Boletim de Serviço Eletrônico em 21/05/2021

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO

PROG. DE POS GRAD. EM ENG. MECANICA - CP

 

EDITAL nº 01/2021 - PPGEM

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – 

CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO

 

CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA

 

MECÂNICA

 

 

1 APRESENTAÇÃO

1.1 O Diretor-Geral do câmpus Cornélio Procópio torna público que estão abertas as inscrições no processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nível mestrado.

1.2 O PPGEM tem por objetivo fomentar a qualificação de engenheiros(as) mecânicos(as) e profissionais de áreas afins, formando recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico voltado às necessidades de empresas, universidades e sociedade. O curso oferece formação na área de concentração de Ciências Mecânicas, com linhas de pesquisa em:

a) Caracterização dos Materiais Aplicados em Engenharia;

b) Dinâmica de Sistemas Mecânicos.

1.3 Mais informações estão disponíveis no sítio do programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp

 

2 PERÍODO E FORMA DE INSCRIÇÃO

2.1 O(A) candidato(a) deverá inicialmente preencher formulário de cadastro on-line disponível no sítio: https://utfws.utfpr.edu.br/acad02/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=2&p_curscodnr=51&p_cursoanonr=2020.

2.2 O(a) candidato(a) deverá solicitar uma (1) carta de recomendação, subscrita e redigida por pessoa ligada à sua área de formação, conforme modelo disponível no ANEXO IV deste edital. Ela deve ser preenchida, impressa, assinada e digitalizada (escaneada) ou, então, assinadas digitalmente. O arquivo em PDF, deve ser enviado pelo(a) recomendante para o endereço eletrônico: ppgem-cp@utfpr.edu.br, indicando no campo - Assunto: “Carta de Recomendação – nome do candidato”. Data máxima para envio: 28/06/2021.

2.3 O(A) candidato(a) deverá providenciar a seguinte documentação de identificação e produção científica em formato PDF:

2.4 A documentação descrita no item 2.3 deverá ser entregue exclusivamente por meio de formulário eletrônico dentro do prazo estabelecido no cronograma deste edital. Os documentos devem ser digitalizados com resolução mínima de 200 dpi e de forma legível. Documentos digitalizados ilegíveis não serão considerados pela Comissão de Seleção. O link para envio dos documentos é: https://forms.gle/5KiwCp7XnedjmFD66.

2.5 Profissional com vínculo empregatício deverá apresentar, no momento da matrícula, documento de intenção do empregador ou da autoridade competente do órgão, liberando-o(a) por período integral ou parcial.

2.6 Serão admitidos, para inscrição, alunos(as) portadores(as) de diploma dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica ou áreas afins, reconhecidos oficialmente pelo MEC.

2.7 Os(As) portadores(as) de títulos de graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento desses títulos, termo de acordo ou tratado internacional.

2.8 É vedada a inscrição extemporânea.

2.9 As informações prestadas no processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo aquele(a) que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos, bem como não ter carta de recomendação.

2.10 Ao efetuar sua inscrição, o(a) candidato(a) atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

 

3 VAGAS

3.1 Serão ofertadas 28 (vinte e oito) vagas.

3.2 Será disponibilizado um adicional de 20% de vagas para Servidores Públicos de Instituições de Ensino Superior, segundo regulamento específico da PROPPG aprovado pelo COPPG em 26/06/2012, sendo que o(a) candidato(a) servidor(a) deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste edital de seleção.

 

4 CRITÉRIOS E CRONOGRAMA PARA SELEÇÃO AO MESTRADO

4.1 O processo de seleção será realizado pela Comissão de Seleção formada por docentes do PPGEM designados pelo colegiado com representantes de todas as linhas de pesquisa.

4.2 A seleção será feita em uma etapa, que receberá notas de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero), limitadas ao número de vagas ofertadas. Esta etapa consiste na análise da tabela do ANEXO III e Histórico Escolar.

a) Avaliação de homologação da tabela do ANEXO III

No ANEXO II deste Edital encontra-se a tabela de pontuação para valoração do currículo do(a) candidato(a). Esta tabela deverá ser utilizada para preenchimento do ANEXO III, indicando qual pontuação pretende obter.

A pontuação homologada será avaliada e valorada de acordo com o ANEXO II deste edital. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). A conversão dos pontos dos demais currículos será calculada proporcionalmente por regra de três simples. Caso, após a normalização, a nota seja inferior a 6,0 (seis), esta será mantida em 6,0 (seis). Esta avaliação terá peso 5,0 (cinco) para efeito do cálculo da nota parcial.

b) Coeficiente de Rendimento (CR)

Caso o histórico escolar do(a) candidato(a) não indique um valor numérico de CR, o coeficiente de rendimento do(a) candidato(a) será calculado de acordo com a equação abaixo, levando-se em consideração todas as disciplinas/unidades curriculares, inclusive as cursadas como enriquecimento curricular.

em que

CR = coeficiente de rendimento;

NF = nota final na disciplina/unidade curricular, expressa de 0,0 a 10,0;

CH = carga horária total da disciplina/unidade curricular.

