido no Item 5.3 causará a desclassificação do candidato.

5.7. Se houver empate entre os candidatos, a prioridade na ordem de classificação será para o candidato que apresentar maior coeficiente de rendimento no histórico escolar da graduação. Persistindo o empate, a prioridade de classificação será para o candidato que apresentar maior pontuação de estágio. Por último, o candidato mais velho.

 

6. RESULTADO FINAL E RECURSOS

6.1. O resultado final do processo de seleção de candidatos à bolsa será homologado pelo Colegiado de Curso e divulgado no quadro de avisos da Secretaria e no sítio do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ea-ld/ppgea), segundo cronograma indicado neste mesmo edital.

6.2 Após a divulgação dos resultados de homologação e classificação, o candidato poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente não contempladas, até a data prevista no item 8 deste edital.

6.2 O recurso deverá ser fundamentado e enviado à comissão de bolsas e coordenação do PPGEA A/LD, via e-mail (ppgea-ld@utfpr.edu.br).

 6.3 O recurso será analisado e respondido pela comissão de bolsas, conforme o cronograma do item 8 deste edital.

 6.4 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à disponibilização de recursos financeiros por parte da UTFPR Câmpus Londrina.

 

7. RECURSOS FINANCEIROS

As propostas aprovadas neste Edital serão financiadas com recursos provindos do orçamento da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Londrina (DIRPPG-LD). Os pagamentos estão condicionados à disponibilidade de recursos financeiros da UTFPR-LD.

 

8. CRONOGRAMA

8.1. O processo de seleção de candidatos à bolsa de apoio técnico do PPGEA obedecerá ao seguinte cronograma:

Data

Etapa

14/05/2021

Lançamento do Edital no sítio do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ea-ld/ppgea)

15/05/2021 a 28/05/2021

Período de inscrições

31/05/2021 a 04/06/2021

Avaliação de homologação e pontuação do currículo pela Comissão de Bolsas

07/06/2021

Publicação do resultado preliminar (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ea-ld/ppgea)

08/06/2021 e 09/06/2021

Período para recursos referentes ao resultado preliminar de homologação e classificação.

10/06/2021

Publicação do resultado final do processo no sítio do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ea-ld/ppgea)

 

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

9.1. O presente Edital estará disponível no sítio do Programa: (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ea-ld/ppgea).

9.2. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Bolsas do PPGEA.

9.3 Os candidatos à bolsa prevista neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

9.4 A contratação do bolsista de apoio técnico não gera qualquer tipo de vínculo empregatício com a instituição.

9.5. Fica eleito o foro da Justiça Federal, subseção judiciária de Londrina, para dirimir qualquer dúvida ou ajuizar quaisquer ações que não forem resolvidas administrativamente, ou por comum acordo entre os partícipes, renunciando a qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

Londrina, 14 de maio de 2021.

_____________________________

Prof. Dr. Marcelo Ferreira da Silva

Diretor Geral da UTFPR Câmpus Apucarana

 

___________________________

Prof. Dr. Sidney Alves Lourenço

Diretor Geral da UTFPR Câmpus Londrina

 

_____________________________

Prof. Dr. Juliana Feijó de Souza Daniel

Coordenador do PPGEA


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIANA FEIJO DE SOUZA DANIEL, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 13/05/2021, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 13/05/2021, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 13/05/2021, às 14:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 2032349 e o código CRC (and the CRC code) 9987EE47.



 


Referência: Processo nº 23064.012179/2021-31 SEI nº 2032349