 

O valor CR será a nota atribuída ao Histórico Escolar. Esta avaliação terá peso 5 (cinco) para efeito do cálculo da nota final. Quando o histórico escolar do(a) candidato(a) não indicar conceitos numéricos, mas sim alfanuméricos, será adotada uma conversão de acordo com os critérios utilizados pela instituição do(a) aluno(a) para atribuir o conceito. A nota atribuída será a média da faixa utilizada para cada conceito. Caso o histórico escolar não apresente como o conceito foi calculado, será adotada a seguinte tabela, para disciplinas com aprovação:

 

Conceito

Nota

A

9,0

B

8,0

C

7,0

D

6,0

 

c) Resultado da seleção

Para composição da nota final (NF) do(a) candidato(a), será calculada a média ponderada das notas da tabela (NT) do ANEXO III – entre 0 (zero) e 10 (dez) – e coeficiente de rendimento (CR) – entre 0 (zero) e 1 (um) – do histórico escolar, sendo feita a classificação em ordem decrescente de até 28 (vinte e oito) primeiros(as) classificados(as), conforme a fórmula

NF = 0,5 * NT + 0,5 * (10 * CR).

Os(As) candidatos(as) serão considerados aprovados e serão classificados em ordem decrescente de pontuação, até o máximo do número de vagas oferecidas (vide item 3). Em caso de empate na Nota Final, classificar-se-á o(a) candidato(a) que obtiver a maior nota no ANEXO III. Persistindo o empate, classificar-se-á o(a) candidato(a) com o maior coeficiente de rendimento.

 

4.3 O resultado do processo seletivo será homologado pelo Colegiado do PPGEM e divulgado através dos quadros de avisos da Secretaria e no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp até as 18:00h do dia 16/07/2021.

4.4 Após a divulgação do resultado, os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão convidados(as) para uma reunião com os membros da comissão de seleção por meio de plataforma on-line cujo convite para participação será encaminhado ao e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no formulário de inscrições apresentado no item 2.4.

4.5 O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:

Evento

Data

Inscrição por meio do formulário eletrônico

De 24/05/2021 até 18:00h de 28/06/2021

Data de divulgação das inscrições homologadas

Até 30/06/2021

Prazo para interposição de recursos contra inscrições indeferidas

Até 18:00h de 02/07/2021

Divulgação do resultado da seleção

Até 12/07/2021

Prazo para interposição de recursos ao resultado da seleção

Até 18:00h de 14/07/2021

Publicação do resultado da seleção

Até 18:00h de 16/07/2021

Data da primeira chamada de matrícula

19/07/2021

Data da segunda chamada de matrícula

26/07/2021

Início das aulas

09/08/2021

4.6 Por conta da pandemia COVID-19 e por decisão do colegiado do PPGEM-CP, o segundo semestre letivo de 2021 tem seu início em 09/08/2021. As disciplinas poderão ser ofertadas no Regime Letivo Especial (RLE), envolvendo atividades não presenciais síncronas e assíncronas.

4.7 Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) que:

a) não efetuar sua matrícula no período estabelecido (vide item 4.5. deste edital);

b) não apresentar no ato da matrícula cópias autenticadas ou, considerando o que dispõe a Lei nº 13.726 de 8 de setembro de 2018, Art. 3º, II, documentos originais para atestar a autenticidade da cópia por comparação na secretaria do PPGEM de:

c) Se profissional com vínculo empregatício, não apresentar, no momento da matrícula, documento de intenção do empregador ou da autoridade competente do órgão, liberando-o por período integral ou parcial.

d) Não apresentar diploma de graduação ou de documento equivalente com data de colação de grau, conforme 2.3 até o final de seu primeiro semestre de ingresso no PPGEM-CP (segundo semestre de 2021).

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

5.1 Os prazos de recursos ao processo de seleção serão de acordo com o cronograma (vide item 4.5. deste edital).

5.2 A inscrição do(a) candidato(a) implicará na aceitação das normas para este processo seletivo neste Edital.

5.3 Acarretará a eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital.

5.4 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

5.5 O presente edital será publicado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-cp e no mural da secretaria do PPGEM.

5.6 Fica eleito o foro da Justiça Federal de Londrina para dirimir questões não resolvidas administrativamente.

 

 

 

Cornélio Procópio, 19 de maio de 2021.

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Márcio Jacometti

Diretor-Geral

UTFPR Câmpus Cornélio Procópio


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO JACOMETTI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 19/05/2021, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROMEU RONY CAVALCANTE DA COSTA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 21/05/2021, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I – Ficha de Inscrição

 

AO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

 

 

Eu, (nome por extenso) ___________________________________________________, graduado(a) em (curso) __________________________________________________________ pela (faculdade/instituição)_______________________________________________________, ciente dos termos deste Edital, venho respeitosamente requerer minha inscrição para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, nível de mestrado, na linha de pesquisa:

 

(   ) Caracterização dos Materiais Aplicados em Mecânica

(   ) Dinâmica de Sistemas Mecânicos

 

 

Nestes termos,

Peço deferimento

 

 

Cornélio Procópio, ____ de ______________________ de 20__

 

 

 

____________________________________________________

Assinatura do candidato

 

 

 

Para uso exclusivo da Secretaria do PPGEM

 

Recebido por:  ____________________________________________   Data: ___/___/______

 

 

 

(   ) Cópia do RG.

(   ) Cópia do certificado de reservista militar.

(   ) Cópia do CPF [ou documento de identidade oficial com foto e número do CPF].

(   ) Requerimento de inscrição (Anexo I deste edital).

(   ) Cópia do Histórico da Graduação.

(   )  Cópia do Passaporte (se estrangeiro).

(   ) Cópia do Diploma de Graduação.

(   )  Anexo III deste edital documentado.

(   ) Declaração de Provável Conclusão.

(   ) Carta de recomendação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II

 

A.1. Critérios para a avaliação da pontuação do Currículo

Os currículos serão valorados de acordo com a pontuação contida neste ANEXO, elaborado e aprovado pelo colegiado do PPGEM. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). A conversão dos pontos dos demais currículos será calculada proporcionalmente por regra de três simples. Caso, após a normalização, a nota seja inferior a 6,0 (seis), esta será mantida em 6,0 (seis). Esta avaliação terá peso 5,0 (cinco) para efeito do cálculo da nota parcial.

 

A.1.1 Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo

Atividades

Pontuação Máxima

Pontuação por unidade

Curso de Especialização lato sensu na área.

3,0

1,0

Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica com bolsa (por projeto).

3,0

1,0

Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica sem bolsa (por projeto).

2,0

0,7

Bolsista em Programa PET (por ano).

2,0

1,0

Monitoria de graduação (por semestre).

2,0

0,5

Intercâmbio Institucional.

4,0

2,0

Artigo completo em língua portuguesa publicado em evento técnico-científico em áreas afins.

5,0

0,5

Artigo completo em língua estrangeira publicado em evento técnico-científico em áreas afins.

5,0

1,0

Resumo expandido (mais de uma página) em evento técnico-científico em áreas afins.

5,0

0,5

Resumo simples (uma página) em evento técnico-científico em áreas afins.

2,5

0,3

Apresentação de trabalho em evento técnico-científico em áreas afins (por trabalho apresentado).

2,5

0,5

Artigo publicado em Periódicos com Qualis A1 ou A2 em Engenharias III.

Não há

10,0

Artigo publicado em Periódicos com Qualis B1 ou B2 em Engenharias III.

Não há

5,0

Artigo publicado em Periódicos com Qualis B3 ou B4 em Engenharias III.

5,0

1,0

Artigo publicado em Periódicos com Qualis B5 ou C ou sem Qualis em Engenharias III.

5,0

0,5

Livro técnico-cientifico em áreas afins com ISBN.

Não há

10,0

Capítulo de livro técnico-científico em áreas afins com ISBN.

Não há

5,0

Requisição ou registro de Patente/Software.

Não há

10,0

Atividade Profissional na Área/ano (exceto estágio).

2,5

0,5

Atividade de Docência/ano.

2,5

0,5

Prêmio técnico-científico recebido em áreas afins.

2,0

0,5

Todas as atividades relacionadas no currículo deverão ser em áreas afins à Engenharias III devidamente comprovadas pelo candidato no ato da inscrição por meio de documentos oficiais da instituição onde estas atividades foram desenvolvidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO III

 

Tabela a ser preenchida pelo(a) candidato(a) de acordo com a pontuação estabelecida no Anexo II.

Atividades

Unidades Declaradas pelo(a) Candidato(a)

Pontuação Homologada pela Comissão

Curso de Especialização lato sensu na área.

 

 

Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica com bolsa (por projeto).

 

 

Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica sem bolsa (por projeto).

 

 

Bolsista em Programa PET (por ano).

 

 

Monitoria de graduação (por semestre).

 

 

Intercâmbio Institucional.

 

 

Artigo completo em língua portuguesa publicado em evento técnico-científico em áreas afins.

 

 

Artigo completo em língua estrangeira publicado em evento técnico-científico em áreas afins.

 

 

Resumo expandido (mais de uma página) em evento técnico-científico em áreas afins.

 

 

Resumo simples (uma página) em evento técnico-científico em áreas afins.

 

 

Apresentação de trabalho em evento técnico-científico em áreas afins (por trabalho apresentado).

 

 

Artigo publicado em Periódicos com Qualis A1 ou A2 em Engenharias III.

 

 

Artigo publicado em Periódicos com Qualis B1 ou B2 em Engenharias III.

 

 

Artigo publicado em Periódicos com Qualis B3 ou B4 em Engenharias III.

 

 

Artigo publicado em Periódicos com Qualis B5 ou C ou sem Qualis em Engenharias III.

 

 

Livro técnico-cientifico em áreas afins com ISBN.

 

 

Capítulo de livro técnico-científico em áreas afins com ISBN.

 

 

Requisição ou registro de Patente/Software.

 

 

Atividade Profissional na Área/ano (exceto estágio).

 

 

Atividade de Docência/ano.

 

 

Prêmio técnico-científico recebido em áreas afins.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO IV

Carta de recomendação

 

 

1  Instruções para o candidato

O candidato deve preencher o quadro abaixo e encaminhar o formulário à pessoa de sua escolha para preenchimento dos quadros restantes, solicitando-lhe que envie o formulário diretamente ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UTFPR – Câmpus Cornélio Procópio.

 

Nome do candidato:      

Inscrição no programa de:

Mestrado

(   ) Caracterização dos Materiais Aplicados em Mecânica

(   ) Dinâmica de Sistemas Mecânicos

 

2  Instruções para o recomendante

O candidato acima indicado inscreveu-se no processo de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, da UTFPR – Câmpus Cornélio Procópio. As informações emitidas por V.Sª. são muito importantes para a avaliação do candidato e serão mantidas no mais absoluto sigilo.

Por favor, preencha as informações abaixo e envie este documento assinado e digitalizado (escaneado) ou assinado digitalmente, em arquivo PDF, para o endereço eletrônico: ppgem-cp@utfpr.edu.br, indicando no campo - Assunto: “Carta de Recomendação – nome do candidato”.  Data máxima para envio: 28/06/2021.

 

2.1  Dados do recomendante

Nome do recomendante:      

Instituição/Empresa:      

Cargo:      

Endereço:      

Cidade/UF:      

E-mail:      

CEP:      

(DDD) Fone:      

(DDD) Fax:      

 

 

 

 

 

 

2.2  Contatos com o candidato

Indique todas as situações em que V.Sª. teve contato direto com o candidato e a duração desses contatos.

Posição

Período

Professor:                 graduação

                                    pós-graduação

     

Orientador:               monitoria/iniciação científica

                                    mestrado/Doutorado

     

Chefe ou superior:   imediato

                                    não imediato

     

Colega:                      de trabalho

                                    de profissão

     

Outra (especificar):      

     

 

2.3  Avaliação da capacidade do candidato

1  Situe o candidato no quadro a seguir:

Atributo

Excelente

Superior

Bom

Regular

Fraco

Sem condições para avaliar

Capacidade intelectual

Motivação para estudos avançados

Capacidade para trabalho individual

Facilidade de expressão escrita

Facilidade de expressão oral

Iniciativa, desembaraço e liderança

Assiduidade, perseverança e força de vontade

Relacionamento com colegas e superiores

 

2 O candidato, quando comparado com outras pessoas do seu conhecimento que exercem ou exerceram atividades de igual natureza, seria classificado como:

Excepcional

Superior

Mesmo nível

Inferior

Notadamente inferior

 

3 Levando em consideração o seu conhecimento das qualidades do candidato, V.S.ª diria que ele tem capacidade intelectual, motivação e iniciativa para concluir com sucesso o curso de pós-graduação para o qual ele se inscreveu?

Sim

Não

Sem condições para avaliar

 

2.4 Outras informações relevantes

Use este espaço para outras informações que V.Sª. julgue relevantes ou que não couberam no espaço disponível. Caso seja necessário, use outra folha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                        

 

 

Declaro que as informações acima são verdadeiras e de minha total responsabilidade.

 

 

Local e data:      

 

 

Assinatura:

 

 

Senhor recomendante:

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio agradece sua colaboração e solicita que envie este documento assinado e digitalizado (escaneado) ou assinado digitalmente, em arquivo PDF, para o endereço eletrônico: ppgem-cp@utfpr.edu.br, indicando no campo - Assunto: “Carta de Recomendação – nome do candidato”Data máxima para envio: 28/06/2021.

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.020333/2021-49 SEI nº 2042030